Surfer,
Thomas, não me leves a mal, mas tu que idade tens?!
Então tu não sabes que o défice foi sempre o «calcanhar de Aquiles» ou «cruz» que a nossa economia carregou sempre depois do 25 de Abril, não sabes que antes da adesão de Portual à comunidade europeia o défice foi sempre «anestesiado» por diversos meios como os imortais aumentos de impostos ou nomeadamente pela desvalorização da moeda, o Escudo, não sabes que já antes da entrada de Portugal para a comunidade, já se comentava na altura as responsabilidades, sacrificios e disciplina que a nossa nação iria enfrentar no futuro devido a esse comprimisso.
Quanto a minha idade não levo a mal a pergunta, mas devo dizer que foi um pouco fora de contexto. Quanto ao resto sei muito bem a bagunça que as nosas finanças públicas foram desde o 25 de Abril e dos mecanismos económicos que foram utilizados para o anestesiar, mas não é isso que aqui está em causa.
Estou plenamente de acordo, que as finanças públcas devem ser equilibradas, e que isso leva tempo, o que eu critico é a maneira como se usou o combate ao mesmo como desculpa para defender certos interesses que nada tinham a ver com assunto. Critico também o facto de ter havido um enfoque excessivo no cumprimento do PEC para evitar sanções de Bruxelas com algumas medidas (exemplo: iva para 19%)que em pouco melhoraram as receitas.
Devo no entanto dar os parabéns ao governo, mesmo com medidas extra-ordinárias por ter mantido o défice dentro do acordado.
Já agora, diz-me aonde é que o Durão exagerou quando referiu que o pais estava de tanga?!
Surfer, O problema aqui não foi o Durão ter dito a verdade, não nego aa bagunça e o desgoverno em que Portugal estava com a saida em estilo de Ratazana por parte do anterior P.M., o que Eu critico foi a forma pouco política com que a situação foi exposta. Num pais em que os capitais estrangeiros entram e saem com a maior facilidade, quando algum investidor houve algo como isto o que é que pensa? .
Sabes muito bem que estes investidores não tem conhecimento amiude do que passa na sociedade,
além do mais uma economia em que a maioria dos empresários não tem grande formação e gere pequenas empresas, este tipo de afirmações por vezes gera o pânico quando em algumas empresas já se vivem situações bem dificeis.
quanto ao futuro, espero sinceramente qu a retoma seja feita pelos nossos meios e não que a mesma seja importada
*
Para o Caro visitante não identificado
Desde já gostaria de perguntar porque é que não se regista neste fórum?
Quanto ao seu post, devo dizer que poderia ser menos jucoso nas suas afirmações, já que eu próprio não ofendo ninguém, e respeto as opiniões dos outros por mais absurdas que me pareçam, assim como tenho a coragem de assumir os meus erros, e não é a primeira vez que o faço.
Mesmo assim gostaria de comentar os seus comentários:
1.
não sei se sabes que o IRC já baixou... e vai baixar mais, como está previsto, aliás basta ouvir as críticas da oposição
Sim é verdade o IRC baixou, mas também esta-se a esquecer que essa descida não compensa o pagamento especial por conta que tributa as empresas sobre os proveitos e não sobre o resultado.
Além do mais devo-lhe dizer que essa baixa de IRC está longe de ser um choque fiscal. Não se esqueça qie na Irlanda o IRC é 12%(média) e que na Suiça está nos 8%, podendo chegar aos 6% - Muitas multinacionais estão a concentrar as suas sedes nestes dois paises como forma de os impostos sobre os lucros. mais vale pouco sobre muito que 30% sobre nada.
2.
... será que não lês jornais e será que não vês os serviços informativos televisivos? Será que não houves os protestos da Intersindical por causa das reformas que querem fazer?
Para mim a reforma da função pública e dos seus serviços, vai mais além do que despedir pessoas, reduzir ordenados ou implementar sistemas de avaliação. Para mim as reformas têm que resultar em processos burocráticos mais leves. Algum de vós já contabilizou as horas que perdeu ao telefone por causa da declaração do IRS que ñão havia meio de ser entregue? algum de vós já contabilizou as horas que perdeu a ser chutado de guichet para guichet para ober uma simples certidão ou requirimento?
3.
... como? quem? onde?
Esta não percebi, mas o facto é que a taxa do iva podia descer para os 17% ou mesmo 16%. Muitas coisas podem ser feitas ao nível do IVA, uma coisa é certa não é por se aumentar o mesmo que as receitas aumenta.
IA - tal como aborto, assunto Taboo dos sucessivos governos, mais uma vez o zé povinho e que paga factura.
Imposto sobre os combustiveis/eco taxa/ e outros, sobre o primeiro basta ler alguns posts que estão no caldeirão, sobre os outros uma coisa é certa vamos ter os mesmos produtos mais caros, porque as empresas vão incorpora-los no preço final dos seus produtos.
quanto ao informa-te não comento