Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como se vão portar os mercados?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

SAUDAÇÃO

por jotabil » 19/12/2002 0:34

Sou um simples auditor, mas desejo saudá-lo, a ajuizar pela palavras que li nos posts das pessoas deste cladeirão e por concordar inteiramento com os termos da sua análise sintética da situação e evolução do mercado, no período em apreço.
No fundo, resta uma preocupação no horizonte da nossa mente que é a eventualidade de uma guerra...e tudo o que ela traz de incerteza.....a lateralização actual é , em meu entendimento, a véspera desse desenlace.......incontornável.

Bom Natal e próspero Ano Novo

cumps

Registado: 7/11/2002 0:00

Abraço

por Fernando dos Aidos » 19/12/2002 0:29

É sempre um prazer ler os teus posts, Cem. Um abração.

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Red » 19/12/2002 0:02

Grande Cem, um feliz Natal!
abraços,
Red

Registado: 6/11/2002 15:42

Oi Cem

por lmm » 18/12/2002 17:22

Um grande abraço do "homem por trás do nick" e Festas Felizes para ti e para os teus.

Estes votos são, naturalmente, extensíveis a todos os membros do Caldeirão! :mrgreen:

Quanto aos mercados e o que vão fazer... seja o que for, que estejam connosco :wink:
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

Agradecimento

por Cem » 18/12/2002 16:41

Muito obrigado a todos pelas vossas simpáticas mensagens, é sempre bom rever velhos e bons amigos.

Um grande abraço,
Cem

"Mais vale investir em ouro do que desinvestido em liquidez!"
Cem

...

por Maximus » 18/12/2002 16:09

Cem, Caro Amigo

Infelizmente, novas responsabilidades profissionais impedem algumas participações no fórum, que eu já tinha estabelecido como fazendo parte da minha rotina diária. No entanto não deixo de dar uma espreitadela, e um "post" de tão prezado companheiro não poderia ficar sem resposta.

Concordo em absoluto com essa afirmação de lateralização, quase horizontal dos indíces.
Na minha última análise ao S&P, publicada aqui no Caldeirão, escrevi:
"Desenhei um novo canal descendente com dois traços a azul claro. Tinha dito anteriormente que iria falar em lateralização, ora cá está, um bonito canal descendente com uma inclinação tão pequena que é quase um canal lateral."

Gostei dessa pequena frase sobre o "Feeling", assunto já por diversas vezes debatido entre traders e que, na minha opinião, representa um indicador tão potencial quanto a experiência do trader. Um "Feeling" do Cem é como multiplicar um "Feeling" meu por Cem 8-)

Um Grande Abraço, com os desejos de muita saúde para ti, para a tua esposa, filha e, não esquecendo, para o teu cachorro :wink:

Feliz Natal e Bom Ano Novo
Maximus

Registado: 5/11/2002 9:44

por Ulisses Pereira » 18/12/2002 13:48

Que prazer receber uma visita tua aqui no Caldeirão, mesmo que seja uma passagem fugaz. Uma vez mais, foste simples, claro e directo.

Estratégias aconselhadas até Janeiro: usar indicadores oscilatórios tentando comprar correcções e vender rallies, procurando discernir os limites dos respectivos canais de trading mais ou menos horizontalizados, parece-me o mais aconselhado e adequado.

Quem tem usado essa estratégia no Dax tem feito muito dinheiro, por isso, deixei aqui os gráficos para ilustrar melhor essa afirmação. O DAX já anda a lateralizar há muito tempo, o que tem dado azo à concretização dessa estratégia. Eu, continuo à espera de uma resolução deste canal lateral uma vez que, quanto mais tempo ele andar de lado, mais explosivo será o movimento que se segue.

Bem... já me estou a alongar e o meu objectivo neste post era mesmo só mostrar o meu contentamento por te ver a escrever por aqui!

Um grande abraço para o "guru dos gurus",
Ulisses
Anexos
forum-dax2.gif
forum-dax2.gif (14.47 KiB) Visualizado 3246 vezes
forum-dax1.gif
forum-dax1.gif (16.42 KiB) Visualizado 3253 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Um grande abraço Cem...

por Antunes » 18/12/2002 13:14

...para ti e toda a tua família :)

PS1: grande análise. Sintética e fria mas completa! :wink:

PS2: parabéns pela tua reaparição. Isto dos foruns é realmente um vício que eu tb tenho que controlar senão não faço nada para o patrão e sou despedido :(

Registado: 4/12/2002 11:16

por Felling » 18/12/2002 12:53

É sempre um grande prazer ler algumas palavras tuas,pois têm sempre algo de gracioso a transmitir. :)

Um grande abraço, um feliz e santo natal para ti e para os teus.

Felling
''A regra nº1 do investimento em acções é não perder; a regra nº2 é não esquecer a regra nº1

''Peter de Angelis,''Safe Sex in Wall Street''

Registado: 10/12/2002 16:50

Concordo Cem, isto não vai ser ...

por Capablanca » 18/12/2002 12:45

... o Japão, há vários indícios de que a coisa se vai resolver mais depressa.

Tenho um artigo na manga sobre isso, é curioso estarmos a ver o filme de longo prazo mais ou menos da mesma forma, grande abraço !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

Bom dia Cem

por enginheiro » 18/12/2002 12:35

é sempre um prazer rever-te e ler os comentários que nos deixas.

Um Bom Natal e um Feliz Ano de 2003 para ti

Um abraço
enginheiro

Ulimwengu mzury ume zaliwa
"A perfect world has been created, it's already in existence" (in swahili)

Registado: 6/11/2002 11:53

É bom ler-te Cem ...

por ajrsoares » 18/12/2002 12:32

nem que seja só de vez em quando :)

Um grande abraço para ti e desejos de festas felizes para ti e para os teus.

ASoares
ASoares

Registado: 10/12/2002 16:57

por MarcoAntonio » 18/12/2002 12:30

Um feliz natal para ti Cem, e vai aparecendo... mais vezes!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Bom natal Cem

por pacino » 18/12/2002 12:28

Cumprimentos
pacino

por Flying Turtle » 18/12/2002 12:28

Olá Cem, és sempre bem-vindo, o testo do caldeirão está sempre levantado para participações de qualidade! :)

Feliz Natal também para ti e para todos os teus

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Antes de mais

por ABsurdo » 18/12/2002 12:27

apraz-me saudar o teu regresso às lides foristas... afinal era mesmo "até já!"... isto é mesmo viciante, não é?. Um forte abraço. Agora vou ler o texto.

Registado: 14/11/2002 11:49

por Pata-Hari » 18/12/2002 12:26

HIHIHHIIHI!

Viva, Cem!!!!!!
:wink: :lol: :) :P :) :wink: :wink: :P :) :mrgreen: lolol (notou-se que fiquei contente de te ler, lololollllllll?)

Um santo natal para ti !!!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Matraquilho » 18/12/2002 12:26

Boas Festas tambem para ti Cem e bons negócios sem stress ...eheheh

um grande abraço
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

Como se vão portar os mercados?

por Cem » 18/12/2002 12:23

Não me parece que seja difícil diagnosticar o comportamento geral.
Tivemos correcções impressionantes de baixa até ao início de Outubro deste ano.
É natural e até saudável que os mercados respirem e tenham reagido em efeito "ricochete" até próximo dos níveis actuais.
Tecnicamente estamos agora a atravessar um período estável, os indicadores de volatilidade baixaram, os ADX estão quase todos bem abaixo dos 20, um sinal claro que significa que isto vai provavelmente continuar a lateralizar por uns tempos.
Temos o Natal, o fim de ano e Janeiro à porta, sinal de alguma estabilidade ou menos receio de quedas descontroladas, portanto, até Janeiro os pequenos e grandes investidores andam mais ou menos relaxados.
Estratégias aconselhadas até Janeiro: usar indicadores oscilatórios tentando comprar correcções e vender rallies, procurando discernir os limites dos respectivos canais de trading mais ou menos horizontalizados, parece-me o mais aconselhado e adequado.
E depois de Janeiro?
Aí é que a porca torce o rabo! Sabe-se lá...mas tenho o feeling ou o desconforto de pressentimento que algo grave ou desestabilizador para a Economia mundial possa acontecer. A ver vamos e Deus queira que possa estar redondamente enganado. Mas se esse cenário vier a acontecer, para os investidores de médio/longo prazo, haverá que ter o discernimento de estar atento em 2003, pois cheira-me que as grandes oportunidades de compra para arranjo de grandes carteiras, os mínimos absolutos do mercado, vão estar aí à mão. É aproveitar nessa altura... e claro, se os mercados mostrarem de novo o sentido de uma nova tendência dominante em quedas e mais quedas, o melhor é ir acompanhando com posições curtas e de braços cruzados, até o fuel deixar de escorrer nesses mercados "prestige".

Desculpem-me esta pequena incursão forista, contrariando a minha ausência destas tertúlias, mas o meu objectivo era mesmo desejar a todos um Feliz Natal e um excelente 2003 com muita saúde e muitos lucros!

Cem
Cem

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 129 visitantes