oh nao! mais uma carteira!?!?!!??
cuidado com a Alstom...convem dizer para os mais influenciaveis que a Alstom (industria pesada em frança na area da energia / transportes (tgv) ferroviarios e navais) está numa fase estremamente critica já que:
- A empresa é praticamente estatal, e no fundo ainda nao foi à falencia por causa disso, já que o estado recebeu o ok da comissao europeia na semana passada para elaborar um plano de salvamento da empresa (que inclui linhas de credito ENORMES dadas pelos 7 principais bancos franceses / a entrada de um ou mais parceiros industriais privados no espaço de 2 anos - o estado tem que vender participaçao, portanto / e um aumento ENORME de capital)
- por outro lado, e na minha opiniao, a empresa tamem chegou a este ponto nao por falta de encomendas e contratos (ainda agora efectuaram mais um contrato milionario na china para tgv's), mas sim porque na altura critica, sendo estatal, nao conseguiu reduzir a estrutura de custos (sim, mandar alguma da sua força de trabalho embora, afinal estamos a falar de uma empresa com cerca de 80.000 trabalhadores só em frança! a maioria sao velhotes que só estao à espera da reforma!). resumindo, tem uma estrutura de custos colossal, no actual contexto economico.
- Atençao ainda ao facto de ainda nao ter saido qual o preço a qual se fará o Aumento de capital (ainda a decidir pelos bancos) e dai o caracter especulativo que o titulo tem tido ( variaçoes de 10 / 15% ao dia). mas uma coisa é certa: a diluição em termos de novas acçoes será certamente brutal (há quem já tenha falado em 0.35€) se bem que trará alivio financeiro à empresa.
- Enfim, podemos estar perante uma lisnave à francesa, mas vai dai eles têm sempre uns cordelinhos maiores que os nossos para puxar.