Analise politica 2 ª semestre de 2004
20 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Valves
valves Escreveu:também não ando a dizer ás pessoas cinicamente para apertar o cinto ao mesmo tempo que vou para o Brasil passar férias e ando de avião nas propriedades dos Pereira Coutinho.
Estou de acordo, e só me faz lembrar as ligações amigáveis do Escobar com a alta classe política da Colômbia onde existia e ainda existe muita miséria. No entanto aquele senhor vindo do nada, à custa da droga, veio a ter uma das maiores fortunas mundiais. Também tinha uma "hacienda" com todas as comodidades e mais algumas, onde recebia as "altas individualidades".
Haverá alguma semelhança? Não sei, mas quem cabritos vende e cabras não tem de algum lado vem.
Bons negócios e melhor viver.
Uma forma simples de acompanhar o mercado é comprar no suporte e vender na resistência.
- Registado: 22/5/2004 12:23
nem tanto ao mar nem tanto à terra
Gostei de vos ler. Não concordo com algumas coisas, em especial estes jovem que tivaram sucesso(bem hajam)mas para os quais os papás não contribuiram.
Não acredito em sucessos rápidos sem uma ajuda valente. Não será uma boa ajuda os vossos pais lhes terem possibilitado a aprendizagem no ensino ...basta essa, que não está ainda ao alcance de todos? Poderão dizer-me que outros também tiveram e até mais, é verdade, e não aproveitaram. Aí sim está o vosso mérito.
Quanto ao país, meus caros, não é fácil corrigir numa legislatura(4anos)o desperdicío de muitos anos,mais ainda,se o governo também desperdiçar algumas oportunidades(não há governos puros).
A época é dificil e os recursos estão a escacear. Quando havia recursos(Guterres vendeu o melhor que havia...e a bom preço) não conseguiram fazer de portugal um país com autonomia empresarial estável,como vamos consegui-lo agora?
Pensem nas vossas empresas se um dia começarem a descambar...quantos anos vão levar a endireitá-las? E quantos recursos adicionais terão que lhe meter?
Vejam as cervejas do Sousa Cintra, um empresário com recursos,ajudas , experiência e parece que as coisas andam mal.
Um país é também o somatório das empresas pessoas e recursos.
desiludam-se, este e outros países na europa só não vão à "bancarrota" desde que aceitem ser criados dos outros,caso contrário,é fominha na tromba.
Para Portugal basta os alemães "levantarem ferro" para ficarmos sem de 40 mil empregos e mais de 20%do PIB.Quem vem investir aqui sem ter vantagens?
À partida têm que contar logo com a cretinice tipo Bombardier: as empresas não podem falir...têm que aturar esta chusma sindical e todos pagarem o seu bem estar....os outros que se lixem! Quem não fizer barulho nada consegue, quem fizer, os governos dão um jeito! Tornámo-nos um país de barulhentos!
caros amigos quem tiver idade e saber pire-se desta terra! Vêm aí anos duros,duros! Ficarão em Portugal os velhos, os bem instalados, os gatunos os assassínos...e os de vida fácil. Tenho pena de não poder dizer adeus a estes filhos da p....mas a idade já não mo permite.
Não acredito em sucessos rápidos sem uma ajuda valente. Não será uma boa ajuda os vossos pais lhes terem possibilitado a aprendizagem no ensino ...basta essa, que não está ainda ao alcance de todos? Poderão dizer-me que outros também tiveram e até mais, é verdade, e não aproveitaram. Aí sim está o vosso mérito.
Quanto ao país, meus caros, não é fácil corrigir numa legislatura(4anos)o desperdicío de muitos anos,mais ainda,se o governo também desperdiçar algumas oportunidades(não há governos puros).
A época é dificil e os recursos estão a escacear. Quando havia recursos(Guterres vendeu o melhor que havia...e a bom preço) não conseguiram fazer de portugal um país com autonomia empresarial estável,como vamos consegui-lo agora?
Pensem nas vossas empresas se um dia começarem a descambar...quantos anos vão levar a endireitá-las? E quantos recursos adicionais terão que lhe meter?
Vejam as cervejas do Sousa Cintra, um empresário com recursos,ajudas , experiência e parece que as coisas andam mal.
Um país é também o somatório das empresas pessoas e recursos.
desiludam-se, este e outros países na europa só não vão à "bancarrota" desde que aceitem ser criados dos outros,caso contrário,é fominha na tromba.
Para Portugal basta os alemães "levantarem ferro" para ficarmos sem de 40 mil empregos e mais de 20%do PIB.Quem vem investir aqui sem ter vantagens?
À partida têm que contar logo com a cretinice tipo Bombardier: as empresas não podem falir...têm que aturar esta chusma sindical e todos pagarem o seu bem estar....os outros que se lixem! Quem não fizer barulho nada consegue, quem fizer, os governos dão um jeito! Tornámo-nos um país de barulhentos!
caros amigos quem tiver idade e saber pire-se desta terra! Vêm aí anos duros,duros! Ficarão em Portugal os velhos, os bem instalados, os gatunos os assassínos...e os de vida fácil. Tenho pena de não poder dizer adeus a estes filhos da p....mas a idade já não mo permite.
-
Basilio
A velha e boa mania lusa de andar sempre a por as culpas em cima dos outros já nos vai habituando a estas coisas... Como se uma crise se resolvesse por simplesmente se dizer que a culpa é dos outros.
Sinceramente!!!
A meu ver este governo tem feito o que pode. Umas vezes melhor outras vezes pior.
Compreendo e aceito perfeitamente que haja contenção. Que tenha que haver contenção.
Foi (e infelizmente ainda é) um exagero de compras e gastos e consequentemente individamentos por parte dos portugueses na década de 90. Se nos primeiros anos de 90 a situação do país ainda andava assim assim como Deus quer, nos últimos anos foi o que toda a gente viu. Senhores!!!
Eu sou da Beira Interior. Sector dos texteis fundamentalmente. Palavras chave para a crise na região. Falta de produtividade, de qualidade, de competência, de rigor, de trabalho. Panorama: casais jovens com rendimentos mensais abaixo dos 1000€. Espantosamente com apartamento e carro comprados de fresco! Claro que as instituições bancárias deste país agradecem imensamente a estupidez e ganância desta gente. Os fiadores são os papás babosos porque os meninos têm casa e carro próprio. "Somos da classe média", dizem eles. E eu ia-me rindo dizendo, "É a economia, estúpido!!! Um dia destes levas uma bofetada financeira que ficas sem saber de que terra és!". Não esquecer que estes papás também estão endividados até às orelhas.
Depois a culpa é da crise e do governo que aumenta os impostos e cria desemprego.
A culpa nunca é de quem consome (muito) acima dos seus limites, a culpa não é de quem muito comodamente vai para casa satisfeito porque a empresa acabou de falir mas HÁ o subsidio de desemprego. A culpa não é de quem vive convicto de que mais cedo ou mais tarde consegue um "encaixezinho" na função pública e depois pode disfrutar de uma vida tranquila.
Haja desplante maior que este!
Assumidamente sou de direita e brando a bandeira da iniciativa privada.
Não é o governo que tem de criar emprego, são os empresários deste país. E os empresários fazem-se, por vocação ou por força das circunstâncias. Acho que estas circunstâncias vão obrigando a isso.
Tem que se criar riqueza. Antes de mais tem de se trabalhar.
Por mim falo. Vi a empresa onde era secretária caminhar muito calmamente para a falência. A displicência do patronato também não ajudou muito. Agarrei uma oportunidade flagrante e apercebi-me que consegui passar da pose passiva de uma simples secretária para gestora activa. Com a grande ajuda de um Mestre soberbo.
Não desisti e apesar de ser muito novinha ainda, tenho o orgulho de dizer que o que tenho não o devo nem aos papás nem ao banco. Devo-o a 3 anos de muito trabalho. Curiosamente quanto mais trabalho, mais me apercebo de que sou capaz de mais. Razão pela qual me encontram aqui. Empreendimento. É um grande desafio a que me proponho. Tenho pena que haja tanta gente comodamente sentada no sofá a queixar-se de que não há trabalho... Enfim. Desabafos de uma revoltada com esta sociedade passiva.
Sinceramente!!!
A meu ver este governo tem feito o que pode. Umas vezes melhor outras vezes pior.
Compreendo e aceito perfeitamente que haja contenção. Que tenha que haver contenção.
Foi (e infelizmente ainda é) um exagero de compras e gastos e consequentemente individamentos por parte dos portugueses na década de 90. Se nos primeiros anos de 90 a situação do país ainda andava assim assim como Deus quer, nos últimos anos foi o que toda a gente viu. Senhores!!!
Eu sou da Beira Interior. Sector dos texteis fundamentalmente. Palavras chave para a crise na região. Falta de produtividade, de qualidade, de competência, de rigor, de trabalho. Panorama: casais jovens com rendimentos mensais abaixo dos 1000€. Espantosamente com apartamento e carro comprados de fresco! Claro que as instituições bancárias deste país agradecem imensamente a estupidez e ganância desta gente. Os fiadores são os papás babosos porque os meninos têm casa e carro próprio. "Somos da classe média", dizem eles. E eu ia-me rindo dizendo, "É a economia, estúpido!!! Um dia destes levas uma bofetada financeira que ficas sem saber de que terra és!". Não esquecer que estes papás também estão endividados até às orelhas.
Depois a culpa é da crise e do governo que aumenta os impostos e cria desemprego.
A culpa nunca é de quem consome (muito) acima dos seus limites, a culpa não é de quem muito comodamente vai para casa satisfeito porque a empresa acabou de falir mas HÁ o subsidio de desemprego. A culpa não é de quem vive convicto de que mais cedo ou mais tarde consegue um "encaixezinho" na função pública e depois pode disfrutar de uma vida tranquila.
Haja desplante maior que este!
Assumidamente sou de direita e brando a bandeira da iniciativa privada.
Não é o governo que tem de criar emprego, são os empresários deste país. E os empresários fazem-se, por vocação ou por força das circunstâncias. Acho que estas circunstâncias vão obrigando a isso.
Tem que se criar riqueza. Antes de mais tem de se trabalhar.
Por mim falo. Vi a empresa onde era secretária caminhar muito calmamente para a falência. A displicência do patronato também não ajudou muito. Agarrei uma oportunidade flagrante e apercebi-me que consegui passar da pose passiva de uma simples secretária para gestora activa. Com a grande ajuda de um Mestre soberbo.
Não desisti e apesar de ser muito novinha ainda, tenho o orgulho de dizer que o que tenho não o devo nem aos papás nem ao banco. Devo-o a 3 anos de muito trabalho. Curiosamente quanto mais trabalho, mais me apercebo de que sou capaz de mais. Razão pela qual me encontram aqui. Empreendimento. É um grande desafio a que me proponho. Tenho pena que haja tanta gente comodamente sentada no sofá a queixar-se de que não há trabalho... Enfim. Desabafos de uma revoltada com esta sociedade passiva.

Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.
Boas JCS bem eu apenas estava de alguma forma a fazer um retrato da minha geração. Graças a deus tudo que ganho poupo e invisto novamente num ciclo que me vai fazer com que tendo começado literalmente do zero com as mesadas que os meus pais me davam tenha já a minha primeira casa comprada sem ter pedido um tusto aos meus pais e não sabes JCS quanto isso me incha de orgulho quando eu vejo que a maior parte da malta nova só consegue isso com o dinheirinho dos papás. A unica coisa que me faz ter cá é estar convicto que posso deixar ao meu filho e a outros mais que eu terei quando morrer daqui a 50 anos
( por enquanto só tenho o Alexandre com três anos ) o dinheiro suficiente para que se eles quiserem possam ser o que quiserem na vida sem quaisquer constrangimentos monetarios que eu tive e que ainda tenho pois não faço viagens ao estrangeiro tenho um carro modesto ainda vivo na primeira casa que só por vantagens fiscais não está integralmente paga.
Um abraço
Vasco

Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Re: Comentario a JCS
valves Escreveu: Muitos jovens como eu desta geração têm um status que muitas vezes nem sequer consiguiram á sua custa mas á custa dos papás e portanto existe uma serie de coisas que não se dispensa : é o carro novo são as ferias no Brasil são as roupas de marca é a casa que não pode ser num bairro pior do que viveram e claro está são tantas as condicionantes que os gastos são muitos e a poupança é pouca e claro está quando não se poupa vive -se prisioneiro do presente.
Ora aí está caro Valves. É isso mesmo. O orgulho é a maioria das vezes o inimigo do bem estar. Tentando retratar um cenário poderia dizer que: "É tão dificil para tanta gente vender o Audi A3 full extras... o que dirão os vizinhos?...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Comentario a JCS
Sim esse é sem sombra de duvida o erro de muitas familias que não conseguem perceber que se pouparem hoje e investirem bem aquilo que pouparem, no futuro receberão os frutos dessa poupança. e depois também existe um drama nacional e que é o seguinte : Muitos jovens como eu desta geração têm um status que muitas vezes nem sequer consiguiram á sua custa mas á custa dos papás e portanto existe uma serie de coisas que não se dispensa : é o carro novo são as ferias no Brasil são as roupas de marca é a casa que não pode ser num bairro pior do que viveram e claro está são tantas as condicionantes que os gastos são muitos e a poupança é pouca e claro está quando não se poupa vive -se prisioneiro do presente. é preciso pensar que uma vida não dura até aos 40 anos e que depois dos 40 anos e quando os nossos filhos já tiverem formados então sim haverá tempo de a gozar até lá há o gozo enorme de educar os nossos filhos. As pessoas têm que perceber que na vida há tempo para poupar e para investir e há tempo para gastar o dinheiro gozado.
Um abraço
Vasco
Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Re: Compreendo excepções mas reafirmo
JCS Escreveu:
Reafirmo portanto que discordo com a teoria do "poupar como?, investir como?, os governos é que são culpados"porque sei que existe muita gente por aí com capacidades para fazer ainda melhor mas que preferem "chorar" e dizer que nunca esteve tão mau (para o meu amigo - e para muitos outros - acredito que nunca esteve tão bom).
Muitos (quase a totalidade da população portuguesa) reconhecerá que a euforia não foi a melhor opção porque afinal até era previsivel que o ritmo do crescimento económico de 2000 não durasse para sempre (ou não?). É o actual governo culpado pela decisão das familias terem comprado carros, férias etc?! Quando toda a gente comprou carros à grande e à francesa já sabia que o contrato se manteria por 5 anos e tinha de ser pago (e com juros).
Não queiram tapar o sol com a peneira e assumam os excessos. Para mim a crise sempre foi por culpa da euforia das familias que em dois dias hipotecaram os seus rendimentos por prazos de 5 e mais anos.
Resumindo: Equilibrem-se, e depois consumam e invistam prudentemente
Cumprimentos
JCS
Caro JCS , se me permite faço minhas as suas palavras .Tocou no ponto chave

Que ninguém se iluda ,a retoma da economia portuguesa ,não será este ano e tenho muitas duvidas se será para o próximo

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Compreendo excepções mas reafirmo
Observador Escreveu:Invistam? Se a média de vencimentos dos portugueses é de 150 contos (estou a "atirar" este valor, pois não faço ideia, mas acho que estou a ser optimista), e vivem num dos países mais caros da europa (a vários níveis), investir onde? Onde é que existe a poupança para investir?
Bom dia. Apesar de considerar a sua opinião muito pessimista (a meu ver), respeito-a e compreendo-a porque também sei que existem casos diferenciados na sociedade portuguesa. Contudo não posso concordar com o tom tão "derrotista" como o que cito acima, do seu discurso. Digo isto porque sei que o conformismo e o "agora só me resta esperar" reina na sociedade, havendo felizmente excepções à regra.
Uma delas conheço bem de perto (porque é um amigo meu de longa data) que com despedimento marcado e com um mero ordenado de €700 (na altura andava na distribuição de queijos) e com o da mulher que penso que não fosse superior, teve a coragem e um espirito empreendedor motivado pela ambição (e é isto que falta à maioria das pessoas que se escudam na critica aos governos só porque é mais fácil) de, conseguir um nivel de vida melhor. Abriu com o capital social minimo uma empresa de venda de materiais de construção (isto em 2002 onde estavamos já bem metidos na crise), que paulatinamente tem vindo a desenvolver dia-a-dia.
Hoje a mulher já trabalha com ele assim como o filho que anda no estaleiro a carregar o camiões de material, vivem todos dali (como nunca viveram na vida) e têm dois empregados (criaram emprego!).
Podiam hoje estar em casa muito tristes a dizer que o governo é o culpado e a viver do subsidio de desemprego (felizmente não foi nem é esse o espirito e foram à luta). Realço que achou por bem vender o Renault megane que possuía para se financiar no inicio da aventura e passados dois anos anda com um Audi A6 2.5 Tdi (se não me engano comprado novo), nunca se descurando no crescimento do seu negócio.
Numa conversa há poucos meses disse-me que o seu volume de negócios em 2003 já rondou os €400.000 (já no 2º ano de actividade) e prevê que este ano atinja os €600.000 - €700.000.
Reafirmo portanto que discordo com a teoria do "poupar como?, investir como?, os governos é que são culpados"

Muitos (quase a totalidade da população portuguesa) reconhecerá que a euforia não foi a melhor opção porque afinal até era previsivel que o ritmo do crescimento económico de 2000 não durasse para sempre (ou não?). É o actual governo culpado pela decisão das familias terem comprado carros, férias etc?! Quando toda a gente comprou carros à grande e à francesa já sabia que o contrato se manteria por 5 anos e tinha de ser pago (e com juros).
Não queiram tapar o sol com a peneira e assumam os excessos. Para mim a crise sempre foi por culpa da euforia das familias que em dois dias hipotecaram os seus rendimentos por prazos de 5 e mais anos.
Resumindo: Equilibrem-se, e depois consumam e invistam prudentemente
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Hipocrisia
há aos montes por essa classe política, quer sejam do PS ou do PSD.
Em 1º lugar não entendo o significado de termos PPD/PSD e CDS/PP e depois PPD/PSD-CDS/PP a governar
O ministro da economia Moreira, disse há umas semanas atrás que o preço da gasolina se devia ao aumento do preço do barril do petróleo, mas mais tarde e depois de ser confrontado com o preço que as gasolineiras espanholas praticavam e também da GALP em espanha, o mesmo depois disse no parlamento que os impostos eram necessários devido ao mau estado da economia herdada pelo anterior governo, ou seja: 1º tentou justificar lançando o barro à parde a ver se pegava, depois viu que não pegava e desculpou-se com a "herança".
Mas enquanto anda e não anda, o tempo vai passando os desgraçados das classes mais baixas vão apertando o cinto e ficando sem os seus vencimentos por fecho das empresas, e "ELES" vão enchendo os bolsos e arranjando "tachos" para o futuro.
Ou eu muito me engano, ou isto está pronto para "bater as panelas".
Cuidado muito cuidado com os carteiristas "eles" chegaram ao topo
Em 1º lugar não entendo o significado de termos PPD/PSD e CDS/PP e depois PPD/PSD-CDS/PP a governar

O ministro da economia Moreira, disse há umas semanas atrás que o preço da gasolina se devia ao aumento do preço do barril do petróleo, mas mais tarde e depois de ser confrontado com o preço que as gasolineiras espanholas praticavam e também da GALP em espanha, o mesmo depois disse no parlamento que os impostos eram necessários devido ao mau estado da economia herdada pelo anterior governo, ou seja: 1º tentou justificar lançando o barro à parde a ver se pegava, depois viu que não pegava e desculpou-se com a "herança".

Mas enquanto anda e não anda, o tempo vai passando os desgraçados das classes mais baixas vão apertando o cinto e ficando sem os seus vencimentos por fecho das empresas, e "ELES" vão enchendo os bolsos e arranjando "tachos" para o futuro.
Ou eu muito me engano, ou isto está pronto para "bater as panelas".
Cuidado muito cuidado com os carteiristas "eles" chegaram ao topo

-
Visitante
É uma vergonha, os políticos actuais escudam-se nos anteriores desde o início, mas isto admite-se?, será que passaram este anos sem se ver ao espelho? não é o trabalho deles resolver os problemas? mas que problemas eles já resolveram? a única governação deles é extorquir dinheiro a quem menos tem e mais precisa para dar aos que mais têm e mais ambicionam. Ontem o cabeça de lista da maioria, dizia para um velhote no alentejo, "isto está mau?, sabe a culpa é do anterior governo, não somos nós que o dizemos, mas vieram uns senhores lá de fora que fizeram um estudo e disseram que a culpa é do anterior governo", mais cois menos cois foi isto que eu ouvi. Mas isto admite-se ter índividuos destes a querer representar-nos? Querem é tacho gordo!!!
-
Visitante
JCS Escreveu:Será que alguém acredita que se o 1º Ministro fosse o Ferro Rodrigues, portugal não tinha necessidade de cumprir o que se comprometeu com Bruxelas? (...)
Discuta-mos as coisas de uma maneira menos colorida (laranja ou rosa).
Discutamos realidades, não ficções. Muita gente diz que o PS gastou muito para agradar a muita gente. Nem vou discutir isso. Mas para ficções, também gostaria de saber se teriam de agradar tanta gente se tivessem tido uma maioria parlamentar (até podia ter sido pior! Também não discuto).
Observador Escreveu:A ser verdade, penso que o Professor não só tinha a noção da realidade, como também tinha confiança na sua competência.
Subscrevo. Não tem a ver com cores partidárias. Aliás não fazia sentido elogiar o Professor Aníbal (vou votar nele nas presidenciais), e criticar fortemente este governo.
JCS Escreveu:Antes de criticarem, mexam-se, equilibrem-se e depois invistam e consumam prudentemente (acho que este é o segredo para não se pensar em politiquisses
A minha critica em relação a este governo vai precisamente para a expectativa que este gerou na campanha eleitoral. É indesmentível (pois está gravado) que na campanha eleitoral previa um défice de mais de 5% nas contas públicas.
Mesmo com todas as "manhas" contabilisticas, o défice ficou acima dos 3%, é certo, mas não é menos verdade que ficou abaixo das previsões cataclisticas de Durão!
Mas o não saber fazer contas não importa. É normal errar em décimas, mesmo que em algumas. O pior é que apregoaram aos sete ventos o bendito "choque fiscal".
E realmente foi um choque. O aumento do IVA em 2% e congelamento de salários. Por isso pergunto: As familias a equilibrar contas? Como podem fazer se não são aumentadas acima da inflação (aqueles que ainda têm emprego e que são aumentados sequer)?
Consumam? Como? Para além da perda real de compra, do aumento da inflação (que é normal), ainda houve aumento no imposto directo sobre o consumo (IVA).
Invistam? Se a média de vencimentos dos portugueses é de 150 contos (estou a "atirar" este valor, pois não faço ideia, mas acho que estou a ser optimista), e vivem num dos países mais caros da europa (a vários níveis), investir onde? Onde é que existe a poupança para investir?
Acho que houve muita promessa dos dois partidos do governo, o que provocou muita ilusão nas pessoas. E este governo identificou o problema! Acho que não está a corrigi-lo como devia. Devia haver outras soluções. Porque é normal que o desemprego aumentasse, era normal que houvesse congelamento de salários, não é normal que após dois anos não se sinta que alguma coisa mudou.
Para quem acha que isto é uma questão de cor politica, engana-se!!!
QUE SAUDADES DO PROFESSOR.
- Registado: 4/5/2004 12:02
errata
há bocado escrevi algo que pode induzir as pessoas em erro quando disse
também não ando a dizer ás pessoas cinicamente para apertar o cinto ao mesmo tempo que vou para o Brasil passar férias e ando de avião nas propriedades dos Pereira Coutinho.
queria dizer
também não ando a dizer ás pessoas cinicamente para apertar o cinto ao mesmo tempo que vão para o Brasil passar férias e ando de avião nas propriedades dos Pereira Coutinho.
já que não conheço o senhor de lado nenhum quem o conhece e é amigo dele é o Durão Barroso.
também não ando a dizer ás pessoas cinicamente para apertar o cinto ao mesmo tempo que vou para o Brasil passar férias e ando de avião nas propriedades dos Pereira Coutinho.
queria dizer
também não ando a dizer ás pessoas cinicamente para apertar o cinto ao mesmo tempo que vão para o Brasil passar férias e ando de avião nas propriedades dos Pereira Coutinho.
já que não conheço o senhor de lado nenhum quem o conhece e é amigo dele é o Durão Barroso.
Sim JCS não posso deixar de estar de acordo contigo que houve excessos de consumismo e porventura euforias que eventualmente até se poderão compreender na fase de desenvolvimento que Portugal atravessa repara esta locura pelos carros pelas televisões pelos roupas não deixa de ser compreensivel quando há umas décadas atrás as pessoas trabalhavam para comer e tu deves saber isso melhor do que eu é normal que as pessoas entrem logo em euferias quando começam a ganhar algum poder de compra mesmo que pouco e talvez ainda não inteiramente sustentado. No entanto não posso deixar de estar muitissimo de acordo contigo que a chave para as familias ganharem pés de meia ao longo da sua vida passa pela capacidade de pouparem e de investirem bem o mais que puderem daquilo que ganham
Um abraço
Vasco

Um abraço
Vasco
Chegá-mos a meio de uma legislatura e ainda falta tempo igual para que a mesma se dê por concluída. Quanto mim (e todo o meu post é e será uma opinião pessoal) o aumento do desemprego (que é dos factores mais criticados - e percebe-se facilmente porquê - ) foi inevitável e continuará a ser até ver (até de uma vez por todas se confirmar a retoma).
A nivel pessoal essa retoma chegou (e tem conhecido melhoras a um nivel lento, gradual mas que considero seguro) desde o inicio do 2º trimestre de 2003. Onde todos anunciam a pior das crises (imobiliário) posso dizer que consegui um volume de negócios no final de 2003 equivalente a 2000 (altura do boom económico).
Simplesmente não entrei em euforias nessa altura (as familias deveriam ter feito o mesmo) e acreditem que fez toda a diferença. Se as familias também não tivessem entrado em euforias, provavelmente hoje perceberiam certas medidas, não estariam no sufoco que estão e haveria menos desemprego (porque haveria mais consumo interno).
É-me por isso fácil de compreender certas medidas que foram tomadas (e que quer queiram quer não queiram teriam sido semelhantes caso estivesse lá outro qualquer governo)
.
Sinto-me à vontade para falar em quaisquer partidos até porque já ando aqui há uns anitos e faço parte da "camada oscilante" (tanto voto nuns como voto noutros - não sou militante de nada, nem sequer do meu glorioso, pelo qual até sofro um bocado - ).
Será que alguém acredita que se o 1º Ministro fosse o Ferro Rodrigues, portugal não tinha necessidade de cumprir o que se comprometeu com Bruxelas? Quem pensa que temos o mesmo poder de desrespeitar de uma Alemanha ou uma França? As medidas teriam de ser tomadas na mesma e aí a culpa seria da conjuntura internacional e não do anterior governo...(topam?
)
Segundo consta o PS ganhará as Europeias, porque a coligação continua numa fase de baixa popularidade (que poderá mudar , até porque ainda faltam 2 anos e está provado que a maioria dos eleitores têm memória curta). Portanto acredito que tal facto fará muitas pessoas optarem pelo (na minha opinião) pior ministro da história politica portuguesa em detrimento de outros.
É de minha inteira convicção que a crise que se sentiu proveio antes de mais dos excessos das familias (que foram na euforia e se puseram a comprar casa, carro,etc, etc a crédito), e que sofrem agora para equilibrarem os niveis de endividamento que lhes consome por vezes mais do que conseguem sequer trazer para casa. Enquanto estes desiquilibrios não forem corrigidos o consumo interno continuará em baixa porque qualquer rendimento obtido é imediatamente alocado para a divida e não para o consumo ou investimento (aliás como qualquer empresa sobre-endividada). Como tal as pessoas que passam maus bocados culpam o que é mais fácil culpar...
Como disse, ainda faltam 2 anos e ainda muita coisa pode acontecer. Mas se tiverem de sair (quem sabe não votarei nesse sentido?), pelo menos que reformem o mais que possam (não esquecendo a parte social obviamente) para que se contrarie o facilitismo permanente deste povo sempre à espera do subsidio e da palmadinha nas costas do estado...
Antes de criticarem, mexam-se, equilibrem-se e depois invistam e consumam prudentemente (acho que este é o segredo para não se pensar em politiquisses
)
Cumprimentos
JCS
A nivel pessoal essa retoma chegou (e tem conhecido melhoras a um nivel lento, gradual mas que considero seguro) desde o inicio do 2º trimestre de 2003. Onde todos anunciam a pior das crises (imobiliário) posso dizer que consegui um volume de negócios no final de 2003 equivalente a 2000 (altura do boom económico).
Simplesmente não entrei em euforias nessa altura (as familias deveriam ter feito o mesmo) e acreditem que fez toda a diferença. Se as familias também não tivessem entrado em euforias, provavelmente hoje perceberiam certas medidas, não estariam no sufoco que estão e haveria menos desemprego (porque haveria mais consumo interno).
É-me por isso fácil de compreender certas medidas que foram tomadas (e que quer queiram quer não queiram teriam sido semelhantes caso estivesse lá outro qualquer governo)
.
Sinto-me à vontade para falar em quaisquer partidos até porque já ando aqui há uns anitos e faço parte da "camada oscilante" (tanto voto nuns como voto noutros - não sou militante de nada, nem sequer do meu glorioso, pelo qual até sofro um bocado - ).
Será que alguém acredita que se o 1º Ministro fosse o Ferro Rodrigues, portugal não tinha necessidade de cumprir o que se comprometeu com Bruxelas? Quem pensa que temos o mesmo poder de desrespeitar de uma Alemanha ou uma França? As medidas teriam de ser tomadas na mesma e aí a culpa seria da conjuntura internacional e não do anterior governo...(topam?

Segundo consta o PS ganhará as Europeias, porque a coligação continua numa fase de baixa popularidade (que poderá mudar , até porque ainda faltam 2 anos e está provado que a maioria dos eleitores têm memória curta). Portanto acredito que tal facto fará muitas pessoas optarem pelo (na minha opinião) pior ministro da história politica portuguesa em detrimento de outros.
É de minha inteira convicção que a crise que se sentiu proveio antes de mais dos excessos das familias (que foram na euforia e se puseram a comprar casa, carro,etc, etc a crédito), e que sofrem agora para equilibrarem os niveis de endividamento que lhes consome por vezes mais do que conseguem sequer trazer para casa. Enquanto estes desiquilibrios não forem corrigidos o consumo interno continuará em baixa porque qualquer rendimento obtido é imediatamente alocado para a divida e não para o consumo ou investimento (aliás como qualquer empresa sobre-endividada). Como tal as pessoas que passam maus bocados culpam o que é mais fácil culpar...

Como disse, ainda faltam 2 anos e ainda muita coisa pode acontecer. Mas se tiverem de sair (quem sabe não votarei nesse sentido?), pelo menos que reformem o mais que possam (não esquecendo a parte social obviamente) para que se contrarie o facilitismo permanente deste povo sempre à espera do subsidio e da palmadinha nas costas do estado...
Antes de criticarem, mexam-se, equilibrem-se e depois invistam e consumam prudentemente (acho que este é o segredo para não se pensar em politiquisses

Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
valves
Digo e redigo as vezes que forem precisas mas tenho o Dr. Durão Barroso como um tipo com competências Fracas acho que foi um erro muito grande do PSD apoia -lo como primeiro ministro, sinceramente acho que mesmo dentro do partido Social Democrata eventualmente haveria lá alguem com competências e capacidades superiores ás dele o tipo é uma nulidade que nem sequer sensibilidade politica tem.
Eventualmente o Marcelo Rebelo de Sousa é um tipo que apesar de tudo tem outra categoria que este não tem.
Eventualmente o Marcelo Rebelo de Sousa é um tipo que apesar de tudo tem outra categoria que este não tem.
Re: outro cenario
vmerck5 Escreveu:o despesismo de outrora reflete-se agora.
Consta que, no primeiro governo de Cavaco Silva, numa reunião com os seus ministros de então, o Professor disse "Têm seis meses para culpar o Governo anterior...".
A ser verdade, penso que o Professor não só tinha a noção da realidade, como também tinha confiança na sua competência.
O actual governo (e o que resta dos seus apoiantes), e após mais de 2 anos, ainda evocam os erros e pretensos erros (pois nem todos o foram), para justificar as más politicas que adoptam. Tenham vergonham!!!! Será que daqui a dois anos ainda vão estar a culpar o anterior executivo?
- Registado: 4/5/2004 12:02
Valves
pois pois ... o despesismo de outrora que eu obviamente discordo mas que se tu vives em Lisboa não sei se vives podes ter testumunhado. ( obras publicas para resolver problemas que nos ultimos 100 anos ninguem ainda tinha resolvido ( habitação social ) é claro que há os tachos rosas claro ... mas também ultimamente há os tachos laranjas e os tachos azuis por exemplo um amigo meu com vinte e tais ganha aí uns 600 cts como acessor de um ministro que eu não te vou dizer qual é claro e que antes deste governo tinha um salario normal como todos na função publica ... 250 cts não é que os 600 cts me incomodem eu proprio há meses em que tiro á vontade isso e se calhar mais mas faço isso por trabalho e merito proprio e não por filiação nem cartão partidario nem á custa do dinheiro dos contribuintes e também não ando a dizer ás pessoas cinicamente para apertar o cinto ao mesmo tempo que vou para o Brasil passar férias e ando de avião nas propriedades dos Pereira Coutinho.
Cumpts
Vasco
Cumpts
Vasco
outro cenario
o despesismo de outrora reflete-se agora.
caso as economias mundiais do G7 não recuperem q será de portugal??? nos q ainda não iniciamos a retoma, uma vez q existe sempre um delay nestes acontecimento?...
Qual o cenario....
caso as economias mundiais do G7 não recuperem q será de portugal??? nos q ainda não iniciamos a retoma, uma vez q existe sempre um delay nestes acontecimento?...
Qual o cenario....
-
vmerck5
Analise politica 2 ª semestre de 2004
Boas,
como todos já devemos ter lido nos Jornais o Dr. Miguel Cadilhe figura insuspeita e credivel veio dizer que a orientação da politica económica que o governo tem tomado nesta legislatura tem sido porventura errada e especialmente nos anos de 2002 e 2003. Estamos já em 2004 e o ciclo economico ao invez de inverter parece que segundo os ultimos dados está a afundar o que a concretizar -se compara este anos de 2002 2003 e 2004 aos piores anos de que há memoria nas ultimas decadas respectivamente 1982,1983,1984. Ora estando os Portugueses descontentes resta saber a medida do seu descontentamento cuja aferição poderá estar para breve. As sondagens que valem o que valem dão uma vitoria do Partido Socialista uns com 44% outros com 50 % etc No caso de uma derrota humilhante do Governo em Junho uma medida desde logo se impõe por respeito ao Povo Portugûes :
- Demissão da Drª Manuela Ferreira Leite e eventualmente ascenção de uma figura menos contabilista ao ministerio das finanças porventura Dr. Miguel Cadilhe no caso da remodelação não ser feita ou Portugal persistir no pantâno da recessão economica deve o Presidente da Republica dar um prazo ao governo até ao 1ª semestre de 2005 para ver se a recessão inverte ou não no caso de não inverter deverá convocar legislativas antecipadas para o Outono de 2005 para que os Portuguêses façam a limpeza devida que este cenário imporia.
Cumpts
Vasco
como todos já devemos ter lido nos Jornais o Dr. Miguel Cadilhe figura insuspeita e credivel veio dizer que a orientação da politica económica que o governo tem tomado nesta legislatura tem sido porventura errada e especialmente nos anos de 2002 e 2003. Estamos já em 2004 e o ciclo economico ao invez de inverter parece que segundo os ultimos dados está a afundar o que a concretizar -se compara este anos de 2002 2003 e 2004 aos piores anos de que há memoria nas ultimas decadas respectivamente 1982,1983,1984. Ora estando os Portugueses descontentes resta saber a medida do seu descontentamento cuja aferição poderá estar para breve. As sondagens que valem o que valem dão uma vitoria do Partido Socialista uns com 44% outros com 50 % etc No caso de uma derrota humilhante do Governo em Junho uma medida desde logo se impõe por respeito ao Povo Portugûes :
- Demissão da Drª Manuela Ferreira Leite e eventualmente ascenção de uma figura menos contabilista ao ministerio das finanças porventura Dr. Miguel Cadilhe no caso da remodelação não ser feita ou Portugal persistir no pantâno da recessão economica deve o Presidente da Republica dar um prazo ao governo até ao 1ª semestre de 2005 para ver se a recessão inverte ou não no caso de não inverter deverá convocar legislativas antecipadas para o Outono de 2005 para que os Portuguêses façam a limpeza devida que este cenário imporia.
Cumpts
Vasco
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Abade19, AlfaTrader, Bing [Bot], BullDuck, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, Investor Tuga, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, MR32, Nuno V, nunorpsilva, PMP69 e 173 visitantes