Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ouro - chegou a hora de shortar o rebound?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Paciente » 18/12/2002 21:34

Relativamente ao facto de algumas acções estarem actualmente a níveis inferiores aos atingidos em MAI/JUN 2002 divergindo face aos máximos anuais que a cotação do ouro tem feito ultimamente, e cingindo-me apenas às blue-chips do ouro, a explicação poderá estar na evolução da cotação do câmbio USD / RAND.

As empresas sul-africanas encontram-se todas abaixo dos máximos anuais com excepção da Anglogold (AU) que já fez um máximo superior à cotação de JUN ainda que por pequena margem. Pelo contrário, a Goldcorp está a bater máximos anuais.

Volto a chamar a atenção para o facto de que uma valorização do RAND tem consequências negativas nos resultados de exploração das empresas mineiras sul-africanas. Num artigo que aqui referi anteriormente falava-se que uma valorização de 10% do RAND face ao USD implicaria reduções nos resultados operacionais na ordem dos 25%.

Por outro lado comprar acções no mercado sul-africano não traria grandes vantagens, tal como sugere o Capablanca, uma vez que a cotação em RANDS não subiu tanto como em USD - isto para as empresas que estão cotadas em Joanesburgo e Nova Iorque. A cotação é sempre equilibrada entres os dois mercados caso contrário a arbitragem encarregar-se-ia de encontrar esse equilíbrio: se o RAND se valoriza e a cotação em RANDS se mantiver inalterada então irá haver uma valorização da cotação em USD por forma a que a relação de equivalência entre uma acção cotada em Joanesburgo e a mesma em Nova Iorque seja mantida. É a mesma coisa que comprar acções da PT em Portugal ou ADR's da PT nos EUA.

Voltando à questão da valorização do RAND penso que deverá haver muito especulador metido ao barulho. Não é normal haver flutuações tão violentas no câmbio (salvo casos excepcionais) e ainda ontem o RAND cotou a 8,765 USD quando à bem pouco tempo andava na casa dos 10,40.
Isto dá 16% de variação. É obra!!

Quanto ao preço do crude queria acrescentar apenas que para além da questão do Iraque temos agora que contar com os problemas na Venezuela que, é bom lembrar é o 5º maior produtor do Mundo e representa 14% das importações de petróleo dos EUA. Só para se ter a noção do que se está a passar a produção normal diária da Venezuela é de 1,8 milhões de barris de petróleo e neste momento eles estão apenas a escoar 50.000 barris diários!!

No entanto estou de acordo com o Capablanca que os preços deverão baixar no futuro assim que as questões Venezuela e Iraque fiquem definidas.

Registado: 5/11/2002 10:44

por Matraquilho » 18/12/2002 21:19

Capablanca como sempre estamos de acordo, concordo com tudo o que acabas-te de escrever, na minha opinião a guerra (ou os rumores dela) não justifica de maneira nenhuma a descida das bolsas, por exemplo, ou a subida do ouro, mas em relação ao brent julgo que é isso que está a influenciar o preço, ou seja o que eu pretendi dizer foi que enquanto não se souber se existe ou não guerra (enquanto persistir o rumor) não se deve shortar o brent, em relação ao ouro o rumor da guerra serve apenas como reforço às razões do bull, e mais, mesmo sem rumor de guerra o ouro subia, basta olhar para os gráficos....

Olha deixo-te a cotação de fecho do ouro, com o fecho máximo do ano até à data, e com o fecho máximo em mais de cinco anos.......

P.S.- RULE 35: Become a buyer as soon as a stock makes new highs after a normal reaction
Anexos
gold18-12.gif
gold18-12.gif (20.54 KiB) Visualizado 3277 vezes
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Registado: 5/11/2002 1:27

Só mais uma coisinha ...

por Capablanca » 18/12/2002 20:19

... amigo Matraquilho, quero dar-te os meus parabéns pelas excelentes análises e conhecimento dos indicadores e dos mercados. Acho que hoje aconteceu a primeira ocasião em que possamos estar em desacordo: a do petróleo.

Ora, eu considero que o petróleo deveria estar abaixo dos 20 $, quiçá abaixo dos 15$, pois estamos num clima de abrandamento económico global o que se traduz numa menor procura de petróleo. Penso que o petróleo está extremamente inflado pela expectativa de Guerra no Iraque, por motivos geo-políticos, mas o preço não está a traduzir verdadeiramente a procura e oferta globais.

Quando e se houver Guerra no Iraque, após o tiro inicial, o petróleo deverá ser um short precioso, pois na MHO cairá mais de 50% nos meses seguintes. Está há meses e meses, há mais de 1 ano, a funcionar o buy the rumor, sell the fact em relação a factores geo-políticos, nomeadamente à Guerra no Iraque. Quando e se o fact acontecer, oh God, it will be a falling rock.

Apenas mais uma achega a quem mencionou a flutuação do Ouro noutras moedas, é claro que o Ouro expresso em euros subiu menos do que em dolares, mas também subiu bastante em 2002 (pois quando o dolar desce o ouro sobe mais do que a descida do dolar). O melhor sítio para comprar acções ligadas ao Ouro tinha sido mesmo a bolsa da África do Sul, pois não só as acções catapultaram como o Rand se valorizou bastante face ao dolar e ao euro, tinha-se ganho dos dois lados, enfim, vivendo e aprendendo ... eu há que tempos escrevi um artigo, estava o euro/dolar nos 0.86 (Será preciso chamar os Keynesianos?), a dizer ao pessoal todo para se cobrir do risco de desvalorização do dolar, seria bom que alguém o tivésse feito ...

Uma boa tarde !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

Já agora ...

por Capablanca » 18/12/2002 20:08

... considero um erro shortar a unica coisa que está Bull no Mundo, quando há tanta coisa boa para shortar. Shortar um Bull Market e alongar um Bear Market é uma boa forma de conseguir perder dinheiro no longo prazo (embora se consiga ocasionalmente ganhar).

Se o Ouro estava num range 300 - 330, com a ruptura dos 330, o target quase automático são os 360. Isto sem contar que se está a formar um enorme «corner» nos futuros do Ouro com consequências imprevisíveis. Num artigo que estou a escrever irei explicar isto de forma detalhada.

Quanto a algumas acções estarem ainda longe dos máximos e outras estarem já em máximos do ano deve-se à maior ou menor alavancagem das empresas face à cotações do Ouro. Também escreverei mais sobre isto mais tarde ... tenho de ir acabar de comprar as coisas para o Natal, estou mais do que ansioso para concluir este artigo, mas há coisas mais importantes que a Bolsa e os Fóruns, a família por exemplo :-)

Abraço a todos, bons trades !
<b>Capablanca</b>

Registado: 9/12/2002 16:59

Perguntas sobre o Goldi

por Jetlag » 18/12/2002 19:13

A cotação do Ouro é feita em dollars, se o dollar tá a descer há que ter em consideração a desvalorização da moeda face a valorização do ouro, pq aqui pelas europas ainda só se pode comprar prendas de natal com Euros. :P
Logo, a partir daqui qt do rally é subida do ouro descontada da descida do dollar?
Alguém usa hedging contra a variação do dollar?
Que derivados é q existem à volta do ouro?

Registado: 19/11/2002 22:58

por Silver Wolf » 18/12/2002 19:06

Isso é q eu acho mto estranho.... elas de facto já foram bem mais acima com o ouro bem mais em baixo....

alguem tem alguma teoria sobre isto?

Cumps :mrgreen:
"Gostava de morrer durante o sono, como o meu avô... E não aos
gritos, desesperado, como os passageiros da camioneta que ele conduzia!"

Registado: 28/10/2002 17:43

Parece que..

por abef » 18/12/2002 16:58

há varios titulos ligados ao ouro (Drooy incluido) que não refletem as ultimas subidas do metal nas suas cotações.
A Drooy cotinua longe do seu maximo deste ano que foi feito com o ouro a cotar mais baixo do que se encintra neste momento.

Um abraço
abef

Registado: 29/11/2002 13:46

Eu avisei para o facto de só

por Camisa Roxa » 18/12/2002 16:52

poder ter dados para o concretizar perto do close de hoje para confirmar (ou não) que se trataria de uma nova vela negra

Por outro lado o facto de as stocks "normais" estarem a cair favorece as do ouro

tendo estes 2 factores contra não vale a pena ir em aventuras

Registado: 5/11/2002 11:27

por Matraquilho » 18/12/2002 16:28

Para já esse short não deve estar a correr nada bem ....
Anexos
gold18-12.gif
gold18-12.gif (20.18 KiB) Visualizado 3440 vezes
É apenas a minha humilde opinião, para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

Bem, não tenho muito mais a acrescentar

por Camisa Roxa » 18/12/2002 15:27

apenas para dizer que apreciei os vossos pontos de vista e a troca de ideias é sempre importante no processo contínuo de aprendizagem que é a nossa experiência em bolsa

Cumprimentos a todos

No curto prazo

por Las_Vegas » 18/12/2002 14:13

Apesar do amigo Camisa Roxa adoptar uma estratégia de curto prazo não me parece acertado apostar nas quedas de um sector em Bull de longo, médio e curto prazo.

Um abraço

P.S. "já subiu muito" = "já caiu muito" :wink:

Registado: 4/11/2002 23:12

por Ulisses Pereira » 18/12/2002 13:55

Sem me alongar muito, pois hoje isto está apertado em termos de tempo, apenas queria dizer que a estratégia do Camisa pode resultar e tem bastantes probabilidades disso. Ele próprio saberá definir um stop para o caso das coisas não correrem como o previsto. Em termos de médio/longo prazo, o "bull market" do ouro permanece intocável. Mas no curto prazo, depois de estar "sobrecomprado", as horríveis velas negras de ontem podem indiciar que uma correcção para os próximos dias possam ocorrer.

Como "trader" de curto prazo que o Camisa reconhece ser, penso ser perfeitamente natural ele tentar aproveitar este movimento.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Matraquilho » 18/12/2002 13:25

Em plena crise economica...

Possivelmente a um passo da recessão....

Provavelmente a 1/2 passo da guerra.....

Em plena operação de final de ano (sazonalidade).....

e tu queres shortar gold, brent, e até porque não euro.....?

Não me parece um bom negocio, ainda por cima com claras tendencias bulls definidas....

mas o camisa é que sabe o que faz do seu $$$$$

P.S. - isto é apenas a minha humilde opinião para qq outro esclarecimento é favor consultar: http://www.miniclip.com/askjoe.htm

E porque não?

por Camisa Roxa » 18/12/2002 13:13

Há muitas oportunidades em muitas empresas...

O caso é o mesmo, as subidas nunca são feitas sem alguns retracements pelo caminho...

O ideal é tentar ser objectivo e ler os preços: estamos a iniciar um retracement? Sim, então short com stops apertados

As perdas são poucas e os lucros são rápidos e avultados

Faço muito mais $ em shorts do que em posições longas pois as quedas são sempre mais rápidas...

É só a minha estratégia. Por enquanto tem revelado bons resultados e os maus devem-se todos à falta de disciplina que tento combater desesperadamente sendo a minha principal falha o "let the profits run", principalmente porque mantenho o meu time frame curto demais

Por exemplo entrei longo na Drooy a 3,49. Imediatamente o trade virou-se contra mim durante 2 dias. Depois lá chegou aos 3,55, começou a patinar e eu vendi logo. A conclusão já todos sabemos...

por Matraquilho » 18/12/2002 12:49

Camisa já pensas-te em shortar neste momento o pitrOIL ???

Shortar um bull market, e porque não?

por Camisa Roxa » 18/12/2002 12:46

Será sem dúvida mais difícil do que o "trade with the trend", mas é mesmo assim:

- bull market: buy the rallys, sell the retracements e vice versa para o bear market

sendo eu um investidor de muito curto prazo (daytrader segundo as novas regras que ainda não percebi bem da SEC) o meu objectivo é procurar padrões de muito curto prazo e para mim estes retracements num bull market são rápidos e dão milhões

e usando stops adequados minimiza-se o risco

Cumprimentos

por Matraquilho » 18/12/2002 12:19

E usando a tua estratégia em 1978/79 teria um resultado desastroso
Anexos
gold16-12.gif
gold16-12.gif (22.38 KiB) Visualizado 3609 vezes

por Matraquilho » 18/12/2002 12:07

Um Rebound (Ressalto) ocorre numa tendencia descendente...que não me parece ser o caso...deixo o gráfico dos ultimos 2 ANOS...

RULE 1: Divide your trading capital into ten equal risk segments
RULE 2: Use a two-step order process
RULE 3: Don´t overtrade
RULE 4: Never let a profit turn into a loss
RULE 5: Trade with the trend
RULE 6: If you don´t know what´s going on, don´t do anything
RULE 7: Tips don´t make you any money
RULE 8: Use the right orders to get into the markets
RULE 9: Don´t be whimsical about closing out your trades
RULE 10: Withdraw a portion of your profits
RULE 11: Don´t buy a stock only to obtain a dividend
RULE 12: Don´t average your losses
RULE 13: Take big profits and small losses
RULE 14: Go for the long pull as an outside speculator
RULE 15: Sell short as often as you go long
RULE 16: Don´t buy something because it is low priced
RULE 17: Pyramid correctly, if at all
RULE 18: Decrease your trading after a series of sucesses
RULE 19: Don´t formulate new opinions during market hours
RULE 20: Don´t follow the crowd - They are usually wrong
RULE 21: Don´t watch or trade too many markets at once
RULE 22: Buy the rumor, sell the fact
RULE 23: Take windfall profits when you get them
RULE 24: Keep charts current
RULE 25: Preserve your capital
RULE 26: Nothing new ever occurs in the markets
RULE 27: Money cannot be made every day from the markets
RULE 28: Back your opinions with cash when they are confirmed by market action
RULE 29: Markets are never wrong, opinions often are
RULE 30: A good trade is profitable right from the start
RULE 31: As long as a market is acting right, don´t rush to take profits
RULE 32: Never permit speculative ventures to turn into investments
RULE 33: Don´t try to predetermine your profits
RULE 34: Never buy a stock because it has a big decline from it´s previous high, nor sell a stock because it is high priced
RULE 35: Become a buyer as soon as a stock makes new highs after a normal reaction
RULE 36: The human side of every person is the greatest enemy to successful trading
RULE 37: Ban wishful thinking in the markets
RULE 38: Big movements take time to develop
RULE 39: Don´t be too curious about the reasons behind the moves
RULE 40: Look for reasonable profits
RULE 41: If you can´t make money trading the leading issues, you aren´t going to make it trading the overall markets
RULE 42: Leaders of today may not be the leaders of tomorrow
RULE 43: Trade the active stocks and futures
RULE 44: Avoid discretionary accounts and partnership trading accounts
RULE 45: Bear markets have no support and Bull markets have no resistance
RULE 46: The smarter you are, the longer it takes
RULE 47: It is harder to get out of a trade than to get into one
RULE 48: Don´t talk about what you are doing in the markets
RULE 49: When time is up, markets must reverse
RULE 50: Control what you can, manage what you cannot
Anexos
gold18-12.gif
gold18-12.gif (24.18 KiB) Visualizado 3620 vezes

Shortar ?

por Las_Vegas » 18/12/2002 12:01

Caro Camisa

Com tanto lixo que por aí anda, logo se havia de lembrar de shortar um bull market :?: :?: :?:

Não concordo, não concordo ....

Inté já

Registado: 4/11/2002 23:12

Ouro - chegou a hora de shortar o rebound?

por Camisa Roxa » 18/12/2002 11:54

Peço desculpa se vou chocar alguém, especialmente os adeptos incondicionais do ouro, mas acho que, este rally poderá ter sido posto em causa pelo dia de ontem, iniciando-se agora mais um movimento descendente que poderá ser bem aproveitado especialmente pela sua velocidade o que poderá proporcionar boas mais valias num curto espaço de tempo

Deixo-vos um gráfico da Anglogold que está a escalar num ritmo muito bom tecnicamente falando

Ah, verifiquem esta teoria perto do close do dia para ver se se irá formar novamente uma black candle pois no dia 10 também houve 1 big black candle que foi um alarme falso

Nota: apenas opinião pessoal que muito provavelmente estará errada
Anexos
au99.gif
au99.gif (17.76 KiB) Visualizado 3658 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Riomel, Shimazaki_2, VALHALLA e 134 visitantes