Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 27 Maio - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factos Relevantes 27 Maio - Empresas & Sectores

por TRSM » 27/5/2004 11:58

Factos Relevantes 27 Maio - Empresas & Sectores

(CIMP:LIS) A Cimpor anunciou que irá pagar o seu dividendo de Eur0.17 (Bruto) a 11 de Junho, a que corresponde um primeiro dia de negociação sem direito ao dividendo (ex-dividend) de 8 de Junho.

(JMAR:LIS) A Jerónimo Martins anunciou que a oferta pública de subscrição do aumento de capital vai ocorrer no período de 11 a 25 de Junho.

(EAD:PAR) A Airbus (detida pela EADS) poderá vir a aproveitar o adiamento da encomenda de aviões militares de reabastecimento por parte do Pentágono à Boeing, para tentar expandir-se nesse mercado, diminuindo a sua dependência da aviação civil.

Banca. O Presidente do Bundesbank declarou que a Alemanha precisa de um banco forte, de dimensão mundial, pelo que faria todo o sentido a fusão entre dois grandes bancos comerciais. Apesar das repetidas declarações de responsáveis alemães no sentido da concentração da banca alemã, o processo tem-se revelado bastante difícil.

Retalho. A notícia que o Presidente da norte-americana Wal-Mart se irá reunir esta semana com as autoridades europeias para saber quais os obstáculos que poderia encontrar, caso pretendesse expandir-se na Europa, fez aumentar a expectativa que o Carrefour ou a Casino poderão ser os seus alvos.

(DLTR:NAS) Os resultados da Dollar Tree Stores cresceram 5%, atingindo $35.15Mn, ou $0.31 por acção, superando os $0.29 esperados. A retalhista reiterou as suas previsões. Subiu 5% after-hours.

(HD:NYS) A Home Depot aumentou o seu dividendo trimestral 25%, anunciando um aumento do seu programa de compra de acções próprias em $1Bn.

(CMCSK: NAS) Segundo o Wall Street Journal, a operadora de cabo Comcast, está a estudar oferecer no próximo ano serviços telefónicos através da Internet, a metade dos seus clientes, devendo alargar esse serviço a todos os clientes até 2006.


2004/05/27 - 10:01

Hot Stocks

(EX:PAR) A Vivendi Universal registou no 1º trimestre um prejuízo de Eur6Mn vs consenso de lucro de Eur13Mn. Em período homólogo do ano anterior o prejuízo tinha sido de Eur319Mn, tendo beneficiado da subida das receitas e da redução dos custos. Em termos operacionais, os resultados atingiram os Eur930Mn (+10%) vs consenso de Eur922Mn. Destaquem-se as subidas em termos operacionais na SFR Cegetel (+19% para Eur552Mn), Maroc Telecom (+17% para Eur161Mn) e Universal Entertainment (+15% para Eur246Mn). A Universal Music Group continua com dificuldades, tendo registado um prejuízo operacional de Eur16Mn.

2004/05/27 - 09:58

Portugal. A Euronext Lisbon subiu, seguindo a tendência das principais Bolsas internacionais. As telcomunicações apresentaram fortes ganhos, com PT a subir 1.3% para Eur8.49 e a Sonaecom 0.7% para Eur2.97. Também a Brisa (+0.2%) e a Jerónimo Martins (+0.6%) tiveram uma contribuição significativa para a subida do índice. Pela negativa destacou-se a Pararede, a perder 2.7% e o BPI a cair 1%.

Europa. Os mercados Europeus encerraram em terreno positivo (embora tenham arrefecido dos máximos da sessão) dada a expectativa que o preço do petróleo não venha a pôr em causa o crescimento económico mundial. A indefinição dos mercados norte-americanos acabou por limitar os ganhos da Europa, a qual veio a beneficiar do arrefecimento do preço do petróleo, apesar das reservas norte-americanas de gasolina e de petróleo terem ficado abaixo do esperado. Registou-se uma subida generalizada a todos os sectores, tendo aos sectores tecnológico e automóvel liderados os ganhos.

EUA. Nova Iorque teve uma sessão positiva. A divulgação dum relatório governamental que afirma que a al-Qaeda está a preparar um ataque terrorista nos EUA pressionou o mercado accionista. No entanto, a queda do preço do petróleo, depois de atingir máximos históricos, apesar da queda nas reservas de gasolina, aliviou os ânimos permitindo uma recuperação em Wall Street. As tecnológicas lideraram os ganhos, com o S&P e o Nasdaq a encerrarem positivos. No entanto, as quedas nas telecomunicações pressionaram o Dow Jones. Notícias de que a Comcast, operadora de cabo, irá oferecer serviços telefónicos em 2006 é uma ameaça para esta indústria. O volume foi fraco, de 1370 milhões de acções. O rácio de ganhos/perdas foi de 1.7.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado: