Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Crude futures touch another record high

por Alfred E. Neuman » 17/8/2004 16:51

11:46am 08/17/04 ( US )

Crude futures touch another record high
By Myra P. Saefong

SAN FRANCISCO (CBS.MW) -- September crude climbed as high as $46.85 a barrel in New York, a fresh historic high, following an Associated Press report that the Russian government rejected Yukos' (YUKOY) plea to suspend payment of a $3.4 billion tax bill. The news offset earlier relief that the threat to Venezuelan oil production is apparently over.

Registado: 11/8/2004 10:39

Crude lower as Yukos fears ease

por Alfred E. Neuman » 17/8/2004 12:14

The Financial Times

Crude lower as Yukos fears ease
By Neil Dennis Aug 17 2004 11:51

Crude prices were little moved on Tuesday as fears of disruptions to supply from Venezuela and Russia eased, but focus was already beginning to turn towards the release of key inventory numbers from the US on Wednesday.

Exports from Yukos, Russia’s embattled producer, were guaranteed until at least the end of September as the company fights against bankruptcy, chairman Viktor Gerashchenko said.

Venezuela’s president Hugo Chavez, who won a referendum on his mandate over the weekend, had his victory endorsed by independent observers, including former US president Jimmy Carter, in spite of increasingly voluble allegations of fraud from the opposition.

Calling for national reconciliation and promising to “respect” the 40 per cent who voted for his removal, Mr Chavez also promised to contribute in helping stabilise the oil market.

Residual fears that accusations of electoral fraud may erupt into violence and disrupt oil supply from Venezuela, the fifth-largest exporter, evaporated after the results were endorsed.

UBS Warburg in a research note said: “This puts the opposition in a weak position to contest the results. There are likely to be some demonstrations, but these are not likely to amount to much in the absence of international support.”

By late morning in London, Brent crude for October was 34 cents lower at $42.35, while in electronic trade, Nymex WTI was down 22 cents at $45.83.

Prices were expected to drift ahead of Wednesday’s US inventory data, which are widely expected to show declines in crude stocks and levels of distillates. Crude inventories are seen falling by around 1m barrels in the week to August 13.

Registado: 11/8/2004 10:39

Vamos separar as águas

por StockMaster » 17/8/2004 10:34

Boas,

bem, primeiro gostaria de separar os temas.
1. Fundamentais, instabilidade geo politica;
2. Análise técnica, leitura histórica do comportamente da commoditie.

No primeiro ponto, eu acredito que o mercado não é estupido e toda essa instabilidade já esta mais do que descontada nos preços. O mercado funciona por antecipação, não nos podemos esquecer disso.
É verdade que um atentado no Iraque, ou uma alteração na politica de produção da OPEC pode alterar qualquer cenário fundamental, mas isso eu não consigo dominar.

No ponto dois é mais facil para mim, encontrar pontos de análise.
Em primeiro lugar, o mercado tende a repetir-se. Se assim não fosse, a análise técnica não teria qualquer utilidade, Correcto?

Olhando para o passado do crude, vemos que ele é ciclico no que diz respeito à duração dos ciclos(tendências) e à amplitude dos mesmos. É obvio que nada disto é milimétrico. Tal como podes ver no meu gráfico, o crude já deveria ter testados os 48$ na semana passada para se enquadrar a 100% no ciclo 2002.

Por outro lado temos de ver a natureza do mercado. Brutalmente especulativo e desde logo motivado pelas principais regras deste mercado, ganância e o medo.
Até aqui acho q foi a ganância q manteve esta trend, no entanto não me irá surpreender se um dia o crude disparar ai uns 3$ e no dia seguinte abrir com um gap down de 4$. achas q o mercado é líquido o suficiente para absorver a saida de um fundo.... no lo creo.

Por norma todas as trends em commodities acabam de uma maneira violenta. Eu não vou tentar apanhar o máximo, mas se estivesse longo já estaria a fazer profit taking. Shorts? no way jose!!!!

Como conclusão, se me perguntas se o crude vai cair para breve, provávelmente vai! Acredito que o crude não irá conseguir manter estes níveis e que vai iniciar a queda ainda este mês. Vai ser violento? sem dúvida. tentar antecipar a queda? nem pensar!

Best regards!
Stock

Registado: 26/4/2003 13:35

por Iniciante » 17/8/2004 10:16

Stock será q pode especificar melhor??
esta a dizer que espera uma queda abrupta do petroleo, a mto curto prazo!!!!???
com toda esta instabilidade....iraque!!!Venezuela!!!!
ameaças a Italia!

Xiitas a ameaçarem arrebentar com alguns poços no Iraque!!!!

Eu bem q gostava q o petroleo viesse por ai a baixo...
gostava de ver as bolsas a subir...subir...
mas uma coisa é o que eu gostava, outra e o q aparentemente pode acontecer...

sou um bulish por natureza e o petroleo ajudaria em mto, se caisse.
À beira de um precipício só há uma maneira de andar
para a frente: É dar um passo atrás. (M. de Montaigne)

Registado: 18/8/2003 9:52

por Iniciante » 17/8/2004 10:12

Stock será q pode especificar melhor??
esta a dizer que espera uma queda abrupta do petroleo, a mto curto prazo!!!!???
com toda esta instabilidade....iraque!!!Venezuela!!!!
ameaças a Italia!

Xiitas a ameaçarem arrebentar com alguns poços no Iraque!!!!

Eu bem q gostava q o petroleo viesse por ai a baixo...
gostava de ver as bolsas a subir...subir...
mas uma coisa é o que eu gostava, outra e o q aparentemente pode acontecer...

sou um bulish por natureza e o petroleo ajudaria em mto, se caisse.
À beira de um precipício só há uma maneira de andar
para a frente: É dar um passo atrás. (M. de Montaigne)

Registado: 18/8/2003 9:52

por StockMaster » 16/8/2004 13:55

Bem, a minha projecção falhou por uma semana e por 1.8$. Não tou triste :)

Agora o importante parece ser o modo como esta uptrend irá acabar. Porque ela vai acabar...

Será q vamos ter uma capitulação em alta(panic buy), seguida por uma forte queda, tal como Maio de 03?

Não acredito que este movimento acabe de maneira muio diferente. Os 50$ que se fala parecem-me exagerados como objectivos de alta, no entanto eu não me ponho em frente a este comboio. Mas tou pronto a apanha-lo mal ele pare em Sao Bento :P
Anexos
crude.png
crude.png (15.7 KiB) Visualizado 633 vezes

Até q a minha AT n tá muito mal!!

por StockMaster » 16/8/2004 13:46

Pena na primeira semana de Agosto o Crude não ter testado os 48$...

O que é engraçado é esta relação tempo/preço.

Melhores cumprimentos
Stock

por Ming » 25/5/2004 10:29

Os preços do petróleo já estão a "morder" as economias europeias...

De: http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=242998
O índice do instituto Ifo, que mede a confiança dos empresários da Alemanha, caiu pela terceira vez em quatro meses, uma vez que o aumento dos preços do petróleo ameaça uma recuperação económica já prejudicada com a estagnação do consumo.

O índice caiu para os 96,1 pontos, contra os 96,3 pontos do mês anterior. Os economistas consultados pela Bloomberg tinham previsto uma leitura de 96 pontos no mês em análise.

O maior aumento das exportações desde 2000 ajudou a compensar a falta de consumo pelo quarto trimestre consecutivo nos primeiros três meses do ano, segundo o governo alemão.

Os preços elevados do petróleo e os custos com a Saúde fizeram com que a inflação disparasse em alguns estados alemães para o valor mais alto de dois anos, este mês.
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Será possível?

por StockMaster » 24/5/2004 21:02

Pois... n sei mas ao olhar para este grafico semanal do crude... parece que ainda falta muito "sangue".

Chamem-me doido, malukinho das ideias, no entanto não me surpreenderia ver crude a fazer um spike acima dos 45$ no curto prazo.

Já sei q os fundamentais apontam para crude nos 25$ e que os produtores sacam cada barril a 5$, mas n será possível?

Um Panic Buy.... uma capitulação tal como no inicio de 2003!

Comentem sff.
Anexos
CL.png
CL.png (27.54 KiB) Visualizado 786 vezes

por Ming » 24/5/2004 18:00

Deixo aqui este gráfico, que está quase actualizado, que que me parece valer por mil palavras...
Anexos
4603.gif
4603.gif (14.39 KiB) Visualizado 828 vezes
Earthlings? Bah!

por Ming » 24/5/2004 17:57

Djovarius:

Um dia de glória para os longos !!

Para mim foi um dia muito bom.
Neste momento invertí para uma posição curta. Vamos ver o que vai dar...

Warrants sobre o crude:
Isso seria excelente e, para mim, seria meio caminho andado (ou 3/4 do caminho... :mrgreen: ) para me levar a entrar nos warrants...
Earthlings? Bah!

por djovarius » 24/5/2004 17:51

Entretanto, o que o mercado não gosta mesmo é de incertezas. Isso é a maior regra.

No curto prazo, temos a incerteza sobre a reunião do dia 3 de Junho. A possível falta de unanimidade assusta o mercado, que hoje vai a subir a montanha:

preço dif. %
NATURAL GAS FUTR 6.700 0.347 5.46
HEATING OIL FUTR 105.00 5.40 5.42
CRUDE OIL FUTR 41.75 1.82 4.56

Um dia de glória para os longos !!
Nota: mais uma vez estamos atrasados. Na Alemanha e na França, existem warrants sobre o brent, com elasticidades pequenas (cerca de 5, 6). Se cá existissem, seria uma boa oportunidade de popularizar este bull market.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ming » 24/5/2004 17:00

MSM:

Já sei que é difíicil convencer as pessoas de que o que está a acontecer é que a oferta já se tornou insuficiente para a procura...

Mas se continuarem a acreditar nessas baboseiras da "culpa dos especuladores" (e tentar encarar isto como algo de passageiro) vão ter grandes desilusões no futuro próximo...
Earthlings? Bah!

por MSM » 24/5/2004 16:50

Até pode ser djovarius, mas enquanto isso não acontece a especulação vai dar deixar as bolsas em maus lençois :x
MSM

por djovarius » 24/5/2004 16:00

Pois bem, o mercado é sempre impiedoso.
Mas há uma preocupação extra.
Apesar da Arábia Saudita deter capacidade extra e de estar disposta a utilizá-la, mantém-se o problema das refinarias do Ocidente, que não conseguem acompanhar o aumento da procura por combustível refinado.

Mas no interior da OPEP, há coisas a esclarecer:
A Venezuela é contra o aumento da produção, enquanto os Sauditas são a favor.
A Nigéria é contra a actual banda de flutuação, enquanto outros membros defende-na e outros ainda sugerem o aumento da banda, sendo que o valor máximo de hoje (28 USD, que há muito não se vêem) passaria a ser o mínimo.

Como tal, o mercado tem de refazer as contas. Para que haja um consenso, é necessário agradar a todos de alguma forma. Sabendo-se que há países da OPEP que já fazem o mesmo do que os não-OPEP (produzem além das quotas), a questão é mesmo a do preço !!

O mais provável será a aceitação de uma nova banda entre um mínimo de 28 a 30 USD e o máximo de 34 a 36 USD, o que implica, por exemplo, light crude acima de 35 dólares (quase sempre) ou Brent a 32 USD !!

O resto é especulação em commodities, pelo que nada nos garante que o petróleo, após regressar à banda de preços (talvez a nova, como disse) não volte a subir para os actuais níveis.

Só num quadro de recessão global é que teríamos o petróleo bem abaixo dos valores de referência.

Assim, fica a questão: o que é preferivel? Petróleo barato num mundo em crise ou o inverso?
E até que ponto o petróleo caro contribuirá para o regresso da crise!? Isto, claro, numa óptica de equilibrio procura-oferta !!

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

re

por Info. » 24/5/2004 15:53

``Some extra Saudi Arabian oil is nice but the impact will be marginal,'' said Marshall Steeves, an analyst with Refco Group Ltd. in New York. ``Basically what we need is new refineries and a sense of security in the Middle East.''

e está tudo dito....
Ainda antes do fim de semana comentava essa situação reação das refenarias a este "extra delivery"... quando estão esticadinhas com a parte de refinação.

e acho uma piada ao Snow quando vem dizer na tv que estes preços são um grande problema para o desenvolvimento, quando são os States um dos indutores destes preços ao aumentarem o prémio de "guerra e terror" no valor do crude com a técnica "Bushido-Irakido", ao não conseguirem ter mão na questão palestiniana/israelita, e provavelmente ao não levarem o caso de I&D de energias alternativas mais a sério (sem comentar o que eles, como maiores consumidores mundiais, poderiam optimizar em tudo o que exija derivados de petróleo).

E já agora, se falam em carência pela parte da oferta... onde anda a Reserva Estratégica deles? Para outras coisas, não é? Então e ou não estratégico para o desenvolvimento deles (e por tabela do mundo) que a recuperação não perca vapor?... Confirmem-me... não foi ainda no tempo do Clinton que a Reserva foi usada para garantir a procura interna?

Cump.
Info.

por MSM » 24/5/2004 15:47

Já viram o aumento do Crude :!: :?:
Lá vão as Bolsas outra vez para Sul :twisted: :twisted:
MSM

Petróleo

por MSM » 24/5/2004 15:35

Crude Oil Rises on Concern More Saudi Output Won't Meet Demand
May 24 (Bloomberg) -- Crude oil futures rose on concern that a promised Saudi Arabian production increase and any Organization of Petroleum Exporting Countries move to boost quotas at a meeting next week won't help meet rising demand.

Saudi Arabia assured the U.S. it will increase output to 9 million barrels a day in June. The kingdom pumped 8.35 million a day last month, according to Bloomberg estimates. It also urged OPEC to raise output quotas. Limited U.S. refining capacity and political unrest have helped push prices to records, OPEC ministers said at a conference in Amsterdam.

``Some extra Saudi Arabian oil is nice but the impact will be marginal,'' said Marshall Steeves, an analyst with Refco Group Ltd. in New York. ``Basically what we need is new refineries and a sense of security in the Middle East.''

Crude oil for July delivery was up 39 cents, or 1 percent, at $40.32 a barrel at 10:01 a.m. on the New York Mercantile Exchange. Oil rose to a record $41.85 a barrel on May 17. Prices were up 38 percent from a year earlier.

In London, the July Brent crude-oil futures contract was up 55 cents, or 1.5 percent, at $37.06 a barrel on the International Petroleum Exchange. Prices were 41 percent higher than a year earlier.

OPEC ministers, in an informal meeting on the sidelines of the ninth International Energy Forum on Saturday, delayed a decision on quotas until an official meeting in Beirut on June 3.

Finance ministers from Group of Seven countries yesterday welcomed Saudi Arabia's move and urged all oil producers to pump more.

`No Divisions, No Disagreements'

``There's no divisions, no disagreements within OPEC,'' Saudi Oil Minister Ali al-Naimi told reporters in Amsterdam. ``Price moderation is the responsibility of consumers as well as producers.''

U.S. Energy Secretary Spencer Abraham, who met with five OPEC ministers this weekend at a conference in Amsterdam, said al- Naimi had assured him that requests for more oil will be met.

Saudi Arabia is willing to go as high as 10.5 million barrels a day if needed, Abraham said, 37 percent above its current quota. The desert kingdom is the world's top oil exporter and OPEC's most influential member.

An OPEC increase would come as refiners are struggling to boost U.S. gasoline supplies before the peak-demand summer driving season. U.S. gasoline demand has averaged 8.8 million barrels a day this year, a 3.5 percent increase over a year earlier, according to the Energy Department.
MSM

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, boavista, cmsbarros, Garfield, latbal, m-m, malakas, MP65, OCTAMA, PacoNasssa, Phil2014, trilhos2006 e 237 visitantes