Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Imigração em Portugal.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Imigração em Portugal.

por valves » 21/5/2004 14:49

Bem já que hoje a bolsa está uma chatice decidi fazer aqui algumas reflexões sobre a Imigração em Portugal.
Desde sempre Portugal foi um país onde as gentes partiam para outras partes á procura de melhores condições de vida. Até a primeira metade do seculo XX a emigração fazia -se essencialmente para o Brasil para os países Africanos de Lingua Oficial Portuguesa que faziam nessa altura parte do império Português e também para outros países do denominado novo mundo. As razões da emigração foram sempre as mesmas : Fugir ao triste fado da pobreza e miséria tentar encontrar oportunidades que aqui em Portugal nessa altura não existiam etc atc. Após o começo da década colonial o fluxo de emigração direcciona -se predominantemente para os países da então CEE especialmente França Alemanha Luxemburgo desta vez atraídos pelo um fluxo de desenvolvimento que houve na Europa na década 50 e 60 e que eu em outros posts já tinha referido e também para fugir á guerra colonial.
Com a entrada de Portugal na União Europeia em Janeiro de 1986 dá-se um enriquecimento relativo das Povo Português fruto de um desenvolvimento económico que trouxe não só mais capitais para o país como também novas oportunidades para os Portugueses. Ora em 1989 com a queda do muro de Berlim os Europeus do Leste descobrem ( se é que já não tinham descoberto ) que o seu nivel de bem estar estava bem longe dos seus congeneres da Europa Ocidental. Vai daí e como de alguma forma pressintindo que a resolução do seu problema premente ( pobreza e desemprego ) ainda poderia demorar umas decadas a resolver se optassem por ficar nos seus países de origem decidiram partir. Algumas destas pessoas - Ulcranianos Bielo - Russos mas também Africanos e Brasileiros pressentiram que portugal iria passar na década 90 por um surto de desenvolvimento parecido com aquele que houve nas democracias Europeias na decada 50 e 60. Daí que Portugal passasse a ser um país de Imigração ao invez de emigração. No futuro com as populações Europeias em envelhecimento com a queda da taxa da natalidade a Imigração vai ser decisiva e reparem que eu disse decisiva para evitar 2 coisas :

- Recessão económica continua provocada por queda do numero de habitantes.

- Falência do sistema de Segurança Social - Não me admiraria que no futuro os descontos destas pessoas fossem absolutamente decisivas para pagar as pensões de reforma da malta da minha idade quando se reformarem

Conclusão : Portugal daqui a uns 30 anos será um país multietnico onde coexistirao uma diversidade de raças e onde o retrato da nossa sociedade será muito parecido com os anuncios da United Colours of Benetton.

E ainda bem que assim seja a mim pessoalmente agrada-me a diversidade e a possibilidade de o meu filho e os meus netos se assim quisererem casarem com raparigas de outros padrões culturais

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Quem está ligado: