A ver vamos... (graf.nasdaq)
23 mensagens
|Página 1 de 1
Ming, acho que é uma boa estratégia. Continuo a acreditar que há sempre forma de diminuir o potencial de risco, seja de aumento do preço do petróleo, seja de enfraquecimento do USD (para quem actua nos mercados norte americanos).
Mais uma coisa, se te decidires a pesquisar novos mercados, deixa aqui algumas pistas - poderão ser sempre úteis, mesmo para os analistas técnicos.
Jaor, é isso. É ver para onde vai e seguir atrás dele.
Abraço,
semprefrio
Mais uma coisa, se te decidires a pesquisar novos mercados, deixa aqui algumas pistas - poderão ser sempre úteis, mesmo para os analistas técnicos.

Jaor, é isso. É ver para onde vai e seguir atrás dele.

Abraço,
semprefrio
semprefrio Escreveu:
......
P.S. Em caso algum estou a desvalorizar a importância do preço do petróleo para o desenvolvimento económico global. Muito pelo contrário. Agora, o mercado accionista encontrará sempre motivos para descer e para subir. Por isso a sua previsão é tão difícil. Pelo menos para os comuns mortais.
É isso semprefrio ,umas vezes é porque sobe o petróleo ,depois desce e as bolsas não acompanham ,depois é as ameaças de atentados , depois é um mau resultado de uma Firma ( só por ter saido ligeiramente abaixo das previsões) e de um momento para o outro ....explode para cima ,razões??? basta ler aqui o artigo do Ulisses .
Eu já entendi uma coisa , omercado sobe quando tem que subir e desce quando tem que descer ,simples

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Semprefrio:
Podes ter a certeza que é isso que estou a tentar fazer...
Infelizmente é quase impossível faze-lo com acções portuguesas. As empresas que integram "apostas" nas energias não dependentes do petróleo (por exemplo a EDP ou a Semapa) tem tambem outras vertentes, aliás muito mais significativas, que dependem e serão fortemente prejudicadas com a subida do petróleo...
Assim, parece-me que o rumo mais fácil é fazer uma cobertura de risco, apostando (com uma pequena percentagem da carteira mas num produto alavancado) na subida do petróleo. O ideal era usar opções de prazo muito longo. Como isso exige a abertura de ums conta numa corretora estrangeira, estou a usar os futuros da GLOBEX/NYMEX disponíveis através do Carregosa Trader. Infelizmente só permitem a negociação do contrato de Julho...
Como demonstras profunda preocupação pelo que possa acontecer às tuas acções nos próximos anos devido à escalada do preço do petróleo, talvez fosse mais sensato posicionares-te em empresas que possam tirar mais proveito desse "final da era do petróleo", como tu lhe chamas. Empresas com bom know-how ou com grandes investimentos em R&D nas áreas das energias renováveis poderão ser um bom ponto de partida.
Podes ter a certeza que é isso que estou a tentar fazer...

Infelizmente é quase impossível faze-lo com acções portuguesas. As empresas que integram "apostas" nas energias não dependentes do petróleo (por exemplo a EDP ou a Semapa) tem tambem outras vertentes, aliás muito mais significativas, que dependem e serão fortemente prejudicadas com a subida do petróleo...
Assim, parece-me que o rumo mais fácil é fazer uma cobertura de risco, apostando (com uma pequena percentagem da carteira mas num produto alavancado) na subida do petróleo. O ideal era usar opções de prazo muito longo. Como isso exige a abertura de ums conta numa corretora estrangeira, estou a usar os futuros da GLOBEX/NYMEX disponíveis através do Carregosa Trader. Infelizmente só permitem a negociação do contrato de Julho...
Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
Ming, as minhas desculpas, mas penso que o que não faz sentido é a tentativa de explicar a evolução do mercado accionista em termos puramente racionais e puramente fundamentais. Isto pelo menos para um analista técnico.
A análise histórica vale o que vale. Para mim vale apenas para perceber que esta correlação negativa que de novo aparece, já existiu noutros tempos, possivelmente pelos mesmos motivos agora evocados,
pelo que o que agora se passa não é tão grande novidade como isso.
Como demonstras profunda preocupação pelo que possa acontecer às tuas acções nos próximos anos devido à escalada do preço do petróleo, talvez fosse mais sensato posicionares-te em empresas que possam tirar mais proveito desse "final da era do petróleo", como tu lhe chamas. Empresas com bom know-how ou com grandes investimentos em R&D nas áreas das energias renováveis poderão ser um bom ponto de partida.
Um abraço,
semprefrio
P.S. Em caso algum estou a desvalorizar a importância do preço do petróleo para o desenvolvimento económico global. Muito pelo contrário. Agora, o mercado accionista encontrará sempre motivos para descer e para subir. Por isso a sua previsão é tão difícil. Pelo menos para os comuns mortais.

A análise histórica vale o que vale. Para mim vale apenas para perceber que esta correlação negativa que de novo aparece, já existiu noutros tempos, possivelmente pelos mesmos motivos agora evocados,
pelo que o que agora se passa não é tão grande novidade como isso.
Um abraço,
semprefrio

Sinceramente não vejo muita relação entre o gráfico do petróleo e o NASDAQ.
Tivemos um Bull Rallie no petróleo que acompanhou as subidas dos mercados, quando começou a correcção dos mercados em geral o petróleo acompanhou também a desvalorização.
Agora mais recentemente vemos o petróleo a subir de novo para novos máximos, mas os mercados simplesmente não acompanham, pelas suas razões.
Apesar de terem razões em comum para subir ou descer, acabam por divergir em vários aspectos.
Tal como o Ming disse, o NASDAQ (e os outros índices de uma maneira geral) é feito de empresas "tecnológicas". Já não temos a supremacia das industrias tradicionais nos mercados financeiros.
Efectivamente afectam de "grosso modo" a inflação e por isso o medo das taxas de juro. Mas apenas quando a economia de um país vai bem de saúde (como é o caso dos Estados unidos da America).
Tivemos um Bull Rallie no petróleo que acompanhou as subidas dos mercados, quando começou a correcção dos mercados em geral o petróleo acompanhou também a desvalorização.
Agora mais recentemente vemos o petróleo a subir de novo para novos máximos, mas os mercados simplesmente não acompanham, pelas suas razões.
Apesar de terem razões em comum para subir ou descer, acabam por divergir em vários aspectos.
Tal como o Ming disse, o NASDAQ (e os outros índices de uma maneira geral) é feito de empresas "tecnológicas". Já não temos a supremacia das industrias tradicionais nos mercados financeiros.
Efectivamente afectam de "grosso modo" a inflação e por isso o medo das taxas de juro. Mas apenas quando a economia de um país vai bem de saúde (como é o caso dos Estados unidos da America).
Semprefrio:
Desculpa, mas essa análise "histórica" não faz sentido.
Tradicionalmente o petróleo não tem (ou não tinha) uma correlação inversa com o Nasdaq:
Enquanto o petróleo anda em níveis comuns (baixos), as suas oscilações são quase irrelevantes para um mercado financeiro essencialmente feito de empresas "tecnológicas".
Assim, só agora, a estes preços altos, é que se dá essa correlação inversa, e o motívo é óbvio:
A partir destes preços (e provavelmente já a estes preços...) subidas do petróleo tem dois efeitos determinantes:
1.
Aumentam a inflacção e portanto o risco de subida das taxas de juro.
2.
Podem causar de forma directa uma recessão económica.
Desculpa, mas essa análise "histórica" não faz sentido.
Tradicionalmente o petróleo não tem (ou não tinha) uma correlação inversa com o Nasdaq:
Enquanto o petróleo anda em níveis comuns (baixos), as suas oscilações são quase irrelevantes para um mercado financeiro essencialmente feito de empresas "tecnológicas".
Assim, só agora, a estes preços altos, é que se dá essa correlação inversa, e o motívo é óbvio:
A partir destes preços (e provavelmente já a estes preços...) subidas do petróleo tem dois efeitos determinantes:
1.
Aumentam a inflacção e portanto o risco de subida das taxas de juro.
2.
Podem causar de forma directa uma recessão económica.
Earthlings? Bah!
Agora, sim, percebi...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Semprefrio, não percebi a citação e o «vá-se lá saber porquê...».
É apenas uma forma de demonstrar acordo com a citação (se tal me for permitido) :
1. vá-se lá saber porquê (os mercados se movem nesta ou naquela direcção).
2. Como explicar a alternância dos períodos de correlação positiva com os de correlação negativa, neste caso com o petróleo?
3. Em termos de AT, o que interessa isso?
Espero que agora esteja mais claro.

sf
Petróleo
Claro que existe uma correlação entre o preço do petróeo e o mercado porque a variação desse preço tem uma relação directa com as empresas. O que parece concensual é que para já, mesmo que suba mais uns dólares, isso não compromete o crescimento da economia. Para a Europa (mais penalizada) poderá querer dizer menos meio ponto. Porém o que é verdade é que nos últimos tempos colou a onda (isto é por ondas)de vender quando o petróleo sobe e portanto, quando o Marco colocou aqui o post os gráficos mostravam o que estava a passar-se: Os futuros do petróleo a disparar e o povo a vender acções. A animação no petróleo esmoreceu, se volta ou não não sabemos, eu nunca tive tantas dúvidas e por isso continuo a achar que o melhor é estar fora com a ressalva já conhecida para umas nokias (poucas). Estas incertezas profundas ressultam de haver hipótese de não entendimento no quadro das Nações Unidas para o Iraque. É minha convicção que os Americanos (embora digam o contrário) querem ficar mais tempo. Se isto for verdade a instabilidade está para durar. Durando o petróleo sobe até soarem os tambores. Aí e só aí se encontra uma resolução conveniente?
Se os profissionais compram no fecho? isso deve ter dias. Eu, que de profissional nada tenho, limito-me a comprar um dia a qualquer hora em que preveja um futuro de menos risco. Neste momento o risco é elevado para qualquer entrada e portanto é um optima época para compras não virtuais.
A propósito, sabem que o Iraque, este tempo todo a jorrar petróleo para pagar a dívida, continua a dever, a dever... Este Mundo!
Se os profissionais compram no fecho? isso deve ter dias. Eu, que de profissional nada tenho, limito-me a comprar um dia a qualquer hora em que preveja um futuro de menos risco. Neste momento o risco é elevado para qualquer entrada e portanto é um optima época para compras não virtuais.
A propósito, sabem que o Iraque, este tempo todo a jorrar petróleo para pagar a dívida, continua a dever, a dever... Este Mundo!
Semprefrio, não percebi a citação e o «vá-se lá saber porquê...».
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Dizer que desta vez o mercado não sobe não por falta de força mas por causa do petróleo não faz sentido para um analista técnico pois a falta de força nunca é o motivo em si, é o resultado, quase a constatação de um facto.
Um analista técnico não se preocupa com as razões por detrás dos movimentos. Hoje não sobe por causa do petróleo, no passado foi por outra razão qualquer e futuras quedas (ou faltas de força para subir) dever-se-ão a outro motivo qualquer...
Para um analista técnico são todas iguais!
Vá-se lá saber porquê ...
Fica um gráfico que ilustra a(s) correlação(ões) petróleo / mercados accionistas!
Nota - escolhi o Nasdaq em detrimento do S&P para termos variações que se vejam.

Abraço,
semprefrio
- Anexos
-
- oil nasdaq.gif (23.05 KiB) Visualizado 925 vezes
Pois, eu compreendo.
E acho que em certa medida essa é uma abordagem que deve causar menos stress...
Por exemplo: Por causa da questão do petróleo eu estou muito preocupado com o que poderá acontecer ao longo dos próximos anos às minhas empresas/acções (isso é pouco mais que médio prazo, para o tipo de investimento em que eu mantenho 90% do meu dinheiro...).
E acho que em certa medida essa é uma abordagem que deve causar menos stress...
Por exemplo: Por causa da questão do petróleo eu estou muito preocupado com o que poderá acontecer ao longo dos próximos anos às minhas empresas/acções (isso é pouco mais que médio prazo, para o tipo de investimento em que eu mantenho 90% do meu dinheiro...).
Earthlings? Bah!
Bem, como é sabido, com ou sem petróleo, eu não estou lá muito optimista para os próximos meses...
Terá de ser o mercado a fazer-me mudar de ideias (até agora ainda não fez).
Repara: eu não estou a desvalorizar a tua conclusão, apenas eu não negoceio nem analiso com base nesses elementos.

Terá de ser o mercado a fazer-me mudar de ideias (até agora ainda não fez).
Repara: eu não estou a desvalorizar a tua conclusão, apenas eu não negoceio nem analiso com base nesses elementos.
Ming, eu percebi a tua resposta mas, repara, o que para ti é a escalada do Petróleo para mim é simplesmente a falta de força do mercado para subir.
Dizer que desta vez o mercado não sobe não por falta de força mas por causa do petróleo não faz sentido para um analista técnico pois a falta de força nunca é o motivo em si, é o resultado, quase a constatação de um facto.
Um analista técnico não se preocupa com as razões por detrás dos movimentos. Hoje não sobe por causa do petróleo, no passado foi por outra razão qualquer e futuras quedas (ou faltas de força para subir) dever-se-ão a outro motivo qualquer...

Dizer que desta vez o mercado não sobe não por falta de força mas por causa do petróleo não faz sentido para um analista técnico pois a falta de força nunca é o motivo em si, é o resultado, quase a constatação de um facto.

Já liquidei as minhas posições, virtuais e tudo
O mercado começou com um excelente arraque nas techstocks..
Tal como já li no livro "Trading for a Living" do Alexander Elder.
"Os amadores compram na abertura da sessão, os profissionais no fecho.."
Foi um típico caso dos "amadores" acreditarem no breakout e na inversão, e os "profissionais" a dizerem não e forçarem o mercado de volta aos valores iniciais..
Pensei nisto hoje, se tivesse agido mais cedo ainda era capaz de lucrar bem mais com o dia de hoje..
Ora bem, ficará para a próxima..
Talvez lá para o final da semana possamos ter um novo teste as resistências que hoje foram testadas..

O mercado começou com um excelente arraque nas techstocks..
Tal como já li no livro "Trading for a Living" do Alexander Elder.
"Os amadores compram na abertura da sessão, os profissionais no fecho.."
Foi um típico caso dos "amadores" acreditarem no breakout e na inversão, e os "profissionais" a dizerem não e forçarem o mercado de volta aos valores iniciais..
Pensei nisto hoje, se tivesse agido mais cedo ainda era capaz de lucrar bem mais com o dia de hoje..
Ora bem, ficará para a próxima..
Talvez lá para o final da semana possamos ter um novo teste as resistências que hoje foram testadas..
Para esclarecer melhor isto:
Posso dizer que se refere à influencia determinante do que está a acontecer com o petróleo nos mercados...
(E o que está a acontecer, é a progressiva tomada de consciência, por parte dos investidores mais conhecedores, de que a idade do petróleo está a chegar ao fim...)
Algumas pessoas podem recusar-se a ver as realidades, mas elas existem (e neste caso manifestam-se...) independentemente de serem (ou não)percebidas por todos...
Posso dizer que se refere à influencia determinante do que está a acontecer com o petróleo nos mercados...
(E o que está a acontecer, é a progressiva tomada de consciência, por parte dos investidores mais conhecedores, de que a idade do petróleo está a chegar ao fim...)
Earthlings? Bah!
MA:
Acho que o comportamento dos mercados americanos não tem nada a ver com uma força ou falta de força intrínseca.
Limitaram-se a acompanhar (em espelho) a cotação do petróleo...
Este gráfico não é o melhor, mas se imaginares a parte a azul dilatada (por ser a totalidade do dia) verás que corresponde a um espelho do comportamento do NASDAQ (e dos outros indices principais - S&P, DOW).
Algumas pessoas podem recusar-se a ver as realidades, mas elas existem (e neste caso manifestam-se...) independentemente de serem (ou não)percebidas por todos...
Acho que o comportamento dos mercados americanos não tem nada a ver com uma força ou falta de força intrínseca.
Limitaram-se a acompanhar (em espelho) a cotação do petróleo...
Este gráfico não é o melhor, mas se imaginares a parte a azul dilatada (por ser a totalidade do dia) verás que corresponde a um espelho do comportamento do NASDAQ (e dos outros indices principais - S&P, DOW).
- Anexos
-
- 1364.gif (15.45 KiB) Visualizado 1077 vezes
Earthlings? Bah!
Bem, a meia horinha passou-se e a situação não melhorou.
Sem querer ser alarmista, o gráfico tem bastante mau aspecto e a conclusão que retiro é que o mercado continua sem força para reagir em alta.
O Nasdaq depois de ter aberto em gap-up e a subir 1%, chegou a estar a valorizar 2% aproximadamente e acaba por anular tudo isso e por fechar em casa. O S&P acabou a fechar ligeiramente negativo.
Vejamos como reage a Europa amanhã mas este não é um bom pronúncio para o ressalto que estava em curso...
Sem querer ser alarmista, o gráfico tem bastante mau aspecto e a conclusão que retiro é que o mercado continua sem força para reagir em alta.
O Nasdaq depois de ter aberto em gap-up e a subir 1%, chegou a estar a valorizar 2% aproximadamente e acaba por anular tudo isso e por fechar em casa. O S&P acabou a fechar ligeiramente negativo.
Vejamos como reage a Europa amanhã mas este não é um bom pronúncio para o ressalto que estava em curso...
A ver vamos... (graf.nasdaq)
Ainda temos mais meia horinha de sessão e de resto, amanhã é outro dia.
Mas que isto tem um péssimo aspecto até ao momento, tem. A semelhança com o que se passou nos dias 10 e 11 deste mês é também ela notável.
A ver vamos...
Mas que isto tem um péssimo aspecto até ao momento, tem. A semelhança com o que se passou nos dias 10 e 11 deste mês é também ela notável.
A ver vamos...
- Anexos
-
- compx-20040519a.png (17.64 KiB) Visualizado 1131 vezes
23 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, AlfaTrader, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, iniciado1, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, trilhos2006, TTM62 e 53 visitantes