Excelente artigo, amigo Vasco.
As semelhanças com o estado actual das economias devem-nos fazer meditar e meditaste muito bem.
De qualquer forma não me parece que as semelhanças sejam assim tão completas.
valves Escreveu:os EUA hoje têm defices gemeos brutais e onde é que está o Stock dessa divida ? é simples está nos bancos asiaticos especialmente no chinês que vende produtos aos States e lhes compra a divida
Neste mundo global em que vivemos põe-se sempre uma grande dúvida: a riqueza criada nesses países emergentes pertence-lhes de facto ou está nas mãos das subsidiárias das grandes multinacionais?
Se for assim o déficit não é tão real como parece e os stocks que suportam o dollar afinal existem embora estejam camuflados.
valves Escreveu:o banco central chinês pode simplesmente querer diversificar as suas reservas. e como ? vendendo aquilo que tem excesso - dolares americanos - e comprando ouro que em termos absolutos até está barato. Ora meus amigos então se esse o caso preparem-se para uma queda do dolar nos tempos vindoiros uma subida generalizada do Ouro e um afundanço dos mercados americanos levando todos os outros por arrastos.
Actualmente a realidade é outra. Já não estamos sujeitos á dualidade dollar-ouro e existe uma terceira opção muito válida: o Euro.
Não me parece que eles troquem dollares por ouro...Será muito mais lógico que os troquem por Euros.
Pode ser credível que haja uma desvalorização do dollar (pelo menos para equilibrar importações/exportações), pode ser expectavel uma subida do Euro (por passar a ser mais utilizado como Reservas pelos Bancos Centrais), mas não haverá uma subida tão acentuada do Ouro.
E, se são as subsidiárias das grandes multinacionais quem obtém os lucros, porque cairão os mercados dos States?
Parece mais lógico que as acções subam para compensar a queda do dollar. Se a houver...
Um abraço,
JAS