Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A construção de um cenário alternativo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 21/5/2004 15:10

Esqueci-me de uma coisa: como tu, eu também penso que estamos num período de arranque das economias que estarão em alta até (mais coisa menos coisa) aos anos que apontaste, mas no último mês apenas comprei umas acções da PTM na segunda e já as vendi ontem...

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: A construção de um cenário alternativo

por artista_ » 21/5/2004 15:07

Excelente artigo, pelo menos para reflexão... ainda assim gostaria de contrapor o seguinte trecho:

valves Escreveu:Qualquer jogador de bolsa actua com base num cenário de longo prazo produto da visão que ele próprio tem de uma realidade macro económico que enquadra e vai determinar a direcção primária do mercado.
Vasco

A expressão "jogador" não me parece própria já que eu não jogo com dinheiro (a não ser uns "tostões" por brincadeira) logo a Bolsa não será concerteza um "jogo"...

Quem usa a AT pouco lhe importa a realidade económica, muito menos a sua opinião sobre a evolução futura da mesma, ela deverá estar reflectida nos gráficos... independentemente de acreditares ou não na AT quem a usa não "joga" na bolsa com base em quaisquer dados económicos!

1 abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: tarefa gigantesca

por JAS » 21/5/2004 12:40

Prantelhana Escreveu:O grande desastre para o dólar seria a sua substituição nos negócios do petróleo pelo euro.

Grande verdade...

Prantelhana Escreveu:Há quem diga que o Iraque foi invadido para estancar essa contaminação.

Sempre acreditei nisso.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

tarefa gigantesca

por Prantelhana » 20/5/2004 19:32

Caro amigo Valves

O futuro traçado desse modo mete respeito. Se a longo prazo estamos todos mortos,diria que com esse cenário, a morte vem no curto. Não é nada que não possa acontecer e fazes bem em meditar sobre ele,só que se formos analisar coisas tão complexas,só por sorte acertamos na muche. Os batalhões de economistas do FED e de outros organismos internacionais tudo farão para combater esse cenário.Por exemplo: o FMI há anos que vem domando as crises cambiais que têm acontecido e foi criado para isso. Conseguiria alguém domar o "bicho" nessas condições? Na minha opinião só um cenário de guerra generalizada pode conduzir o mundo para esse caminho.

De facto,não seria só a América a entrar em crise de tal modo as economias estão ligadas.Se a China é que tem os dólares,o seu interesse é valorizá-los;na venda directa ou no apoio ás exportações e não trocálos por uma mercadoria (ouro). A época do ouro está a passar .Hoje tem mercadorias mais valiosas em época de crise; a maior de todas é o Petróleo. Este sim, quem o tiver ou dominar as jazidas , pelo menos durante 10,tem na mão uma mercadoria poderosa.

Por alguma razão os USA....Outra "mercadoria" mais valiosa que o ouro é o potêncial da massa cinzenta,em ambas os USA estão bem servidos. Vamos ver qual delas vai ser a mais valiosa.

Na minha opinião é a "massa cinzenta"num período a mais de 10 anos conseguirá criar a alternativa a esta mercadoria.Creio que o Jas tem razão em apontar o poder das multinacionais americanas como um factor de influência na contenção do dólar.

Esta baixa do dólar tem-lhes permitido explorar mercados em que o dólar não entrava e eles vão regressar para a américa no periodo devido. Quando os mercados estão Globalizados os grandes levam vantagem,embora os pequenos também possam melhorar a sua condição como acontece na China com a ocupação da mão de obra ou até em Portugal.

O grande desastre para o dólar seria a sua substituição nos negócios do petróleo pelo euro. Há quem diga que o Iraque foi invadido para estancar essa contaminação. Por alguma razão o petróleo está a 40 dólares e quando começou a guerra no Iraque estava o petróleo da venezuela em greve. Não achas muita coincidência?
Prantelhana

por valves » 20/5/2004 15:32

Viva JAS

Jas escreveu :

Ao desvalorizar-se o dollar as participações das multinacionais americanas no estrangeiro valorizam-se. Por esse simples facto as suas acções valerão mais dollares, não é verdade?
Isto independentemente de todos os movimentos normais dos mercados. Ascendentes ou descendentes.

Sim tu tens razão quando dizes isso só que neste caso trata -se de colocar 2 pesos numa balança e ver para que lado é que ela pende :

Para o lado ascendente tens o factor que referiste mas para o lado descendente tens a recessão económica provocada pelo défice em bola de Neve.

Em 1974 a balança pendeu fortemente para o lado descendente

Repara tal como eu referi isto não passa de mais um cenário que eu tracei fruto de algumas ideias que ouvi recentemente pois é minha convicção embora obviamente reversivel de que estamos a iniciar um bull market que se irá prolongar até 2007/8

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re: ERRATA

por JAS » 20/5/2004 15:12

valves Escreveu:se o banco central substituisse o dolar pelo Euro isso provocaria uma subida exponencial do Euro

Os bancos centrais tinham, e ainda têm, as suas reservas baseadas no dueto dollar-ouro.
Eram reservas estáveis pois é sabido que eles variam inversamente.

Ao ser introduzida a 3ª opção chamada Euro o problema da estabilidade complica-se...
Ninguém irá substituir totalmente o dollar pelo euro.
Apenas irão meter alguns Euros nas reservas e, consequentemente, o Euro irá subir face ao dollar.
No longo prazo, é claro.

JAS Escreveu:Parece mais lógico que as acções subam para compensar a queda do dollar.

Ao desvalorizar-se o dollar as participações das multinacionais americanas no estrangeiro valorizam-se. Por esse simples facto as suas acções valerão mais dollares, não é verdade?
Isto independentemente de todos os movimentos normais dos mercados. Ascendentes ou descendentes.

JAS

JAS

ERRATA

por valves » 20/5/2004 12:06

banco chinês de repente substituisse o Dolar pelo Ouro como reserva de valor isso poderia provocar uma subida exponencial do Euro

O que eu queria dizer era que se o banco central substituisse o dolar pelo Euro isso provocaria uma subida exponencial do Euro
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por valves » 20/5/2004 12:01

Olá Viva bom dia aos dois. bem gostaria primeiro de dizer que este artigo que eu escrevi foi mais uma sistematização de informações que ouvi muito recentemente acompanhado de alguma investigação económica que fiz ontem e que me permitiu escrever este artigo decerto com alguns erros e imperfeições de analise.
Posto isto passamos então ao debate de ideias.

JAS disse

Neste mundo global em que vivemos põe-se sempre uma grande dúvida: a riqueza criada nesses países emergentes pertence-lhes de facto ou está nas mãos das subsidiárias das grandes multinacionais?
Se for assim o déficit não é tão real como parece e os stocks que suportam o dollar afinal existem embora estejam camuflados.

Bem excelente questão porque de facto se a riqueza criada nesses países é depois redireccionada sobre a forma de lucros exportados para os países onde as multinacionais estão sediadas então no fundo entre o fluxo e refluxo de capitais poder-se ia estabelecer um equilibrio.
No entanto 2 factos são indesmentiveis por um lado o Fed Norte americano tem aumentado exponencialmente a emissão da divida publica que é emitida em dolares que são injectados nos sistemas financeiros. Por outro lado também é um facto que muita dessa divida publica que é emitida em dolares tem sido tomada firme pelos bancos centrais asiaticos e especialmente o chinês o que de alguma forma confirma a tese que alguma da riqueza criada na china permanece lá e não retorna ás economias desenvolvidas sobre a forma de lucros exportados das multinacionais.

JAS disse

Actualmente a realidade é outra. Já não estamos sujeitos á dualidade dollar-ouro e existe uma terceira opção muito válida: o Euro.

Não me parece que eles troquem dollares por ouro...Será muito mais lógico que os troquem por Euros.

Pode ser credível que haja uma desvalorização do dollar (pelo menos para equilibrar importações/exportações), pode ser expectavel uma subida do Euro (por passar a ser mais utilizado como Reservas pelos Bancos Centrais), mas não haverá uma subida tão acentuada do Ouro.

Bem de certa forma tens muita razão qualquer banco central gosta de diversificar as suas reservas de valor e neste caso o Euro aparece como uma alternativa válida embora mesmo partindo do princio de que aquilo que disseste é muito valido numa prespectiva de diversificação de reservas o banco central de chinês não deixará de aumentar a sua procura de ouro conduzindo logicamente ao seu aumento de valor até porque se o banco chinês de repente substituisse o Dolar pelo Ouro como reserva de valor isso poderia provocar uma subida exponencial do Euro o que a meu ver prejudicaria grandemente a competitividade das economias europeias
ou seja a substituição do Dolar pelo Ouro era de alguma forma mais neutra para o equilibrio do comercio internacional.

JAS disse :

Parece mais lógico que as acções subam para compensar a queda do dollar. Se a houver...

JAS em 1974 O Dow Jones caiu não pela queda do dolar mas pelo afundanço da economia Americana provocada pelo aumento em bola de Neve dos Defices Gémeos se assim for o Dow no futuro próximo cairá pela mesma razão e não propriamente pela queda do dolar.

Djovarius disse :

vocês compram os nossos produtos e nós compramos os vossos títulos de dívida" já foi testada com sucesso entre a Europa e os EUA no passado, com o desenvolvimento da Europa bem à vista.
Agora são outros a fazer o mesmo

Djovarius muito bem dito não nos podemos é que essa relação de troca que permitiu todo o crescimento da Europa nas décadas 60 e 70 com sucesso foi também o germen que provocou a crise de 1974 e do modelo de Bretton Woods

Um Abraço aos dois

Vasco

por djovarius » 19/5/2004 21:51

Muito bem, gostei caro Vasco.

Mas posso aqui esclarecer um ponto:
Aquilo que a China e outros asiáticos fazem, já não é novo.
Essa política de "vocês compram os nossos produtos e nós compramos os vossos títulos de dívida" já foi testada com sucesso entre a Europa e os EUA no passado, com o desenvolvimento da Europa bem à vista.
Agora são outros a fazer o mesmo.

Quanto aos défices norte-americanos, deles diz-se que têm de ser sanados, que os EUA necessitam de atrair diariamente US$ 1.500 milhões !!

Mas eu pergunto: o que é que acontece se isso não acontecer ?
É mais um dos grandes mitos dos mercados!

Isto dá pano para mangas !!

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Re

por JAS » 19/5/2004 20:44

Excelente artigo, amigo Vasco.

As semelhanças com o estado actual das economias devem-nos fazer meditar e meditaste muito bem.

De qualquer forma não me parece que as semelhanças sejam assim tão completas.

valves Escreveu:os EUA hoje têm defices gemeos brutais e onde é que está o Stock dessa divida ? é simples está nos bancos asiaticos especialmente no chinês que vende produtos aos States e lhes compra a divida

Neste mundo global em que vivemos põe-se sempre uma grande dúvida: a riqueza criada nesses países emergentes pertence-lhes de facto ou está nas mãos das subsidiárias das grandes multinacionais?
Se for assim o déficit não é tão real como parece e os stocks que suportam o dollar afinal existem embora estejam camuflados.

valves Escreveu:o banco central chinês pode simplesmente querer diversificar as suas reservas. e como ? vendendo aquilo que tem excesso - dolares americanos - e comprando ouro que em termos absolutos até está barato. Ora meus amigos então se esse o caso preparem-se para uma queda do dolar nos tempos vindoiros uma subida generalizada do Ouro e um afundanço dos mercados americanos levando todos os outros por arrastos.

Actualmente a realidade é outra. Já não estamos sujeitos á dualidade dollar-ouro e existe uma terceira opção muito válida: o Euro.

Não me parece que eles troquem dollares por ouro...Será muito mais lógico que os troquem por Euros.

Pode ser credível que haja uma desvalorização do dollar (pelo menos para equilibrar importações/exportações), pode ser expectavel uma subida do Euro (por passar a ser mais utilizado como Reservas pelos Bancos Centrais), mas não haverá uma subida tão acentuada do Ouro.

E, se são as subsidiárias das grandes multinacionais quem obtém os lucros, porque cairão os mercados dos States?
Parece mais lógico que as acções subam para compensar a queda do dollar. Se a houver...

Um abraço,
JAS

A construção de um cenário alternativo

por valves » 19/5/2004 12:30

Bem meninos hoje temos que falar infelizmente de coisas sérias. Qualquer jogador de bolsa actua com base num cenário de longo prazo produto da visão que ele próprio tem de uma realidade macro económico que enquadra e vai determinar a direcção primária do mercado. ( o que é obviamente independente das direcções secundárias e terciárias do mercado ) nos ultimos dias tenho falado com pessoas que têm uma prespectiva fundamentalmente distinta daquela que eu tenho e que já varias vezes tenho aqui referido e que é a de que estamos num ano tipo 1994 a iniciar mais um ciclo de crescimento económico que acabará lá para o ano de 2008 e em que obviamente vai implicar uma direcção de ascendente de longo prazo para os mercados de capitais até 2007/2008. esta continua a ser sem sombra de duvida a minha convicção. Agora tal como o General Loureiro dos Santos defende, uma boa estratégia de actuação passa sempre por definir pelo menos um cenário alternativo para eventualmente estarmos prevenidos no caso da nossa visão estar errada. e eu como bom jogador que sou considero sempre essencial que se equacionem cenários alternativos para de alguma forma não ser apanhado em contrapé neste jogo fascinante e divertido que é o jogo da bolsa.
Para equacionar o cenário alternativo peço a todos o que me estão a ler que andem para trás uns bons 30 anos como é sabido logo a seguir á 2ª Guerra mundial a Europa Ocidental iniciou um crescimento económico que se viria a prolongar por toda a década 50 e 60 ora o culminar deste processo dá se já no final dos anos 60 quando se assistiu a um endividamento brutal dos EUA a comprar os produtos produzidos na Europa isto fez com que nas reservas monetárias dos bancos centrais mundiais e especialmente europeus se tivesse acumulado um Stock brutal de dolares - que não eram mais do que o stock da divida externa ( que ainda por cima tinha a particularidade de ser convertivel em ouro junto da Reserva Federal Americana)ora com o defice externo americano a aumentar em expiral e os bancos centrais do resto do mundo a acumular dolares houve uma tentativa da parte destes em diversificar as suas reservas de valor procurando Ouro bem a primeira coisa que lhes passou pela cabeça foi já que tinham tantos dolares e que ainda por cima eram convertiveis em ouro foram ter com a reserva federal americana para trocar os dolares pelo vil metal. A porra toda é que o fed simplesmente não tinha o vil metal para satisfazer a procura, no meio de panico generalizado o Fed declara a inconvertibilidade do Dolar que desvaloriza logo nos mercados cambiais que nem uma bomba por outro lado o preço do ouro dispara e para a ajudar a festa o preço do barril do petroleo estava bastante alto. Consequencias da brincadeira : em 1974 o PIB americano vai-se abaixo e naquele ano houve recessão á seria. O dow Jones dá um dos maiores tombos caiundo de 900 para 570 quase 40%. Mas agora perguntam-me voçês o que é que esta pequenina história tem a ver com o presente : é simples os EUA hoje têm defices gemeos brutais e onde é que está o Stock dessa divida ? é simples está nos bancos asiaticos especialmente no chinês que vende produtos aos States e lhes compra a divida ora esta bola de neve pode ter o mesmo resultado que há 30 anos atrás o banco central chinês pode simplesmente querer diversificar as suas reservas. e como ? vendendo aquilo que tem excesso - dolares americanos - e comprando ouro que em termos absolutos até está barato. Ora meus amigos então se esse o caso preparem-se para uma queda do dolar nos tempos vindoiros uma subida generalizada do Ouro e um afundanço dos mercados americanos levando todos os outros por arrastos.
Ontem em conversa disseram -me para estar preparado para um bear forte e eu como um bom player que sou prefiro desenhar cenários alternativos e planear estratégias para cada um dos cenários

Um abraço

Vasco

Quem está ligado: