Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Factos Relevantes 18 Maio - Empresas & Sectores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Patdav » 18/5/2004 12:54

Euronext Lisbon sobe em correcção técnica

18/05/2004 12:48

Euronext Lisbon sobe em correcção técnica
A bolsa nacional seguia com ganhos pela primeira vez em três sessões, com uma correcção considerada técnica pelos especialistas contactados pelo Negócios.pt. O PSI-20 avançava 0,58%.

O PSI-20 [PSI20] cotava nos 7.172,44 pontos, com 10 acções a valorizarem, seis em queda e quatro inalteradas.

A Electricidade de Portugal (EDP), [EDP] seguia a somar 0,46% para os 2,20 euros, a liderar a liquidez do PSI-20, com perto de sete milhões de valores a mudarem de carteira. Filipe Almeira, da ProBolsa, considera esta recuperação «normal depois de quase três semanas e meia de quedas. Pode-se falar de uma correcção meramente técnica, uma vez que não existem notícias de relevo a impulsionar os papéis».

Na opinião deste especialistas, «o petróleo está a aliviar dos máximos atingidos ontem, quando atingiu os 41,85 dólares por barril, mas esta descida só teria um efeito, psicológico e financeiro, benéfico para os mercados se descesse abaixo da barreira dos 40 dólares por barril. Como isso não aconteceu, a descida não é muito relevante para o sentimento do mercado».

José Garcia, da BNC Dealer, adianta que «estamos a ter um dia muito calmo, sem grande história para contar. A destacar na praça nacional temos a Portugal Telecom, que recupera das fortes quedas dos últimos dias, mas também não tem nenhuma notícia a suportá-la».

A Portugal Telecom [PTC] somava 1,95% para os 8,36 euros, depois de ontem ter encerrado nos 8,20 euros. Até ao momento foram negociadas mais três milhões de acções. A subsidiária PT Multimédia seguia a avançar 0,72% para os 16,70 euros por acção.

Na banca, o Banco Comercial Português [BCP] seguia inalterado nos 1,91 euros, com pouco mais de duas milhões acções negociadas, com as notícias das negociações entre o maior banco privado português e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) para a alienação do segmento não-vida da Seguros e Pensões, a dominar as atenções.

O Banco BPI [BPIN] subia 1,71% para os 2,98 euros, depois de ontem ter anunciado em comunicado que alienou 16,7% do capital da Cosec à Euler Hermes, do Grupo Allianz, reduzindo assim a sua posição no capital da companhia de seguros de créditos para 50%, ficando a sua parceira com uma posição de 41%.

Por seu lado, o Banco Espírito Santo [BESNN] seguia inalterado a marcar 13,65 euros.

A Media Capital subia 2,56% para os 4,00 euros por título. A Caixa BI divulgou esta semana um estudo onde avalia a Media capital em 397,9 milhões de euros, considerando que o preço justo para as acções é de 4,8 euros, acima da actual cotação e dos 4,35 euros definidos na oferta pública inicial (IPO).

As acções da Inapa â¿¿ Investimentos, Participações e Gestão seguiam inalteradas face ao fecho de ontem, a marcar 3,09 euros por acção, após ter anunciado que o grupo vai abrir o capital da participada Inapa Suíça em 32,5% ao grupo local Baumgartner Papiers Holding, que entrará na parceria através da Baumgartner Papier, a integrar pela sucursal da portuguesa, anunciou ontem a empresa.
..........................
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 25/11/2002 22:19
Localização: Porto

Factos Relevantes 18 Maio - Empresas & Sectores

por TRSM » 18/5/2004 12:50

Factos Relevantes 18 Maio - Empresas & Sectores

(EDP:LIS) A Hidrocantábrico (da qual a EDP detém 40%), e a Caja Madrid vão juntar as suas actividades na área das energias renováveis na Genesa - Produções Especiais, uma sociedade cujo capital será detido em 80% pela eléctrica espanhola e em 20% pela Caja. A empresa irá incorporar a Sinae, também dedicada às energias renováveis e da qual a Caja Madrid e a Hidrocantábrico já eram accionistas. Além de continuar a gerir os negócios na área da cogeração, à semelhança do que fazia anteriormente quando era totalmente controlada pela Hidrocantábrico, a Genesa tem agora como missão prioritária explorar toda a produção eléctrica em regime especial, sobretudo a eólica. Com um plano de investimentos superior a Eur700Mn, a Genesa prevê alcançar, até 2007, cerca de 850 MW de potência neste tipo de energias e um resultado bruto de exploração na ordem dos Eur120Mn. Para 2004, a Genesa projecta gastar Eur256Mn, quatro vezes mais do que o esforço financeiro realizado no exercício anterior pelas sociedades agora incorporadas na nova empresa, valor que se fixou em Eur64Mn. Face ao plano de investimento apresentado, não se espera impacto sobre a EDP.

(NBA:LIS) A Novabase lançou um aumento de capital, destinado aumento das remunerações dos trabalhadores e administradores da empresa e das suas associadas, no âmbito do Plano de Opção de Compra de Acções e no Plano de Opções de Subscrição e/ou Aquisição de Acções. A tecnológica reforçará até ao máximo de 8,68% (2.453.953 acções) o seu capital, que actualmente ascende aos Eur14,1Mn, a um valor nominal de Eur0,50 / acção. Dado que os preços de subscrição variam entre os Eur4.96 e os Eur10.4, o montante a ser subscrito deverá ficar-se por cerca de 1.66 milhões de acções. Não se espera impacto em termos de cotação, dado ser uma operação já aguardada pelo mercado.

(IPR:LIS) A Impresa anunciou a aquisição dos 50% que ainda não detinha na Mediger, empresa que detém o jornal Auto Sport, por Eur0.653Mn. Após concluída esta operação, a Impresa passará a deter a totalidade do capital social da Mediger. Apesar desta aquisição ser interessante, a sua dimensão é pouco relevante.

(BPI:LIS) O BPI anunciou um acordo com o Grupo Euler Hermes para uma parceria estratégica na gestão da COSEC. Na sequência deste acordo, o BPI alienou 16.7% das acções representativas do capital da COSEC reduzindo a sua participação para 50%, enquanto o Euler Hermes sobe a sua participação para 41%. Apesar de ainda não ter sido revelado o montante envolvido nesta operação, consideramos que o seu impacto é pouco significativo uma vez que, utilizando os valores da última transacção, chegamos a um valor de venda na ordem dos Eur5Mn.

Utilities. O Governo anunciou ontem que a ?holding? Águas de Portugal (AdP) vai dispersar 49% do seu capital no mercado de capitais até ao final de 2005. O ministro do Ambiente, Amilcar Theias afirmou que a AdP irá aumentar o seu capital social dos actuais Eur400Mn para Eur1Bn e que a alienação dos 49% será realizada junto de investidores institucionais e particulares. A estratégia passa pela manutenção de um centro de decisão nacional num sector estratégico, retirando intervenção política na gestão.

(ALS:PAR) A Comissão Europeia e a Alstom delinearam um acordo preliminar que visa a recuperação da empresa que inclui, segundo a imprensa: (1) um aumento de capital entre Eur2Bn a Eur2.5Bn, que será em parte financiado pelos bancos e em parte pelo mercado. A parcela financiada pela banca será realizada através da conversão de dívida por capital; (2) o Estado francês também vai participar na conversão de capital por dívida, aumentando a sua participação na Alstom; (3) a emissão de um empréstimo obrigacionista no valor de Eur8Bn; (4) a venda de activos poderá ascender a Eur1.3Bn e deverá apenas incluir os não estratégicos. Ainda segundo a imprensa, a Alstom não deverá fazer acordos com a Areva e a Siemens. O acordo final deverá ser conhecido apenas no final da semana.

(SIE:FRA) Segundo a imprensa alemã, a Siemens poderá ter de reavaliar, aumentando as perdas potenciais relacionadas com as falhas estruturais das suas carruagens ?Combino?. O valor inicialmente esperado para este write-down era de Eur368Mn.

(ALV:FRA) A Goldman Sachs reviu em alta as expectativas de EPS para 2004 da Allianz em 11%.

(BAY:FRA) A Morgan Stanley reviu em alta a recomendação da Bayer para overweight. Banca. A Merrill Lynch encontra boas oportunidades de compra na banca europeia. Selecciona o Credit Suisse, a Depfa, a Intesa, a Nordea e o Royal Bank of Scotland como os títulos que têm o maior potencial de valorização (entre 25% e 45%). Energia. Após 5 dias de subida, o preço do petróleo arrefeceu. Ontem o contracto de Junho no NYMEX atingiu um novo máximo nos $41.85/barril, mas no after-market o preço arrefeceu, estando a transaccionar nos $41.17. Aguarda-se com expectativa pelo número das reservas de gasolina nos EUA a serem reveladas amanhã.

(A:NYS) A Agilent Technologies apresentou resultados do 2ºtrimestre fiscal. Excluindo extraordinários, o EPS foi de $0.24, em linha com o esperado. As vendas cresceram 25%, atingindo $1.83Bn e superando o consenso, que apontava para $1.69Bn. As encomendas de chips para telemóveis com câmaras mais que triplicaram. As previsões da fabricante de instrumentos de teste científicos para este trimestre foram optimistas, esperando receitas entre $1.8Bn e $1.9Bn (vs consenso de $1.71Bn) e EPS, excluindo extraordinários, entre $0.25 e $0.30 (vs consenso de $0.25). Subiu 2.7% after-hours.

(CSC:NYS) A Computer Sciences apresentou resultados do 4ºtrim. fiscal. Os lucros da fornecedora de serviços de computadores atingiram os $162.7Mn, ou $1.01 por acção, superando os $1.00 esperados. As vendas cresceram 30%, atingindo $4.00Bn, superando o consenso que apontava para $3.75Bn, beneficiando do aumento das vendas para o Departamento de Defesa. Subiu 5% after-hours.

(MLNM:NAS) A Millennium Pharmaceutical anunciou resultados positivos nos testes sobre o seu novo medicamento para quimioterapia ?Velcade?, desenvolvido em conjunto com a Johnson&Johnson. Subiu 17% after-hours.

(LU:NYS) Segundo o Wall Street Journal, a SEC poderá vir a aplicar uma multa de $25Mn à Lucent, devido à falta de colaboração nos inquéritos que visavam descobrir se teria contabilizado indevidamente $1Bn em receitas.


2004/05/18 - 11:04


voltar
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, AlfaTrader, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, iniciado1, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, trilhos2006, TTM62 e 53 visitantes