Página 1 de 2

MensagemEnviado: 18/5/2004 21:24
por soeirinho




EUA fecham em alta

18-5-2004 21:4



Os mercados norte-americanos encerraram em terreno positivo, recuperando das maiores perdas do ano, depois dos retalhistas como a Home Depot Inc., a J.C. Penney Co. e a Staples Inc. terem apresentado ganhos mais altos do que era esperado.
Um relatório económico mostrou que a construção de novas casas nos EUA caiu 2,1 por cento em Abril, anunciou o Departamento do Comércio.

A Home Depot somou 3,44 por cento. A sua receita foi de 49 cêntimos por acção, batendo os 43 cêntimos estimados numa sondagem.

A J.C. Penney subiu 6,68 por cento. O seu lucro aumentou para 38 cêntimos por acção.

A Staples avançou 8,07 por cento. Os seus resultados de primeiro trimestre cresceram para 25 cêntimos por acção.

A Millennium Pharmaceuticals Inc. valorizou 6,86 por cento. Um estudo demonstrou que a medicina praticada pela companhia ajudava as pessoas, com um determinado tipo de cancro no sangue, a viver mais tempo do que outras que recebiam outros tratamentos. BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 21:23
por soeirinho






Petróleo cai com receios que as reserva nos EUA tenham subido na semana passada

18-5-2004 17:44



O preço do petróleo desce de um valor recorde, com os receios de que o relatório do governo vá mostrar, amanhã, que os inventários de combustível subiram na semana passada.
O crude tem atingindo valores recordes devido às preocupações com as reservas de gasolina nos EUA e com as tensões no Médio Oriente. O relatório esperado para amanhã do Departamento de Energia deve divulgar um aumento dos stocks de petróleo, gasolina e combustíveis distilados nos EUA, afirmam os analistas.

O contrato para Junho no IPE-Brent segue a perder 1,90 por cento para os 37.18 dólares por barril.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 21:22
por soeirinho




Bolsas europeias fecham em alta com companhias aéreas a recuperar

18-5-2004 17:7



Os títulos europeus encerraram em terreno positivo, depois de atingirem o mínimo do ano ontem. A Air France AS liderou os ganhos das companhias aéreas, depois de ter inesperadamente reportado o lucro trimestral.
A Air France, a maior companhia aérea europeia, perdeu 0,32 por cento. A transportadora reportou um lucro de 13 milhões de euros, contra os 103 milhões de euros de prejuízo do ano anterior.

O Celltech Group Plc subiu 24,02 por cento, depois da UCB SA afirmar que vai comprar a companhia por 1.53 mil milhões de libras. A UCB desceu ... por cento.

A VNU cresceu 2,64 por cento. a empresa disse que pode vir a vender a sua unidade de directórios telefónicos, a qual pode vir a valer cerca de dois mil milhões de euros.

Os índices europeus encerraram positivos. O Ibex somou 0,69 por cento; o Cac ganhou 0,45 por cento; o MIB valorizou 0,44 por cento; o Footsie cresceu 0,26 por cento; e o Dax aumentou 0,93 por cento.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 21:21
por soeirinho
Bolsa nacional fecha em alta com PT a sustentar a sessão

18-5-2004 16:34



A bolsa nacional encerrou a sessão positiva em linha com as outras praças europeias. A sustentar a recuperação esteve a Portugal Telecom, apesar de, ainda, estar em recuperação técnica.
Assim, a PT subiu 2,44 por cento, liderando as subidas da sessão.

A EDP manteve-se estável nos 2.19 euros por acção, com mais de 12 milhões de acções transaccionadas.

No sector da banca, o BCP aumentou 1,05 por cento, o BES somou 0,37 por cento e o BPI liderou os aumentos com 3,41 por cento. Este anunciou a venda de 16,7 por cento da Cosec.

A SonaeCom, também recuperou e fechou a valorizar 1,75 por cento.

A Impresa recuou 1,27 por cento, ao comprar 50 por cento da Mediger à Cofina, conseguindo, assim, a totalidade do capital da empresa.

O PSI-20 encerrou a ganhar 1,03 por cento para os 720480 pontos.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 21:20
por soeirinho
Grupo Rangel vai adquirir empresa em Espanha por 10 ME

18-5-2004 19:30



O Grupo Rangel vai comprar uma empresa de logística e distribuição em Espanha, de modo a conseguir alargar o seu negócio no mercado vizinho. Esta aquisição vai rondar os cerca de 10 milhões de euros, anunciou o presidente do grupo, Eduardo Rangel.
Depois da inauguração do novo pólo logístico no Montijo, o executivo afirmou que o objectivo da introdução em Espanha é fazer “entregas em toda a Península Ibérica e uma gestão integrada dos dois mercados”. A decisão final deve vir a ser tomada até ao fim deste ano.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 21:19
por soeirinho




PRIME ajuda 20 projectos centrais eólicas no valor de 273 ME

18-5-2004 19:8



O PRIME possibilitou a assinatura de 20 projectos de centrais eólicas no valor de 273 milhões de euros (ME) e uma instalação de potência de cerca de 244,5 MW, divulgou o Ministério da Economia.
Com a medida de Apoio ao Aproveitamento do potencial Energético e Racionalização de Consumos, o PRIME já conseguiu apoiar 68 projectos de energias renováveis.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 21:18
por soeirinho






Galp faz acordo com Caja Madrid para combustíveis

18-5-2004 18:49



A Galp vi assinar um acordo com a Caja Madrid para que seja possível atribuir descontos a quem vá abastecer de combustíveis com o cartão de crédito espanhol, anunciou a Galp.
A parceria vai estar em vigor entre 1 de Junho e 31 de Dezembro em toda a rede Galp em Espanha. A instituição bancária espera ter envolvidos nesta operação mais de 1,4 milhões de cartões.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 21:18
por soeirinho




Somague quer concorrer à privatização da AdP

18-5-2004 15:57



A Somague quer concorrer à privatização da águas de Portugal (AdP), anunciou o presidente da AGS, empresa da subholding Somague Ambiente.
O grupo afirmou que à muito que esperava este anúncio e que pretende lançar as suas propostas, de modo a obter “uma forte participação no processo”.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 21:15
por soeirinho




Mony vendida à AXA por 1.5 mil milhões

18-5-2004 18:23



Os accionistas do grupo Mony aprovaram a venda da seguradora à francesa AXA por 1.5 mil milhões de dólares, acabando com a batalha de oito meses, que oponha três dos quatro maiores accionistas da empresa à aquisição.
Os accionistas afirmavam que esta aquisição iria enriquecer os executivos da companhia à custa dos restantes accionistas.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 21:15
por soeirinho




VNU pretende vender directórios telefónicos

18-5-2004 15:30



A VNU planeia vender a sua unidade de directórios telefónicos, um negócio que os analistas estimam que possa vir a render pelo menos 2 mil milhões de euros. Esta operação tem como objectivo reduzir o débito da companhia e balançar a folha de balanços, anunciou o presidente da empresa em conferência de imprensa.
A companhia é a última das grandes telefónicas europeias a vender as suas páginas amarelas, de modo a conseguir angariar capital.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 15:12
por soeirinho


Deere sobe resultados em 86% no 2ºtrim.

18-5-2004 14:58



A Deere & Co., o maior fabricante de equipamento para quintas, anunciou que o seu lucro de segundo trimestre aumentou 86 por cento, à medida que os agricultores começaram a gastar mais e os consumidores a comprar mais tractores e equipamento relacionado com a agricultura. A companhia aumentou as suas estimativas para o ano.
As receitas do trimestre que terminou em Abril, cresceram para 477,3 milhões de dólares, contra os 256,9 milhões de dólares do ano passado. As vendas aumentaram cerca de 34 por cento.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 15:11
por soeirinho




EUA: Construção Novas Habitações abaixo do esperado

18-5-2004 13:26



A construção de novas habitações desceu 2,1 por cento para um ritmo anual de 1,97 milhões de habitações, em Abril, segundo dados do Departamento do Comércio.
As licenças de construção, considerado um indicador precursor, subiu cerca de 1,2 por cento para 2 milhões de habitações, a ritmo anual.

Os valores ficaram um pouco abaixo do esperado.

A construção de habitações uni-familiares desceu 0,6 por cento para 1,61 milhões de unidades. A construção de habitações multifamiliares deslizou 8,4 por cent opara 359 mil.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 15:10
por soeirinho




Time Warner considera lançar oferta pela Adelphia

18-5-2004 13:3



Richard Parsons, presidente executivo da Time Warner, anunciou que está a considerar lançar uma proposta pela falida Adelphia Communications.
A Time Warner está mais disposta a realizar aquisições, depois de ter reduzido as dívidas.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 15:09
por soeirinho




Marconi apresenta primeiro lucro operacional dos últimos 3 anos

18-5-2004 12:56



A fabricante de equipamento de telecomunicações britânica Marconi anunciou que atingiu lucros operacionais, pela primeira vez nos últimos três anos.
No quarto trimestre fiscal, a empresa atingiu um resultado operacional de 8 milhões de libras.

O volume de negócios subiu 6 por cento face ao trimestre anterior, com um aumento de 20 por cento face ao ano passado.

Na totalidade de 2003/2004, a empresa registou um prejuízo de 62 milhões de libras, que compara com o resultado negativo de 308 milhões de libras registado no período anterior.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 15:08
por soeirinho






EUA: Vendas semanais cadeias lojas descem 0,8%

18-5-2004 12:48



As vendas das cadeias de lojas desceram 0,8 por cento na semana passada, segundo o ICSC – International Council of Shoopping Centers e a UBS.
O índice subiu 6,2 por cento em termos anuais.

As vendas de produtos de Verão continuam em alta.

As vendas comparáveis de Maio deverão aumentar 4,5 por cento.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 15:08
por soeirinho




Lucro da Staples aumenta no primeiro trimestre

18-5-2004 12:31



A norte-americana Staples registou um lucro de 126 milhões de dólares, ou 25 cêntimos por acção, no primeiro trimestre do ano, acima dos 18 cêntimos por acção registado no período homólogo.
Os analistas esperavam lucros de 22 cêntimos por acção.

As vendas subiram 12 por cento para 3,45 mil milhões de dólares. As vendas comparáveis aumentaram 5 por cento na América do Norte.

A empresa espera um aumento de 20 por cento no lucro do segundo trimestre. As receitas deverão crescer quase 10 por cento. Para a totalidade de 2004, a empresa espera um crescimento de 20 por cento no lucro.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 15:06
por soeirinho






Banco Mais titulariza 400 milhões euros

18-5-2004 13:33



O Banco Mais titularizou 400 milhões de euros, a utilizar em tranches durante dois anos, no máximo.
A instituição cedeu os contratos de crédito automóvel, leasing, ALD e crédito pessoal. Cerca de 85 por cento do montante mereceu um rating AAA pela agências de notação Moody’s e Standard & Poor’s.

A instituição usa a titularização de créditos para captar recursos nos mercados internacionais.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 15:06
por soeirinho




Alstom Portugal ganha contrato de 1,8 milhões euros na Grécia

18-5-2004 13:30



A Alstom Portugal garantiu uma encomenda de 1,8 milhões de euros para a construção de uma caldeira de recuperação para uma central termoeléctrica na Grécia, através da sua unidade de Setúbal.
A fábrica de Caldeiras de Setúbal vai produzir 261 painéis tubulares no prazo de três meses.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 12:40
por soeirinho




Lucro da JC Penney supera estimativas

18-5-2004 12:5



A norte-americana JC Penney apresentou um lucro de 41 milhões de dólares, ou 13 cêntimos por acção, no primeiro trimestre do ano, abaixo dos 20 cêntimos por acção registados no período homólogo.
Excluindo as operações interrompidas, o lucro atingiu os 118 milhões de dólares, ou 38 cêntimos, mais um cêntimo que o verificado no período homólogo e acima dos 34 cêntimos esperados pelos analisats.

As vendas subiram 8,7 por cento para 4,03 mil milhões de dólares. As vendas comparáveis aumentaram 9,5 por cento.

Para os segundo trimestre a empresa espera um aumento ligeiro nas vendas.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 12:39
por soeirinho




Lucro da Home Depot aumenta 26%

18-5-2004 11:24



A retalhista norte-americana Home Depot registou um aumento n lucro do primeiro trimestre de 26 por cento, para 1,1 mil milhões de dólares, ou 49 cêntimos por acção.
As vendas subiram 16 por cento para 2,4 mil milhões de dólares, com as vendas comparáveis a evoluírem 7,7 por cento, o maior crescimento trimestral dos últimos cinco anos.

Face ao bom desempenho operacional, a empresa aumentou as estimativas para a totalidade do ano. As vendas deverão aumentar 10 a 12 por cento e o lucro por acção deverá aumentar 10 a 14 por cento.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 12:38
por soeirinho




Gestcartão espera bons resultados 2º trimestre

18-5-2004 11:19



A Gescartão espera que os resultados do segundo trimestre melhorem face ao registado no primeiro trimestre, com menores custos operacionais e com a subida dos preços de kraft na Europa.
Paulo sobral, administrador financeiro da empresa, considera que a manutenção dos custos e o aumento dos preços do kraft na Europa, em linha com o verificado nos Estados Unidos da América, vão permitir uma melhoria dos resultados, em declarações à Reuters.

A tonelada de papel kraft aumentou, em média, 50 euros em Abril, com a subida do consumo de kraft nos Estados Unidos da América em três por cento no primeiro trimestre.

A empresa antecipa ainda fortes investimentos na produção de cartão. Nos próximos dois anos pretende investir 220 milhões de euros.

A Gescartão é um dos maiores produtores ibéricos de papel industrial e embalagem.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 10:49
por soeirinho




Alemanha: Sentimento Económico ZEW desce em Maio

18-5-2004 10:1



O indicador do instituto ZEW para o sentimento económico da Alemanha voltou a descer em Maio, recuando de 49,7 para 46,4 pontos.
O aumento do preço do petróleo, os receios de subida da taxa de juro e a fraca procura interna justificam a queda do sentimento.

A descida do indicador foi limitada pelo aumento da procura externa.

O índice é constituído com base na opinião de 313 analistas e investidores institucionais.

BolsaPt.com


MensagemEnviado: 18/5/2004 10:48
por soeirinho




Zona Euro: Inflação sobe para 2% em Abril

18-5-2004 9:59



A inflação anual da Zona Euro aumentou três décimas para 2 por cento em Abril, face ao mês anterior, segundo dados do Eurostat. No mês homólogo de 2003, a inflação atingiu os 2,1 por cento.
Em termos mensais, a inflação aumentou 0,4 por cento.

A União Europeia (considerando 25 países), a inflação anual atingiu os 1,9 por cento, mais duas décimas que no período homólogo.

As menores taxas de inflação pertencera à Lituânia (-0,7 por cento), Finlândia (-0,4 por cento), Chipre (0,1 por cento) e Dinamarca (0,5 por cento.)

A maior taxa de inflação pertenceu à Eslováquia (7,8 por cento), seguida da Hungria (7 por cento), Latvia (5 por cento), Malta e Eslovénia (ambas com 3,6 por cento).

Portugal registou uma inflação anual de 2,4 por cento. Em termos mensais subiu 1 por cento.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 10:46
por soeirinho




Reino Unido: Inflação atinge 1,2% em Abril

18-5-2004 9:37



Os preços no consumo do Reino Unido aumentaram 0,4 por cento em Abril, face ao mês anterior. A inflação anual atingiu os 1,2 por cento, face à subida do preço do petróleo, segundo dados do instituto de estatística ONS:
A taxa anual saiu em linha com o esperado, mantendo-se muito abaixo dos 2 por cento estabelecidos como objectivo.

BolsaPt.com



MensagemEnviado: 18/5/2004 10:40
por soeirinho




Portugueses recorrem mais à reforma antecipada

18-5-2004 9:29



Os portugueses que recorrem à aposentação antes da idade legal de reforma duplicou nos últimos quatro anos, segundo o Jornal de Negócios. Segundo as estatísticas do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, o número de portugueses reformados com menos de 65 anos atingiu os 85 mil.
O número de aposentados com menos de 60 anos triplicou entre 1999 e 2003.

Das aposentações por velhice realizadas em 2003, cerca de 26 por cento representaram cidadãos com menos de 65 anos.

BolsaPt.com