Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC Update

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 18/12/2002 1:14

:oops: :oops: :oops:

Agradeço os teus elogios FT

mas os meus reports não têm nada de especial

apenas indico o meu ponto de vista baseado num estudo ainda muito no inicio de padrões

tento ler as análises de outros intervenientes depois de fazer a minha propria análise pois desta forma não é possivel sofrermos influências

a visão do Marco é sem duvida practicamente idêntica à minha, variando em alguns ticks apenas :wink:



Já agora, deixo aqui o update que fiz hoje:


Na 6ª feira a PTC tinha dado um sinal de inversão que foi parcialmente confirmado no dia de ontem, 2ª feira, com a quebra no intraday dos 6.41 euros. Para uma confirmação da inversão do swing precisavamos de um fecho acima desses valores mas hoje, pelo 2º dia consecutivo o título foi incapaz de o fazer.

Tal como nos indicava o gráfico semanal, o facto de o preço estar avançado no tempo tinhamos espaço para um rallie de alívio com o target nos 6.55 euros.

Temos agora um movimento counter trend de 2 dias que, tal como tinha sido referido no weekly report, coloca o mesmo em risco. Para piorar o outlook negativo de curtissimo prazo, a amplitude deste rallie até agora não conseguiu superar os 20 ticks nem os 25% de retracement do anterior movimento de baixa (down swing), indicando assim um título extremamante débil.

Se a PT não conseguir suster os 6.26 euros depois deste rallie espera-se um resumo do anterior down swing a velocidade idêntica ou superior. Resumindo, o target desse resumo ficará perto dos 5.60 euros durante os próximos 6 dias, isto, se não existir nenhum novo high no actual rallie (acima dos 6.46 euros).

Naturalmente que antes dos 5.60 euros temos alguns suportes de preços que podem trazer algum suster da pressão vendedora, entre eles, os 6.10, 5.92 e os 5.75 euros.

Não visivel no gráfico, temos a PTC fechada à 3 dias num trading range entre a EMA27 e a EMA50. Ambas encontram-se flat o que indica um título sem tendência neste momento.




O SPX continua a dar sinais preocupantes para o curtissimo prazo. Depois de um rallie no dia de ontem hoje voltou a não conseguir estender esse rallie acima dos 912 pts. Temos também no SPX neste momento um rallie de 2 dias e tendo o topo desse rallie nos 912 pts este índice prepara-se para resumir o anterior down swing que se transformará num downtrend em caso de quebra dos 888 pts. O target continua situado entre os 870 / 67 pts. Abaixo destes a situação tornar-se-á a mais bearish possível tendo o caminho livre até aos lows do ano, nos 769 pts.

Espera-se que o índice encontre suporte nos 870 pts e reaja em alta novamente até aos 912 pts.

Olhando para o gráfico semanal, o SPX aparenta ter formado novamente um duplo topo. Este padrão obriga-nos a desenhar o pior cenário possível para este índice, ou seja, novo low anual e nova "perna" neste bear market. Será possível um teste aos 574 pts?

Neste momento estou short em 4 titulos.




Um abraço e bons negócios
Fernando Santos


Disclaimer: Esta análise deverá servir apenas como base educacional e não como um conselho de compra ou venda do título em questão. A visão expressa em cada análise é do próprio autor. Em caso de dúvida o investidor deverá consultar o seu gestor de conta.






[quote][/quote]
Anexos
ptc.gif
ptc.gif (12.67 KiB) Visualizado 1081 vezes
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Flying Turtle » 17/12/2002 20:22

Óptimo MarcoAntonio, isso deixa-me mais tranquilo, até porque voc~es os dois fazem parte (mas não exclusiva) das minhas referências quanto á PT...

Eu tinha ficado com a impressão de que tu "esperavas" um resumo imediato do downtrend enquanto o arnie "esperava" ainda um prolongamento do ressalto até algo ao nível dos 6.6. Claro que o meu interesse é, "esperando" eu um resumo do downtrend, encontrar a melhor oportunidade para reentrar curto... :wink:

O termo "esperar" é por mim usado entre aspas de propósito, significando que coloco no seu uso todas as reservas e mais algumas que são óbvias. Assim como é óbvio que posso mudar de "esperança" a todo o momento se detectar os sinais que suportem tal mudança :P

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por MarcoAntonio » 17/12/2002 18:44

FT, não costumo receber de facto. Mas curiosamente não detecto a grande disparidade que assinalaste, até pelo contrário. Os 6.41€ como sinalização da inversão de <i>swing</i> batem praticamente certinhos com os meus 6.40€ e também os 6.77 são um valor que venho considerando e que surge nos meus gráficos. Realmente e tal como afirmei em updates anteriores, para cima desse valor considero que o downtrend da PTC está em perigo e fica aberto caminho para teste aos máximos ou mesmo para a realização de um <i>higher-high</i>.

Já uma <i>swing</i> de alta que terminasse num ponto intermédio entre aqueles dois seria igualmente uma oportunidade para reabertura de curtos novamente.

Na realidade parece-me que estamos bastante concordantes, pelo menos no que se refere nas posições a tomar e nos valores considerados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Flying Turtle » 17/12/2002 18:38

MarcoAntonio

Não costumas receber a newletter do arnie? Olha que vale a pena (passe a publicidade... :wink: )

POdes encontrar as newsletters dele em

http://www.geocities.com/arnie_analysis/

O último weekly report dele dizia:

A semana passada a PT tinha deixado um sinal de topo no gráfico semanal e mensal. Esses sinais foram em parte confirmados esta semana.
A nível semanal tivemos mais um movimento counter trend de 1 semana, o que deixa o mesmo em risco. Este retracement no entanto mostra-se avançado no preço relativamente ao movimento anterior. No movimento de Outubro, em 1 semana tivemos uma amplitude de 52 ticks e esta semana a amplitude produzida foi de 81 ticks. Esta facto deixa a PT susceptível a um rallie de alívio com um target nos 6.55 euros, equilibrando assim o factor tempo/preço.

A nível mensal temos para já a repetição do padrão feito à um ano atrás como foi referido a semana passada. Falta ainda 3 semanas para o final do mês e como tal ainda é cedo para se confirmar o topo deste bear market rallie nos 7.07 euros. O suporte de referência neste momento situa-se nos 6.15 euros e um fecho mensal abaixo destes deixará o caminho aberto até aos 5.29 euros.

Olhando agora para o gráfico diário podemos ver que este down swing já leva 6 dias de duração, tendo quebrado o anterior down swing low no 5º dia. Este facto indica-nos um claro aumento do momentum descendente. A vela criada esta 6ª feira dá-nos a indicação de uma possível inversão.

Conclusão - Se se confirmar a inversão (uma quebra em alta e em fecho dos 6.41 euros esta 2ª feira), não é esperado que o rallie exceda os 2 dias de duração nem quebre em alta os 6.62 euros. Se assim for, a PT ficará exposta a um resumo do anterior down swing. Esta situação confirmaria o que já foi referido relativamente ao gráfico semanal.

Por nenhum motivo podemos ver a PT acima dos 6.77 euros. Esta situação deixaria em risco a inversão o trend e das posições curtas existentes.

Assim, podemos optar por fechar parte das posições curtas na quebra dos 6.41 euros, colocando o stop loss para a restante posição acima dos 6.77 euros. Uma confirmação de rallie deverá ser aproveitada para fazer novo reforço de shorts um pouco mais acima mas nunca acima dos 6.77 euros.

Nestas ultimas 3 semanas têm-se assistido a um aumento do open interest no título e este facto indicia uma acumulação de posições. Shorts ou Longs?


Este é o meu ultimo Weekly Report do ano. A partir de hoje e até ao final do ano apenas irei fazer updates diários quando o mercado assim o indicar.


Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por MarcoAntonio » 17/12/2002 18:23

Ehehe, thanks FT...

Qnt a aparecer, eu vou aparecendo na medida do possível e nesta altura do ano o meu tempo é algo limitado pelo que só agora tive um tempinho para postar embora já tivesse vindo cá espreitar...

Qnt à diferença substancial, não sei de que se trata, podes levantar um bocadinho a ponta do véu?

Abraço,
Marco Antonio.

PS: Só depois de postar reparei q não postei o gráfico com o fecho da sessão, mas as diferenças são de pormenor e não alteram a análise.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Flying Turtle » 17/12/2002 18:20

Salve MarcoAntonio!

A tua análise era uma daquelas de que eu disse estar à espera, já estava a ficar preocupado com o teu silêncio... :wink:

Mas fico mais preocupado ainda com uma substancial diferença entre a tua análise e a do arnie o que, apesar das abordagens diferentes, não era habitual... assim torna-se mais complicado! :shock:

Obrigado e um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

PTC Update

por MarcoAntonio » 17/12/2002 18:11

Com o caldeirão de volta, aproveito para lançar mais um update à PTC.

O suporte (que já lá estava marcado anteriormente e que já tinha sido apontado como um dos prováveis suportes para esta <i>swing</i> de baixa) continua a segurar a PTC que parece-me entrou em fase de consolidação e portanto sem tendêndica definida (pelo menos forte).

Os volumes vêm sendo muito fracos e a volatilidade reduzida. A PTC estará pois a fazer um compasso de espera enquanto os mercados se decidem no seu rumo de curto-prazo, sendo ali segura pela resistência de uma anterior consolidação, funcionando agora como zona de suporte.

Numa perspectiva de curto-prazo, a quebra deste suporte deixa a PTC com um aspecto técnico negativo. No entanto, por outro lado, esta <i>swing</i> de baixa, efectuada com volumes relativamente reduzidos quando comparados com os do <i>rallye</i>, poderá ter servido para aliviar a PTC e devolver-lhe um <i>upside</i> mais atraente. Não vale a pena especular muito sobre o que a PTC vai fazer, há que aguardar a quebra desta fase de consolidação, ou com uma quebra do suporte, ou creio com uma quebra em alta e em fecho dos 6.40€ de preferência acompanhada de volumes mais fortes.

Deixo o gráfico actualizado.
Anexos
PTC-20021217a.gif
PTC-20021217a.gif (18.92 KiB) Visualizado 1293 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38256
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 405 visitantes