Página 1 de 1

Enviado:
18/5/2004 11:55
por JCS
(Para completar um aspecto):
Por essa razão grandes detentores de acções normalmente encarregam bancos de investimento para tratarem da venda das participações (por serem grandes e por vezes até se traduzirem na possibilidade de controlo das sociedades - o que é ainda mais atractivo para um comprador - ).
Cumprimentos
JCS

Enviado:
18/5/2004 11:55
por JAOR
OK,ok entenditi
Esses 3,56% do capital do grupo BCP ,ando a pensar neles à muito tempo

.
Agora a sério ,
obrigado,fiquei esclarecido .
Cmpts

Enviado:
18/5/2004 11:49
por JCS
Há vários exemplos. Um deles poderá ser por exemplo, a aquisição dos 116.000.000 (que são 3,56% do capital do grupo BCP) que o ABN Amro fez a um grupo de particulares fora de bolsa. Vêm-se por vezes passagens de alguns milhões na bolsa portuguesa mas não desta ordem de grandeza (e são "somente" 3,56%).
Julgo que é feito um contracto promessa de compra e venda de acções. Do tipo imobiliário mas referente a acções. O banco onde estão depositadas as acções do vendedor encarrega-se de as transferir para a conta (ou instituição financeira) do comprador. No contrato poderá estar definido quem suporta os encargos bancários etc. As acções são titulos (que poderão até ser fisicos - o que já não se usa -) que "até se podem guardar debaixo do colchão" e valem o que estiverem dispostos a pagar por eles (a cotação em bolsa é sempre a "bitola").
Transaccionam-se muitas vezes participações fora de bolsa em quantidades maiores que o habitual (para evitar flutuações de cotação astronomicas). Imagine-se dar uma ordem de compra de 116.000.000 de titulos do BCP em bolsa ao melhor

. Mesmo que fosse repartida por tranches de 1.000.000 de titulos por exemplo, por vezes esse 1.000.000 de titulos só encontra-se numa variação de 5 ou mais cêntimos. A venda por fora é por um valor acordado mutuamente.
Não sei se expliquei bem o que penso...
Cumprimentos
JCS

Enviado:
18/5/2004 11:34
por JAOR
JCS Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:(...) E o grande problema são as saídas. Como sair de mansinho? Torna-se quase impossível.(... )
Um abraço,
Ulisses
Daí as grandes tranches de acções serem a maioria das vezes vendidas fora da bolsa.
JCS
Meu caro JCS , não entendi

sabia das passagens , agora fora de bolsa

antão todas elas não têm de passar por lá ?? Pode explicar como é que isso funciona .
Desde já o meu
obrigado
Cmpts

Enviado:
18/5/2004 11:33
por Visitante
Pode ser mais dificil mas também se ganha muito mais.

Enviado:
18/5/2004 11:28
por JCS
Ulisses Pereira Escreveu:(...) E o grande problema são as saídas. Como sair de mansinho? Torna-se quase impossível.(... )
Um abraço,
Ulisses
Daí as grandes tranches de acções serem a maioria das vezes vendidas fora da bolsa.
JCS

Enviado:
18/5/2004 11:06
por Ulisses Pereira
Exactamente, Stockmaster e Patdav!
Os peixinhos têm mais facilidade em vencer no mercado mas, na prática, a grande maioria acaba por morrer. A verdade é que não morrem por serem peixinhos. Morrem por culpa própria...
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
18/5/2004 11:02
por Dark
Bem visto PatDav. O cardume é que é o problema !
Já um certo sábio dizia, "quando a minha empregada doméstica começa a comprar acções , eu VENDO TUDO !"
Cmpts
Dark

Enviado:
18/5/2004 10:48
por Patdav
....É por isso que eu acho alguma piada (sem qq maldade) quando leio....
Os tubarões isto...
Os tubarões aquilo....
Então a sardinha não se movimenta muito melhor e consegue passar mais vezes despercebida, no meio da tempestade?!
O que as "mata" é viverem em "cardume"
É claro, que de vez em quando algumas são engolidas, ou vão para a brasa.
Abraço
patdav

Enviado:
18/5/2004 10:44
por StockMaster
Ulisses, concordo com quase tudo
No entanto, não nos podemos esquecer no fenomeno das massas. quando se juntam muitos peixinhos.......
Best Regards..
Stocky

Enviado:
18/5/2004 10:37
por Ulisses Pereira
Visitante,
Uma das grandes ilusões dos pequenos investidores é que aqueles que gerem carteiras de milhões de euros têm uma grande vantagem sobre os pequenos investidores e é muito mais fácil para eles obterem uma boa valorização do dinheiro que gerem do que um pequeno investidor.
Na minha opinião, o que se passa é exactamente o contrário. É certo que, em determinadas situações, o facto de terem muito capital permite que as cotações algumas vezes sejam "tocadas" pelas suas mãos, na direcção que eles pretendem, mas este efeito dura pouco tempo porque ninguém é mais forte que o mercado.
O grande problema de quem gere carteiras gigantescas é o rasto que deixam quando entram ou saem do mercado. É impossível uma baleia entrar no mar sem levantar ondas. Na Bolsa passa-se o mesmo. Quando uma baleia entra Bolsa portuguesa, por exemplo, isso nota-se a milhas e se começam a entrar a um bom preço, demoram muito tempo a fazê-lo pois, caso contrário, as cotações disparam e eles são obrigados a comprar muito mais caro.
E o grande problema são as saídas. Como sair de mansinho? Torna-se quase impossível.
Não se esqueçam que os pequenos investidores (os peixinhos) entram e saem quando querem e se conseguirem percepcionar o movimento dos tubarões e baleias, podem antecipar-se e ter ganhos excelentes. Um grande investidor não sai quando quer. Sai quando pode...
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
18/5/2004 10:27
por Visitante
Ulisses, agora não percebi nada de seu post.
Pode fundamentar sff.

Enviado:
18/5/2004 10:25
por Patdav
Bom dia a Todos
Concordo1
Essa é uma das vantagens da sardinha/tubarão, como tanto gostam de chamar
abraços
Patdav

Enviado:
18/5/2004 10:20
por Ulisses Pereira
Por muito que custe a acreditar, eu continuo a defender que é muito mais fácil ganhar dinheiro no mercado com 50 mil euros do que com 50 milhões de euros.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
18/5/2004 8:30
por StockMaster
Humm..... isso cheira um pouco à teoria da conspiração.
1. o Soros já n gere o quantum fund.
2. se fizeres a soma do total negociado nos States nas últimas semanas vez q o gajo precisava de ter mesmo muito guito para mexer no mercado.( o que me parece desde já um absurdo)
3. é muito facil dizer q todos os problemas das bolsas são causados por outrem. O soros isto, o greenspan aquilo, o iraque aqueloutro. Porque não tentar entender o mercado pelo seu comportamento, em vez de tentar justificar o comportamento do passado usando mitologia e misticismo!
4. So por curiosidade, essa situação que falas da libra nem foi ideia do soros!
Como tu prório dizes, é so preciso fazer um pouco de pesquisa.
Best Regards
Stocky
Descida artificial das acções...

Enviado:
18/5/2004 0:31
por pcl7
O Soros numa noticia algum tempo passado disse que estes meses seriam de queda para as bolsas e supresa das surpresas estamos mesmo em queda. Esta-se mesmo haver qual o recurso que utilizou, subida do preço do petróleo para tentar aumentar a inflação e provocar a subida dos juros.
O grande especulador Soros ganhou uma autentica fortuna quando a libra fazia parte do sistema monetário da CEE, a ponto do governo inglês ter retirado a libra desse sistema por estar a queimar as suas reservas a tentar contrariar a sua posição no mercado.
Também quando das eleições brasileiras assustou o pessoal por causa da possivel vitoria do Lula e desta forma a cotação do dolar disparou para niveis incriveis em relaçao ao real, basta fazer uma pesquisa.
Este tipo poderoso, além de ter uma enorme riqueza tem um funfo que gere bilhões de dolares, tem, por isso mesmo, o poder de mover o mercado para o lado que lhe interessa, ninguém tenha ilusões sobre isso. Estou simplesmente a constactar factos.
Quem quer saber mais sobre esta personagem faça uma pesquisa para ver a realidade.