Ainda se lembram de um inquérito para o qual pedimos a vossa colaboração há algumas semanas atrás?
Pois bem, na altura tinha ficado no ar a ideia de publicar os resultados e por isso aqui fica a primeira parte dos mesmos.
Oportunamente serão apresentados os restantes, que consistem basicamente no cruzamento de informação entre a corretora utilizada e o grau de satisfação dos clientes em vários aspectos. Não percam!!
Sem mais demoras, passemos então aos primeiros resultados:
Inquérito Corretoras Online
O inquérito esteve online entre os dias 23 e 30 de Abril de 2004.
A divulgação do inquérito foi realizada por email e também nos seguintes fóruns de bolsa:
Recebemos 51 respostas ao inquérito, das quais consideramos 49 como válidas e apenas 34 totalmente preenchidas.
Antes da análise do inquérito, alerta-se para o facto deste não obedecer a critérios de validade científica das amostras utilizadas e que o seu resultado poderá não representar em rigor as opiniões e opções do público em geral.
O inquérito está disponível para a sua consulta em:
http://www14.brinkster.com/mk12/form_final.asp.
Resultados EstatísticosOs primeiros gráficos estão relacionados com dados demográficos e confirmam a noção existente de que o Mundo da Bolsa é composto por pessoas jovens do sexo masculino. As profissões são bastante variadas.
Distribuição dos respondentes por sexo
Distribuição dos respondentes por idade
Distribuição dos respondentes por profissãoPode ainda observar-se que´a maioria dos respondentes (cerca de 68%) têm um nível de rendimentos mensais iguais ou inferiores a €2000.
Distribuição dos níveis de rendimento dos respondentesNos inquéritos pudemos ainda perceber quais são os mercados em que os respondentes actuam, tendo sido obtidos os seguintes resultados, que indicam uma preferência pelos mercados de Portugal e dos EUA:
Distribuição dos respondentes por mercados de capitaisNo tocante às corretoras utilizadas obtivemos os seguintes resultados para corretoras em geral:
"Quota de mercado" das diferentes Sociedades de CorretagemSe considerarmos apenas as corretoras on-line, então a distribuição é a seguinte:
Distribuição dos clientes das Corretoras On-lineOs inquéritos permitiram ainda identificar quais são as funcionalidades (do website) e as caracteristicas da empresa que os clientes mais apreciam. Os resultados encontram-se resumidos no gráfico seguinte:
Avaliação das principais funcionalidadesAnálise de clustersO objectivo desta análise é identificar diferentes segmentos de clientes através da comparação das valorizações dadas aos atributos do serviço.
Com esta análise procura-se agrupar pessoas de acordo com a sua oposição num espaço multidimensional, no qual se chega à conclusão de que a divisão em segmentos está relacionada com a variância inter-grupal e intra-grupal.
Para a análise de clusters foram utilizadas os seguintes atributos:
R1: Capacidade e rapidez na resposta a dúvidas e problemas no pós-registo
R2: Comissões baixas
R3: Contacto pessoal (gestpr de conta, telefone, ... )
R4: Costumização do site (criação de perfil pessoal)
R5: Criação de um perfil de investidor
R6: Disponibilização de notícias / informações relativas às empresas
R7: Disponibilização de Streaming de Cotações
R8: Emissão de alertas (e-mail, SMS, ... )
R9: Existêcnia de simulações de ordens e carteira virtual
R10: Formação disponível on-line (informação sobre os principais instrumentos financeiros, conceitos e princípios básicos para um investidor)
R11: Possibilidade de short-selling
R12: Rapidez e facilidade de acesso/disponibilidade de serviço
Através do SPSS foi possível obter o seguinte dendograma:
Dendograma
Após a análise individualizada de cada um dos clusters, concluiu-se que devem existir três clusters/segmentos.
Diferenças entre os vários clusters
As zonas a sombreado representam as variáveis com a diferença mais significativa entre os vários clusters.
De acordo com os vários dados recolhidos, definiram-se os três clusters. Assim, os nomes dados aos clusters são: Profissionais, Informados e Amadores.
Preferências nos vários clusters
Profissionais
São os clientes que mais valorizam o total dos atributos (média total de 4.34). Para além disto valorizam todos os atributos de uma forma consistente, pois as valorizações estão situadas no intervalo 3.85 – 4.92.
Os atributos que mais valorizam são a disponibilização de notícias e informações relativas às empresas, a disponibilização do streaming de cotações, a existência de simulações de ordens e de uma carteira virtual, possibilidade de short-selling e rapidez, facilidade e disponibilidade de acesso.
Pode-se então concluir que os indivíduos deste cluster acompanham muito o mercado, procuram bastante informação sobre as empresas de forma a encontrarem as melhores, têm um conhecimento profundo dos mercados e dos instrumentos, como é possível verificar na indispensável possibilidade de short-selling e têm como objectivo investir da forma mais eficiente possível.
Informados
O segundo cluster valoriza bastante os atributos do serviço de corretagem financeira (média de 4.34). No entanto, ao contrário dos Profissionais, as várias valorizações não seguem uma tendência tão constante. As variáveis R1, R2, R3, R4, R5, R6,R7, R10 e R12 são muito semelhantes entre os dois clusters, revelando assim que muitas das características dos Profissionais são comuns com as dos Informados.
Mas as variáveis emissão de alertas, existência de simulações de ordens e carteira virtual e possibilidade de short-selling, têm valores muito diferentes (e baixos) para os Informados. Esta falta de “interesse” por estes atributos pode demonstrar que apesar de conhecerem o mercado, de procurarem informação, de possivelmente investirem regularmente, não são considerados especialistas, necessitando da ajuda dos gestores de conta ou de ajuda financeira especializada por parte das sociedades de corretagem. Em relação aos Profissionais dão ainda mais importância à capacidade e rapidez na resposta a dúvidas e problemas pós-registo, à criação de um perfil pessoal de investidor e às cotações baixas.
Assim, os Informados são indivíduos que apesar de conhecerem bem os mercados, não podem ser considerados como especialistas e que assim precisam de aconselhamento financeiro para a tomada das suas decisões de investimento. Não devem realizar day-trading, uma vez que não se interessam por alertas, simulações de ordens de compra e venda e da existência de short-selling.
Amadores
Este cluster tem uma média de 3.48, o que só por si revela as diferenças abismais entre este cluster e os anteriores. Apesar de não ser uma média “negativa”, a verdade é que existe claramente em todas as variáveis uma tendência de diferenciação dos Informados face aos outros tipos de clientes.
As semelhanças entre os três clusters estão visíveis nas variáveis R1 e R2. As maiores diferenças estão nas variáveis contacto pessoal, customização do site, criação de um perfil de investidor, emissão de alertas, existência de simulações e formação on-line.
Através destes resultados, é possível inferir que este tipo de investidores são indivíduos que investem ocasionalmente e que não seguem com muita regularidade os mercados financeiros. Para eles, os mercados financeiros são apenas uma forma mais ou menos rentável de investirem.
O desinteresse no contacto pessoal mostra que estes clientes não se interessam por ter uma gestão activa dos seus portfolios. Desta forma, os Amadores, tal como o próprio nome indica, são indivíduos com pouco conhecimento dos mercados financeiros, que procuram obter rentabilidades superiores às de outras aplicações financeiras, mas não se sentindo preparados ou não podendo (devido a falta de tempo, por exemplo) investir regularmente nos mercados financeiros.
Podem ainda ser indivíduos que com o passar do tempo (ao ganharem experiência) passarão para Informados.
Conjoint analisys
Esta análise tenta perceber através das escolhas do cliente (e da ordem pela qual são feitas), quais é que são as utilidades retiradas pelos indivíduos de cada atributo do produto/serviço em causa.
A questão 6.2 do nosso inquérito tinha como objectivo tentar perceber qual o valor/utilidade que o cliente atribui a cada atributo específico do serviço. Para isso, criaram-se ofertas “virtuais”, que o cliente podia ordenar de acordo com as suas preferências. Através da ordem pela qual as diferentes ofertas são colocadas, consegue-se perceber quais as valorizações que o cliente atribui a cada característica.
Através das 26 respostas válidas/completas a esta questão, pode-se concluir que os clientes se dividem em 3 grandes grupos:
Os poupadinhos
Representam aproximadamente 46,15% da amostra, e são aqueles para os quais o atributo mais importante é o preço, e que estão dispostos a sacrificar alguma segurança e nível de serviço (uptime) para poderem obter níveis de comissões mais baixos.
Os equilibrados
Representam cerca de 30,76% da amostra e caracterizam-se por terem uma maior homogeneidade nas suas valorizações dos diferentes atributos. No entanto, o nível de segurança passa a deter o papel principal, destacando-se como o atributo mais relevante.
Os exigentes
São aqueles que acham fundamental um nível de segurança e de serviço (uptime) elevado e que estão por isso dispostos a pagar comissões mais elevadas, sendo que o custo se torna o factor menos importante para estes.
Estes clientes representam 23,07% da amostra considerada.
Clientes agrupados de acordo com as suas preferências
Utilidades médias dentro de cada grupo