Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Petróleo

por jarc » 14/5/2004 18:32

Embora esteja a metade do preço do início da guerra do Golfo, não há dúvida que depois de passar a barreira dos 40, começa a significar menos crescimento, principalmente para a Eupora e em particular para Portugal.
Os mercados provavelmente descontam o pior cenário. Também é verdade que a China não vai continuar a precisar de petróleo ao mesmo ritmo durante muito tempo, mas um que é facto é que por agora precisa e quem está disposta a aumentar a produção (Sauditas)parece não terem de facto condições para o fazer. Acresce aqui um problema de grande importância que considero o fundamental: a instabilidade político-militar na região. As minhas dúvidas são muitas e os cenários possíveis vários, daí considerar de há uns tempos para cá que estar de fora até perceber um sinal pode ser a melhor opção. Para mim um sinal de um princípio de mudança pode consistir num envolvimento mais profundo das Nações Unidas no Iraque. Há porém outro factor a não desprezar como o pior dos cenários: O comprometimento do crescimento económico afunda Bush nas sondagens e isso pode ser a vontade de muitos Países Árabes e não só. Para já com um esforço hercúlico o Down segura-se nos 10000 pontos. Até quando?
Dúvidas? Não me lembro de ter tido tantas.

Registado: 23/7/2003 16:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg e 24 visitantes