Página 1 de 1

MensagemEnviado: 17/5/2004 13:17
por PIKAS
Amigos:
Atenção que o petróleo está ao preço a que está nesta altura. Houve uma subida brusca, em grande parte resultante da estupidez natural com que o Bush nasceu e que é o resultado da parvoíce que está a fazer no Iraque e da qual vai saír de rabo entre as pernas mais rápidamente daquilo que pensava.

Aposto que dentro de 6 meses o petróleo está, novamente, a 25 dólares. E aí, isto vale? ou vamos olhar para o exemplo brasileiro do álcool que hoje não é mais que um " elefante branco " consumidor de milhões de notas?

Por mim tudo o que fôr para desenvolver o país e o alentejo é bem vindo. Não acho é que, agora, seja este o caminho.

Cumprimentos,

MensagemEnviado: 17/5/2004 11:22
por Cesar_Dias
Com a subida dos preços do combustivel, muito boa
gente tem andado a procura de alternativas...
Uma alternativa que vi a funcionar foi um fulano
que mistura Metanol com 15% de gasolina de 98 octanas.

Mas pelo q sei, há muitos mais artistas com os seus
laboratorios de fundo de quintal a produzir algo alternativo, para comsumo próprio.

Posso até estar a exagerar, mas será q a continuar assim, não irá surgir um mercado paralelo de combustiveis a preços baixos???

Há muito que ouço falar do bio-diesel... mas na pratica, e pelo menos por cá... nada :(

MensagemEnviado: 16/5/2004 15:25
por Visitante
Ming Escreveu:Sim, o etanol e o biodiesel são importantes.
E não haja dúvida que em breve começarão a ser produzidos tambem por cá...
:


Produção de etanol por cá não será boa ideia...consumir-se-ia tudo o que se produzisee. Basta ver as taxas de alcolémia na estrada... :mrgreen:

Serafim...

MensagemEnviado: 16/5/2004 15:08
por Lourenço
eu não duvido que seja possível produzir biodiesel no Alentejo, até acho que seria excelente para portugal.
já temos cá em coruche um bom exemplo: as plantações de beterraba para produzir açúcar na recente fábrica ali implantada.

uma fábrica de biodiesel no Alentejo írá contribuir para o desembolvimento da região. agora é preciso alguém reparar nisso e deitar mãos á obra! :clap:

MensagemEnviado: 16/5/2004 0:02
por Ming
Sim, o etanol e o biodiesel são importantes.
E não haja dúvida que em breve começarão a ser produzidos tambem por cá...

Quanto às barragens, tambem não tenho dúvida que quando as coisas começarem a "morder" mais, também se descobrirá que afinal uns rabiscos nuns calhaus não são assim tão importantes... :mrgreen:

Mas Lourenço....

MensagemEnviado: 15/5/2004 22:10
por Sarafim de Beja
...primeiro que as tecnologias de refinação temos que ter as condições necessárias para produzir o Girassol ou outra oleaginosa, e isso parece estar garantido no Alentejo.Água já há com fartura,a barragem ,felizmente, já está a 90% da sua capacidade máxima.Também penso que temos em Portugal tecnologias que permitem,com sucesso,obter bons resultados.É só aperfeiçoar as tecnologias se for o caso. Já temos em Portugal autocarros a funcionar a bio-diesel, o problema é que os nossos governos funcionam a Crude oil para retirarem uns bons impostos e não olham a meios para atingirem os fins mesmo que paguem 40 dólares

como BOM alentejano vejo uma boa oportunidade para recupararmos os grandes investimentos que foram feitos e que permitem calar as vozes dos cépticos que achavam melhor empregar esse dinheiro no futebol ou em qualquer casino, ou dos "ecologistas " que queriam a cota 139 (máxima) e está na 149 .Felizmente a barragem está feita e a água é em barda, contra os tais que diziam que nunca encheria!. Tinha sido excelente para os portugueses que os dinheiros da CEE tivessem sido empregues em projectos deste tipo"sem viabilidade" mas que ficaram em Portugal.

MensagemEnviado: 15/5/2004 19:53
por Lourenço
bio diesel no Alentejo!!!
segundo um documentário k vi na tv, no Japão já é produzido á vários anos. mas com tecnologias muito avançadas :roll:

Bio-Diesel, a oportunidade para Portugal

MensagemEnviado: 14/5/2004 18:23
por Sarafim de Beja
Com a subida galopante do petróleo vão surgir grandes oportunidades para Portugal produzir no Alentejo Bio-Disel a partir do óleo de girassol,aproveitando a água de Alqueva. O estudo está feito,a rentabilidade era dúbia até aos 25 dólares.A partir dos 30 já é bastante lucrativo.seremos capazes de aproveitar a oportunidade?