Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC em novos mínimos corre para os 8.30€...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 17/5/2004 23:55

LOL

Confesso que não percebi, ohcaptain...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ohcaptain » 17/5/2004 23:42

Ui, estamos mto poeticos! ;)

Tb fica bem na bolsa um pco de arte... ;) eheh
ohcaptain, the only sub-trader
.oO[:]@

Registado: 6/9/2003 23:42

por MarcoAntonio » 17/5/2004 22:10

Fechou sim. O máximo de hoje foi 8.24 e o mínimo de ontem 8.23. Já não existem valores por negociar...

Hoje, ao meio da tarde, coloquei um post com algumas considerações sobre o gap que considero que continuam válidas. Penso que está neste tópico, mas para trás ou num outro onde tenho os vários gráficos actualizados.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Visitante » 17/5/2004 22:06

Marco
o gap não fechou.
Que considerações tecnicas se podem atribuir á PTC actualmente com este fecho?
obrg
Visitante

por MarcoAntonio » 17/5/2004 22:01

Sim, claro. Já não estamos...

Mas eu considero que aquele período de lateralização foi muito importante, em termos técnicos.
Imagem

Administrador Fórum

por Ming » 17/5/2004 21:56

MA:
Só agora pude voltar a olhar para o forum.

Concordo que se pode detectar um período de lateralização no PSI, na altura que referes, embora (se se olhar para a coisa em termos de prazos um pouco mais dilatados) tambem se possa definir apenas um período inicial de subida seguido de um de descida (com uma fase de indecisão ao longo da descida... :mrgreen: )

Mas o meu comentário era fundamentalmente para assinalar que neste momento não estamos nessa situação de lateralização... E parece-me perigoso pensar-se que estamos, pois isso facilmente pode conduzir a decisões de investimento erradas...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por artista_ » 17/5/2004 20:50

Já agora desculpem o OFF-TOPIC e força Porto na final da Liga dos Campeões, vou estar na primeira fila a torcer, oops lá em casa só há uma fila emfrente à TV!!???? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 17/5/2004 20:41

Obrigado Marco, o Benfica não foi superior, o FCP até pode ter sido um pouco superior mas o que é facto é que marcou mais um golo que o Porto, logo é um justo vencedor!!!!

Desculpem mas tenho de dizer isto, custa-me ver o mau perder do Mourinho, de certa forma tenho orgulho nele pela forma como se tem imposto na europa, mas tem de aprender que não pode ganhar sempre...quando perde, ou não ganha torna-se ridículo, e dessa forma não irá longe!!!

por MarcoAntonio » 17/5/2004 14:53

No curto-prazo: possível, sim, mas não considero provável.

No médio-prazo: não digo que seja improvável mas aguardo por um período de significativa consolidação ou retracção para avaliar a força do mercado e como está realmente impregnada esta tendência de baixa. Ou seja, se veio para durar...

Até há pouco tempo acreditava numa prolongada lateralização do mercado que ainda podería durar meses. No entanto esta quebra recente em baixa e a proliferação de novos mínimos, nalguns casos violentos, leva-me agora a considerar cenários mais... «encarnados».

Por falar em encarnado, de um portista assumido aqui vai um abraço e os parabéns para todos os benfiquistas pela conquista da Taça de Portugal!
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 17/5/2004 14:43

Marco

Acha que no curto-médio prazo o psi20 deverá ir testar os 6.200?
Visitante

por MarcoAntonio » 17/5/2004 14:39

Aqui vai um gráfico do Ulisses que ele já tinha colocado hoje...

Imagem

O período que me refiro vai naturalmente de meados de Março ao início de Maio, período em que o PSI20 lateralizou num rectângulo que se pode situar nos 7450-7700pts (um range de pouco mais de 3%).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/5/2004 14:34

Ming,

após a fase de subidas do inicio de ano, tivemos uma (forte) correcção e depois disso uma fase de lateralização. Creio que não há dúvidas de que durante mais de um mês o nosso mercado lateralizou.

Entretanto retomou as quedas rompendo essa lateralização em baixa.

Infelizmente não possuo um gráfico do PSI actualizado (talvez o Ulisses que o segue possa colocar aqui um gráfico onde estou certo que isso será visível).

Sublinho, o PSI já não está a lateralizar na minha opinião obviamente. Mas existiu um período significativo (cerca de mes e meio sensivelmente) em que isso ocorreu...
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 17/5/2004 14:26

Curiosamente uma entrada agora nem é descabida de todo, os 8.08 foram atingidos e a cotação caiu muito nas últimas sessões pelo que um ressalto será inevitável, agora ou mais a baixo... de qualquer forma será sempre uma entrada de risco e com potencial limitado, logo só para os mais agressivos!!! :lol: :lol:

por Ming » 17/5/2004 13:10

É que eu desde Janeiro que vejo todos os mercados(e não só o nosso PSI-20) a lateralizar.

A mim, parece-me claro que desde Janeiro houve duas fases bem distintas:
Uma de subida e outra de descida.
A intensidade da subida (primeiro) e da descida (agora) fazem com que, na minha opinião, não seja muito razoável chamar a este comportamento "lateralizar".
Além disso ver as coisas dessa maneira parece-me enganador, pois não assinala a tendência mais recente, que não é de lateralização mas sim de descida.
Isso pode ser a diferença entre manter posições em "banho maria", à espera que a "lateralização" termine e se defina uma tendência clara, ou fechar posições longas, ou assumir curtas, com base no reconhecimento claro de que (já) estamos claramente em queda...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por valves » 17/5/2004 12:48

RAZÃO PURA DISSE :

É que eu desde Janeiro que vejo todos os mercados(e não só o nosso PSI-20) a lateralizar. E não vejo nenhum papel acima dos máximos relativos atingidos no primeiro trimestre.

não vê ? eu vejo ... :shock:

Agora vamos lá deixar as tricas para depois e fazer alguns comentários ao PSI20 é obvio que isto hoje está tudo a descer e muito provavel que desca muito mais mas mais uma vez eu digo a quem tem responsabilidades de conduzir o mercado é tempo de assumir agora responsabilidades e não esquecer que a riqueza de um país está nas empresas não está na liquidez que por si só não vale nada. e portanto os mercados devem estabilizar ... a bem de todos. O petroleo hoje a 40 usd com o coeficiente de desv monetaria equivale nos anos 70 a 40 USD / ( 1,05)30
- assumindo que a taxa média de desv monetaria foi em media de 5% ao ano e portanto 40 UDS hoje valeriam naquela altura 9,56 USD . Em resumo malta há que começar a fazer contas é que afinal de contas em termos absolutos o petroleo nem está muito caro por enquanto
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por MarcoAntonio » 17/5/2004 12:17

Uma abertura em gap-down na PTC e mais uma sessão de queda significativa.

Sinais de força ou de inversão continuam a não existir.

Entretanto não deixa de ser curioso que a queda por hoje ficou limitada a valores muito próximos da próxima referência que dispunhamos: os 8.08€...
Anexos
ptc-20040517a.png
ptc-20040517a.png (18.58 KiB) Visualizado 1012 vezes
Imagem

Administrador Fórum

PTC

por Razao_Pura » 17/5/2004 12:13

Bem, quero esclarecer que não tenho PTC já há muito tempo. E também não é agora que vou entrar!

Em 1º lugar, o limite da lateralização "eram" efectivamente os 8,85.
Em 2º lugar, o facto de os mercados terem iniciado o dia a descer consideravelmente não vem augurar nada de bom
Em 3º lugar e especialmente para o Valves:

Só lhe tenho a dizer que o facto se eu ser mulher não é para aqui chamado, concerteza se não o soubesse nem sequer lhe passaria pela cabeça.
Por outro lado, devo também dizer que fiquei curiosa para saber quais são os tais ditos títulos tão mais apetecíveis de que o senhor fala, que não estão em lateralização mas numa tendência tendência claramente definida, ao contrário da PTC.
É que eu desde Janeiro que vejo todos os mercados(e não só o nosso PSI-20) a lateralizar. E não vejo nenhum papel acima dos máximos relativos atingidos no primeiro trimestre.

Para finalizar:
Os gráficos valem o que valem, mas ainda valem mais do que meia dúzia de algaraviadas ditas por pessoas que muitas das vezes falam com o coração, ou com a carteira, ou falam só para não estar caladas.
Tenho dito.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por artista_ » 17/5/2004 11:40

Na sexta os 8.30 aguentaram mas quem entrou hoje nem teve tempo de sair com percas "aceitáveis"... é por isso que com a tendência de queda é sempre melhor ficar de fora, o risco raramente compensa!!

por Pata-Hari » 17/5/2004 10:45

cuidado, não se vá ofuscar com a beleza das cores. A beleza interior dos preços é aquilo que conta verdadeiramente....
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Visitante » 17/5/2004 10:37

Eu o que mais gosto na análise técnica é a cor dos gráficos e o seu aspecto estético. Adoro verdes, com encarnados e com azuis. Quando lá introduzem um verde passo-me completamente. E adoro aqueles gráficos pequeninos que põem cá em baixo a olhat para os grandes, como um coração a bater devagar devagarinho, como se quizesse chegar lá acima e não conseguisse. Eu não sei fazer gráficos. MAs quando for grande vou saber fazer. E vou introduzir mais cores, das chiques - o magenta, o rosa, o lilás e o salmão.
Visitante

por valves » 15/5/2004 17:02

Já agora só uma questão em relação a analise de suportes e resistencias. Repara que eu nunca tive um curso de analise técnica neste dominio actua como por exemplo o Sousa Cintra por Olfacto e instinto agora parece -me que um suporte / resistencia num contexto de subida de um titulo pode muito bem não ter a mesma relevancia nem funcionar como suporte/resistencia num contexto de baixa do titulo e aqui ponho uma questão singela será que com honestidade intelectual podemos dizer que um determinado suporte / resistencia num contexto de subida pode funcionar como um suporte/resistencia num contexto de descida ? é que os factores que determinam uma subida são sempre diferentes daqueles que determinam a descida e são esses mesmos factores que motivam a que os players respectivamente compram ou vendam um titulo

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

valves

por valves » 15/5/2004 16:40

Estas mulheres são o maximo até com o titulo em lateralização se pode ganhar dinheiro dizem elas :lol: :lol: é o que se chama andar á procura de migalhas. Razão Pura com tantos titulos neste momento bem mais apteciveis isto é com uma tendencia bem definida para quê andar atrás dos titulos em lateralização. Tens muita razão em dizer que o suporte mais visivel para o titulo será a tal linha vermelha do gráfico do marco nos 7,55 mais ou menos ( a linha vermelha pura ) mas já agora aproveito para te dar uma dica os gráficos valem o que valem e quanto mais fraco é um mercado ( como por exemplo o nosso PSI20 menos eles valem. Podes querer que se alguêm com força quisesse puxar o titulo para baixo não haveria linha de suporte que lhe vale nem mesmo os 7,55

Beijinhos´

Vasco

por artista_ » 15/5/2004 15:57

A meu ver o próximo suporte importante é claramente o dos 8,08, logo a seguir há um a 7,83 (mas que também se poderá considerar a 7,75/76)e depois 7,50...etc

Concordo inteiramente com o que dizes a seguir só que, como a tendência é de queda, é bem mais fácil enganar-mo-nos, teremos que ter uma disciplina muito rigorasa e na prática penso que se torna difícil conseguir resultados suficientemente positivos que compensem os riscos assumidos.

É claro que eu, na prática, nem sempre consigo manter esta disciplina e mais tarde ou mais cedo vou acabar por entrar, de qualquer forma cada vez mais me convenço que se conseguir-mos passar a maior parte do tempo a olhar para o mercado do lado de fora e entrar-mos apenas em situações "claras" conseguimos ter maior rentabilidade e muito menos stress...

Bom fim-de-semana para todos

PTC

por Razao_Pura » 14/5/2004 17:45

Então, do teu ponto de vista qual será o próximo suporte importante abaixo dos 8,30?

A mim parece-me o tracejado vermelho do gráfico do Marco.

Em relação a abrir longos, devo dizer que nas lateralizações também há oportunidade de ganhar dinheiro com longos desde que as entradas sejam na base inferior do canal de lateralização e as saídas junto ao limite superior desse mesmo canal.
No entanto é preciso que o papel continue dentro desse range para esta leitura ser válida.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por artista_ » 14/5/2004 17:19

Razão,

Não concordo que o próximo suporte da PT seja nos 7.55... suportes tem muitos uns mais outros menos importantes mas até agora tem quebrado todos!

De qualquer forma se olharmos para o gráfico da PT num prazo longo podemos ver que subiu mais de 50% em cerca de 8 meses e esta correcção é perfeitamente aceitável parecendo-me até que a médio prazo terá ainda mais para corrigir... penso que nesta fase posições longas comportam sempre um risco (demasiado) elevado!

Se a PT, entre Agosto de 2003 e Fevereiro de 2004, esteve numa fase em que as retracções eram boas oportunidades de entrada agora, até ver, penso que as subidas que ocorrerem serão boas oportunidades para abrir posições curtas...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Burbano, CarlosAP, danielme1962, Google Adsense [Bot], Goya777, hugob0ss, iniciado1, Luzemburg, malakas, Masterchief, maturidade, Mr.Warrior, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, trilhos2006 e 71 visitantes