Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC-Cenário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JN » 29/8/2004 21:27

mais um mês se passou e cá está o cenário actualizado.
Anexos
pt.PNG
pt.PNG (35.96 KiB) Visualizado 672 vezes
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Corrigir o "aspect ratio" dos gráficos para usar l

por Profitaker » 25/7/2004 16:52

Anonymous Escreveu:Não se pode fazer isso porque a progressão no eixo dos x não é igual à do eixo dos y. Eu já expliquei isso antes.

Para se poder colocar um transferidos em cima dum grafico e trçar angulos terá de haver um avanço equivalente nas suas coordenadas. isso só será possivel desenhando os graficos a mao como fazei Gann.

Quem és tu anónimo? És o JN?

Bom, eu sei isso que disséste, e por isso, eu parti do princípio que ajustaste o gráfico para que um pixel em altura no eixo dos preços correspondésse a um pixel em largura no eixo do tempo, tal como aconteceria caso usásses o papel milimétrico para desenhar manualmente o gráfico, que o GANN usava. De notar, que o Metastock permite corrigir o efeito incorrecto provocado pelo "aspect ratio" da resolução escolhida para o monitor, e fá-lo automáticamente, mas se necessitar de ajuste, vais às propriedades da "gann fan line" e introduzes outro valor para o rácio "rise / run".

É sempre mais elegante apresentar um gráfico com o "aspect ratio" corrigido, de modo a que uma linha 1x1 seja realmente 45 graus, para o leitor que coloque um transferidor em cima do gráfico que forneces. Senão, fica mto confuso olhar para a linha que chamáste 1x1 do teu gráfico, e medir 60 e tal graus nela, quando esperávamos que fosse apenas 45.

Enfim, espero que as dicas ajudem. Continuação do bom trabalho.

Um abraço, e bons negócios.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

por Visitante » 25/7/2004 15:58

Profitacker disse:
"Se ainda subsistirem dúvidas, é só colocar um transferidor junto do ecrãn, e medir os ângulos das linhas "à moda antiga"."

Não se pode fazer isso porque a progressão no eixo dos x não é igual à do eixo dos y. Eu já expliquei isso antes.

Para se poder colocar um transferidos em cima dum grafico e trçar angulos terá de haver um avanço equivalente nas suas coordenadas. isso só será possivel desenhando os graficos a mao como fazei Gann.
Um abraço!
Visitante

ANGULOS DE GANN

por Profitaker » 24/7/2004 15:56

JN Escreveu:O mais importante 1x1 é o de 45º onde estao assinaladas as argolas verdes e vermenhas.

Amigo JN,

Para ser coerente com o que escreveu na citação acima, então parece-me que no seu gráfico, o nome das linhas está incorrecto, não está? Isto é, a linha a que deu o nome de "2x1" devia ter dado o nome de "1x1" (45º), a linha que chamou "1x1" devia ter recebido o nome de "2x1" (63,75º), etc... assim sendo, onde refere (citando JN): "O problema aqui vai ser novamente o cruzamento dos dois 2x1 e aí é que se vai travar a derradeira batalha.", deveria ter escrito: "...o cruzamento dos dois 1x1...".

De acordo a tabela dos ângulos de Gann:

1 x 8 - 82.5 º
1 x 4 - 75 º
1 x 3 - 71.25 º
1 x 2 - 63.75 º
1 x 1 - 45 º
2 x 1 - 26.25 º
3 x 1 - 18.75 º
4 x 1 - 15 º
8 x 1 - 7.5 º

Se ainda subsistirem dúvidas, é só colocar um transferidor junto do ecrãn, e medir os ângulos das linhas "à moda antiga". :wink:

Contudo, apesar desse erro de nomenclatura, ele não invalida a sua correcta análise.

Aparte disto, regozijo-me em constatar que, quando alguns raros participantes deste fórum recorrem à Análise Técnica Clássica (antes do tempo dos computadores), se apercebem como o cenário é ainda bastante escuro em todos os time-frames de muitos títulos importantes da nossa bolsa. Os meus parabéns por colocares aqui essas evidências que ajudam a enriquecer o horizonte dos ainda cépticos.

E continuação de bons negócios.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

por JN » 24/7/2004 0:05

24-07-2004
Anexos
pt_gan.JPG
pt_gan.JPG (61.03 KiB) Visualizado 886 vezes
Um abraço
JN

por JN » 19/6/2004 0:24

só por curiosidade venho actualizar ao fim de cada mês.
Anexos
pt.PNG
pt.PNG (30.93 KiB) Visualizado 977 vezes
Um abraço
JN

Gann

por Emanuel Santos » 15/5/2004 19:31

Por acaso tb pensei no facto que referes; se teria lógica a aplicação dos triangulos de Gann sobre uma escala logarítmica. Mas como sobre este tipo de análise nada sei, tirando o nome e o facto de muitos analistas técnicos que gosto de ler o referirem ou utilizarem por vezes, arrisquei. Queria agradecer a amabilidade do teu esclarecimento, obrigado!
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por JN » 15/5/2004 18:19

Gann nunca usou computador, e os seus ângulos são traçados em função do preço/tempo que terão de ter intervalos iguais para que se forme um quadrado e a união de dois cantos opostos será uma linha a 45º. Por este facto é impensável utilizar uma escala semi-log.

Uma explicação (devida) do gráfico:
Num bull ou bear market a linha de preços deve acompanhar o ângulo 1x1, quando ela se afasta podemos entender que se dá um agravamento ou enfraquecimento da tendência.
Repare no bull de 95, ele teve uma 1ª fase em que andou junto ou acima do 1x1, numa segunda fase afundou essa linha e numa 3ª fase acelerou voltando a supera-la.

No nosso bull de Outubro de 02 a linha de preços afundou o ângulo 1x1 em Outubro de 2003, a quando de uma lateralização que chegou mesmo a tocar o ângulo 2x1 que lhe serviu de suporte. Ultimamente assistimos a uma segunda tentativa de colagem ao 1x1 completamente falhada também devido a agravante de se encontrar no cruzamento dos dois ângulos (bola vermelha).

O CENARIO
O cenário que eu vejo como mais provável é a inevitável descida ao 2x1 que dificilmente o segurará apesar de já ter servido de suporte anteriormente mas em situação diferente. O problema aqui vai ser novamente o cruzamento dos dois 2x1 e aí é que se vai travar a derradeira batalha. A vitoria dos bulls resultará num movimento mais violento do que a dos bears.
Anexos
pt.PNG
pt.PNG (29.59 KiB) Visualizado 1130 vezes
Um abraço
JN

JN

por Emanuel Santos » 15/5/2004 11:15

Se te fôr possível e não der muito trabalho, gostava de ver o teu trabalho em escala logarítmica, é possível?
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por Oeiras » 14/5/2004 23:59

Ou seja olhando para o gráfico e interpretando o pouco que explicou temos um suporte por volta dos 8,30.

Agora pergunto, se estamos Bear, então que esperar se quebrar esse suporte, claro utilizando essas linhas, porque parece-me que não á cenário previsivel ?

Registado: 4/11/2002 22:29

Re: ?????

por JN » 14/5/2004 23:03

Anonymous Escreveu:Não pode explicar esses riscos todos? Nunca tinha visto tamanha confusão.
Obrigado.

Faça uma busca por Gann aqui ou na net.

Por agora apenas posso adiantar que os angulos de gann tracados no grafico da PT indicam zonas de suporte/resistencia.
O mais importante 1x1 é o de 45º onde estao assinaladas as argolas verdes e vermenhas.
Um abraço
JN

?????

por Visitante » 14/5/2004 22:19

Não pode explicar esses riscos todos? Nunca tinha visto tamanha confusão.
Obrigado.
Visitante

por MarcoAntonio » 14/5/2004 21:26

Ohcaptain,

a BD para Meta que o caldeirao disponibiliza no Forum psi tem dados da PT desde 95.

Pode ir lá busca-los...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ohcaptain » 14/5/2004 20:13

ola!

Eh lá, tens dados da PT deste ha mto tempo. Se tiveres em formato que eu possa colocar no Metastock, por acaso nao me consegues mandar isso por email? O:)
rui.lebreiro@mail.telepac.pt

Obrigado desde já,
ohcaptain, the only sub-trader
.oO[:]@

Registado: 6/9/2003 23:42

JOSE NATAL

por Susy » 14/5/2004 19:54

Por acaso tens visto os meus mails? ou estas mesmo a ignorar-me? :cry:

susy

Registado: 13/5/2004 20:41

PTC-Cenário

por JN » 14/5/2004 12:24

Raramente tento prever o futuro mas quando faço uso os angulos de Gann que para mim ainda são os menos faliveis.
Realmente o cenário é Bearish no curo/medio prazos.
Anexos
ptc.PNG
ptc.PNG (27.73 KiB) Visualizado 1494 vezes
Um abraço
JN

Quem está ligado: