O meteorito que terá causado a maior extinção de animais à face da Terra caiu junto à costa da Austrália, segundo um estudo publicado esta sexta-feira na edição online da revista Science.
Geólogos da Universidade da Califórnia descobriram uma cratera - provocada pela queda de um meteorito – a que chamaram de «Bedout», com mais de 200 km de diâmetro, frente à costa noroeste da Austrália. Terá sido este meteorito a ser o responsável, há 250 milhões de anos, pela morte de 90% da vida marinha e de 80% da terrestre, um fenómeno que foi baptizado de «A Grande Extinção». Segundo os investigadores, todos os indícios apontam para uma «grande extinção» em finais do período Pérmico, quando o planeta estava configurado numa única massa de terra, chamada Pangea, e um enorme oceano, o Panthalassa.
A cratera de «Bedout» também está relacionada com uma Era de vulcanismo extremo e com a divisão da Pangea, que posteriormente originou a formação dos actuais continentes.
Fonte diario digital
Nota: Como dizem os irredutiveis gauleses, a única coisa que têm medo é que o ceu lhes caia em cima da cabeça por "Toutatis"
