Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Já viram os direitos do BCP a valorizarem 100% hoje?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Não percebi os 5,42 JAS...

por JAS » 18/12/2002 9:38

JAS Escreveu:De qualquer forma, para mim. é perfeitamente inexplicavel a cotação de fecho a 0,25.
Isso equivale a uma cotação das obrigações a 5,42 que não é plausível.


LastBull Escreveu:Pelas minhas contas (que são subjectivas, pois dependem de taxas de actualização consideradas e das expectativas de dividendos) os direitos valem, PARA QUEM QUER TER BCP A 3 ANOS, mais de 40 cêntimos. Por isso para esses investidores faz todo o sentido comprar a 0,25.


Quem detém 1000 direitos pode subscrever 603 obrigações a 5 euros.
Portanto quem comprou direitos a 0,25 irá ficar com as obrigações a 5,41.

Porque 1000 x 0,25 / 603 = 0,41.

(os anteriores 5,42 resultaram de ter dividido simplificadamente por 600...)

Relativamente ao valor dos direitos eu tinha chegado a um diferencial de 0,31 considerando a taxa de 9% e dividendos das acções idênticos aos do ano passado para os próximos 3 anos.
Mas esse era um valor acumulado de 3 anos... Comprar direitos a 0,25 significa anular à cabeça 80% desse diferencial, entre juros das obrigações e dividendos das acções, o que não me parece lógico.

Se quiserem recordar as contas que fiz estão em:
http://caldeiraodebolsa.sonet.pt/forum/ ... highlight=

(ter atenção que houve erros e as contas estão corrigidas no post final)

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Uma nota

por Viana1 » 18/12/2002 2:18

Os direitos hoje ficaram sem vendedor e no pre-fecho chegou a estar a 1€ no entanto apareceu algum vendedor nos ultimos minutos a 0.28€ mas a bolsa náo deixou fehcar a esse valor mas sim a 0.25€ pois de 0.25€ a 0.28€ náo havia vendedor (e pelas regras náo deixaram) Alias o comprador era táo forte que se a bolsa soltasse eles teriam fechado mesmo a 1€.

No fecho ainda ficaram a comprar muitos direitos a 0.25€. Espero que náo tenham sido curtos pois neste caso náo sei o que podem fazer. :-\
Viana1
 

utilizador

por Viana1 » 18/12/2002 2:04

Náo consigo postar em Viana tenho de utilizar o Viana1 porque diz que o utilziador esta em uso. Como pode ser?
Viana1
 

FUI EU O UNICO COMPRADOR DE DIREITOS A 0.01€

por Viana1 » 18/12/2002 2:03

FUI EU O UNICO COMPRADOR DE DIREITOS A 0.01€

Como tinha "anunciado" varias vezes, quer aqui quer no B+, eu estaria comprador de direitos BCP a 0.01€ desde o primeiro dia. Assim o fiz e a 7:30.01 coloquei uma ordem de compra de 280mil direitos a 0.01€ (um risco de apenas 500cts) pensando que a seguir iriam disparar uma serie de ordens de seguida a esse mesmo preço, meu espanto foi que nos primeiros 10 minutos náo entrou nenhuma ordem. FIQUEI BURRO.

POIS É EU FUI MESMO O UNICO A CONSEGUIR COMPRA DIREITOS A 0.01€ POIS A PRIMEIRA ORDEM DE 280MIL ERA MINHA E SO ENTREGARAM 30MIL a 0.01€ OU SEJA EU CONTINUEI SEMPRE COMPRADOR.

DEvem pensar, que sorte a deste gajo, mesmo 30mil daria ter vendido no maximo com um lucro de aproximadamente 1700cts.

Evidentemente que eu náo esperaria pelos 0.30€ e o meu objectivo estipulado eram os 0.04 ou 0.06€ e na verdade era facil ter vendido a 0.05€ ja que ela fez essa ordem instantaneamente.

Agora pergunta. GAnhou ou náo ganhou?

Náo só náo ganhei como perdi.

PERDEU? COMO? É impossivel!

Náo. Foi possivel e bem real.

Eu infelizmente estava numa reuniáo e náo acompanhei o titulo a ultima vez que tinha visto o titulo cotava-se ele a 0.04€ (nessa altura tinha a certeza que ainda havia de apanhar aquilo a 0.01€. Quando acabou a reuniáo e tenho oportunidade de olhar para o sistema, cotava-se os direitos a 0.07€ e um minimo de 0.01€. Liguei ao meu corretor pois tinha de ter comprado a 0.01€, pelo menos 1 acçáo. Quando ligo, o meu corretor estava um pouco em panico (ele náo fica em panico e muito calmo mas seria algo entre o calmo e o panico) e quse náo me conseguia responder. Perguntei-lhe se tinha comprado ou náo, ele respondeu, sim compramos mas apenas 30mil.
- Paciencia é melhor que nada - Digo eu quando ele me interrompe e diz que vendeu a 0.02€.
Eu disse novamente paciencia podia ser melhor mas... ele interrompe-me novamente a dizer que quando viu aquilo a chegar táo rapidamente a 0.01€ pensou que ia estacionar ali e com medo que ficasse vendedor a 0.01€ colocou imediatamente a venda de todos os direitos (280mil) a 0.02€, ficando em primeito comprador e vendedor.

Resultado, o BCP puxa os direitos por ali acima, vendo as 280mil e fico com 250 mil abertas que fui obrigado a fechar a fechar a 0.07 com 2500cts de prejuizo.

Imagino que muitos traders tenhma olhado para o BCP a 0.01€ e depois a 0.30 e tenham dito que o gajo que comprou a 0.01€ e que teve uam sorte... Sem saberem desta minha historia.

NOTA: O meu corretor é uma pessoa com muita expiriencia no mercado (talvez neste negocio a experiencia que ele tem de outros semelhantes o tenham levado a tomar essa decisáo) a quem confio a minha carteira a 100% e que na minha ausencia pode alterar as ordens, comprar e vender se considerar ser a melhor opçao para conseguir uma rentabilidade mais elevada da minha carteira. E mesmo uma pessoa com a experiencia dele fui apanhado numa manobra de especulaçáo.

O meu exemplo, que é com imenso custo que o escrevo aqui, servia de liçao para todos que pensam que há negocios sem riscos. Todos os negociso. TODOS. Tem risco.
Viana1
 

Não percebi os 5,42 JAS

por LastBull » 17/12/2002 23:39

Pelas minhas contas (que são subjectivas, pois dependem de taxas de actualização consideradas e das expectativas de dividendos) os direitos valem, PARA QUEM QUER TER BCP A 3 ANOS, mais de 40 cêntimos. Por isso para esses investidores faz todo o sentido comprar a 0,25. O problema é que para os outros valem pouco mais que zero e é esta disparidade tão grande que levou à altíssima volatilidade da cotação, e a que não se conseguisse estabelecer um preço de equilíbrio. Para ajudar à festa, devem ter aparecido inúmeros day-traders tornando impossível estabelecer um preço de equilíbrio.
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?
 
Mensagens: 55
Registado: 27/11/2002 11:16
Localização: Rio de Mouro

Quem não arrisca não petisca...

por JAS » 17/12/2002 20:10

Eu cá petisquei... mas devo dizer que ontem apanhei um grande susto.

As férias nas Maldivas deixaram-me queimadinho mas um regresso à actividade apenas na 6ª feira passada impossibilitou-me uma entrada a 0,01/0,03 que não teria grandes riscos.

Entrei a uma média de 0,084 o que já foi extremamente arriscado.

Achei por bem limitar os riscos comprando e vendendo 0,03 a 0,05 acima e estando preparado para um stop-loss a 50%.

Isso fez-me vender cedo demais mas, mesmo assim, o trade correu-me extremamente bem e a meio da manhã já só estava a arriscar lucros.
Ainda voltei a comprar a 0,14 e a vender a 0,19.

De qualquer forma, para mim. é perfeitamente inexplicavel a cotação de fecho a 0,25.
Isso equivale a uma cotação das obrigações a 5,42 que não é plausível.

Será que tinham medo de não conseguirem subscrever obrigações?
O produto é bom mas, que diabo, 5,42 parece-me um exagero...
Será que não sabiam que as podem adquirir na bolsa daqui a uns dias?

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 19:32

Mercúrio,

Muito bem visto. Muito bem visto mesmo...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Assunto

por soeirinho » 17/12/2002 18:38

Hoje os direitos do BCP valorizaram 225% fecharam em 0.25
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por Mercùrio » 17/12/2002 18:08

Geralmente os direitos vendem-se nos primeiros dias e compram-se nos
ultimos.
Penso que entregaram poucos a 0.01,mas a 0.02 estiveram toneladas.
Penso que è sempre de arriscar,sabendo contudo que nada é garantido
e pode-se perder todo o dinheiro investido!
Possivelmente quem vendeu no 1ºdia a 0.30 recomprou-os agora.Terá
sido o BCP?
Saudações bolsistas
Mercùrio
 

sim é hoje o último dia

por LastBull » 17/12/2002 15:19

E para os investidores de longo prazo em BCP continuam muito baratos.
Veremos que tem mais força, se os de curto prazo ou os de longo, porque uns querem comprar e outros vender.
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?
 
Mensagens: 55
Registado: 27/11/2002 11:16
Localização: Rio de Mouro

Concordo contigo LR...

por Antunes » 17/12/2002 14:59

...mas o negócio, neste caso, seria para comprar e vender no próprio dia.

Vamos ver como acaba a negociação destes direitos (pesno que é hoje não?)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1025
Registado: 4/12/2002 11:16
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 14:37

Completamente de acordo LR. Há inúmeros exemplos de direitos que acabam de negociar sem compradores...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Direitos do BCP

por lr » 17/12/2002 14:32

Já em tempos houve uns direitos que tiveram uma valorização assim, mas não me lembro quais.

No entanto dizer que era dificil perder, é que já não é bem assim.

Há pouco tempo houve uns direitos que quem os tinha ficou com eles, porque ninguém os quis comprar. Como depois do periodo de negociação os direitos não servem para nada, a não ser subscrever as obrigações, podia acontecer ficarem com eles para deitar fora.

Há sempre um risco, mesmo a 0,01 euros.

Um abraço
Luis
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 273
Registado: 5/11/2002 10:46
Localização: 16

Direitos BCP suspensos!!

por Antunes » 17/12/2002 14:08

...Que violência!!

Alguém tem opinião formada sobre esses direitos? Pelo que eu percebi ganha-se 9% ao ano de juros mas depois há o problema da cotação em Dez-2005 que tem de ser superior à actual para compensar, não é assim??
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1025
Registado: 4/12/2002 11:16
Localização: Porto

Pois eu tb os vi...

por Antunes » 17/12/2002 13:51

...com um mínimo nos 0,01 mas deve ter sido por muito pouco tempo... coloquei uma ordem para o dia seguinte a 0,01 mas não chegou lá nesse dia :(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1025
Registado: 4/12/2002 11:16
Localização: Porto

por Flying Turtle » 17/12/2002 13:44

Por acaso Antunes...

E noutro dia chegaram a estar a 0.01...

Teria sido o negócio do ano!!!

A esse preço - devia estar muito distraído, perder seria difícil...! :(

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

Já viram os direitos do BCP a valorizarem 100% hoje?

por Antunes » 17/12/2002 13:37

Alguém já fez day-trade com direitos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1025
Registado: 4/12/2002 11:16
Localização: Porto


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Crissssx, Google [Bot], jprgodinho, PXYC, Shimazaki_2 e 383 visitantes