Página 1 de 1

MensagemEnviado: 12/5/2004 19:34
por JCS
Esqueci-me de salvaguardar que apesar de tudo o preço poderá continuar a aumentar. Medidas esperam-se...

Cumprimentos

JCS

MensagemEnviado: 12/5/2004 19:22
por JCS
Os países produtores de petróleo têm todo o interesse que o preço do mesmo não suba muito mais que os valores que se têm verificado. As recentes subidas têm posto também a pensar alguns desses países (nomeadamente a Arábia Saudita e o Kuwait) porque todos eles sabem que um preço "desajustado" do petróleo fomenta (fortemente) a pesquisa e a "industrialização" de outras fontes (ou formas) de energia (daí eles se irem acusando à medida que o preço cavalga).

Se bem que se trata de um cenário longínquo (refiro-me ao aparecimento de uma outra "tecnologia" alternativa ao petróleo) a verdade é que esses países sabem que todas estas cavalgadas vão "forçando" a investigação por parte de outros países e sabem também que a cada crise (ou ano) que passa novidades vão aparecendo nesse campo (e qualquer dia aparecerá algo verdadeiramente viável a nivel energético) que porá em causa todo o poder negocial que um monopólio petrolifero permite.

Estamos muitissimo longe de um cenário desses mas a cada dia que passa alguém trabalha incessantemente para que algo viável apareça e isso não convém nada não é? :wink:

JCS

Pois

MensagemEnviado: 12/5/2004 14:11
por Visitante
A tendência é claramente de baixa. Bem que se esforçam com promessas mas eu não vejo nada que me diga outra coisa. O petróleo rompeu a barreira dos 40 mesmo com promessas da opep. Agora vem a Arábia Saudita prometer. O efeito é que todas as bolsas continuam a apontar para baixo.

petróleo vai baixar

MensagemEnviado: 12/5/2004 13:57
por Visitante
MERCADOS Publicado 12 Maio 2004 13:23
Arábia Saudita diz que está pronta para aumentar produção de petróleo
A Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, está pronta para aumentar a produção de petróleo de modo a contrariar a valorização do crude nos mercados internacionais, que hoje já cotou num novo máximo de 13 anos.
--------------------------------------------------------------------------------


A Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, está pronta para aumentar a produção de petróleo de modo a contrariar a valorização do crude nos mercados internacionais, que hoje já cotou num novo máximo de 13 anos.

A revelação foi feita hoje por um membro não identificado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que reiterou a disponibilidade da Arábia Saudita para aumentar a produção e convencer os seus parceiros a acordarem uma subida na produção em 1,5 milhões de barris por dia.

A OPEP vai reunir no próximo dia 24 de Maio em Amesterdão e a Arábia Saudita defende que seja decidida uma subida de 6,4% na produção.

O preço do petróleo fechou ontem, pela primeira vez desde 1990, acima dos 40 dólares o barril e hoje de manhã mantinha a tendência de ganhos, depois da Agência Internacional de Energia ter estimado que a procura de petróleo este ano vai registar o maior aumento em 16 anos, devido ao crescimento da economia.

Depois de conhecidas as declarações de hoje sobre a Arábia Saudita, o preço do crude em Nova Iorque, bem como o «brent» em Londres, seguiam a descer, 0,25 e 0,29%, respectivamente.


negocios.pt