Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Será você um touro cego?"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

artigo

por Liverless » 12/5/2004 16:50

Eu particularmente não gostei do artigo.
Acho que cego é exagerado, talvez teimoso miope, mas cego, penso que estão extintos.
Liverless

por Visitante » 12/5/2004 16:12

..."depois da tespestade vem a bonança."
Visitante

por Pata-Hari » 12/5/2004 15:49

Bem, por acaso e já que pelos vistos está toda a gente a pensar no jas, eu confesso que há muitos, mas muitos exemplos diários no fórum de atitudes que me parecem caber na neste perfil na perfeição. Todos os comentários que referem supostos interesses ocultos de quem alerta para isto ou para aquilo, são exemplos descarados de irracionalidade e de bullismo ou bearismo agudos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

valves

por valves » 12/5/2004 15:35

Tenho a impressão que o Jas pensou o mesmo que eu pensei :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: JAS há que ter calma e não reagir a bocas de reacção dos artigos intemporais do Ulisses... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Re

por JAS » 12/5/2004 13:26

Ulisses Pereira Escreveu:De facto, "Será você cego" teria sido uma óptima opção para título do artigo.

Por acaso não concordo...
Estás num Forum de Bolsa e não numa Revista Médica pelo que o título que utilizaste era apropriado.

E entre Touro Cego e Urso Cego, no actual momento, o primeiro também é mais adequado.

No meu caso pessoal classifico-me com "Touro Cego e em férias"...

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 12/5/2004 13:10

De facto, "Será você cego" teria sido uma óptima opção para título do artigo. Para a próxima vez, acho que venho mesmo aqui pedir sugestões para os títulos dos artigos que é sempre das coisas que me custa mais a fazer. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Observador » 12/5/2004 12:54

Eu por acaso acho que o título deveria ser "será você cego?"
Porque cego será aquele que não segue a citação do Ulisses a Jesse Livermore, logo no inicio do artigo.

Eu, pessoalmente, admito que tive muitas dificuldades em "esquecer" o ritmo viciado Bear que veio desde o ano 2000. O que me fez perder muitas oportunidades e algum dinheiro.
Felizmente que ando nisto há algum tempo, e parei. Afinal, parado detenho a segunda melhor posição do mercado. A posição neutra. Só porque fui cego.

Quanto ao argumento do Ulisses sobre o titulo do seu artigo: completamente de acordo. Em qualquer momento continuado (e não pontual) há sempre mais Touros do que Ursos.

Um abraço.

PS - Excelente artigo e intemporal.

Registado: 4/5/2004 12:02

Re: Acertar

por fproenca » 12/5/2004 12:04

Anonymous Escreveu:Caro fproença. Acertaste duas vezes seguidas e com muito mérito, no entanto a experiência diz-me que acertar três vezes seguidas é pouco provável. Vamos ver... Boa sorte!

Eu não tento acertar nada, apenas sigo o mercado, como sempre disse, não tenho problemas em fechar posições por estar errado, o que me interessa é estar o maior número de vezes do lado certo

Desde outubro do ano passado que tenho participado no "Caldeirão" e não foi só duas vezes que estive do lado certo, recomendo leitura de http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=22977 para o movimento após subida até janeiro e consequente queda e recomendo o link http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=24664, para o que aconteceu após a dita queda, o passado fala por nós, falhar todos nós falhamos :mrgreen: ...
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Thomas Hobbes » 12/5/2004 12:03

Ovos Moles Escreveu:Eu acho que os ursos cegos dominaram neste ultimos tempos este caldeirão

Não só o caldeirão como o mercado. sou da opinião que em geral, os investidores mais experientes tendem a tornar-se mais em ursos que touros (talvez devido a algumas chamuscadelas).

Touros cegos vejo muitos, especialmente quando o mercado está em alta, e a ganância lhes tolda a vista e o descernimento. Normalmente este tipo de investidor é aquele que entra no mercado porque alguem lhe disse que as acções é o que está a dar.

Termino esta minha opinação com as minhas felicitações a esse heroi da odisseia, que mais uma vez escreveu um excelente artigo

bem haja
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por Ovos Moles » 12/5/2004 7:58

Eu acho que os ursos cegos dominaram neste ultimos tempos este caldeirão e eu so gosto de frisar isso, pois eu no mercado sou um incondicional Touro Cego desde o ano passado. Mando "marradas" ao primeiro que tenha argumentos plausiveis, para afirmar que o mercado esta Bear :twisted: .
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

Aprender

por Visitante » 11/5/2004 23:29

Primeiro treinar em acções é uma boa regra.
Visitante

o k me faz evitar futuros, warrants CFD's é...

por Telolista » 11/5/2004 22:08

...serem demasiado complexos.

Gostava de estar tão à vontade nestes produtos quanto estou em acções. E mesmo estas não sou nenhum expert. De 0 a 10 classifico-me como um 6. Nas acções ja invisto há quase 7 anos e coisas como AC ainda me fazem confusão.

Passei pela operação harmónio e OPA da Colep, split da Cimpor e pco mais em termos de operações k involvam um raciocínio mais aprofundado...

No resto tem sido o normal. Comprar,vender,dividendos...

Mas isto dos warrants e futuros mete medo pelo menos por 2 razões:

-pode perder-se o $ todo com muito mais probabilidade que em acções

-investir em algo k não conheço e k sei k tem de ter em atenção prazos e tem características muito sui generis fazem destes produtos um perigo para o investidor "médio".

É que é tão complicado que uma pessoa perde a paciência logo de início...

Talvez um dia...
Bem que gostava de poder apostar tb nas descidas...

Por agora ainda não...
Telolista

por zé povinho » 11/5/2004 21:48

como diz fproença:

saber estar de fora e não se sentir tentado a investir conforme o saldo disponível, são dois aspectos muito importantes que todo o investidor deve ter sempre presente.

Registado: 4/11/2002 23:38

Acertar

por Visitante » 11/5/2004 21:32

Caro fproença. Acertaste duas vezes seguidas e com muito mérito, no entanto a experiência diz-me que acertar três vezes seguidas é pouco provável. Vamos ver... Boa sorte!
Visitante

por fproenca » 11/5/2004 20:46

Olá Ulisses,

O teu artigo vem em boa hora, porque muitos investidores ainda podem "salvar" os eus investimentos, caso a queda continue.

Curiosamente, quando o mercado cai uma série de sessões pouco se fala em fechar posições, mas quando sobe uma ou duas sessões aparecem logo "adivinhadores" de fundos, os mercados até podem subir no próximo mês ou meses, mas, neste momento (o futuro ninguém sabe) quem ainda vê o Bull sob o meu ponto de vista está errado

Quando dizes que há algumas coisas que um touro cego pode fazer de forma a tentar modificar-se e tornar-se um investidor racional, eu acrescento também tres ideias:

Evitar fazer as contas diáriamente dos seus investimentos, fazer uma vez por semana ou mes (para quem investe pouco) é mais do que suficiente e não se sente tentado a tomar posições consoante o seu saldo

Perguntar sempre a si mesmo:
Onde está o maior perigo do lado curto (Ursos) ou do lado dos longos (Touros) ?
Se evitar o lado mais perigoso, significa que provavelmente perderá menos dinheiro, para se investir na bolsa antes de pensar em ganhar dinheiro é preciso primeiro lugar tentar segurar o capital

A última é um erro que quase todos nós cometemos, que é não conseguir ficar muito tempo fora da bolsa, heheheh, ma sisso não tem cura, está no sangue de quem é ambicioso :mrgreen:

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Visitante » 11/5/2004 20:06

Bom artigo Ulisses...

Eu costumo utilizar a tecnica de inverter os graficos (foi me indicada pela primeira vez pelo K)...

E garanto-te uma coisa... e muito mais facil ver se estamos numa tendencia descendente com a escala invertida... problemas de um touro miope :)

Um abraco
Nunofaustino
Visitante

por Ulisses Pereira » 11/5/2004 20:02

Obrigado Ming, já estou a tentar corrigir (o sistema está algo lento).

Touro, também poderia ser, mas continuo a achar que há sempre mais touros cegos que ursos cegos e tinha que optar por um para o título não ficar muito longo... 8-)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Touro » 11/5/2004 19:56

Mais uma coisa Ulisses...

Porque não o título do artigo: "Será você um urso cego?"
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Touro » 11/5/2004 19:51

Caro Ulisses,

Acredito que o artigo seja intemporal, mas na altura em que é publicado pode ser conotado com a actual situação do mercado.

Eu não consigo abrir mais os olhos :wink: , e aquilo que consigo dizer de momento é apenas: "Wait and see". Naturalmente que para ver, quer sejam ursos ou touros, não podem ser cegos...

É este o meu sentimento de momento, amanhã poderá ser outro.
Cumprimentos,
Touro

por Ming » 11/5/2004 19:39

Tem uma pequena gralha quase logo no princípio: Aparece urso quando devia aparecer touro... :mrgreen:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Ulisses Pereira » 11/5/2004 19:33

Touroo (espero que não cego),

Acredita que este artigo é mesmo intemporal e não quero com ele tirar nenhuma ilação do actual momento do mercado no qual mantenho a minha opinião optimista em termos de médio/longo prazo, pessimista em termos de curto prazo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 11/5/2004 19:29

Tá giro, Ulisses! sugiro que se passe a sussurrar "touro cego, touro cego!" quando se virem frases que correspondam ao diagnóstico :lol: .

Ups, just kidding, mas se calhar nem era má ideia como terapia de grupo, :lol:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Touro » 11/5/2004 19:21

Significa que achas que isto vai muito mais para baixo?
Mesmo com os lucros das empresas a subir, algumas privatizações à porta (p.e. EDP), retoma económica no horizonte. Nos Estados Unidos já se fala em recuperação rápida com necessidade de subir taxas.

Não serão estas quedas uma sacudidela (ou uma espécie de capitulação das lateralizazões) para ser retomada a subida dos mercados?

Neste momento acho que é cedo para se tomar uma posição long ou short no mercado. Acho que o melhor é estar de fora a ver para onde isto vai...
Cumprimentos,
Touro

Novo artigo: "Será você um touro cego?"

por Ulisses Pereira » 11/5/2004 18:59

Acabei de colocar na Primeira Página, o novo artigo "Será você um touro cego":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum