Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT-Compra de Acções Próprias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Jas

por homemdoswarrants » 22/6/2004 11:21

Sao opnioes , das quais cada investidor usa a sua sensibilidade consoante a forma que mais se identifica com o mercado.
Quanto a subida superior ao indice , faltou referir que se trata de uma tecnologica que vinha de quedas superiores ao mesmo.
Quanto ao maior beneficiario , fica claro que foi a ABN, pois mesmo sem estar claro o clausulado, o facto concreto é que este cap, foi quem mais dividendos retirou.
A PT tinha por obrigaçao ao anunciar o cap, haver informado deste acordo com a ABN e respectivo clausulado, ao que sei a maioria , senao todos os acionistas ignoravam que existisse compromisso identico.
Logo já começo a falar no campo de possiveis irregularidades, contudo irei pressionar a C.M.V.M, acerca da data em que tal acordo lhe terá sido comunicado e respectivo clausulado, pois nao basta a existencia do acordo, os investidores tem direito a conhecer as obrigaçoes da empresa , sendo neste valor considerado facto relevante.
È que pela falta de informaçao aos investidores, pode o admnistrador ate ser acusado de negligenciar factos relevantes.
Em tempos referi que este cap , era criado para beneficiar alguem em especial e os factos agora comprovam que veio a beneficiar quem nem investidor o era a altura, isto investigado ao pormenor pode trazer consequencias.
Repare que ainda que a ABn dispusesse de direitos sobre a aquisiçao, hipoteca ou outra forma de obrigar a constituiçao social da empresa, o admnistrador da Pt , referiu que a Cap destinava-se a beneficiar os ACIONISTAS, logo a ABN , nao sendo acionista, vir retirar dividendos desta natureza pelo simples emprestimo hipotecario(suposto), e com as actuais taxas de juro praticadas, parece-me puder eventualmente existir aqui algum tipo daquilo a que se chama crime de usura.
Para verificar se as suspeitas que levanto , tem ou nao fundamento, irei apresentar pedido de explicaçoes a C.M.V.M
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

Re

por JAS » 22/6/2004 10:58

homemdoswarrants Escreveu:O negocio ABn , ainda em meu entendimento esta mal contado, pois vender-lhe acçoes a 7.78 e andar a recomprar-lhas e com compromissos de lhas revender de novo a 7.78?

Não me parece que esteja mal contado.
Tratou-se de uma mera operação de parqueamento.

Desconheço as clausulas legais que obrigaram a isso mas, pelo que li, fiquei a perceber que burocraticamente se torna mais simples anular acções que tenham sido adquiridas DEPOIS da AG que tenha decidido a Redução do Capital do que anular acções que tenham sido adquiridas ANTES.

homemdoswarrants Escreveu:As 450 k / sessao , em meu entendimento nao fazem o efeito a que inicialmente se propuserao, pois com liquidez media diaria de 5 milhoes, esse valor nao é significante.

O efeito que se propuseram? Ou o efeito que tu julgavas que ia produzir?
Desde o anúncio da CAP a PTC já subiu 27% contra apenas 18% do PSI.
E contra 18% do BCP e 13,5% da EDP...

Relativamente ao volume não te esqueças que são 450k diariamente e sempre do mesmo lado. Ou seja em dias de queda atenuam a oferta e em dias dias de subida ampliam a procura.
E isso é importante no médio prazo.
Além disso, no final, o free-float ficará reduzido em 10%.

JAS Escreveu:Nestas condições, para atingir o objectivo dos "10% até ao final do ano", faltará:

- PT comprar 3,53% directamente
- PT comprar 2,19% ao ABN
- O ABN 1,05%.

Deverá ler-se "O ABN comprar 1,05%".

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: CAP

por homemdoswarrants » 22/6/2004 6:11

JAS Escreveu:A PTC fez um novo comunicado na 6ª feira passada com as compras realizadas desde o dia 05 de Abril.

Verificamos que houve essencialmente duas paragens na CAP: de 19 a 29 Abril e de 24 Maio a 16Junho.

Também se constata que houve CAP na fase em que a PTC sofreu uma grande queda pelo que esta não foi suficiente para a conter.

Outro facto relevante é que a PTC já recuperou 3,43% da posição que tinha passado para o ABN AMRO e que fora de 4,57%. Nestas condições o ABN ainda deve deter 1,14% e o contrato de equity swap ainda prevê a compra de 2,19%.

No momento actual a PTC detém 54.225.108 acções próprias o que equivale a 4,28%.
E supõe-se que o ABN detém 1,14%.

Nestas condições, para atingir o objectivo dos "10% até ao final do ano", faltará:

- O ABN 1,05%.

No total devem ter que adquirir 4,58% o que equivale a cerca de 57,25M de acções.
E isso implica, contando com 2 interrupções na altura da divulgação dos resultados trimestrais, um ritmo de compra de aproximadamente 450k/sessão até ao final do ano.

JAS

Caro Jas
As 450 k / sessao , em meu entendimento nao fazem o efeito a que inicialmente se propuserao, pois com liquidez media diaria de 5 milhoes, esse valor nao é significante.
O negocio ABn , ainda em meu entendimento esta mal contado, pois vender-lhe acçoes a 7.78 e andar a recomprar-lhas e com compromissos de lhas revender de novo a 7.78?
Terá este sahre buyback sido feito a pensar unicamente na ABN ?
Em tempos falei aqui nisso?
Recordao-se?
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

CAP

por JAS » 22/6/2004 1:40

A PTC fez um novo comunicado na 6ª feira passada com as compras realizadas desde o dia 05 de Abril.

Verificamos que houve essencialmente duas paragens na CAP: de 19 a 29 Abril e de 24 Maio a 16Junho.

Também se constata que houve CAP na fase em que a PTC sofreu uma grande queda pelo que esta não foi suficiente para a conter.

Outro facto relevante é que a PTC já recuperou 3,43% da posição que tinha passado para o ABN AMRO e que fora de 4,57%. Nestas condições o ABN ainda deve deter 1,14% e o contrato de equity swap ainda prevê a compra de 2,19%.

No momento actual a PTC detém 54.225.108 acções próprias o que equivale a 4,28%.
E supõe-se que o ABN detém 1,14%.

Nestas condições, para atingir o objectivo dos "10% até ao final do ano", faltará:

- O ABN 1,05%.

No total devem ter que adquirir 4,58% o que equivale a cerca de 57,25M de acções.
E isso implica, contando com 2 interrupções na altura da divulgação dos resultados trimestrais, um ritmo de compra de aproximadamente 450k/sessão até ao final do ano.

JAS

CAP parada?

por JAS » 4/6/2004 17:59

JAS Escreveu:Tendo em atenção que depois de 16 de Abril haverá 3 interrupções da CAP o número de sessões aptas para aquisição reduz-se a cerca de 150.
Sendo assim o ritmo terá que ser de 430k/sessão.

O último comunicado da PTC foi a 16 de Abril e ela detinha 0,37%.
O ABM AMRO, com quem a PT fez um acordo de "equity swap" comprou-lhe 3,43% em 02 de Abril e esse acordo prevê que a PT lhes recompre 5,56%.

Para atingir os 10% no final do ano precisam de comprar cerca de 430k/sessão podendo as compras ser efectuadas tanto directamente pela PTC como pelo ABM.

Se tivessem mantido o ritmo de 430k seriam obrigadas a comunicar quando atingissem:
- PTC: 1% (=18 sessões/13 Maio). A PTC não comprou...
- ABM: 4% (17 sessões/27 Abril). O ABM não comprou...

(Acho que também teriam que comunicar se, em conjunto, atingissem os 4%. Mas disto não tenho a certeza)

Portanto, em conclusão, a CAP está parada (ou esteve parada) o que poderia justificar a queda (pelo menos parcialmente) porque o Mercado sabe aquilo que nós não sabemos...

Mesmo que não justifique a queda justifica a lateralização.

JAS

P.S. - Tenho algumas dúvidas se o ABM teria que comunicar aos 4%, devido a existir um acordo de "swap equity" (devendo cumprir as regras de uma CAP), ou se teria que comunicar aos 5% (cumprindo as regras de participação qualificada).
Julgo que aqui se deveria aplicar a regra da CAP.

Na 2ª hipótese o ABM demoraria 46 sessões (após 02 ABR) a atingir os 5%. Se assim fôr deverá sair um comunicado na próxima 2ª feira...
E nesse caso a CAP não teria estado parada.

por Visitante » 15/5/2004 15:05

O BCP, EDP e PT são empresas com excelentes resultados, criam riqueza e a avaliação feita por grandes casas de investimento sobre elas são do melhor que há.
Visitante

por Visitante » 12/5/2004 15:28

Eu por mim continuo a insistir que se trata de uma operação de restruturação de capital para evitar aquisições hostis feitas com leverage.
Visitante

por Braganext » 12/5/2004 0:17

Jaor

Estamos feitos com a onda de falências nas maiores Empresas Portuguesas. Valha-me Deus.

Registado: 5/11/2002 19:47

por JAOR » 11/5/2004 23:51

E pelos vistos ,mais uma empresa a caminho da falência ,assim sendo ,já temos o BCP a EDP ( por arranjos na contabilidade ) e agora a PTC ( CAP ) :roll: o que resta ??? paciência ,muita paciência :roll: :evil:

Cmpts

PS : é desta que se vai o PSI 20 :mrgreen: :mrgreen:
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

Re

por JAS » 11/5/2004 23:18

Gito Escreveu:Se não estou enganado a PT declarou que iria adquirir até 10% do capital até ao fim de 2004, pelo julgo que não é obrigatório que os 10% se cumpram.

Também não é obrigatório acreditar no Pai Natal mas muita gente manda limpar as chaminés...

JAS

por Gito » 11/5/2004 16:19

Se não estou enganado a PT declarou que iria adquirir até 10% do capital até ao fim de 2004, pelo julgo que não é obrigatório que os 10% se cumpram.

Bons negócios

Registado: 19/5/2003 22:47

por Visitante » 11/5/2004 16:04

Um fecho no máximo da sessão era excelente, vamos lá ver o que isto dá. As notícias dos Brasil e da revisão em baixa da ocde para o nosso crescimento penalizaram em muito a portugaltelecom e ao invés a edp nem mossa, vai ali fresca a subir.

cumps
Visitante

por Visitante » 11/5/2004 15:58

Acho que se estão a criar boas condições para levar a pt a novos máximos. Adoro estas quedas, fazem sair os ratos e deixam o terreno plano, para novas colheitas. Estou dentro a 8.67€

Cumps
Visitante

correcção

por JAS » 11/5/2004 15:48

JAS Escreveu:Dado que este ano tem cerca de 180 sessões (após 16 ABR) precisam de comprar o resto ao ritmo de 360k/sessão.

Tendo em atenção que depois de 16 de Abril haverá 3 interrupções da CAP o número de sessões aptas para aquisição reduz-se a cerca de 150.
Sendo assim o ritmo terá que ser de 430k/sessão.

JAS

Re: Apresentação de resultados

por JAS » 11/5/2004 15:45

Duvida Escreveu:A apresentação de resultados não obrigava à suspensão da CAP? Penso que 15 dias antes e depois da apresentação...

Os resultados foram apresentados em 29 de Abril.

De acordo com as recomendações da CMVM a CAP deve ser suspensa nos 10 dias anteriores.
(Fico na dúvida se são 10 dias de calendário ou 10 sessões de bolsa...)

Não há qualquer recomendação para o "depois".

JAS

Apresentação de resultados

por Duvida » 11/5/2004 14:30

A apresentação de resultados não obrigava à suspensão da CAP? Penso que 15 dias antes e depois da apresentação...

Registado: 2/12/2002 15:38

por Ming » 11/5/2004 13:52

E cada vez irá mesmo havendo menos, visto que a própria PT ainda terá de secar no mercado mais 5% das acções.

Uma das muitas consequências preversas desta brutalidade (conhecida por CAP) é secar as posições pequenas, que ajudavam a fazer a liquidez deste título:

No final ficará uma empresa muito mais descapitalizada (entenda-se: muito mais endividada) e com muito menor liquidez... É de génio...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

PT-Compra de Acções Próprias

por JAS » 11/5/2004 13:46

Já há muito tempo que não actualizo este tema...
A situação actual é a seguinte:

- O ABN AMRO, com quem a PTC tem um acordo de equity swap para a compra de 5,56%, detinha em 02 ABR apenas 4,54%.
- A PTC tinha em 16 ABR apenas 0,37% de acções próprias.

Nestas condições, e em conjunto, detinham 4,91% faltando adquirurem 5,09%.

Não há qualquer comunicado sobre a CAP após o dia 16 de Abril pelo que, eventuais aquisições entretanto efectuadas, não terão ultrapassado o limite de 0,05%/sessão ou seja 625k.

Dado que este ano tem cerca de 180 sessões (após 16 ABR) precisam de comprar o resto ao ritmo de 360k/sessão.

Também há novidades nas posições qualificadas:
- o INK BANK informou ter ultrapassado os 2% em 21ABR.
- A Telefónica informou ter ultrapassado os 5% e passou logo para 7,132% no dia 22ABR.

Interessante esta última...

Dado que não há nenhuma notícia de perda de posições qualificadas conclui-se que cada vez há menos particulares na estrutura accionista da PT.

JAS

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GaussSLB47, Google [Bot] e 711 visitantes