Página 1 de 1

Bigonline avalia participação da Ahold na JMR em 750 milhões

MensagemEnviado: 11/5/2004 11:50
por Thomas Hobbes
O banco de investimento Bigonline avalia a participação de 49% que a Ahold detém na Jerónimo Martins Retalho (JMR) em 750 milhões de euros. O banco refere que a possibilidade da Ahold querer vender a participação é um cenário que «não deve ser colocado de parte já que a Ahold está numa fase de alienação dos activos fora do ‘core business’».

O banco de investimento considera os 750 milhões de euros um valor demasiado alto para ser satisfeito, nas actuais condições, pela Jerónimo Martins Holding. A empresa controlada pela família Soares dos Santos detém um direito de preferência sobre a participação da Ahold. Ou seja, caso a Ahold se decida pela venda, a Jerónimo Martins terá preferência sobre outro eventual candidato.

O Jornal de Negócios avançou hoje com esta possibilidade, abordada numa nota de "research" da JP Morgan, segundo a qual, após contactos com um responsável da Ahold, a Jerónimo Martins é um dos principais candidatos a ser alienados, pois a empresa holandesa vê «pouco interesse em ser um mero investidor financeiro nas empresas onde detém posições minoritárias».

O Banco de Investimento Global (BIG) salienta o facto de os rumores terem surgido na sequência de «contactos entre uma casa de investimento internacional (JP Morgan) e o CEO da Ahold», acrescentando que os rumores não são novidade, pois já tinham surgido antes, e «deverão ter um impacto neutro no título».

A holandesa Ahold anunciou hoje que as receitas do primeiro trimestre desceram 11% para 15,4 mil milhões de euros, com a empresa a ser penalizada pela descida dos preços, queda do dólar e venda de activos. Estes valores saíram ligeiramente abaixo dos 15,6 mil milhões esperados pelo consenso de analistas.

fonte: canal de negócios