Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Swing Ascendente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 18/5/2004 10:52

No exemplo que coloquei neste tópico

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=26868

encontra-se assinalado com um traço vermelho um movimento de counter-trend (ao longo da subida há muitos outros, é claro).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PFA » 18/5/2004 9:42

Como se aplica o countertrend ?
Se puder usar exemplo da ptc.
obrg
PFA

por MarcoAntonio » 18/5/2004 9:29

Estimado PFA, um movimento counter trend é um movimento contra a tendência.

Imagine que o mercado está descendente no médio/longo-prazo.

E agora imagine que apesar dessa tendência descendente de fundo, dá-se um pequeno movimento ascendente, de curto ou muito curto-prazo (algumas sessões ou semanas, poucas). Esse é um movimento counter-trend (contra a tendência).

Trata-se de um movimento correctivo (ao contrário da tendência em vigor) que não põe em causa a tendência de fundo. Basicamente, é isto...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PFA » 18/5/2004 8:55

Não percebi nada de countertred
Por favor podem explicar o que é de maneira simples?
Obrigado
PFA

por arnie » 12/5/2004 22:44

é impressão minha ou o caldeirão anda meio "maluco"?

o IE é só crashar :?

bem, isto de olhar para gráficos pela 1ª vez dá nisto :oops:

não reparei que as barras a amarelo são somente para exemplo do padrão e não barra feitas no mercado :oops:

sorry

no entanto, a confirmar-se esse padrão (subir entre 3 a 4 dias, mantendo-se abaixo dos 50% mas podendo admitir uma visita aos 75% da barra grande), teremos um sinal de venda no titulo com target imediato nos lows da barra grande mas sabendo de atemão que a probabilidade de fazer novos lows e até acelerar o movimento descendente

again...
cya in 30 sec :P
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 12/5/2004 22:22

élá

O Stocky a debitar regras de trading. Aleluia, finalmente resolver doar parte da sua sabedoria à comunidade :mrgreen:

esses 4 up days dentro do range de uma só barra são daqueles padrões deliciosos de short :wink:

apesar de que, verdade seja dita, esse 4º dia foi demasiado além para meu gosto para dar um short com o minimo de segurança :|

continua, estou a gostar, mais vale tarde do que nunca :mrgreen:

até daqui a 30 seg :wink:
arnie
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Bender » 12/5/2004 18:56

StockMaster Escreveu: ...vou tentar esquematizar isso num post.

Seria óptimo!! Estou mesmo tentado a fazer um expert no MS ... :mrgreen: :mrgreen:

Abraço,
Bender

Registado: 12/2/2004 18:57

por StockMaster » 12/5/2004 18:22

olá,

Dão para colocar num sistema de scanning, no entanto não sei até q ponto é possivel automatizar as entradas e saidas.

Eu uso o WL para fazer procuras desse tipo de padão, mas n domino a linguagem o suficiene para q ele me dê os entry points.

ha ainda outras regras para o metodo. depois do jantar vou tentar esquematizar isso num post.

Registado: 26/4/2003 13:35

StockMaster...

por Bender » 12/5/2004 17:38

Bastante interessante, sem dúvida.

Alguns dos padrões que referes, já os procurava mentalmente nos gráficos, mas sem a "formalização" com que os descreveste.... caso típico da PAD onde se vê um higher low....

Será que as regras que descreves-te, não dariam um bom sistema trading/expert ?
Pelo menos seria possível testar a consistência do teu "modelo" de forma sistemática...

Por curiosidade, já fizeste algumas experiências neste campo ?? Seria uma experiência interessante...

Abraço,
Bender

Registado: 12/2/2004 18:57

por StockMaster » 12/5/2004 13:45

Exacto, num panorama descendente.

Caso o título volte ao interior do anterior range 4.12 - 4.30, o cenário descendente é invalidado.

vou por um boneco mais actualizado daqui a pouco.

por Visitante » 12/5/2004 12:10

Para o movimento ser perfeito não deverá ser superior a 4,10 para que se esteja com o panorama descendente, certo?
Caso tal não aconteça , que conclusões tirar?
obrigado
Visitante

Média capital

por StockMaster » 12/5/2004 10:05

Bem, outro exemplo dificil. Dificil pela falta de gráfico e dificil pela liquidez mas vamos ver...

A MCPT quebrou à três sessões o único suporte obvio (4.12 euros) tendo acentuado o movimento de queda quer em amplitude de barra quer em volume transaccionado.

Por norma este tipo de barras representam capitulações de muito curto prazo e podem lugar aos ditos "coutertrend" moves.

No caso da mcpt, a quebra do máximo da barra de ontem nos 4.04 inicia a contagem das barras ct, sendo esperadas neste caso de 2 a 4 barras ascendentes com uma diminuição progressiva do volume.

A retoma do movimento descenden´te é indicado pela quebra do mínimo da última barra CT, sendo normal que o volume seja superio nesta barra.

Para o movimento ser perfeito, a subira ct não deverá ultrapassar os 4.10 euros.

Projecção minima para a retoma do movimento de queda são os mínimos anteriores, neste caso os 3.95.
Anexos
MCP.png
MCP.png (11.15 KiB) Visualizado 879 vezes

por Visitante » 12/5/2004 9:20

StockMaster

pode fazer um CT á Média Capital?
Se possivel explique passo a passo.
OBRIGADO
Visitante

Re: So a termo de curiosidade

por StockMaster » 12/5/2004 8:52

Anonymous Escreveu:...... podemos projectar como objectivo mínimo os .45 euros para as próximas 3 sessões.

Onde digo .45 euros é mais .47, o máximo do movimento anterior.

Best regards
Stocky

So a termo de curiosidade

por Visitante » 12/5/2004 8:43

Ontem a PAD fez um máximo a .41, o que confirmou o "setup" para a retoma do movimento ascendente.

Obviamente q não é o melhor exemplo, mas se hoje tivermos um aumento significativo no volume, podemos projectar como objectivo mínimo os .45 euros para as próximas 3 sessões.
Anexos
PAD1.png
PAD1.png (16.49 KiB) Visualizado 899 vezes
Visitante

se o gap de abertura for fechado ...

por Scubawarrior » 11/5/2004 14:22

...na abertura d eimediato, o cenário provavel é d enao confirmação do swing e follow up da trend de curto prazo.

vamos aguardar

resistências- 1410 / 1435 / 1450

cumps
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por StockMaster » 11/5/2004 11:38

postamos ao mesmo tempo so li a tua resposta depois.

De qualquer das maneiras, ainda bem que as nossas opiniões divergem.

por MarcoAntonio » 11/5/2004 11:34

Anonymous Escreveu:ok ok... n batam mais no ceguinho..

mas então diz-me.
Por fundamentais compravas Pad? e por AT?

Eu penso que a minha resposta já respondia a isso. Neste momento não compraría a PAD por motivo nenhum...

Anonymous Escreveu:quem fala em PAD fala em outra coisa qq

Neste momento tb não estou a ver outra qq que me convencesse a comprar. Mas aí já era por outros motivos como os que explanei ontem e de certa forma também hoje neste tópico. Refiro-me obviamente aos papéis que acompanho...
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 11/5/2004 11:30

ok ok... n batam mais no ceguinho..

mas então diz-me.
Por fundamentais compravas Pad? e por AT?
quem fala em PAD fala em outra coisa qq

Eu refiro-me que por vezes os fundamentais são divergentes da AT e ai eu separo as aguas.

Best regards
Visitante

por MarcoAntonio » 11/5/2004 11:28

StockMaster Escreveu:
Marco, é obvio q nada funciona sempre. No entanto misturar AT com fundamentais costuma dar ainda mais confusão. Eu distingo as coisas. AT é At, fundamentais são fundamentais.

Stock, não creio que se trate de misturar Fundamentais com AT (se bem que eu não veja um problema absoluto em misturar Fundamentais com AT, desde que isso seja bem feito, o que é difícil, reconheço). Mas nem é o caso...

Há aspectos de grande importância na vida dos activos cujas implicações vão bem além da AF e condicionam a AT. Um exemplo: uma OPA com elevado grau de probabilidade de ter sucesso ou que já se sabe que vai ter sucesso. A cotação fica «grudada» ali, é escusado fazer AT's mesmo que a cotação mexa uns centimos para cima ou para baixo...

Outro aspecto que tem implicações na AT são os dividendos, que intereferem claramente com a AT e portanto os Analistas não podem (ou não devem) ignora-los.

Enfim, podía citar mais exemplos. No caso presente da PAD, a minha opinião é que a PAD é um papel muito sensível e especulativo (o que é visível através da própria AT) e que no momento actual está bastante condicionada pela operação harmónio (o que na minha opinião tb é visível através da AT pois não consigo vislumbrar uma tendência definida na PAD e creio mesmo que qq sinal, nestas condições, deve ser ignorado).

Como é óbvio, é uma opinião e poderá haver quem tenha opinião diferente. Mas trata-se de um aspecto que considero importante e daí ter opinado...

Aliás, fiz a ressalva pois imaginei que a tua intenção fosse mais a de dar um exemplo do que propriamente a de «analisar a PAD».
Imagem

Administrador Fórum

por Ertai » 11/5/2004 11:25

Misturar AT com fundamentais dá confusão?

Bem pelo contrário, as vezes apenas torna claro algumas confirmações da AT ou fundamental.

Muitos dos melhores traders de sempre combinaram os dois conhecimentos para ter resultados espectaculares.

Apesar da Análise fundamental quando estudada a fundo terá pouca utilidade, mas saber de forma geral a parte fundamental duma empresa ajuda muito. Claro que para swings de curto prazo torna-se quase inútil, mesmo assim..

Registado: 11/5/2003 12:11

por StockMaster » 11/5/2004 11:10

pois... ja sabia que não ia ser um exemplo feliz.

Contudo, era o q procurava no que diz respeito à configuração de volume e de barras.

Não quer dizer q a pad vá subir... foi so um exemplo do tipo de formação de CT's que procuro.

Marco, é obvio q nada funciona sempre. No entanto misturar AT com fundamentais costuma dar ainda mais confusão. Eu distingo as coisas. AT é At, fundamentais são fundamentais.

Best regards.
Stocky

por MarcoAntonio » 11/5/2004 11:01

Se me é permitido opinar, o que me parece importante neste exemplo da PAD é o facto de a AT, nas suas mais diversas formas, não funcionar o tempo todo. Nem sempre é possível aplicar a AT com elevado grau de fiabilidade...

No caso da PAD isso parece-me importante dado que temos uma operação harmónimo no horizonte e o papel está a ser bastante condicionado por essa operação. Neste momento não creio que haja uma tendência definida na PAD pelo que não se poderá falar, em minha opinião, de trends e counter-trends.

Possivelmente a intenção do Stockmaster era apenas a de apresentar um exemplo, no entanto parece-me importante assinalar este aspecto.
Imagem

Administrador Fórum

movimento CT

por Fernando dos Aidos » 11/5/2004 10:53

Caro StockMaster,

O raciocínio é interessante, sem dúvida. Mas não achas que, no segundo exemplo que deste - PAD, o movimento CT não foi já demasiado extenso para esperarmos uma reacção até ao anterior máximo?

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

exemplo part II

por StockMaster » 11/5/2004 10:42

o que eu disse la em cima foi que era "facil" afirmar que isto ia recuperar, basicamente por ser um movimento de queda ja extenso. no entanto a ideia dos CT nada tem a ver com isso. ainda não temos confirmação sequer que o dia vai ser positivo né? :P

Como segundo exemplo coloquei o grafico das últimas sessões da PAD.

Podemos ver que ela subiu com volume e efectuou o que muitos chamam um Pivot. É sobre esta barra que vamos tentar contar as barras CT.

Se a barra seguinte ao pivot quebrar o mínimo desta, poderemos iniciar a contagem até que o máximo de alguma das barras CT seja quebrado.

Para já na PAD, podemos contar 3 barras e se a barra de hoje encerrar aqui será a 4.

Caso hoje a PAD feche a 41, ha probabilidades interessantes de ela efectuar no mínimo um teste ao máximo anterior.

É importante denotar, que o volume da queda foi diminuto se comparado com o moviemno de alta e que se se hoje se confirmar um fecho a 41, o mínimo do movimento foi mais alto que o mínimo anterior.

espero ter exclarecido... caso contrario...

Stoky
Anexos
PAD.png
PAD.png (12.38 KiB) Visualizado 1157 vezes

Próximo

Quem está ligado: