Swing Ascendente
No exemplo que coloquei neste tópico
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=26868
encontra-se assinalado com um traço vermelho um movimento de counter-trend (ao longo da subida há muitos outros, é claro).
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=26868
encontra-se assinalado com um traço vermelho um movimento de counter-trend (ao longo da subida há muitos outros, é claro).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estimado PFA, um movimento counter trend é um movimento contra a tendência.
Imagine que o mercado está descendente no médio/longo-prazo.
E agora imagine que apesar dessa tendência descendente de fundo, dá-se um pequeno movimento ascendente, de curto ou muito curto-prazo (algumas sessões ou semanas, poucas). Esse é um movimento counter-trend (contra a tendência).
Trata-se de um movimento correctivo (ao contrário da tendência em vigor) que não põe em causa a tendência de fundo. Basicamente, é isto...
Imagine que o mercado está descendente no médio/longo-prazo.
E agora imagine que apesar dessa tendência descendente de fundo, dá-se um pequeno movimento ascendente, de curto ou muito curto-prazo (algumas sessões ou semanas, poucas). Esse é um movimento counter-trend (contra a tendência).
Trata-se de um movimento correctivo (ao contrário da tendência em vigor) que não põe em causa a tendência de fundo. Basicamente, é isto...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
-
PFA
é impressão minha ou o caldeirão anda meio "maluco"?
o IE é só crashar
bem, isto de olhar para gráficos pela 1ª vez dá nisto
não reparei que as barras a amarelo são somente para exemplo do padrão e não barra feitas no mercado
sorry
no entanto, a confirmar-se esse padrão (subir entre 3 a 4 dias, mantendo-se abaixo dos 50% mas podendo admitir uma visita aos 75% da barra grande), teremos um sinal de venda no titulo com target imediato nos lows da barra grande mas sabendo de atemão que a probabilidade de fazer novos lows e até acelerar o movimento descendente
again...
cya in 30 sec
arnie
o IE é só crashar

bem, isto de olhar para gráficos pela 1ª vez dá nisto

não reparei que as barras a amarelo são somente para exemplo do padrão e não barra feitas no mercado

sorry
no entanto, a confirmar-se esse padrão (subir entre 3 a 4 dias, mantendo-se abaixo dos 50% mas podendo admitir uma visita aos 75% da barra grande), teremos um sinal de venda no titulo com target imediato nos lows da barra grande mas sabendo de atemão que a probabilidade de fazer novos lows e até acelerar o movimento descendente
again...
cya in 30 sec

arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
élá
O Stocky a debitar regras de trading. Aleluia, finalmente resolver doar parte da sua sabedoria à comunidade
esses 4 up days dentro do range de uma só barra são daqueles padrões deliciosos de short
apesar de que, verdade seja dita, esse 4º dia foi demasiado além para meu gosto para dar um short com o minimo de segurança
continua, estou a gostar, mais vale tarde do que nunca
até daqui a 30 seg
arnie
O Stocky a debitar regras de trading. Aleluia, finalmente resolver doar parte da sua sabedoria à comunidade

esses 4 up days dentro do range de uma só barra são daqueles padrões deliciosos de short

apesar de que, verdade seja dita, esse 4º dia foi demasiado além para meu gosto para dar um short com o minimo de segurança

continua, estou a gostar, mais vale tarde do que nunca

até daqui a 30 seg

arnie
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
olá,
Dão para colocar num sistema de scanning, no entanto não sei até q ponto é possivel automatizar as entradas e saidas.
Eu uso o WL para fazer procuras desse tipo de padão, mas n domino a linguagem o suficiene para q ele me dê os entry points.
ha ainda outras regras para o metodo. depois do jantar vou tentar esquematizar isso num post.
Dão para colocar num sistema de scanning, no entanto não sei até q ponto é possivel automatizar as entradas e saidas.
Eu uso o WL para fazer procuras desse tipo de padão, mas n domino a linguagem o suficiene para q ele me dê os entry points.
ha ainda outras regras para o metodo. depois do jantar vou tentar esquematizar isso num post.
StockMaster...
Bastante interessante, sem dúvida.
Alguns dos padrões que referes, já os procurava mentalmente nos gráficos, mas sem a "formalização" com que os descreveste.... caso típico da PAD onde se vê um higher low....
Será que as regras que descreves-te, não dariam um bom sistema trading/expert ?
Pelo menos seria possível testar a consistência do teu "modelo" de forma sistemática...
Por curiosidade, já fizeste algumas experiências neste campo ?? Seria uma experiência interessante...
Abraço,
Bender
Alguns dos padrões que referes, já os procurava mentalmente nos gráficos, mas sem a "formalização" com que os descreveste.... caso típico da PAD onde se vê um higher low....
Será que as regras que descreves-te, não dariam um bom sistema trading/expert ?
Pelo menos seria possível testar a consistência do teu "modelo" de forma sistemática...
Por curiosidade, já fizeste algumas experiências neste campo ?? Seria uma experiência interessante...
Abraço,
Bender
Média capital
Bem, outro exemplo dificil. Dificil pela falta de gráfico e dificil pela liquidez mas vamos ver...
A MCPT quebrou à três sessões o único suporte obvio (4.12 euros) tendo acentuado o movimento de queda quer em amplitude de barra quer em volume transaccionado.
Por norma este tipo de barras representam capitulações de muito curto prazo e podem lugar aos ditos "coutertrend" moves.
No caso da mcpt, a quebra do máximo da barra de ontem nos 4.04 inicia a contagem das barras ct, sendo esperadas neste caso de 2 a 4 barras ascendentes com uma diminuição progressiva do volume.
A retoma do movimento descenden´te é indicado pela quebra do mínimo da última barra CT, sendo normal que o volume seja superio nesta barra.
Para o movimento ser perfeito, a subira ct não deverá ultrapassar os 4.10 euros.
Projecção minima para a retoma do movimento de queda são os mínimos anteriores, neste caso os 3.95.
A MCPT quebrou à três sessões o único suporte obvio (4.12 euros) tendo acentuado o movimento de queda quer em amplitude de barra quer em volume transaccionado.
Por norma este tipo de barras representam capitulações de muito curto prazo e podem lugar aos ditos "coutertrend" moves.
No caso da mcpt, a quebra do máximo da barra de ontem nos 4.04 inicia a contagem das barras ct, sendo esperadas neste caso de 2 a 4 barras ascendentes com uma diminuição progressiva do volume.
A retoma do movimento descenden´te é indicado pela quebra do mínimo da última barra CT, sendo normal que o volume seja superio nesta barra.
Para o movimento ser perfeito, a subira ct não deverá ultrapassar os 4.10 euros.
Projecção minima para a retoma do movimento de queda são os mínimos anteriores, neste caso os 3.95.
- Anexos
-
- MCP.png (11.15 KiB) Visualizado 879 vezes
-
Visitante
Re: So a termo de curiosidade
Anonymous Escreveu:...... podemos projectar como objectivo mínimo os .45 euros para as próximas 3 sessões.
Onde digo .45 euros é mais .47, o máximo do movimento anterior.
Best regards
Stocky
So a termo de curiosidade
Ontem a PAD fez um máximo a .41, o que confirmou o "setup" para a retoma do movimento ascendente.
Obviamente q não é o melhor exemplo, mas se hoje tivermos um aumento significativo no volume, podemos projectar como objectivo mínimo os .45 euros para as próximas 3 sessões.
Obviamente q não é o melhor exemplo, mas se hoje tivermos um aumento significativo no volume, podemos projectar como objectivo mínimo os .45 euros para as próximas 3 sessões.
- Anexos
-
- PAD1.png (16.49 KiB) Visualizado 899 vezes
-
Visitante
se o gap de abertura for fechado ...
...na abertura d eimediato, o cenário provavel é d enao confirmação do swing e follow up da trend de curto prazo.
vamos aguardar
resistências- 1410 / 1435 / 1450
cumps
vamos aguardar
resistências- 1410 / 1435 / 1450
cumps
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Anonymous Escreveu:ok ok... n batam mais no ceguinho..
mas então diz-me.
Por fundamentais compravas Pad? e por AT?
Eu penso que a minha resposta já respondia a isso. Neste momento não compraría a PAD por motivo nenhum...
Anonymous Escreveu:quem fala em PAD fala em outra coisa qq
Neste momento tb não estou a ver outra qq que me convencesse a comprar. Mas aí já era por outros motivos como os que explanei ontem e de certa forma também hoje neste tópico. Refiro-me obviamente aos papéis que acompanho...
StockMaster Escreveu:
Marco, é obvio q nada funciona sempre. No entanto misturar AT com fundamentais costuma dar ainda mais confusão. Eu distingo as coisas. AT é At, fundamentais são fundamentais.
Stock, não creio que se trate de misturar Fundamentais com AT (se bem que eu não veja um problema absoluto em misturar Fundamentais com AT, desde que isso seja bem feito, o que é difícil, reconheço). Mas nem é o caso...
Há aspectos de grande importância na vida dos activos cujas implicações vão bem além da AF e condicionam a AT. Um exemplo: uma OPA com elevado grau de probabilidade de ter sucesso ou que já se sabe que vai ter sucesso. A cotação fica «grudada» ali, é escusado fazer AT's mesmo que a cotação mexa uns centimos para cima ou para baixo...
Outro aspecto que tem implicações na AT são os dividendos, que intereferem claramente com a AT e portanto os Analistas não podem (ou não devem) ignora-los.
Enfim, podía citar mais exemplos. No caso presente da PAD, a minha opinião é que a PAD é um papel muito sensível e especulativo (o que é visível através da própria AT) e que no momento actual está bastante condicionada pela operação harmónio (o que na minha opinião tb é visível através da AT pois não consigo vislumbrar uma tendência definida na PAD e creio mesmo que qq sinal, nestas condições, deve ser ignorado).
Como é óbvio, é uma opinião e poderá haver quem tenha opinião diferente. Mas trata-se de um aspecto que considero importante e daí ter opinado...
Aliás, fiz a ressalva pois imaginei que a tua intenção fosse mais a de dar um exemplo do que propriamente a de «analisar a PAD».
Misturar AT com fundamentais dá confusão?
Bem pelo contrário, as vezes apenas torna claro algumas confirmações da AT ou fundamental.
Muitos dos melhores traders de sempre combinaram os dois conhecimentos para ter resultados espectaculares.
Apesar da Análise fundamental quando estudada a fundo terá pouca utilidade, mas saber de forma geral a parte fundamental duma empresa ajuda muito. Claro que para swings de curto prazo torna-se quase inútil, mesmo assim..
Bem pelo contrário, as vezes apenas torna claro algumas confirmações da AT ou fundamental.
Muitos dos melhores traders de sempre combinaram os dois conhecimentos para ter resultados espectaculares.
Apesar da Análise fundamental quando estudada a fundo terá pouca utilidade, mas saber de forma geral a parte fundamental duma empresa ajuda muito. Claro que para swings de curto prazo torna-se quase inútil, mesmo assim..
pois... ja sabia que não ia ser um exemplo feliz.
Contudo, era o q procurava no que diz respeito à configuração de volume e de barras.
Não quer dizer q a pad vá subir... foi so um exemplo do tipo de formação de CT's que procuro.
Marco, é obvio q nada funciona sempre. No entanto misturar AT com fundamentais costuma dar ainda mais confusão. Eu distingo as coisas. AT é At, fundamentais são fundamentais.
Best regards.
Stocky
Contudo, era o q procurava no que diz respeito à configuração de volume e de barras.
Não quer dizer q a pad vá subir... foi so um exemplo do tipo de formação de CT's que procuro.
Best regards.
Stocky
Se me é permitido opinar, o que me parece importante neste exemplo da PAD é o facto de a AT, nas suas mais diversas formas, não funcionar o tempo todo. Nem sempre é possível aplicar a AT com elevado grau de fiabilidade...
No caso da PAD isso parece-me importante dado que temos uma operação harmónimo no horizonte e o papel está a ser bastante condicionado por essa operação. Neste momento não creio que haja uma tendência definida na PAD pelo que não se poderá falar, em minha opinião, de trends e counter-trends.
Possivelmente a intenção do Stockmaster era apenas a de apresentar um exemplo, no entanto parece-me importante assinalar este aspecto.
No caso da PAD isso parece-me importante dado que temos uma operação harmónimo no horizonte e o papel está a ser bastante condicionado por essa operação. Neste momento não creio que haja uma tendência definida na PAD pelo que não se poderá falar, em minha opinião, de trends e counter-trends.
Possivelmente a intenção do Stockmaster era apenas a de apresentar um exemplo, no entanto parece-me importante assinalar este aspecto.
movimento CT
Caro StockMaster,
O raciocínio é interessante, sem dúvida. Mas não achas que, no segundo exemplo que deste - PAD, o movimento CT não foi já demasiado extenso para esperarmos uma reacção até ao anterior máximo?
Abraço
Fernando dos Aidos
O raciocínio é interessante, sem dúvida. Mas não achas que, no segundo exemplo que deste - PAD, o movimento CT não foi já demasiado extenso para esperarmos uma reacção até ao anterior máximo?
Abraço
Fernando dos Aidos
exemplo part II
o que eu disse la em cima foi que era "facil" afirmar que isto ia recuperar, basicamente por ser um movimento de queda ja extenso. no entanto a ideia dos CT nada tem a ver com isso. ainda não temos confirmação sequer que o dia vai ser positivo né?
Como segundo exemplo coloquei o grafico das últimas sessões da PAD.
Podemos ver que ela subiu com volume e efectuou o que muitos chamam um Pivot. É sobre esta barra que vamos tentar contar as barras CT.
Se a barra seguinte ao pivot quebrar o mínimo desta, poderemos iniciar a contagem até que o máximo de alguma das barras CT seja quebrado.
Para já na PAD, podemos contar 3 barras e se a barra de hoje encerrar aqui será a 4.
Caso hoje a PAD feche a 41, ha probabilidades interessantes de ela efectuar no mínimo um teste ao máximo anterior.
É importante denotar, que o volume da queda foi diminuto se comparado com o moviemno de alta e que se se hoje se confirmar um fecho a 41, o mínimo do movimento foi mais alto que o mínimo anterior.
espero ter exclarecido... caso contrario...
Stoky

Como segundo exemplo coloquei o grafico das últimas sessões da PAD.
Podemos ver que ela subiu com volume e efectuou o que muitos chamam um Pivot. É sobre esta barra que vamos tentar contar as barras CT.
Se a barra seguinte ao pivot quebrar o mínimo desta, poderemos iniciar a contagem até que o máximo de alguma das barras CT seja quebrado.
Para já na PAD, podemos contar 3 barras e se a barra de hoje encerrar aqui será a 4.
Caso hoje a PAD feche a 41, ha probabilidades interessantes de ela efectuar no mínimo um teste ao máximo anterior.
É importante denotar, que o volume da queda foi diminuto se comparado com o moviemno de alta e que se se hoje se confirmar um fecho a 41, o mínimo do movimento foi mais alto que o mínimo anterior.
espero ter exclarecido... caso contrario...
Stoky
- Anexos
-
- PAD.png (12.38 KiB) Visualizado 1157 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, AlfaTrader, Burbano, hugob0ss, iniciado1, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 53 visitantes