EDP Alguem comenta?
Sou da opinião que na conjuntura actual a EDP pode facilmente chegar aos 2.14,depois aos 2.10/2.08 e mais tarde aos 2.00.Tudo depende da duração deste periodo bearish.
A descida de hoje(3.95%)foi acompanhada por um forte vol,o 2º maior desde 27/Abril.Tudo leva a querer que se tratou de uma sessão essencialmente vendedora.O vol de hoje ficou acima da media que se fixa nos 10.365K.
Isto tudo apesar de o RSI14 ainda estar numa zona neutra(33.5).Por isso vai depender do pre-longamento deste periodo menos bom a nivel global a quebra(ou não)do seguinte suporte(2.14) e dos outros sucessivamente.
A descida de hoje(3.95%)foi acompanhada por um forte vol,o 2º maior desde 27/Abril.Tudo leva a querer que se tratou de uma sessão essencialmente vendedora.O vol de hoje ficou acima da media que se fixa nos 10.365K.
Isto tudo apesar de o RSI14 ainda estar numa zona neutra(33.5).Por isso vai depender do pre-longamento deste periodo menos bom a nivel global a quebra(ou não)do seguinte suporte(2.14) e dos outros sucessivamente.
- Registado: 3/1/2004 16:16
-
Visitante
Antes de mais não é ceteris paribus, mas sim coeteris paribus.. segundo a semana passada evidenciava uma tendencia de subida? ... quando muito de que estava a aguentar mais que as outras, agora tendencia de subida... vai um passo muito grande...
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.
Acho bastante mais sensatos os comentários do Oeiras. Realmente a EDP não inverteu como muitas outras, mas tambem engana muito, tal como a PT e parece-me ser uma questão de pouco tempo, "ceteris paribus", para recomeçar a tendência de subida que evidenciava a semana passada. De qualquer modo está muito longe dos preços que o governo pretende para a próxima tranche de privatização e existem enormes interesses e "grandes players" no mercado nacional e internacional para a levarem até esses valores.
-
Visitante
Penso que a administração devia fazer algo quanto a isto. Restringir o acesso escrito apenas a quem estiver inscrito pq isto assim começa a chatear. Virem para cá visitantes que n teem logica nenhuma nas afirmações contestar pessoas que ao menos apresentam um raciocinio logico e conhecimento nas suas afirmações... Ò Visitante, por acaso percebes alguma coisa de petroleo? deve baixar na reuniao? Deve baixar por causa das eleicoes? investes em deves? boa sorte. E por acaso fizeste algum estudo em relacao a cotação da edp relativamente ao preço do petroleo?
Isto de escreverem sem dar a cara permite muita coisa...
Isto de escreverem sem dar a cara permite muita coisa...
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.
Visitante, olhando para a tua última afirmação, olha que a maior parte dos títulos reagiu aos minimos matinais, mas a EDP, não mostrou essa força, estive para investir nela no fecho, mas essa falta de reacção, levou-me a estar quieto.
Até pode ser que essa reacção venha amanhã.
Um abraço
Até pode ser que essa reacção venha amanhã.
Um abraço
- Registado: 4/11/2002 22:29
Como é possível acreditar que o actual preço do petróleo não é uma situação transitória?? Pra já deve baixar uns bons ticks na próxima reunião da OPEP e até Novembro, com a alteração da situação no Iraque (estabilização ou não. Who cares??) e com as eleições americanas deve baixar bastante mais. E o que disse o Artista é muito pouco. Ler gráficos dos movimentos passados e que podem ou não repetir-se é demasiado simples. Por fim a EDP sempre deu lucros e substanciais com qualquer cotação do petróleo e os motivos do Ming para a evolução da cotação são desnecessários. Basta explicar hoje com a descida geral dos mercados, não é necessário "inventar" mais justificações pseudo-complexas.
-
Visitante
- Registado: 5/11/2002 10:43
Visitante:
Talvez tenha afirmado. Mas isso está incorrecto?
(Neste momento, com a evolução do petróleo, acho que já nem isso vale...)
Já agora, sabes o que é definir um "preço justo" em termos fundamentais? Compreenderás que isso é distinto de estabelecer um target (para um prazo específico) para a cotação?
Essa nem a percebo...
Mas hoje parece estar a caminhar bem no sentido do seu preço justo...
De acordo, mas tinha mais piada se fosses um participante registado, para depois se saber que se estava a "falar" com a mesma pessoa...
em relação a sonae afirmaste que ela valia 0,4 Euros
Talvez tenha afirmado. Mas isso está incorrecto?
(Neste momento, com a evolução do petróleo, acho que já nem isso vale...)
Já agora, sabes o que é definir um "preço justo" em termos fundamentais? Compreenderás que isso é distinto de estabelecer um target (para um prazo específico) para a cotação?
nestes dias são grandes compras
Essa nem a percebo...

Mas hoje parece estar a caminhar bem no sentido do seu preço justo...

mas vamos acabar com esta troca nos discutimos daqui a 6 mesess
De acordo, mas tinha mais piada se fosses um participante registado, para depois se saber que se estava a "falar" com a mesma pessoa...

Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
Ovos, não tens nada que pedir desculpa...
O que acontece é que a EDP não define os preços.
É a ERSE que os define.
E vai ajusta-los em alta para 2005, não duvides, mas será sempre um ajuste político, e com esperança que o petróleo volte a descer.
Não duvides, a EDP vai arcar com o essencial das perdas devidas à subida do preço dos combustíveis...
(Se queres uma ajuda para "ver o filme", pensa no que se está a passar com as empresas de transportes, que tambem tem preços definidos politicamente...)

O que acontece é que a EDP não define os preços.
É a ERSE que os define.
E vai ajusta-los em alta para 2005, não duvides, mas será sempre um ajuste político, e com esperança que o petróleo volte a descer.
Não duvides, a EDP vai arcar com o essencial das perdas devidas à subida do preço dos combustíveis...
(Se queres uma ajuda para "ver o filme", pensa no que se está a passar com as empresas de transportes, que tambem tem preços definidos politicamente...)
Earthlings? Bah!
Ming, peço desculpa contrariar o teu pensamento sobre a relação do preço do petroleo (agora está na moda) para a queda da EDP, mas o custo de produção de energia se aumenta hà alguem que vai suportar esse custo e não é a EDP mas sim, eu tu nós vós eles, enfim todos nós consumidores de energia, como tal não é grave para a EDP.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Visitante:
A EDP só pode ter um caminho e é para cima?
Mas não estás a seguir as cotações?
Como é que é possível fazer uma afirmação tão dogmática, ainda por cima perante os factos actuais?
Sonae: Falhei? Quando?
Essas afirmações gratuitas deviam ser mais consolidadas, por exemplo com um link para um post, ou algo parecido...
Enfim, comentários para quê? Quem sabe zero destas coisas devia realmente estar longe deste tipo de mercados...
Mais uma afirmação que não precisa de comentários...
Se achas que eu não sei os resultados por acção da EDP de todos os trimestres dos últimos anos, deves estar a ver-me pelos olhos que quem acha que isso é algum mistério complexo...
You bet!
Mais uma vez não tens razao a edp só pode ter um caminho, que é para cima se o teu raciocinio for igual ao da sonae vais falhar mais uma vez.
A EDP só pode ter um caminho e é para cima?
Mas não estás a seguir as cotações?
Como é que é possível fazer uma afirmação tão dogmática, ainda por cima perante os factos actuais?
Sonae: Falhei? Quando?
Essas afirmações gratuitas deviam ser mais consolidadas, por exemplo com um link para um post, ou algo parecido...

mas a edp se tiver que subir os preços sobe
Enfim, comentários para quê? Quem sabe zero destas coisas devia realmente estar longe deste tipo de mercados...
quando se analiza fundamentalmente uma empresa primeiro é ver o lucro por acção.
sABESS QUAL É DA EDP ?
Mais uma afirmação que não precisa de comentários...
Se achas que eu não sei os resultados por acção da EDP de todos os trimestres dos últimos anos, deves estar a ver-me pelos olhos que quem acha que isso é algum mistério complexo...

SE ESTAS TAO CERTO SHORT EDP E NOS FALAMOS DAQUI HA UNS TEMPOS,
You bet!

Earthlings? Bah!
Ming
Mais uma vez não tens razao a edp só pode ter um caminho, que é para cima se o teu raciocinio for igual ao da sonae vais falhar mais uma vez.
Tens toda a razao que quando dizes que a edp esta dpendente do petroleo mas a edp se tiver que subir os preços sobe . ( ve o que esta aconteçer na viação )
quando se analiza fundamentalmente uma empresa primeiro é ver o lucro por acção.
sABESS QUAL É DA EDP ?
Um Grande Abraço
Tens toda a razao que quando dizes que a edp esta dpendente do petroleo mas a edp se tiver que subir os preços sobe . ( ve o que esta aconteçer na viação )
sABESS QUAL É DA EDP ?
Um Grande Abraço
-
Visitante
Morsa, retomando a ideia:
De facto não vale a pena apresentar agumentos conta alguns tipos de abordagens seguidas em posts como:
Escrito em resposta ao meu post nterior, em que não falava de falência. (Que no entanto está muito longe de ser impossível...
)
MAS:
A estupidez desse tipo de respostas não altera os factos.
Deixarei que as cotações falem por mim.
Resta-me esperar que estejas longo em EDP...
De facto não vale a pena apresentar agumentos conta alguns tipos de abordagens seguidas em posts como:
Ming.
Estás a prever a falência da EDP para quando?
Escrito em resposta ao meu post nterior, em que não falava de falência. (Que no entanto está muito longe de ser impossível...

MAS:
A estupidez desse tipo de respostas não altera os factos.
Deixarei que as cotações falem por mim.
Resta-me esperar que estejas longo em EDP...

Earthlings? Bah!
ó Morsa, não entendo o teor da tua agressividade. O Ming está a constatar um facto e bem.. qual é o teu problema? axas que é por ele dizer isso que a edp cai? Em vez de aproveitarem o conhecimento das pessoas, dizem mal... No comments...
Ó Ming mas sabendo a EDP dessa situação vai certamente tentar reduzir a sua exposição às variações do preço do petróleo apostando no aumento da sua produção via energias alternativas.
Aliás há uma directiva da UE nesse sentido.
Mas neste momento se calhar ainda não está preparada para esse cenário e sendo que dificilmente irá deixar de depender do ouro negro (visto a maioria de termoelécticas que possui), o melhor mesmo é deixá-la e depressa...
Um abraço,
T. Martins
Aliás há uma directiva da UE nesse sentido.
Mas neste momento se calhar ainda não está preparada para esse cenário e sendo que dificilmente irá deixar de depender do ouro negro (visto a maioria de termoelécticas que possui), o melhor mesmo é deixá-la e depressa...
Um abraço,
T. Martins
- Registado: 5/8/2003 16:51
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, AlfaTrader, Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, iniciado1, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, trilhos2006, TTM62 e 54 visitantes