Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

sobre a Jerónimo Martins

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Por acaso ...

por JAS » 18/12/2002 9:45

... agora até não estou carregado de JMT.
Cheguei a ter cerca de 25.000 mas estou reduzido a 3.800.
Aguardo pacientemente uma ligeira descida para reentrar.
Mas se esperam que chegue aos 4,50 é melhor esperarem sentados...
Não se esqueçam que a Biedronka já representa mais de 30% das vendas e que o negócio se está a tornar altamente rentável...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Vejo que o amigo Jas está carregado de JMT

por Ticker » 18/12/2002 1:52

... Lá por ela ter estado a 32 não significa que lá volte. A queda violenta dos 16 para os 13 significa que está muito mal. E quanto à divida, apesar da venda do cancro do Brasil, esta continua muito alta e não foi alterada significativamente. Aumento de capital nos próximos tempos é uma certeza. Aguarto pacientemente que atinja os 4,5 euros abaixo do valor nominal.
Ticker
 

jm

por jarcorreia » 18/12/2002 0:14

No curto é uma péssima aposta. O retalho ressente-se bastante aos sinais macro pouco animadores.
jarcorreia
 

JMT

por JAS » 17/12/2002 20:34

Quanto à AT já há por aí gráficos e opiniões...

Vejemos os outros factores.

Tenho acompanhado a JMT e feito alguns trades neste título ao longo do ano. Uns bons outros maus mas com um saldo positivo apesar de tudo.

A JMT chegou a estar cotada a 32 euros e deu uma queda monstra, para 12 ou coisa parecida, por causa dos investimentos na Polónia onde um software de gestão dos supercados ocasionou um desastre completo.

Depois teve a inerente queda do período Bear e do 11 de Setembro, acompanhando o índice, que a levou até aos 5...

Entretanto a JMT delineou um processo de reestruturação que cumpriu escrupulosamente vendendo um cancro chamado Brasil, 5 hipermercados na Polónia e outros negócios acessórios (Águas do Vidago, etc)

Actualmente tem fundamentalmente os negócios de distribuição em Portugal (Pingo Doce, Feira Nova, Recheio, etc) que são rentáveis e a rede Biedronka na Polónia. Esta última é composta por 700 supercados de pequena dimensão e ocupa a primeira posição no ranking polaco.
Não só pela número mas também pela sua rentabilidade será um fruto altamente cobiçado num futuro muito próximo...

Com as vendas de activos a JMT reduziu substancialmente a sua dívida mas introduziu nos resultados perdas extraodinárias significativas.
Isso tem influenciado negativamente a cotação no corrente ano.

De realçar o factor, muito positivo e importante, de ter mantido apenas os seus negócios mais rentáveis.

A somar a tudo isto o BPP tem uma participação de cerca de 10% o que, habitualmente, é um bom sinal...

Parece-me uma excelente aposta em termos de médio e longo prazo independentemente dos trades que se possam ir fazendo no curto prazo baseados nos dados da AT.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 17/12/2002 14:19

Eu tenho o meu suporte a 7.50 e a resistência da linha de tendência a 7.70, descendo .0126 diáriamente.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Pata,

por vasco » 17/12/2002 14:14

e que valor de resistência é que apontas para a JMT?

Obrigado pelas tuas respostas e gráficos!!

o que seria de nós sem ti!!
V
 
Mensagens: 339
Registado: 8/11/2002 17:27
Localização: 14

por Pata-Hari » 17/12/2002 13:09

Vasco, eu continuo a achar que até tem bom aspecto, para já. Tem aquela linha de tendência, a tal em escala semi-log, para atacar. Talvez faça sentido esperar por uma quebra para entrar, mas para já parece consolidar como que a ganhar forças para as próximas subidas. Mas claro que pode vir a fazer o oposto e reagir muito mal. Para já não vejo sinais de alarme, apesar de estar na minha zona de alerta pela proximidade daquela linha de tendência.
Anexos
jmtpata.png
jmtpata.png (16.31 KiB) Visualizado 1308 vezes
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

sobre a Jerónimo Martins

por vasco » 17/12/2002 11:52

Que me podem dizer sobre o papel?

Tenho vindo a acompanhá-lo um pouco , mas ainda me falta alguns dados.

Podem ajudar-me?

Obrigado,
Vasco :)
 
Mensagens: 339
Registado: 8/11/2002 17:27
Localização: 14


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], m-m, Nuno V, psandrade, Roberto Geissiniii, Shimazaki_2 e 378 visitantes