Agora, com um pouco mais de tempo (mas ainda sem netcabo...

) deixo um comentário geral ao momento do mercado...
Em sessões como estas é inevitável a pergunta «o que fazer?»...
Bem, em primeiro lugar creio que não há uma resposta concreta para isso, a menos que se tenham certezas absolutas no mercado (que a prazo levam a erros «fatais»). Assim, deixo apenas algumas considerações pessoais com as quais cada um poderá concordar ou não.

O mercado vinha numa fase de indefinição a tender para o lateral na maior parte dos papéis e dos índices (no caso do Nasdaq «menos lateral»). Conforme tenho defendido, não será o melhor momento para tomar posições longas e tenho defendido mesmo que é de ignorar os sinais de arranque que têm ocorrido aqui e ali pois têm-se revelado falsos sinais de arranque prontamente anulados;

Nestas últimas sessões (não apenas hoje) a situação agudizou-se e temos vários casos em que a lateralização está a ser quebrada em baixa (por exemplo a PTC ou o DAX que quebrou recentemente um pequeno suporte nos 3950-4000pts com resultados desastrosos no imediato);
Falando de quem está longo ou a pensar tomar posições longas (quem está do lado curto não deve estar muito preocupado pelo que não vou dirigir os meus comentários a esses), temos um dilema:

Quem está longo, sair agora, é arriscar a sair «tarde demais» ou num fundo de curto-prazo (ou perto dele).

Para quem está de fora, entrar agora é arriscar a enfrentar uma locomotiva em andamento e a ser-se atropelado...
Enfim, é a natureza dos mercados...
Pessoalmente, evitaría fazer algo agora e esperaría por uma reacção ou por uma consolidação.

Se o mercado entrar numa reacção, aguardaría pela formação de um
lower-high, que a ocorrer começaría a confirmar uma nova tendência descendente de curto/médio-prazo. Faría sentido então reduzir posições longas ou mesmo começar a abrir posições curtas numa perspectiva de curto/médio-prazo.

Se o mercado entrar numa consolidação (ou formar uma bandeira, com uma fraca reacção) então faría sentido aguardar a quebra do padrão para tomar uma posição face ao mercado idêntica ao ponto anterior.
Tentando sintetizar: creio não ser aqui e agora o momento adequado para tomar posições radicais nas carteiras. Eu penso que este comentário é importante para aqueles que possam estar a atravessar um mau momento. Não pretendo dar qualquer conselho de investimento, apenas transmitir uma opinião serena que possam avaliar/considerar.
O mercado está a quebrar em baixa uma fase de indefinição/lateralização o que abre portas a uma nova tendência de curto/médio-prazo descendente. Ainda não estará confirmada e o risco x benefício neste ponto não será o mais interessante (o swing descendente vai, na generalidade dos casos, já bastante adiantado). O ponto «ideal», se assim se pode dizer, sería a formação de um
lower-high (um topo de curtíssimo-prazo mais baixo que os anteriores) após um swing ascendente de correcção que constituiría um sinal de confirmação da nova tendência e também um ponto mais interessante para tomada de posições curtas ou largada de posições longas.