
Enviado:
8/5/2004 21:37
por Edd
Boa noite,
Gostei do texto.
Alguém sabe onde se pode arranjar onlineas cotações destas commodities (ouro, petróleo, etc), incluíndo os respectivos tickers para upload no Meta?
Obrigado.
Edd
comentário

Enviado:
8/5/2004 11:52
por jotabil
Caro TRSM
Excelente!
cumps.
Commodities! Porque não?

Enviado:
8/5/2004 10:06
por TRSM
Commodities! Porque não?
O ano de 2003 não ficará apenas marcado pelo regresso das valorizações aos mercados de acções, mas também pelo bom desempenho dos mercados das commodities, contrariando a percepção de que estes dois mercados se movimentariam em sentidos opostos. Refira-se que a expressão commodities, designa, em termos financeiros, o conjunto de matérias-primas ou produtos primários negociados em mercados especiais (bolsas de commodities), tais como o trigo, o café, o cacau, o algodão, a lã, a borracha, a laranja (soft commodities), os metais e outras matérias-primas (hard commodities) que o quadro anexo melhor detalha.
Para a maioria dos investidores, não seria realizável o investimento em commodities, na medida em que seria impossível a compra, a armazenagem e a sua venda, dadas as características físicas e as questões logísticas associadas a estas operações. No entanto, existem formas alternativas de investir mais facilmente em commodities, através de instrumentos derivados (contratos tipificados), através de acções de empresas que se dedicam à exploração, transformação ou distribuição de commodities, ou através de fundos de investimento especializados neste tipo de instrumentos financeiros.
Energia Metais Industriais Metais Preciosos Alimentção
e fibras Cereais
Crude Cobre Ouro Café Milho
Gás Natural Alumínio Platina Cacau Soja
Chumbo Prata Algodão Trigo
Dos sectores mais relevantes dos mercados de commodities, destaca-se nos últimos tempos o desempenho positivo dos sectores dos metais (preciosos e industriais) e da energia. Este desempenho está relacionado com múltiplos factores como a instabilidade geo-política, o aumento da procura por parte das grandes potências mundiais, nomeadamente a China que actualmente é responsável por cerca de 25% do consumo mundial de metais, assim como o interesse dos investidores por investimentos alternativos.
Actualmente, tendo por base as perspectivas de crescimento económico a nível mundial, estamos perante um cenário singular favorável ao mercado de acções e ao mercado de commodities, tendo presentes os seguintes aspectos:
O aumento dos preços das matérias-primas, dada a rigidez da oferta e o crescimento da procura, designadamente nos grandes países em desenvolvimento;
O aumento dos lucros, dado que se assiste a um controlo dos custos de produção, num ambiente de aumento dos preços;
A política para com os accionistas das empresas de recursos naturais que proporcionam bons níveis de dividendos, em detrimento do investimento da capacidade instalada de modo a não provocar aumentos na oferta e a gerir a exploração dos recursos.
Numa perspectiva de diversificação do portfólio como complemento ao seu investimento estratégico, a componente de acções poderá incluir uma posição de 5% a 10% em investimentos nestes segmentos de mercado. É necessário, como sempre, atentar nos riscos envolvidos, designadamente ao risco cambial, na medida em que a maioria destes instrumentos são denominados em dólares, pelo que o investimento estará exposto ao risco cambial.
Investir em commodities
O ActivoBank7 possibilita-lhe o investimento em commodities, através de fundos de investimento de acções de empresas destes sectores de actividade.
Actualmente, podemos agrupar a oferta deste tipo de fundos em 5 opções. Juntamente com o seu nome, apresentamos a rendibilidade relativa aos últimos 12 meses*, bem como uma pequena explicação sobre cada fundo:
Merrill Lynch IIF New Energy E: +90.10%
Este fundo investe globalmente em acções de empresas fortemente envolvidas nos sectores de energia alternativa e tecnologia de energia. O fundo poderá ainda investir em energia renovável, em geração de energia on-site, armazenamento de energia e tecnologias de distribuição de energia.
Merrill Lynch IIF World Energy E: +31,31%
Invesco GT Energy E: +23,69%
DWS Invest Energy NC: +18,43%
Estes fundos investem globalmente em acções de empresas com interesses substanciais na exploração, desenvolvimento, produção e distribuição de energia. Comparativamente ao anterior, estes fundos são mais genéricos no seu investimento, ao passo que o anterior procura as empresas mais especializadas em novas energias e em energias menos poluentes.
Merrill Lynch IIF World Mining E: +54,78%
Este fundo investe globalmente em acções de empresas mineiras e metalúrgicas em todo o mundo. Os investimentos são essencialmente em grandes sociedades mineiras que produzem metais não preciosos e minérios industriais, tais como ferro e carvão.
Merrill Lynch IIF World Gold E: +33,73%
Sogelux FE Gold Mines FC: +16,04%
Estes fundos investem globalmente em acções de empresas de minas de ouro. Ocasionalmente, este tipo de fundos poderá deter acções de outros metais preciosos, acções de metais não preciosos e acções relacionadas com a exploração mineira.
CS EF(Lux) Global Resources B: +41,34%
Parvest World Ressources L: +26,69%
F&C Global Resources A: +25,67%
Estes fundos investem de uma forma global em recursos naturais. Estes fundos acabam por ser um misto dos acima indicados pois investem em empresas de sectores energéticos e em empresas de sectores mineiros.
* As rendibilidades passadas não são garantia de rendibilidades futuras. A rendibilidade de cada fundo varia de acordo com as condições do mercado e com o preço dos activos que o compõem. A rendibilidade refere-se ao período de 25 de Abril de 2003 a 23 de Abril de 2004 e representa a rendibilidade de um investimento efectuado durante a totalidade do período referido. Os rendimentos obtidos estão sujeitos a retenção na fonte à taxa liberatória de 20%. Não dispensa a consulta dos prospectos dos Fundos.
F&C: Nova sociedade gestora
O ActivoBank7 celebrou um acordo com mais uma sociedade gestora, tendo iniciado hoje a comercialização dos fundos de investimento da F&C.
A história da F&C remonta a 1868, quando um grupo de investidores inovadores estabeleceu o primeiro fundo de investimento colectivo para permitir ao cidadão britânico médio o investimento das suas poupanças em mercados tanto no estrangeiro como nas colónias. Esse fundo - o Foreign & Colonial Investment Trust - ainda existe e permanece o maior do mundo, no seu género.
Actualmente, a F&C Management Limited é uma sociedade líder na gestão de activos financeiros pan-Europeia, gerindo activos que excedem 82,2 mil milhões de euros pertencentes tanto a clientes institucionais, como a clientes partivulares de todo o Mundo.
AB7