JN Escreveu:o Warren Buffett, que diz que "o curto prazo são os próximos 5 anos",
Ele nao disse quantos copos tinha bebido antes?

Na óptica dele tem razão, nós investimos em prazos mais curtos porque somos "pobres"

pequenos investidores, e como tal tentamos rodar o nosso pequeno capital o maior número de vezes possiveis de forma a ter maior rentabilidade, o risco associado é boa parte do nosso captal
Se tivesses biliões para investir ? Sabendo que uma compra ou uma venda iria fazer "mexer" um titulo ? Este tipo de grandes investidores vão comprando ou vendendo aos bocados, e na sua maioria investe com base na actividade da Empresa e o que espera dela (Análise Financeira)
Para eles a diversificação também é muito importante pois, se estiverem a perder num tipo de investimento estarão a ganhar noutro que serve de esquilibrio, note-se que se não investem só em acções, também investem no ouro, metais preciosos, moedas.
Mesmo dentro das acções, investem em diversos ramos de actividade nomeadamente, Energia, Finanças, Indústria, Comércio, Tecnologia, Biotecnologias, Hospitais, e mesmo diversificam por vários Países
Depois de tudo o que eu disse ... 5 anos .. eu compreendo perfeitamente na perpectiva deles
Quanto ao tema inicial que o Thomas Hobbes falou, eu sou da opinião que os "pobres" (como eu), devem especializar-se num ou em poucos titulos (consoante o capital disponível). É muito mais fácil acompanhar uma ou duas Empresas (quer em AT como em AF) do que criar um grande portófolo e não conseguir acompanha-lo de forma a obter a melhor rentabilidade possível.
Eu por exemplo só invisto no QQQ, como o QQQ é muito volátil e pode dar informações pouco precisas no que diz respeito a quebras de suportes ou resistências, prefiro acompanhar o Nasdaq que está indirectamente ligado. Conclusão, como só acompanho o Nasdaq, consigo exercer a minha profissão e ao mesmo tempo ir acompanhando o Indice.
Se eu investisse por exemplo apenas em Cisco (as mais liquidas são mais seguras, mesmo sendo mais voláteis) só teria e acompanhar esta Empresa, não é muito mais fácil ? Mas, eu repito ... se tivesse um bom capital (considero bom +- 250.000 euros) e fosse minha intenção investi-lo na bolsa, obviamente diversificava muito mais, mas também o curto prazo passaria a ser um ou mais anos
