EDP - os RESULTADOS são ESTRONDOSOS!
17 mensagens
|Página 1 de 1
Se a historia se repetir ...
Se a historia se repetir ...
No Ano de 2003 poucas sessões após o pagamento do dividendo a EDP fez o maximo anual (se não me falha a memoria).
No Ano de 2003 poucas sessões após o pagamento do dividendo a EDP fez o maximo anual (se não me falha a memoria).
-
Visitante
Alguns de facto acertaram
mas, apos percorrer os Foruns, jornais e quejandos, chego ah conclusao que ninguem tem uma explicacao logica para a queda de >2% na EDP na ultima sexta-feira apos a saida dos excelentes resultados. Isso da diminuicao do IRC jah toda a gente sabia e as estimativas foram feitas tendo isso em conta. Ora a EDP bateu as largamente as estimativas.
A descida foi observada jah no ultimo 1/4 da sessao.
Talvez alguem saiba alguma coisa, mas esses nao apareceram a explicar o que, assim, fica inexplicavel.
Nao ha volta a dar-lhe.
A descida foi observada jah no ultimo 1/4 da sessao.
Talvez alguem saiba alguma coisa, mas esses nao apareceram a explicar o que, assim, fica inexplicavel.
Nao ha volta a dar-lhe.
- Registado: 22/4/2003 23:12
Então Marco...
...acredita que é sem dolo meu. Mas devo estar com uma incapacidade qualquer de compreender algumas conjugações por ti feitas últimamente.
Admito que seja minha a falha. Ok. Se falarmos em vez de trocarmos mensagens, acho que pelo menos haverá menos hipoteses de falhas na comunicação.
Espero numa próxima oportunidade de pessoalmente falarmos, provavelmente resolveremos algumas evidentes diferenças de no mínimo intrepretação.
abraço
Admito que seja minha a falha. Ok. Se falarmos em vez de trocarmos mensagens, acho que pelo menos haverá menos hipoteses de falhas na comunicação.
Espero numa próxima oportunidade de pessoalmente falarmos, provavelmente resolveremos algumas evidentes diferenças de no mínimo intrepretação.
abraço
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Re: Não Marco...
Scubawarrior Escreveu: O que quero salientar é que o mercado pode estar numa bolha neste preciso momento.
E onde é que eu disse que não estava?
E onde é que eu fiz qq consideração sobre se estavamos numa bolha ou não?
Scubawarrior Escreveu:nota: É apenas um exercício de brain storming e não qualquer tipo de visão futurista. Que isto de estar constantemente a ser mal intrepretado nos últimos tempos a meu ver tem sido moda.
De facto. E então a vítima predilecta tenho sido logo eu...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não Marco...
...não está.
O que quero salientar é que o mercado pode estar numa bolha neste preciso momento. E portanto alguns comportamentos anormais estão mais susceptiveis de suceder. is to neste case-study que propositadamente trouxe á discussão e que se pode extender além da edp.
nota: É apenas um exercício de brain storming e não qualquer tipo de visão futurista. Que isto de estar constantemente a ser mal intrepretado nos últimos tempos a meu ver tem sido moda.
O que quero salientar é que o mercado pode estar numa bolha neste preciso momento. E portanto alguns comportamentos anormais estão mais susceptiveis de suceder. is to neste case-study que propositadamente trouxe á discussão e que se pode extender além da edp.
nota: É apenas um exercício de brain storming e não qualquer tipo de visão futurista. Que isto de estar constantemente a ser mal intrepretado nos últimos tempos a meu ver tem sido moda.
scuba
Re: Bem Marco...
Scubawarrior Escreveu:...só esta frase tua é que me deixou espantado:
"Nunca é simples fazer dinheiro nos mercados. Se fosse simples e linear toda a gente faría isso mesmo e toda a gente ganhava com a EDP. E isso é virtualmente impossível... "
ah não? Bolha= então como é que o taxista,doméstica,vendedor de publicidade(com todo o respeito pelas profissões)durante alguns meses da sua vida, em algumas fases da sua vida, se for preciso só com a 4ª classe faz 1000, 2000 3000%, ou um puto com 15 anos no reino unido no boom de 2000 fez parecido. Os 3 são casos verdadeiros.
E por via de entrada contínua de dinheiro e efeito espiral todos ganham sem excepção(bem há sempre uma excepção na excepção, que é alguém ter perdido consistentemente dinheiro na bolsa entre novembro de 1999 e março de 2000 só para ir a extremos.) E isto é científico.
cumps
Scuba,
eu acho que tu percebeste perfeitamente o que eu quería dizer.
A tua resposta está completamente descontextualizada. Mas enfim, hoje deu-te para isso...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem Marco...
...só esta frase tua é que me deixou espantado:
"Nunca é simples fazer dinheiro nos mercados. Se fosse simples e linear toda a gente faría isso mesmo e toda a gente ganhava com a EDP. E isso é virtualmente impossível... "
ah não? Bolha= então como é que o taxista,doméstica,vendedor de publicidade(com todo o respeito pelas profissões)durante alguns meses da sua vida, em algumas fases da sua vida, se for preciso só com a 4ª classe faz 1000, 2000 3000%, ou um puto com 15 anos no reino unido no boom de 2000 fez parecido. Os 3 são casos verdadeiros.
E por via de entrada contínua de dinheiro e efeito espiral todos ganham sem excepção(bem há sempre uma excepção na excepção, que é alguém ter perdido consistentemente dinheiro na bolsa entre novembro de 1999 e março de 2000 só para ir a extremos.) E isto é científico.
cumps
cumps
scuba
Re: Percebo o teu ponto de vista, mas....
Marco Escreveu:por esse ordem de ideias, amanhã após os resultados a EDP cairia sempre, ou seja quer os resultados fossem bons ou maus.
Não, por essa ordem de ideias a EDP amanhã subiria se os resultados fossem maus dado que aqueles que shortaram (para aproveitar a queda) estaríam agora a recomprar (e sería expectável que a EDP antes viesse em queda em vez de vir a subir como agora).
De qq das formas, nem sequer é isso que eu estou a dizer pois não estou a dizer que a EDP vai subir ou vai descer amanhã.
Honestamente conto que suba qq coisa pela manhã. Depois... depois é uma incógnita, tanto poderá continuar a subir como parar de subir como inverter para queda.
O que eu digo é que se deve ter muita cautela pois as coisas não são lineares a esse ponto: os resultados foram excelentes portanto agora vai subir forte.
Infelizmente a minha experiência com o mercado demonstra-me que as coisas não são assim tão simples.
Nem podem ser!...
Nunca é simples fazer dinheiro nos mercados. Se fosse simples e linear toda a gente faría isso mesmo e toda a gente ganhava com a EDP. E isso é virtualmente impossível...
Nos mercados, se algo é demasiado evidente então é porque provavelmente não funciona.
Marco Escreveu: Resumindo após resultados, a queda prevalece!
Não creio ser assim, e a minha percepção do mercado indica que amannhã haverá subida, pois os resultados são mesmo muito , mto acim da do máximo esperado,
Bem, os da PTC tb era muito acima do esperado e depois de uma boa abertura, anulou tudo o que ganhou e acabou a sessão a perder próximo de 1% caindo no intraday nada mais nada menos do que 3%. Notável...
E os resultados tinham sido excelentes. Fez praticamente o dobro do lucro que fez no primeiro trimestre do ano passado. Um aumento de lucros da casa dos 90 e tal %...
E outros papéis têm recentemente anunciado excelentes resultados, acima das expectativas, e têm caído ou voltado ao ponto onde estavam no dia anterior à divulgação dos resultados após breves e pouco significativas reacções.
Marco Escreveu:mas certezas em Bolsa, ninguém as tem!
Quem as afirma ter, normalmente cai em erro!
Sem dúvida!
Marco Escreveu:Espero que a nossa discussão continue amanhã, baseada no comportamento da nossa eléctrica, :-)
Bem, eu amanhã dificilmente encetarei uma discussão deste género dado que ela deixará de fazer sentido.
O que possivelmente farei (e provavelmente mais para o final da sessão) é retirar uma leitura em função daquele que for o comportamento da EDP.
Mais importante do que os resultados é o que a EDP vai fazer amanhã durante a sessão e à medida que o efeito da divulgação da notícia for passando.
Nunca compraría a EDP na abertura por causa destes resultados. Mas já talvez comprasse ou vendesse no fecho conforme o comportamento dela ao longo do dia...
Acredito que independentemete dos resultados (bons ou maus), o titulo te´ria poucas probabilidades de subir, pois se fossem bons (como foram), grande parte da subida estava já incorporada. Se fossem maus, as recentes subidas (a contar com os bons resultados) não se manteriam.
Mas compreendo tb o seu ponto de vista
Desejo-lhe boa sorte para amanhã (não tenho qq posição em edp).
itisi100
Mas compreendo tb o seu ponto de vista

Desejo-lhe boa sorte para amanhã (não tenho qq posição em edp).
itisi100
- Registado: 9/7/2003 12:27
Percebo o teu ponto de vista, mas....
por esse ordem de ideias, amanhã após os resultados a EDP cairia sempre, ou seja quer os resultados fossem bons ou maus. Resumindo após resultados, a queda prevalece!
Não creio ser assim, e a minha percepção do mercado indica que amannhã haverá subida, pois os resultados são mesmo muito , mto acim da do máximo esperado, mas certezas em Bolsa, ninguém as tem!
Espero que a nossa discussão continue amanhã, baseada no comportamento da nossa eléctrica, :-)
Não creio ser assim, e a minha percepção do mercado indica que amannhã haverá subida, pois os resultados são mesmo muito , mto acim da do máximo esperado, mas certezas em Bolsa, ninguém as tem!
Espero que a nossa discussão continue amanhã, baseada no comportamento da nossa eléctrica, :-)
-
Marco
Não houve equívoco nenhum no meu primeiro post, disse aquilo mesmo que pretendía dizer.
Marco, quem te diz a ti que as fortes valorizações que a EDP tiveram recentemente já não reflectem este aumento dos lucros?
Para mim, como método de análise, os resultados divulgados são irrelevantes (o que não quer dizer que sejam para toda a gente).
Senão vejamos: durante vários anos (na bolha) tivemos empresas que nunca na vida delas geraram lucros e que se fartaram de subir. E de cada vez que saíam os seus péssimos resultados nada as impedía de continuar a subir.
Durante o Bear houve muito e boa empresa que continuou a gerar lucros (e nalguns casos mantiveram ou até aumentaram os lucros, pelo menos no «papel») e no entanto essas divulgações não as impediram de cair e cair bem...
E não é citando um exemplo, seja ele a Parmalat ou a Worlcom, que se obtem uma regra generalizada ou um bom método de investimento.
E o que eu digo nem deve ser entendido como uma crítica à AF mas antes como eu entendendo que uma AF deve ir muito para além de constatar apenas numeros como estes (resultados trimestrais) e com base nestes (se foram bons ou foram maus) decidir investimentos.
A experiência diz-me que isso não trás bons resultados (ainda que uma vez por outra possa dar certo).
Os resultados divulgados reflectem o passado e aquilo que, agora, toda a gente já sabe (e que alguns já saberíam há algum ou mesmo bastante tempo). Ora, o comportamento futuro de um papel está dependente daquilo que se irá saber dentro de algum tempo...
Ou seja, sempre que eu vejo uma empresa divulgar uma boa notícia e vejo que antes dessa notícia o papel subiu bem, estabeleço imediatamente a relação.
Isto quer dizer que a EDP não pode subir?
Não, obviamente que não é isso que quer dizer...
Obviamente a EDP pode subir. O que quer dizer é que eu acredito que isso esteja mais dependente de acontecimentos e noticias futuras do que propriamente devido a estes resultados. Para comprar com base nestes resultados, a melhor altura era há umas semanas antes destes dados serem tornados publicos.
Por vezes, quando os resultados susperam as expectativas os papeis ainda reagem positivamente (ou quando ficam aquém reagem negativamente). Isto é, quando o mercado é surpreendido positiva ou negativamente ainda pode surgir movimentos aproveitáveis (pessoalmente não gosto de ir atrás desses movimentos). Mas ultimamente nem isso se tem verificado, com os papéis a reagir negativamente após resultados que aparentemente superam as expectativas do mercado...
Marco, quem te diz a ti que as fortes valorizações que a EDP tiveram recentemente já não reflectem este aumento dos lucros?
Para mim, como método de análise, os resultados divulgados são irrelevantes (o que não quer dizer que sejam para toda a gente).
Senão vejamos: durante vários anos (na bolha) tivemos empresas que nunca na vida delas geraram lucros e que se fartaram de subir. E de cada vez que saíam os seus péssimos resultados nada as impedía de continuar a subir.
Durante o Bear houve muito e boa empresa que continuou a gerar lucros (e nalguns casos mantiveram ou até aumentaram os lucros, pelo menos no «papel») e no entanto essas divulgações não as impediram de cair e cair bem...
E não é citando um exemplo, seja ele a Parmalat ou a Worlcom, que se obtem uma regra generalizada ou um bom método de investimento.
E o que eu digo nem deve ser entendido como uma crítica à AF mas antes como eu entendendo que uma AF deve ir muito para além de constatar apenas numeros como estes (resultados trimestrais) e com base nestes (se foram bons ou foram maus) decidir investimentos.
A experiência diz-me que isso não trás bons resultados (ainda que uma vez por outra possa dar certo).
Os resultados divulgados reflectem o passado e aquilo que, agora, toda a gente já sabe (e que alguns já saberíam há algum ou mesmo bastante tempo). Ora, o comportamento futuro de um papel está dependente daquilo que se irá saber dentro de algum tempo...
Ou seja, sempre que eu vejo uma empresa divulgar uma boa notícia e vejo que antes dessa notícia o papel subiu bem, estabeleço imediatamente a relação.
Isto quer dizer que a EDP não pode subir?
Não, obviamente que não é isso que quer dizer...
Obviamente a EDP pode subir. O que quer dizer é que eu acredito que isso esteja mais dependente de acontecimentos e noticias futuras do que propriamente devido a estes resultados. Para comprar com base nestes resultados, a melhor altura era há umas semanas antes destes dados serem tornados publicos.
Por vezes, quando os resultados susperam as expectativas os papeis ainda reagem positivamente (ou quando ficam aquém reagem negativamente). Isto é, quando o mercado é surpreendido positiva ou negativamente ainda pode surgir movimentos aproveitáveis (pessoalmente não gosto de ir atrás desses movimentos). Mas ultimamente nem isso se tem verificado, com os papéis a reagir negativamente após resultados que aparentemente superam as expectativas do mercado...
Como assim?!
Os resultados serem bons ou péssimos é irrelevante!
Então nesse caso aquando da apresentação dos resultados da Parmalat, a reação deveria ter sido quase nula, passe o exahero :-)
Marco António, penso que não seria bem isso que querias dizer, não será assimm? Ou seja o que tu referes é que possivelmente uma pequena variação nos resultados para cima ou para baixo pouca influência terá no imediato da cotação. Agora uma variação desta amplitude, não será razão sufuciente para mexer e bem na cotação, partindo do pressuposto que não houve inside trading?!??!
Já agora, Ulisses, o que pesnas destes rsults da Eléctrica? Irão fazer faísca na abertura?!?
Citação do Marco António
"Pessoalmente, a minha opinião relativamente à EDP é a mesma que era ontem e sería a mesma se os resultados fossem péssimos.[/quote]
Então nesse caso aquando da apresentação dos resultados da Parmalat, a reação deveria ter sido quase nula, passe o exahero :-)
Marco António, penso que não seria bem isso que querias dizer, não será assimm? Ou seja o que tu referes é que possivelmente uma pequena variação nos resultados para cima ou para baixo pouca influência terá no imediato da cotação. Agora uma variação desta amplitude, não será razão sufuciente para mexer e bem na cotação, partindo do pressuposto que não houve inside trading?!??!
Já agora, Ulisses, o que pesnas destes rsults da Eléctrica? Irão fazer faísca na abertura?!?
Citação do Marco António
"Pessoalmente, a minha opinião relativamente à EDP é a mesma que era ontem e sería a mesma se os resultados fossem péssimos.[/quote]
-
Marco
Bem, começo por referir que nunca me baseio neste tipo de informação (como a divulgação dos resultados) para decidir os meus investimentos.
De qq das formas e como me parece extremamente relevante, chamo a atenção para os Breves Comentários de hoje onde refiro as várias situações recentes em que excelentes resultados tiveram repercursões muito desanimadoras nos respectivos papéis.
Ou seja, o que a prática diz é que se deve ter muita cautela em comprar motivado por «excelentes resultados».
Veja-se o exemplo da PTC, hoje, ou recentemente outros casos como a JMT e outros...
Pessoalmente, a minha opinião relativamente à EDP é a mesma que era ontem e sería a mesma se os resultados fossem péssimos.
De qq das formas e como me parece extremamente relevante, chamo a atenção para os Breves Comentários de hoje onde refiro as várias situações recentes em que excelentes resultados tiveram repercursões muito desanimadoras nos respectivos papéis.
Ou seja, o que a prática diz é que se deve ter muita cautela em comprar motivado por «excelentes resultados».
Veja-se o exemplo da PTC, hoje, ou recentemente outros casos como a JMT e outros...
Pessoalmente, a minha opinião relativamente à EDP é a mesma que era ontem e sería a mesma se os resultados fossem péssimos.
EDP - os RESULTADOS são ESTRONDOSOS!
São os melhores resultados semestrais de sempre desde que a empresa está cotada, o que pode prrnunciar os melhores resultados anuais de sempre, o que pode significar um aumento sustentado da cotação para valores bem acima dos 3,5 Euros!
Será assim?, o futuro o dirá! mas notícias destas não surgem todos os dias e fundamentadas desta maneira!
Ah, já agora falamos da EDP, e não de qualquer empresa de esquina, pelo que os resultados apresentados, serão certamente os resultados verdadeiros, não será assim?!
Os entendidos(!) destas coisas, o que achma de tudo isto? Resultados tãoacima do máximo esperado, numa empresa como a EDP! ainda se fosse numa empresa pouco conhecida, agora na EDP.
Será assim?, o futuro o dirá! mas notícias destas não surgem todos os dias e fundamentadas desta maneira!
Ah, já agora falamos da EDP, e não de qualquer empresa de esquina, pelo que os resultados apresentados, serão certamente os resultados verdadeiros, não será assim?!
Os entendidos(!) destas coisas, o que achma de tudo isto? Resultados tãoacima do máximo esperado, numa empresa como a EDP! ainda se fosse numa empresa pouco conhecida, agora na EDP.
-
Marco
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Esquinas3, iniciado1, latbal, m-m, macau5m, malakas, marketisnotefficient, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 100 visitantes