Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria, manipulação?! ou...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/4/2004 17:09

Eu tb já não me lembra bem dos factos mas penso que o Paulo Azevedo anunciou uma operação "spin-of" (acho que é assim??!) que depois a Sonae desmentiu...

Tb já não me lembra de tudo mas penso que nessa altura sairam algumas "notícas", nomeadamente no "canal de negócios"...

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ming » 28/4/2004 16:54

Bom, mesmo manipulação de informação não creio que tenha havido.

Estou a pensar no assunto exclusivamente de memória, sem ir consultar notícias antigas, mas não me recordo de grandes notícias que tenham sido lançadas nem de "boatos oficiais" como os do jardim Gonçalves.

Do que eu me recordo é de uma euforia dos pequenos especuladores, alimentada pela euforia geral do mercado nessa altura e pelo início do disparo em subida das próprias Sonaes...

(Mas, se calhar, já não estou com uma recordação muito exacta...)
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por artista_ » 28/4/2004 16:27

Falei de manipulação mais no sentido de "manipulação de informação", pareceu um movimento especulativo muito bem "orquestrado"...mesmo com o free-float tão reduzido não seria de esperar uma reacção em baixa quando foi anunciado o aumento de capital?!

Já agora, até parece que está hoje a sair em alta daquela tendência, é claro que neste título isso não terá muito significado mas...

por Ming » 28/4/2004 14:53

Artista:

O que houve durante essa subida não foi propriamente manipulação. Isso foi uma fase recente de grande especulação em que todas as Sonaes subiram imenso.

Houve bastante discussão sobre isso tudo neste forum, e lembro-me bem de bocas como:
"A Sonae tem de ser muito boa e que estar muito saudável, porque é uma das maiores empregadoras do país..." :mrgreen:

Nota que em empresas com o free-float da SOIAE basta uma pequena quantidade de compradores inconscientes para provocar esse tipo de movimento de cotações eufórico, que depois se auto-alimenta por um período limitado...

Esse gráfico parece-me um exemplo perfeito deste tipo de movimento, não de manipulação...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Sonae Indústria, manipulação?! ou...

por artista_ » 28/4/2004 11:24

O gráfico é expressivo!!! há um factor que, quanto a mim, poderá alimentar a "tese da manipulação", o anúncio do aumento de capital não provocou quedas, antes pelo contrário , nos dias seguintes a cotação subiu...
Anexos
Sonind.jpg
Sonind.jpg (86.08 KiB) Visualizado 302 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Investor Tuga, Jonas74, marketisnotefficient, navaldoc, Pmart 1 e 96 visitantes