artista Escreveu:Rui,
Não concordo contigo, pode-se comprar a 4euros um título julgando que se está a fazer bom negócio e posteriormente achar que está caro a 2!!! a questão é que quem pensar assim já não deve ter os títulos comprados a 4, se os tem não é coerente...
A noção de caro e barato tem muito de subjectivo...

Mas isso acontece para pessoas como nós que acompanhamos os mercados a economia, etc. Não nós podemos esquecer que 99% (ou mais) das pessoas que detêm os títulos da praça portuguesa estão se baribando (existe esta palavra?) se o título sobe ou desce. Quanto muito vão uma vez de 3 em 3 meses ao teletexto saber como vão as coisas, ou olham para o extracto de conta, etc. Para essas pessoas comprar BCP a €2 é um bom negócio (na perspectiva e horizonte temporal delas). A nós custa-nos acreditar mas estas pessoas não vendem as acções nem que estas valham cêntimos, e isto é verdade!!!
Posso enumerar n casos de pessoas que conheço que há 1 ano atrás faziam a conversa de que antes tinham 20.000 contos em acções e que já só tinham 5.000 contos, mas hipotese de vender nunca!. Ou dos casos em que expliquei exaustivamente que não fazia sentido ter 100 contos em acções e pagar trimestralmente uma comissão quando se podia vender e voltar a comprar as mesmas acções (supostamente se a cotação não variar muito)e transferi-las para uma conta na net onde não se pagasse comissões, resposta - Mas para isso teria de vender não? resposta2 - então esquece!
Conclusão - cansei-me...
A verdade é que nos últimos anos os mercados tem permitido esta brincadeira. As empresas já não aparecem e desaparecem como dantes (o caso Worldcom e Erron, foram noticias mundiais!! também é certo que parte se deveu a dimensão), a gestão é melhor do que a anos atrás, e existem contas a prestar.
Quem comprou a 10, 15 anos atrás ainda tem boas rentabilidades. Agora resta esperar pelos proxímos 10...