Página 1 de 1

Jerónimo Martins deverá apresentar lucros

MensagemEnviado: 27/4/2004 16:04
por Thomas Hobbes
A Jerónimo Martins deverá anunciar amanhã que os resultados líquidos do primeiro trimestre subiram para um valor entre 5,6 e 6,9 milhões de euros, segundo as previsões dos analistas do BPI e do Santander.

Os analistas do BPI aguardam que a segunda maior retalhista nacional registasse lucros de 6,9 milhões de euros, enquanto os especialistas do Santander prevêem resultados líquidos de 5,6 milhões de euros.

Segundo o BPI, as receitas da Jerónimo Martins [Cot] deverão descer 3% para 7,92 milhões de euros, mas este valor, em termos comparáveis, representa um aumento de 3%. A explicar esta melhoria estará o crescimento de 2% na Jerónimo Martins Retalho, 3% na Recheio, 5% na Indústria e 4% na Biedronka.

Em zlotys o crescimento da actividade da filial polaca terá sido de 16%, mas a desvalorização de 12% da moeda local penalizou as contas.

Segundo a mesma fonte, o negócio do retalho em Portugal será responsável pela queda de 0,2 pontos percentuais na margem EBITDA da JM, para 6,5%, com o «cash flow» operacional a descer 5% para 52 milhões de euros.

Com impacto positivo nos lucros terá estado a descida dos custos financeiros em 10 milhões de euros, uma performance explicada pela descida dos custos de financiamento e o contributo positivo de 3,5 milhões de euros proveniente da subida das acções do BCP, onde a JM é accionista.

O BPI lembra que o primeiro trimestre é tradicionalmente um dos com mais fraca actividade para as empresas de distribuição.

Já Santander aguarda receitas de 801 milhões de euros – uma queda de 1,5% contra o período homólogo –, um EBITDA de 55 milhões de euros.

«Serão de esperar algumas declarações sobre perspectivas de futuro da actividade de retalho da JM em Portugal após a introdução da nova lei de licenciamento comercial em Portugal», diz a nota do Santander.

As acções da Jerónimo Martins, que apresenta os resultados amanhã antes da abertura da bolsa, seguiam inalteradas nos 8,80 euros.

In: canal de negócios