Caro amigo, não sou em termos técnicos muito entendido, apenas por experiência como consumidor é que o sou, pois tenho uma linha RDIS instalada em casa e uma linha normal no emprego, ambas com ADSL instalado e com fornecedores de serviço diferentes. Não noto nenhuma diferença na velocidade de acesso. O fornecedor de serviço,o tipo de serviço que escolheu (upload-download, a contenção, o número de utilizadores do serviço numa determinada área (embora seja mais notório no cabo), isso é que condiciona o acesso ser + rápido ou - rápido), assim como outros factores, tais como a distãncia do seu equipamento á central.
No entanto, enquanto tinha uma linha analógica o ruído na linha condicionava-me muitas vezes as ligações. Presumo, portanto, que será tambem uma variante de perda de qualidade em relacção á linha RDIS em que não se nota esse ruído.
É, no entanto 1 + valia possuir uma linha RDIS, pois alem de ter mais linhas disponiveis, pode visualizar o número de quem lhe liga e eventualmente não atender

e pode instalar um kit rdis para o caso de o ADSL deixar de funcionar
No entanto o aluguer da linha sairá sempre inflacionado.Além de que o modem ADSL para linha RDIS é diferente e de maneira geral + caro assim como a activação do serviço.Mas esse serviço, se tiver alguma avaria é muito mais personalizado e rápido com linha RDIS que com linha analógica.São coisas da nossa PT
Cumprimentos e
Bons negócios.