Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais uma excelente noticia ... estas são muito raras ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por j.pinto » 23/4/2004 16:20

Pois é FT, seria bonito serem os revendedores a fixarem autonomamente os preços dos combustiveis nos seus postos. Como sabes, a margem de comercialização é uniforme em cada companhia, apenas variando a taxa a aplicar sobre a margem, de posto para posto, e negociado pelas companhias individualmente com cada revendedor, de acordo com as suas caracteristicas (volume de vendas).
Isto porque a maioria das bombas é propriedade da respectiva Marca, o revendedor não passa de "um pau mandado" nas mãos da mesma.
Há casos em que a margem de exploração fica abaixo dos 2 centimos por litro, digo bem, 2 centimos por litro. Como é que o revendedor pode ter margem de manobra para entrar em guerra de preços?

A "liberalização de preços" que se fala, não pode ser considerada como tal, porque o preço é decidido pelas 3 grandes Marcas (GALP, BP e SHELL), as outras têm de ir atrás porque não têm peso. A margem comercial apenas pode variar para as Companhias, para os revendedoras é sempre a mesma.

Agora, o governo aproveitou para aumentar o ISP com a dita liberalização em Janeiro e em Fevereiro criou mais a "ecotaxa" de 0.5 centimos por litro. E limpou as mãos. A maioria diz que a culpa do aumento dos preços é das companhias e ninguém fala de problemas politicos para o governo.

Quanto a guerras de preços, ou promoções, apenas a do grupo Sonae com a Galp mexe com o mercado, porque se trata de uma marca de nome. Mas como são promoções locais e de curta duração (menos de um mês), não tem sido nada por aí além.

Até agora, o preço dos combustiveis tem andado mais ou menos de acordo com as condições externas (crude/dollar). Mas o mercado liberalizado ainda está muito verde, aguardemos mais desenvolvimentos.
As 3 maiores marcas, têm andado em sintonia, sem entrar em guerras, com medo umas das outras.
Paira no ar no sector, no entanto, o receio do boato da ExxonMobil voltar a Portugal em força( possivel aquisição da sell?). Aí, teriamos certamente um forte abanão no mercado dos combustiveis em Portugal.


Um grande abraço
j.pinto
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 259
Registado: 5/11/2002 12:53
Localização: Portimao

por itisi100 » 23/4/2004 1:13

Gostaria de adicionar mais 2 ou 3 considerações apenas:

---> "Em Portugal, o IVA e o Imposto Automóvel encarecem em cerca de 68% o preço base dos automóveis. Em Espanha, a carga fiscal pesa apenas 28% e na Alemanha 16%. "

----> "Os preços do gás e electricidade em Portugal são dos mais altos praticados na Europa. Na energia eléctrica para usos industriais, Portugal tem um diferencial de 17% relativamente a Espanha, valor que sobe para 40% no uso doméstico.

----> "As grandes indústrias suecas conseguem preços 51% mais baratos que as portuguesas. Os consumidores domésticos em Portugal pagam mais 115% que os suecos, o dobro dos gregos e mais 75% que os ingleses" :shock: :shock: :shock:

Hoje saiu uma noticia que indicava que em Portugal o aumento do preço dos automoveis foi o mais baixo de toda a Europa, apenas 4%, iiiiiuupi!
PS- Portugal é o Pais onde os mesmos automoveis têm o valor mais elevado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já não falo nas chamada telefónicas.

Mas o que é que nos prende a este país???
O que é que este país tem de bom para os seus cidadãos?

O que nos vale, é que apesar de pagarmos quase tudo mais caro, somos o país com maior poder de compra da Europa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

itii100
 
Mensagens: 297
Registado: 9/7/2003 12:27

por Flying Turtle » 22/4/2004 22:50

A liberalização ocorrida em Portugal não trouxe nada de novo: Os preços fixados anteriormente eram os máximos e, portanto, quem quisesse vender mais barato podia fazê-lo sem problema. A questão é que em Portugal não há concorrência suficiente e, portanto, verifica-se uma situação de "quase cartel", que se reflecte num total alinhamento ente as principais distribuidoras. Quem escapa um pouco a este cenário são as distribuidoras de retalho de produtos de grande consumo (Sonae, Leclerc...), mas apenas devido a políticas de "cross selling".

Enquanto a fixação dos preços estiver nas mãos das petrolíferas e não dos gasolineiros, e enquanto a própria distribuição de combustíveis se mantiver assim concentrada, não há hipóteses de vermos um a verdadeira concorrencia no mercado.

Mas atenção, a subida dos preços que se tem verificado desde Janeiro não tem nada a ver com este problema! Não há que culpar nem o Governo (a não ser nalguns "acertos" que aproveitou para fazeer no ISP) nem as petrolíferas por estas subidas! Não nos esqueçamos de que o USD já subiu relativamente ao EUR mais de 8% e que o petróleo teima em manter-se a níveis recorde de preço, sobretudo devido ao boom económico da China. Isto para além do recrudescimento da instabilidade no Médio Oriente.

E destes três factores negativos, o único que pode inverter a curto prazo é o cross EURUSD. Quanto aos outros, estão para durar. Portanto, habituemo-nos a estes preços, ou até a níveis mais altos, porque não há alternativa para os tempos mais próximos!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por Visitante » 22/4/2004 21:07

Quando 3 gasolineiras tem mais de 90% de mercado que é q se poderia esperar?
PORQUE NÂO EXISTEM MAIS BOMBAS DE MARCAS MENOS CONHECIDAS?(nã acredito que não queiram entrar no mercado Português?
Visitante
 

por djovarius » 22/4/2004 20:52

Pois, esta é a parte má da liberalização dos preços dos combustíveis. Portugal nesse aspecto tornou-se mais um país de preço livre.
E acho que seria bom fazer as contas do preço do Brent em Euro. Facilmente verificamos que há uma subida ainda não reflectida pelo mercado. Provavelmente, poderemos ver mais aumentos. É pena.
Mas o que me deixa de pulga atrás da orelha é o que vai acontecer no dia em que o Brent começar a cair. Será que vai haver a mesma pressa em baixar os preços???
No Brasil, assisti a grandes oscilações, mas tanto do lado das subidas como das descidas.
Quero só ver se será assim também por cá...

E é aí que veremos se existe mesmo defesa do consumidor !

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9152
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

....

por andraderui » 22/4/2004 19:56

Angolana Sonangol com Carlyle na corrida à Galp


1 abraço
andrade
 
Mensagens: 1329
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém

por PJBM2 » 22/4/2004 19:29

Estes aumentos são de facto escandalosos!!!
Mas o que é que o cidadão comum pode fazer?
Eu faço por andar o menos possível de carro (no poupar está o gagno), mas tem sido difícil. Mas que vou responder no dia das eleições la isso vou!!
Paulo Moreira
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1037
Registado: 17/1/2003 19:11
Localização: Porto

por j.pinto » 22/4/2004 19:15

Não é bem assim.
Estas noticias, da forma como aparecem é que são enganosas. A primeira companhia a mexer no preço é que vê o seu nome na baila.
A Galp sempre mexeu nos preços à Quinta. E nunca aparecia na noticia, porque a BP mexia nos preços à Quarta, a BP é que aparecia sempre na noticia. Como isto tem sido sempre a subir (excepto a semana passada), não é nada bonito aparecer na noticia - com ar de quem vende mais caro.
Então a BP passou a mudar o preço à Sexta. Assim, a Galp é que parece que vende mais caro.
Questões de imagem :lol:

Abraço
j.pinto
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 259
Registado: 5/11/2002 12:53
Localização: Portimao

Mais uma excelente noticia ... estas são muito raras ...

por andraderui » 22/4/2004 18:50

aparecerem aqui no fórum. Deve ser por todos concordarem com estes aumentos....É preciso encher a GALINHA, para poder ser bem vendida...

Aqui vai:

A Galp Energia, empresa líder do mercado com quase 40%, aumentou hoje o preço dos combustíveis. Os preços recomendados subiram 1,1 cêntimos por litro na gasolina e 0,9 cêntimos por litro no gasóleo rodoviário.

A partir de hoje, a gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,015 euros por litro, enquanto que a de 98 octanas custa 1,075 euros. Já o gasóleo rodoviário passa de 0,749 euros para 0,757 euros por litro.

Na semana passada, a Shell tinha dado um sinal contrário ao baixar os preços da gasolina e do gasóleo. No entanto, os preços internacionais continuam instáveis.
www.negócios.pt


1 grande abraço
andrade
 
Mensagens: 1329
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém


Quem está ligado: