Página 1 de 1

Off Topic: A linha é ténue

MensagemEnviado: 22/4/2004 17:27
por Thomas Hobbes
América-Latina: Maioria apoiaria regresso ao autoritarismo

Os latino-americanos são extremamente cépticos em relação aos benefícios da democracia, revela um relatório publicado esta quinta-feira, em Lima – Peru – pela ONU. Segundo o documento, mais de metade dos habitantes do Continente prefeririam um governo autoritário, se isso pudesse resolver os problemas económicos dos seus países.

O estudo «A Democracia na América Latina: no Caminho para a Democracia dos Cidadãos», publicado pelo Programa de Desenvolvimento da ONU, baseou-se em entrevistas a quase 20 mil pessoas de 18 países que, no último quarto de século, têm evoluído no sentido de regimes democráticos.
De acordo com o documento, apenas 43% dos inquiridos apoiavam incondicionalmente a democracia. Inversamente, quase 55% das pessoas afirmaram que prefeririam um regime autoritário, caso isso ajudasse a «resolver» os problemas económicos do país.

Dados que para o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, são «tristes» e «errados». «A solução para os problemas da América Latina não está num regresso ao autoritarismo. Está numa democracia mais forte e melhor estabelecida», afirmou numa mensagem em vídeo transmitia na cerimónia de publicação do Estudo.

A media do Índice de Democracia Eleitoral da América Latina - escala que mede a democracia do país tendo em conta o direito ao voto, eleições livres e justas, e o uso das eleições como forma de instaurar o governo – cresceu de 0.28 em 1977 para 0.93 em 2002 (sendo a classificação máxima o 1). No entanto, desde 2000, quatro presidentes eleitos naquela região foram obrigados a demitir-se antes do fim dos mandatos, depois de terem perdido o apoio popular.

em Diariodigital

nota: Infelizmente em Portugal ainda existem Srs. quer da Esquerda quer da Direita que anseiam pela vinda de um regime deste género.

O pior, é que quanto mais tempo demorar a retoma, e quanto maior for o afastamento dos políticos da sociedade, a ideia de um regime autoritário e messianico ganha sempre um maior nº de adeptos.

E meus caros, demagogia e bodes expiatórios é coisa que existe a mais no nosso Portugal.