Noticias 21 de Abril de 2004
BPI não quer parcerias para a aquisição da Galp
21-4-2004 19:40
O BPI excluio qualquer possibilidade de realizar parcerias para conseguir comprar os 45 por cento da Galp, que será privatizada aquando do processo de reestruturação do sector energético, anunciou a instituição financeira.
A proposta para aquisição da Galp vai ser adiantada pela Vlacer, empresa de que o BPI é accionista, no próximo dia 26 de Abril.
BolsaPt.com
Sumol investe 2,25 ME para publicitar nova bebida
21-4-2004 19:10
A Sumol pretende gastar cerca de 2,25 milhões de euros (ME) para publicitar uma nova bebida da gama, anunciou hoje a marca.
O novo refrigerante quer ampliar o universo de consumidores e para tal apresenta-se como uma inovação ao nível do mercado internacional. Conjuntamente com este lançamento, o grupo pretende, ainda inundar o mercado brasileiro com gamas de produtos exclusivos.
A publicidade irá ser feita através da televisão, rádio e publicidade exterior, mas a presença na televisão irá ser a maior aposta do grupo.
BolsaPt.com
EUA encerram em alta com acções tecnológicas a subirem
21-4-2004 21:2
As bolsas norte-americanas fecharam em terreno positivo. A subida das acções das tecnológicas, com a Motorola a conseguir superar as estimativas dos analistas para os resultados do primeiro trimestre e as declarações do presidente da Reserva Federal, prevendo uma subida das taxas de juro antecipada, influenciaram os mercados.
A Motorola triplicou a receita de primeiro trimestre, ao tomar das suas rivais uma maior cota de mercado. Esta subiu 5,98 por cento.
A United Technologies Corp. caiu 2,46 por cento, ao reportar lucros elevados para o trimestre, mas a desapontar alguns investidores ao não aumentar as suas estimativas para a receita de 2004.
A Alcoa, também desceu 1,34 por cento. Os títulos da empresa desvalorizaram conjuntamente com o peço dos metais.
O Dow Jones encerrou a ganhar 0,04 por cento e o Nasdaq somou 0,86 por cento.
BolsaPt.com
Mercados europeus fecham no vermelho com medo de subida de taxas de juro nos EUA
21-4-2004 18:8
As bolsas europeias encerraram em terreno negativo, depois das declarações de Greenspan levantarem receios de que as taxas de juro subam antecipadamente.
A ASML desceu 0,54 por cento. A companhia obteu uma receita de primeiro trimestre no valor de 21 milhões de euros.
A Nestle Sa subiu 1,20 por cento, depois de anunciar que as vendas de primeiro trimestre cresceram 3,5 por cento para 20,4 mil milhões de francos suíços.
Infineon Technologies recuou 5,05 por cento, após dizer que a média dos preços dos chips correspondia aos custos de produção do segundo trimestre fiscal.
A General Motors fez com que as acções dos fabricantes de automóveis subissem pelo segundo dia consecutivo, após ter anunciado ontem um aumento nos resultados do primeiro trimestre. Esta ganhou 0,34 por cento.
Os principais índices europeus encerraram negativos. O Ibex perdeu 1,11 por cento; o Cac desceu 0,80 por cento; o MIB recuou 0,59 por cento; o Footsie 0,64 por cento; e o Dax desvalorizou 0,86 por cento.
BolsaPt.com
Grupo Espírito Santo investe 168 ME em projecto imobiliário no centro de Miami
21-4-2004 18:40
O grupo Espírito Santo investiu, através da sua holding imobiliária Euro Atlantic, 168 milhões de euros num novo projecto imobiliário situado no centro financeiro de Miami, anunciou a empresa.
O Espírito Santo Plaza possui 36 andares, nos quais se encontra incluído um luxuoso hotel, uma zona de apartamentos e uma área reservada ao comércio. Este projecto em desenvolvimento não é único, visto que a Euro Atlantic tem outro, também em estudo, no norte de Miami.
BolsaPt.com
FMI desce perspectiva de crescimento económico português
21-4-2004 18:20
As estimativas de crescimento económico português foram reduzidas para 0,8 por cento em 2004, contra o um por cento antes previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Assim, as perspectivas vão ao encontro das da Comissão Europeia, que também tinha reduzido o valor de crescimento económico para Portugal. Apesar, do Governo continuar a insistir na média de um por cento.
BolsaPt.com
Petróleo cai apesar de subida ligeira nas reservas EUA
21-4-2004 17:50
O petróleo mantém a tendência de queda, apesar do relatório do Departamento da Energia sobre as reservas nos EUA ter demonstrado uma ligeira subida.
As reservas verificaram um acréscimo de 200 mil barris para um total de 295,6 milhões de euros. Os analistas previam um aumento de 2,4 milhões de barris.
O contrato para Junho do IPE-Brent perde 1,66 por cento para os 32,56 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro desce devido às declarações de Greenspan
21-4-2004 17:24
O euro cai perante as declarações do presidente da Reserva Federal norte-americana. Este reafirmou a sua confiança no crescimento da economia nos EUA e refere que uma subida das taxas de juro antes do previsto vai ser inevitável, de modo a travar a inflação.
Assim, os investidores apostam num aumento do dólar face ao euro, pois Greenspan, também declarou que “a deflação deixou de ser um problema.”
O euro segue a transaccionar-se nos 0,07 por cento para os 1.1857 dólares por euro.
BolsaPt.com
Bolsa portuguesa encerra no vermelho condicionada por BCP
21-4-2004 16:40
A bolsa nacional encerrou em terreno negativo, em consonância com as suas pares europeias. Esta foi a reacção às declarações de ontem do presidente da Reserva Federal, o qual afirmou a sua confiança no crescimento da economia norte-americana, o que levou a receios de que haja uma subida antecipada das taxas de juro nos EUA. A sessão foi marcada pela descida de quase todos os títulos com excepção da Cimpor.
O BCP fechou com uma descida acentuada de 4,88 por cento, depois de ontem ter apresentado os resultados trimestrais.
A EDP fechou inalterada, depois do lançamento do MIBEL, de forma provisória. Os responsáveis pretendem que este seja lançado de forma definitiva até Julho. João Talone, presidente executivo da eléctrica, ameaçou canalizar os investimentos para Espanha, face às dificuldades em crescer em Portugal, com limitações de concorrência.
A PT desceu 0,97 por cento.
O BPI perdeu 1,84 por cento, enquanto os investidores aguardam a apresentação dos resultados após o fecho da sessão.
A Cimpor subiu 0,92 por cento, contrariando todo o índice da sessão de hoje. A empresa anunciou ontem que a Fundação Berard detém 8,77 por cento do seu capital.
O índice PSI-20 encerrou a perder 1,53 por cento para os 7578.50 pontos.
BolsaPt.com
Bruxelas continua a trabalhar para criar Sistema de Saúde Europeu
21-4-2004 16:5
A Comissão Europeia propôs ontem que haja uma cooperação entre os vários Estados-membros em relação aos cuidados de saúde. Esta proposta foi mais um passo para criar o Sistema de Saúde Europeu.
O objectivo das propostas é “atingir padrões de qualidade elevados na prestação dos cuidados de saúde, mantendo-os acessíveis e viáveis do ponto de vista financeiro.”
Apesar dos cuidados de saúde serem da responsabilidade de cada Estado, a Comissão acha que existem problemas comuns a todos e que com este sistema podem melhor acompanhar as necessidades e exigências dos cidadãos, assim como a evolução tecnológica.
BolsaPt.com
Computer Associates a braços com despedimento de presidente
21-4-2004 15:35
A Computer Associates International anunciou que o seu presidente, Sanjay Kumar, despediu-se, devido à investigação de dois anos à contabilidade da companhia. Esta já levou ao despedimento de outros 14 membros da empresa.
O despedimento de Kumar pode vir a ajudar a companhia a chegar a um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA e com a Comissão de “Securities and Exchange”, os quais em Maio de 2002 iniciaram um inquérito para averiguar se a empresa tinha reservado as vendas prematuramente.
BolsaPt.com
Greenspan reafirma crescimento da economia dos EUA
21-4-2004 15:8
A economia norte-americana está numa “vigorosa expansão”, mas sem produzir ainda pressões inflacionárias, reafirmou o presidente da Reserva Federal, Alan Greenspan.
O presidente salientou que “a taxa dos fundos federais tem que subir alguma vez para evitar pressões e, eventualmente, que o preço da inflação suba.”
Foi ainda referido que, a deflação já não é um problema para a economia norte-americana e já não prejudica os mercados financeiros.
Sobre estes comentários, os investidores apostam que Greenspan pretendia dizer que o banco central vai subir as taxas de juro de um por cento até Agosto, de modo a prevenir o aumento dos preços.
BolsaPt.com
21-4-2004 15:8
A economia norte-americana está numa “vigorosa expansão”, mas sem produzir ainda pressões inflacionárias, reafirmou o presidente da Reserva Federal, Alan Greenspan.
O presidente salientou que “a taxa dos fundos federais tem que subir alguma vez para evitar pressões e, eventualmente, que o preço da inflação suba.”
Foi ainda referido que, a deflação já não é um problema para a economia norte-americana e já não prejudica os mercados financeiros.
Sobre estes comentários, os investidores apostam que Greenspan pretendia dizer que o banco central vai subir as taxas de juro de um por cento até Agosto, de modo a prevenir o aumento dos preços.
BolsaPt.com
Lucro da SBC acima do esperado
21-4-2004 13:9
A norte-americana SBC Communications registou fortes ganhos no primeiro trimestre do ano. A empresa beneficiou do aumento do número de clientes de Internet de banda larga.
O lucro atingiu os 1,9 mil milhões de dólares, ou 59 cêntimos por acção, abaixo dos 74 cêntimos por acção registados no período homólogo.
Excluindo extraordinários, o lucro atingiu os 37 cêntimos por acção, mais cinco cêntimos que o esperado pelos analistas.
As receitas desceram 2,4 por cento para 10,1 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Colgate-Palmolive com lucros dentro do esperado
21-4-2004 13:4
A norte-americana Colgate-Palmolive apresentou um lucro de 338,5 milhões de dólares, ou 59 cêntimos por acção, no primeiro trimestre do ano, face aos 324 milhões de dólares registados nos primeiros três meses de 2003.
As vendas subiram de 2,3 para 2,5 mil milhões de dólares, com forte subida no estrangeiro.
Os analistas esperavam lucros de 59 cêntimos por acção e vendas de 2,46 mil milhões de dólares.
A margem de lucro aumentou 0,4 pontos percentuais para 55,7 por cento.
BolsaPt.com
BPI apresenta resultados acima das estimativas; mais 24,7% do em 2003
21-4-2004 17:1
O BPI apresentou os seus resultados do primeiro trimestre e ultrapassou as estimativas dos analistas. Os lucros registados foram de 48,5 milhões de euros (ME), mais 24,7 por cento do que em período semelhante em 2003.
Perante os dados divulgados, a rentabilidade dos capitais próprios (ROE) aumentou de 13,9 por cento para 15,4 por cento no primeiro trimestre de 2004, correspondendo o resultado líquido a mais de 6,4 cêntimos por acção.
Os títulos do BPI encerraram a sessão a perder 1,84 por cento.
BolsaPt.com
Autoeuropa vai produzir Cabrio
21-4-2004 13:34
A Autoeuropa vai produzir o modelo de luxo Cabrio, da Volkswagen, tendo ficado colocada em primeiro lugar em quase todos os indicadores de avaliação, no seio de 45 fábricas do grupo.
Esta será a primeira vez em que um carro de luxo vai ser fabricado fora da Alemanha.
A produção de 50 a 60 mil veículos anuais destina-se à Europa, Estados Unidos da América e Japão.
A Autoeuropa será a fabricante exclusiva do modelo, sendo necessário um investimento de 600 milhões de euros na fábrica nacional.
A empresa está em negociações com fornecedores, pretendendo que 40 a 45 por cento dos componentes sejam produzidos por nacionais.
BolsaPt.com
Resultados deverão impulsionar mercados norte-americanos
21-4-2004 12:30
Os mercados norte-americanos deverão abrir em alta, com os resultados das empresas a demonstrarem o efeito da recuperação económica.
Os investidores deverão regressar às compras depois da queda de ontem, em reacção às declarações de Alan Greenspan, que apontou para a possível subida das taxas de juro em breve.
A Eastman Kodak deverá apresentar-se em alta, depois de te apresentado um lucro de 10 cêntimos por acção no primeiro trimestre, mais do dobro do registado no período homólogo. Excluindo itens não recorrentes, o resultado atingiu os 18 cêntimos por acção, mais um cêntimo que o esperado pelos analistas.
A Motorola mais que triplicou o resultado no primeiro trimestre, com a maior procura por novos telemóveis com câmara incorporada. Excluindo extraordinários, o lucro subiu para 18 cêntimos por acção, muito acima do esperado pelos analistas.
A Coca-Cola deverá também beneficiar da apresentação de resultados. O lucro subiu 35 por cento, superando as estimativas dos analistas.
O banco JP Morgan apresentou um resultado de 1,93 mil milhões de dólares, ou 92 cêntimos por acção, pouco acima do esperado.
O resultado apresentado pela Ford Motor surpreendeu os mercados. O lucro operacional de 96 cêntimos por acção registado no primeiro trimestre é mais do dobro que o esperado pelos analistas.
Os futuros sobre o Standard & Poor’s sobem 0,23 por cento e sobre o Nasdaq avançam 0,42 por cento.
BolsaPt.com
Alemanha mantém estimativa crescimento de 1,5 a 2% em 2004
21-4-2004 12:37
Hans Eichel, ministro das finanças da Alemanha, reiterou a previsão de crescimento da economia entre 1,5 e 2 por cento no ano corrente, apesar de alguns economistas terem reduzido as suas previsões.
O Fundo Monetário Internacional também confia no crescimento da economia no patamar estabelecido pelo Governo.
No entanto, o responsável admitiu haver riscos que poderão prejudicar esse cenário, nomeadamente o preço do petróleo.
BolsaPt.com
Eastman Kodak com lucros acima do esperado
21-4-2004 12:22
A Eastman Kodak apresentou um lucro de 28 milhões de dólares, ou 10 cêntimos por acção, no primeiro trimestre do ano, que compara com o resultado de 4 cêntimos por acção registado no período homólogo de 2003.
Excluindo itens não recorrentes, o lucro atingiu os 18 cêntimos por acção, mais um cêntimo que o esperado pelos analistas.
As vendas subiram 11 por cento para 2,92 mil milhões de dólares. Excluindo variações cambiais, as vendas aumentaram 5 por cento.
Para o segundo trimestre a empresa espera um lucro de 55 a 65 cêntimos por acção e, no total do ano, entre 2,15 e 2,45 dólares por acção.
BolsaPt.com
21-4-2004 12:22
A Eastman Kodak apresentou um lucro de 28 milhões de dólares, ou 10 cêntimos por acção, no primeiro trimestre do ano, que compara com o resultado de 4 cêntimos por acção registado no período homólogo de 2003.
Excluindo itens não recorrentes, o lucro atingiu os 18 cêntimos por acção, mais um cêntimo que o esperado pelos analistas.
As vendas subiram 11 por cento para 2,92 mil milhões de dólares. Excluindo variações cambiais, as vendas aumentaram 5 por cento.
Para o segundo trimestre a empresa espera um lucro de 55 a 65 cêntimos por acção e, no total do ano, entre 2,15 e 2,45 dólares por acção.
BolsaPt.com
UE aprova controlo da Snet pela Endesa
21-4-2004 12:18
A União Europeia aprovou o controlo da francesa Snet pela espanhola Endesa, considerando que não acarreta problemas de concorrência.
A Endesa passou a ser o accionista maioritário da Snet ao passar a sua participação de 30 para 65 por cento.
A Endesa apresenta pouca relevância no mercado francês.
BolsaPt.com
Lucros da Ford muito mais fortes que esperado
21-4-2004 12:14
A fabricante automóvel norte-americana Ford Motor registou um lucro de 1,95 mil milhões de dólares, ou 94 cêntimos por acção, no primeiro trimestre, face aos 45 cêntimos por acção registados no período homólogo.
O lucro operacional atingiu os 1,98 mil milhões de dólares, ou 96 cêntimos por acção, mais do dobro do esperado pelos analistas.
As vendas atingiram os 44,7 mil milhões de dólares, acima dos 40,8 mil milhões registados no primeiro trimestre de 2003.
A empresa elevou as estimativas para os lucros anuais, esperando um resultado entre 1,50 e 1,60 dólares por acção.
BolsaPt.com
Lucro da JP Morgan sobe
21-4-2004 12:10
O banco de investimento norte-americano JP Morgan registou um aumento no lucro do primeiro trimestre, em reacção à melhoria do desempenho dos mercados de capitais e do crédito comercial.
O lucro atingiu os 1,93 mil milhões de dólares, ou 92 cêntimos poor acção, face aos 69 cêntimos por acção registados no período homólogo.
Os analistas esperavam um lucro de 86 cêntimos por acção.
BolsaPt.com
Honeywell supera estimativas
21-4-2004 12:3
A norte-americana Honeywell apresentou um lucro de 295 milhões de dólares, ou 34 cêntimos por acção, mais quatro cêntimos que o registado no período homólogo e acima das estimativas.
As receitas subiram 14 por cento para 6,2 mil milhões de dólares, com o aumento do volume e efeitos cambiais favoráveis.
BolsaPt.com
Resultados da Infineon acima do esperado
21-4-2004 11:59
A alemã Infineon Technologies registou um aumento de 13 por cento nas vendas do segundo trimestre fiscal, para 1.671 milhões de euros., acima dos 1,61 mil milhões esperados pelos analistas.
O lucro por acção atingiu os 5 cêntimos, mais um que o esperado pelos analistas. O lucro atingiu os 39 milhões de euros, revertendo o prejuízo do ano passado.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 101 visitantes