Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lucro trimestral do BCP sai na tranche mais baixa das estima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 22/4/2004 14:41

Eu já reforcei.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por zé povinho » 21/4/2004 16:26

em caso de OPA? mas qual OPA? até o hipotético banco Fortis já desmentiu.

e uma acção só vale aquilo que o mercado está disposto a pagar por ela

se nesta altura é 1,95 quem acreditar: compra.

Registado: 4/11/2002 23:38

ok

por luis lobs » 21/4/2004 16:01

Ainda ontem variava entre os 2.60e os 3.70, as avaliaçoes ao preço que poderia ser digno para a venda em caso de opa .
parece que hoje ja nao vale nada o bcp, realmente ja parece o futebol...hoje e verdade amanha e mentira
luis lobs

por zé povinho » 21/4/2004 15:49

não estou a pensar re-entrar enquanto não estiver convencido que a queda acabou

e não será certamente hoje que isso vai acontecer independentemente da evolução até ao fecho.

estou farto de fchos trabalhados, como ontem na PTC

alguém, quém?

por Rodriguez » 21/4/2004 15:44

Atira-se bocas, mas nada de concreto.
È este o unico aldrabão no nosso mercado?
Em quem vamos acreditar?
No BPI,BES,SON,SAG,PAD,PT e outros mais.
Vamos ser mais construtivos nos comentários.
Vejo poucos forenses a analizarem as empresas como elas estão neste momento.
Isso é que era util para aqui se escrever.
Rodriguez

Registado: 4/11/2002 23:53

por Visitante » 21/4/2004 15:42

Sair a 2,07 foi uma boa saída, mas reentrar a valores próximos de 2,01 valoriza ainda mais essa saída, por isso acredito que o Zé Povinho tá de olho fisgado nessa possibilidade e via fazer o "manguito" para quem não aproveita.
Visitante

por zé povinho » 21/4/2004 15:32

parece que finalmente alguém deu conta das habilidades verbais do Engº Jardim, que cada vez que apresenta resultados varia os instrumentos de comparação de acordo com o que lhe interessa mais.

estou farto destas habilidades saloias, e como felizmente tive a boa ideia de sair a 2,07 (cheirou-me mal aquela coisa de ser ele o divulgador de boatos), tanto se me dá que suba como que desça.

por artista_ » 21/4/2004 14:48

Caro Jaor,

Num título como o BCP há sempre compradores (mto mal esraria o nosso mercado se não os houvesse?! sejam eles fundos ou outro tipo de investidores e/ou especuladores, mas quando a cotação cai (e bem!) é porque a pressão vendedora é maior que a compradora, certo?

Registado: 17/3/2003 22:51

por JCS » 21/4/2004 12:58

artista Escreveu:Ou seja manténs, por exemplo, que é normal que o ano passado tenham comparado os reusltados do 1º trimestre com os do 4º trimestre de 2002 e este ano tenham feito de forma diferente...

Não acho normal nem deixo de achar, acho irrelevante não o terem divulgado. Mesmo que eles não façam a relação, imediatamente todas as comparações estão mais que feitas e analisadas em todo o lado mesmo que não se queiram encontrar...
Friso que para mim não existe nenhuma "Teoria da Conspiração". É a minha opinião.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por artista_ » 21/4/2004 12:28

Ou seja manténs, por exemplo, que é normal que o ano passado tenham comparado os reusltados do 1º trimestre com os do 4º trimestre de 2002 e este ano tenham feito de forma diferente...

Já agora deixo-te aqui o link do Milllennium com resultados "proforma" eu só procurei neste (3º trimestre de 2002) mas deve haver por lá muitos mais com resultados proforma... aquilo até nem se percebe bem, pelo menos se não estivermos atentos! eu dou uma ajuda, em todas as páginas com algum tipo de resultados aparece em rodapé, em letras pequenas o seguinte: "NOTA: Valores relativos a 30.09.01, são proforma em base comparável, considerando...."

http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 61541a.pdf

Agora já não acham necessário fazer "proformas" :shock: :shock:

por JAOR » 21/4/2004 12:20

artista Escreveu:caro JCS,

......

2. A questão aqui é que o EPS tem descido sempre mas os resultados aparecem-nos sempre de uma forma positiva. É claro que eles estão a tentar defender o título e isso é compreensível, mas o mercado, pelos vistos, não anda a dormir, é claro que qualquer accionista pode investir noutro lado, parece que é o que muitos estão hoje a fazer...

cumprimentos

artista ,desculpe ,realmente muitos estão a sair da menina ,mas muitos estão a entrar ,ou não :roll:

É que só se vende ,se houver comprador :wink:

Abraço e

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por JCS » 21/4/2004 12:13

Como nos pontos 1,2 e 3 mantenho o que disse, respondo unicamente à pergunta extra que colocas.

Não acho de maneira nenhuma que seja camuflagem, até porque independentemente de eles fazerem ou deixarem de fazer as comparações T a T ou ano a ano todas essas comparações são mais que analisadas por todos os meios de comunicação social e toda a gente tem conhecimento dessas desvalorizações (que subiu 10% em relação ao ano passado, assim como desceu acho que uns 14% em relação ao ultimo trimestre).

Pensaria dessa maneira se ao analisar os números olhasse só para as taxas de variação, mas sinceramente não acredito que alguém só olhe para isso quando recebe as contas e por isso estou em desacordo consigo. Pessoalmente acho mais importante o que sai e o que entra... (as comparações, essas, faço-as todas quer eles as divulguem quer não e hoje em dia essas saiem em todos os orgão de comunicação social...). 8-)

JCS
"Every trade is a test"

por artista_ » 21/4/2004 11:57

caro JCS,

Relativamente à questão do "ataque pessoal" ainda bem que estamos esclarecidos, também não vejo este espaço dessa forma e evitaria com toda a certeza esse tipo de situações :wink:

Então cá vai a minha apreciação das sua respostas:

1. O problema é mesmo esse, comparar com o trimestre anterior foi o que o BCP fez o ano passado no 1º trimestre porque, segundo eles, os resultados não eram comparáveis com o trimestre homólogo?!!! e este ano são???! NÃO! só que este ano eles subiram em relação ao trimestre homólogo e em 2003 tinhas descido, e aí eles resolveram comparar com o 4º trimestre de 2002!!!!!!, segundo eles, eram mais comparáveis :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

2. A questão aqui é que o EPS tem descido sempre mas os resultados aparecem-nos sempre de uma forma positiva. É claro que eles estão a tentar defender o título e isso é compreensível, mas o mercado, pelos vistos, não anda a dormir, é claro que qualquer accionista pode investir noutro lado, parece que é o que muitos estão hoje a fazer...

3. Primeiro a queda de 15% de que fala não teve a ve com os resultados, que sairam dentro das espectativas, mas sim com o anuncio de um brutal aumento de capital... quanto aos resultados proforma fusaram-nos variadissímas vezes nos últimos anos para se concluir que os resultados não tinham caído, ou tinham caído muito pouco, não sei se no Millennium esses resultados aparecem mas se os conseguir encontar ainda ponho aqui o link, caso contrário só os tenho em papel...

Ainda faço uma pergunta extra: então não é "camuflagem" comparar os resultados, umas vezes com o trimestre homólogo, outras com o anterior????!! ou comprarvam sempre das duas formas ou sempre apenas de uma, ou pelo menos explicavam o porquê das comprarações que fazem... você pode dizer que o 4º trimestre tem factores extraordinários (o ano passado parece que não tinha??) mas o trimestre homólogo não é comparável porque a consolidação dos resultados da S&P não era feita da mesma forma...

cumprimentos

Re: Venho seguindo há muito tempo.

por JCS » 21/4/2004 10:48

Inox Escreveu:O "envolvimento" do JCS com o bcp e sei que ele tem tirado grandes dividendos dessa confiança já que entrou muito em baixo e reforça com 2K de vez em quando, claro que lhe dou os parabéns pelos lucros, mas acho que deve ter cuidado com as análises pois inconscientemente pode o sua forte participação accionista ter um papel negativo nessas apreciações.Um abraço.

Caro inox, apesar da participação que eu possa ter (se calhar haverá por cá quem tenha participações mais altas que eu, era naturalissimo) não deixo de ser um pequeno accionista. Por isso não acho que qualquer comentário meu (que independentemente de poder estar mais certo ou mais errado, traduzem o que penso e por isso não deixo de os dar) possa ter qualquer influência na cotação ou em quem decida vender. Como referi ao artista, a decisão é sempre do accionista (eu limito-me a partilhar a minha visão das coisas que tanto poderão ser mais certas como mais erradas). 8-)

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por JCS » 21/4/2004 10:41

artista Escreveu:Se você pensa assim responde objectivamente ás minhas questões em vez de se refugiar em questões marginais e notícias recorrentes sobre o BCP.

1- Não tem sido prática corrente do BCP apresentar os resultados em função dos do trimestre anterior (que neste caso teriam caído)?

2- Os resultados por acção do BCP não têm caído sucessivamente, trimestre após trimestre, sendo que neste trimestre foram de 0,03 contra 0,04 no trimestre homólogo?

3- Não é verdade que em anos anteriores o BCP tem apresentado resultados "proforma" para, segundo eles, se poderem comprar com os anteriores? porque é que não o fizeram agora?

Se responder objectivamente a estas perguntas talvez se chegue a alguma conclusão, se fugir para outro tipo de abordagens, está a fazer mais ou menos o que o BCP faz com os resultados...

Quanto ao que refere ter sido um ataque pessoal, está enganado e nem tenho necessidade disso (mesmo que não tivesse argumentos - porque muitas vezes nem tenho razão como qualquer outra pessoa -). Não foi essa a minha intenção (a intensão foi de ser em tom de brincadeira (também já perdi dinheiro em bolsa caro Artista :wink: )), nem essa não é a minha maneira de estar na vida. Quanto a isto estamos esclarecidos. Eu ataques pessoais é só aos árbitros quando vejo a bola...

1 - Mas não existe uma certa lógica em comparar ano a ano uma vez que certos trimestres não são comparáveis? Quer comparar um trimestre de inicio de ano com um de final que abrange o Natal (logo maior consumismo etc, etc). Não acho por isso anormal que não o comparem com o anterior por causa do que referi (acho natural uma queda em relação ao 4ºT).

2 - Afinal parece que já está a comparar trimestres homólogos :wink: . E não acha natural que o EPS desça uma vez que existem mais acções emitidas que anteriormente?!. O EPS subirá quando a vertente internacional começar a ganhar peso (há que ter calma). Em ultimo caso poderá achar que o EPS é demasiado baixo e então não achar atractivo o investimento, resolva vender e investir noutro lado (a decisão será sempre do accionista)...

3 - Não é do meu conhecimento o que chama de "resultados proforma". Quando saiem resultados costumam-se comparar homologamente e com o T anterior. Neste caso não acho que fosse relevante uma vez que seria de esperar que o factor do consumo extraordinário que se verifica sempre no 4ºT (maioritáriamente devido ao natal) não acontece nos 1ºs T. Como sabe também já o BCP apresentou resultados com quedas e não teve problemas em compará-los na altura com o T anterior(ou já não se lembra da apresentação do 3ºT de 2002, que se traduziu numa queda a rondar os 15% na sessão seguinte?). Por isso desta vez não tem de ser conspiração e camuflagem (simplesmente acho que pelos factores extraordinários não são comparáveis). Não se lembre só do que lhe dá jeito...

Está a ver caro artista? Nem precisei de fugir para lado nenhum nem de ter outros tipos de abordagem (como era sua esperança :wink:). 8-) ~

Cumprimentos

JCS

JCS
"Every trade is a test"

Venho seguindo há muito tempo.

por Inox » 20/4/2004 22:12

O "envolvimento" do JCS com o bcp e sei que ele tem tirado grandes dividendos dessa confiança já que entrou muito em baixo e reforça com 2K de vez em quando, claro que lhe dou os parabéns pelos lucros, mas acho que deve ter cuidado com as análises pois inconscientemente pode o sua forte participação accionista ter um papel negativo nessas apreciações.Um abraço.
Inox

por zé povinho » 20/4/2004 19:39

não é preciso ser o Engº Jardim a dizer que é o ramo vida que desperta maior interesse aos possíveis compradores.

o que ele podia dizer, são duas coisas:
1 - vai conseguir vender o ramo vida pelo valor que pretende?
2 - alguma vez conseguirá vender os ramos não vida?

por artista_ » 20/4/2004 19:35

JCS Escreveu:Mas artista, partindo dessa base para si tudo será incessantemente "contabilistico" e "o que lhes dá mais jeito", mantendo uma permanente "desconfiança e falsidade" de todos e quaisquer resultados que saiam para o mercado. Chego a pensar então que cada vez que sairem resultados do grupo serão sempre para "camuflar", "enganar", "esconder"... Então nem valerá a pena olhar para o que nos apresentam, não será assim?

Assim sendo será melhor cada um tentar adivinhar os resultados, uma vez que a seu ver "nada é de confiança"... :? :roll:

Acho que não devemos ir "nem tanto ao mar, nem tanto à terra"... Senão vamos acreditar em quê? Sendo assim nunca nada terá credibilidade...

Um abraço

JCS

Se você pensa assim responde objectivamente ás minhas questões em vez de se refugiar em questões marginais e notícias recorrentes sobre o BCP.

1- Não tem sido prática corrente do BCP apresentar os resultados em função dos do trimestre anterior (que neste caso teriam caído)?

2- Os resultados por acção do BCP não têm caído sucessivamente, trimestre após trimestre, sendo que neste trimestre foram de 0,03 contra 0,04 no trimestre homólogo?

3- Não é verdade que em anos anteriores o BCP tem apresentado resultados "proforma" para, segundo eles, se poderem comprar com os anteriores? porque é que não o fizeram agora?

Se responder objectivamente a estas perguntas talvez se chegue a alguma conclusão, se fugir para outro tipo de abordagens, está a fazer mais ou menos o que o BCP faz com os resultados...

por artista_ » 20/4/2004 19:20

JCS Escreveu:Era nesses tempos dos €6 que deveria ter sido céptico caro Artista... :wink: 8-)
Cumprimentos

Caro JCS,

O porquê de eu ter acções do BCP, o preço a que as tenho e porque as mantenho não me parece que contraponham a minha opinião ou justifiquem a sua, a não ser que à falta de argumentos tenha decidido passar a um "ataque pessoal"???

se foi esse o caso caiu em saco roto...

por Visitante » 20/4/2004 19:19

Actividades do BCP no estrangeiro já começaram a contribuir positivamente para os resultados do grupo

A actividade bancária no estrangeiro voltou a contribuir positivamente para os resultados do Millenium bcp, tendo registado uma acréscimo de 0,5%, anunciou a instituição em comunicado.

O banco, depois de ter visto o peso das instituições financeiras sedeadas no estrangeiro diminuírem 4,7% no primeiro trimestre de 2003, deu a volta por cima. Este acréscimo, contudo, sofreu uma queda ao nível dos recursos totais de clientes, de 4,8% homologamente, e no capital afecto, de 4,1%.

Entre as instituições incluem-se o bank Millenium, na Polónia, o Novabank, na Grécia, o BankEuropa, na Turquia, o Banco Comercial de Macau, o banco internacional de Moçambique, o Banque BCP, no Luxemburgo e em França, e o bcpbank, nos EUA, deu a volta por cima.
Visitante

por JCS » 20/4/2004 18:55

Jardim Gonçalves diz processo de venda Seguros e Pensões continua

"Jardim Gonçalves disse hoje que o processo de alienação, ou parcerias, na Seguros e Pensões continua, adiantando que o número de interessados na companhia de seguros aumentou.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

Jardim Gonçalves disse hoje que o processo de alienação, ou parcerias, na Seguros e Pensões continua, adiantando que o número de interessados na companhia de seguros aumentou.

«Neste momento temos maior número de entidades interessadas nestas parcerias ou aquisições», disse Jardim Gonçalves, sem adiantar mais pormenores, explicando que «o processo está dentro da confidencialidade estabelecida».

A venda da totalidade ou parte da unidade seguradora do Grupo BCP voltou a entrar numa nova fase, depois de algumas tentativas para a conclusão do negócio, ao longo do último ano, terem saído frustadas.

Segundo noticiou hoje o Jornal de Negócios, o segmento que actualmente desperta mais interesse por parte de eventuais compradores é o Ramo Vida, estando CNP Assurances e a Mapfre entre os principais interessados.

Sobre a actividade do BCP na Polónia e na Grécia, Jardim Gonçalves disse que o banco não tem qualquer intenção de sair destes países.

«Reafirmamos o nosso forte interesse nestes mercados (Polónia e Grécia). São dois mercados que queremos conquistar, onde estamos presentes, não temos qualquer projecto de saída», disse Jardim Gonçalves, na conferência para apresentação de resultados.

Jardim Gonçalves diz que BCP não alimenta rumores

Questionado pelos jornalistas sobre o facto de poder ser acusado de estar a alimentar rumores, com as declarações feitas em Santarém na semana passada, Jardim Gonçalves respondeu que «o banco de modo algum alimenta rumores».

Jardim Gonçalves disse na semana passada que existia uma «casa não espanhola» que teria estudado a possibilidade de eventualmente vir a tomar uma participação relevante no capital social do Banco Comercial Português.

Hoje, o presidente do BCP enquadrou a situação em que fez as declarações, dizendo que foi «uma análise alargada, num ambiente sereno».

Jardim Gonçalves encara com naturalidade as declarações que fez, pois «toda a casa cotada está vulnerável ao mercado».

O presidente do BCP diz que não tem conhecimento que existam accionistas com participações, próximas ou já qualificadas, que tenham interesse em vender a sua posição no banco.

Jardim Gonçalves reiterou também que não está previsto nenhum aumento de capital no BCP."
"Every trade is a test"

Valves - Errata

por valves » 20/4/2004 18:43

Peço desculpa mas o elogio é para o Zé Povinho que foi quem as vendeu a 2,07

Cumpts

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Ming » 20/4/2004 18:43

Um pormenor importante:

Este ano a taxa de IRC baixou. Isso não afectou os únicos resultados do 1º trimestre publicados antes dos do BCP (a PAD não tem preocupações de IRC :lol: ).

No entanto foi importante para o BCP:
Vejam a ultima pag. do comunicado. (http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/action.cfm?ID=9311)

1.
Os resultados antes de impostos subiram uma insignificância (pouco mais do que a nossa inflação).
2.
O IRC desceu...
3.
Os resultados depois de impostos cresceram os tais 9.8%

Já agora tambem aparece, mesmo no fundo da página, o resultado por acção... :mrgreen:
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por JCS » 20/4/2004 18:42

artista Escreveu:Estão lá??? contabilisticamente estão e talvez estivessem o ano passado se se utilizasse o mesmo método de consolidação que este ano...

Quer um exemplo, você compra acções do BCP, e no final deste trimestre as acções cairam e você perde 10 mil euros. No entanto recebeu 5 mil de dividendos, você pode dizer que lucrou 5 mil euros, ou pode dizer que perdeu 5 mil euros... qual é q correcta??? a do BCP é a que lhes dá mais jeito na altura... percebe??

Já agora deixo aqui o link dos resultados do BCP

http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 65760a.pdf

Mas artista, partindo dessa base para si tudo será incessantemente "contabilistico" e "o que lhes dá mais jeito", mantendo uma permanente "desconfiança e falsidade" de todos e quaisquer resultados que saiam para o mercado. Chego a pensar então que cada vez que sairem resultados do grupo serão sempre para "camuflar", "enganar", "esconder"... Então nem valerá a pena olhar para o que nos apresentam, não será assim?

Assim sendo será melhor cada um tentar adivinhar os resultados, uma vez que a seu ver "nada é de confiança"... :? :roll:

Acho que não devemos ir "nem tanto ao mar, nem tanto à terra"... Senão vamos acreditar em quê? Sendo assim nunca nada terá credibilidade...

Um abraço

JCS
"Every trade is a test"

valves

por valves » 20/4/2004 18:41

Estes tipos do BCP são mesmo uns Artistas ... :mrgreen: :mrgreen: é claro que com estas manigancias lá ganham mais uns tostões á custas de Patos ... muito bem artista assim é que se faz bem vendido nos 2,07 é que para Manigancias, Manigancias e meia.

Um abraço

Vasco

PS : Não tenho nada contra o BCP que é aliás é onde tenho as minhas contas á ordem e onde o serviço é exlente mas realmente para gerir o meus fundos próprios é mesmo melhor ser eu mesmo e eles até nem se podem queixar porque me cobram ganham comissões de compra e venda bastante apetitosas, portanto tambem lhes dou a ganhar com os meus megocios.
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Próximo

Quem está ligado: