Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos vs IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Calimerozinho » 22/4/2004 9:40

Atenção: os 25% são apenas nos 5 exercícios subsequentes à privatização, isto quer dizer que quem tiver acções de duas privatizações em anos distintos da mesma empresa vai ter que declarar um valor com 50% e outro com 25% (se apenas uma delas ultrapassar os 5 anos, claro).

Já agora: como se contam esses 5 anos? conta o ano da privatização? contam os exercícios em que são (ou não) distribuidos dividendos?

Agradecia a quem poder esclarecer, talvez postando em exemplo prático (não precisa de ser verdadeiro).

Cumprimentos.
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

Dividendos

por Osmar Atona » 22/4/2004 2:29

No caso da Brisa, EDP, PT e ooutras acções resultado de operações de privatisação efectuadas pelo estado os dividendos só devem ser declarados em 25% do total pago.

Isto porque para além de, como para todas as outras acções, os dividendos só contarem pela metade (50% do total), os dividendos pagos por empresas objecto de privatização também estão adicionalmente isentos em metade do seu valor, logo só devem ser inscritos 25% do total pago por estas acções.

Em ambos os casos a retenção na fonte deve ser inscrita no anexo E pela totalidade.

Infelizmente não tenho aqui acesso aos artigos para deixar aqui a confirmação, mas estou certo que é assim (foi assim que fiz a minha declaração o ano passado e foi aceite quando fui inspecionado, e é assim que vou fazer a minha este ano)

Registado: 7/11/2002 19:56

re

por Info. » 19/4/2004 20:07

yop... dividendos são declarados no anexo E.

Se nada se alterar na legislação...declarados 50% do valor total para ações cotadas em bolsa
Cump
Info.

Dividendos vs IRS

por Rita_cd2001 » 19/4/2004 19:54

A quem puder dar uma ajuda:

Fiz aplicação em BRISA muito forte e vou receber dividendos.

Sou obrigada a declarar os dividendos no IRS?

E se agora comprar EDP ou PTC para ganhar outros dividendos? terei que declarar tudo?

Obrigada

Registado: 16/5/2003 15:50