Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Metodos de Avaliação de acções - TOMO II -

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Metodos de Avaliação de acções - TOMO II -

por valves » 14/4/2004 19:21

Bem começo por dizer que este tópico é só destinados aos homens é que segundo o Jornal de Negocios ( a HOLA dos diários económicos), elas sabem mais do que nós em maneira de gestão de dinheiros e portanto de certeza que para as meninas isto não é novidade ...

Bem, começemos por fazer um breve resumo da ultima exposição que fiz sobre esta matéria em que disse que o potencial de valorização percentual de uma acção durante um ano tem a ver essencialmente com 2 factores

- Dividend Yeld
- Resultados reinvestidos e que acrescem directamente os capitais próprios e por essa via aumentam o valor contabilistico da empresa e consequentemente das acções que representam o seu capital;

Agora vamos avançar mais um pouco no raciocinio com a seguinte questão: Será que o simples facto de uma empresa reinvestir os seus lucros em novos negocios vai provocar directamente um aumento do valor da empresa? A resposta é claramente não aliás temos empresas cotadas na bolsa nacional como por exemplo a Jeronimo Martins ou o BCP, Impresa Pararede, Media Capital que reinvestiram lucros em projectos em Portugal e no Estranjeiro e cujos Retornos foram negativos ou muito próximos de Zero e que portanto não geraram pelos lucros reinvestidos nenhuns aumentos no valor intrinseco da empresa ! Então surge uma segunda pergunta : Qual será a rentabilidade exigida para os lucros reinvestidos de forma a que esses lucros reinvestidos gerem acrescimo de valor para o accionista ? A resposta remete -nos para o conceito de custo de oportunidade de capital isto é quanto eu que eu accionista posso ganhar se o capital em vez ser reinvestido me for distribuido sobre a forma de Dividendos e que eu depois livremente o aplico no mercado de capitais em acções por exemplo do BPI :mrgreen: :mrgreen: E aqui é que a porca torce o rabo é que por exemplo as rentabilidades do BCP em novos projectos tem sido muito baixa e por isso é que daqui vai o meu apelo ao Eng ª Jardim Gonçalves ou ao Alexandre Soares dos Santos e as outros de mais : Se os novos negocios tem retornos maus então vale mais apena distribuirem a riqueza gerada aos accionistas sob a forma de dividendo que depois eles se encarregarão de aplicar o dinheiro com mais rentabilidade que o BCP e demais tem obtido nos seus novos negocios. Aliás para mim aquilo que o BCP tem vindo a fazer nos ultimos anos é fazer pouco dos accionistas dando -lhes um Chouriço em Forma de Dividendo para destruindo sistematicamente o valor intriseco da acção ; Atenção eu não estou a dizer que o BCP não tem valor ao contrário de uma PAD, impresa ou média capital que realmente não o têm e nunca o tiveram a não ser o valor intangivel chamado Valor do Coração :lol: o BCP tinha valor mas sistematicamente tem perdido esse mesmo valor. Que está maior do que estava ninguem tem duvidas mas será que está tão rentavel como estava ????Alías para mim o BCP tem problemas estruturais graves e uma delas começa por ter logo um conselho de administração que tem com os accionistas uma relação de estranho dominio, por exemplo quando foi preciso ir pedir dinheiro aos socios o Eng ª Jardim Gonçalves parecia um daqueles Padres que prega aos Domingos nas homilias a pedir dinheiro aos fieis para as obras da Igreja estes nem pastejavam davam logo com fé cega de que o dinheiro iria ser com certeza bem aplicado. Jamais colocarei o meu dinheiro ( a não ser especulativo) num banco onde sistematicamente o Conselho de Administração se tem governado com salarios Chorudos e ainda se dá ao luxo de se recusar a divulgar os Ordenados dos " Assina Cheques " Administradores" e respectivos assessores que no BCP são aos milhares á CMVM ... Vejam lá se num banco como o BES onde os accionistas têm muito mais poder os Administradores e os respectivos assessores e directores ganham tanto... pudera no BES o Conselho de Administração não fazfarinha !!!!

Um abraço

Vasco
valves

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, caganixo7, Google [Bot], macau5m, navaldoc, queraio1964, rg7803 e 72 visitantes