Página 1 de 1

ptc - em resposta ao vampiro

MensagemEnviado: 14/4/2004 19:20
por visita
devo dizer que jesse livermore veria hoje a PT como estando num uptrend, pelo menos até quebrar os 8,80 em baixa e fazer novos mínimos.
nao ha BULL sem consolidações....... 8-)

MensagemEnviado: 14/4/2004 19:15
por MarcoAntonio
Acrescento apenas um dado bem importante: que até o volume tem andado bem fraquinho. Maior prova de desinteresse num papel não há.

MensagemEnviado: 14/4/2004 19:11
por MarcoAntonio
jarc,

infelizmente não ajudam e em nada alteram a minha opinião porque o Ming colocou apenas as sessões em que o padrão se verificou. Ora, existem várias sessões em que não se verificou...

Analizar à posteriori os dias em que se verificou é uma coisa, tentar extrair daí algo de interessante em termos de trading é outra pois à priori não sabemos os dias em que funcionará e nas últimas semanas há várias sessões em que tal tería falhado redondamente. Aliás, em número, são praticamente equivalentes...

Há de tudo, nos últimos tempos, desde sessões com abertura em alta e fecho em baixa, a sessões com abertura em baixa e fecho em alta, passando por todas as restantes combinações (nos últimos tempos a PT já fez todo o tipo de velas). Tal dever-se-á provavelmente ao facto de haver sessões onde a Compra de Acções Próprias actuou e noutras em que não. Acontece que à priori não sabemos os dias em que ela vai ocorrer.

Quem achar que a PTC está interessante, pois bem, que a negoceie. Agora o que não entendo é essa insistências do jarc em assegurar que está interessante. Que há quem a ache interessante mesmo nestas condições, penso que isso não é novidade para ninguém e não percebo a utilidade de tanta insistência.

De cada vez que eu considerar que determinado papel não está interessante para negociar tenho a certeza absoluta que haverá diversos investidores com muito interesse nela...

O que em nada altera a minha opinião.

Relativamente à PTC e como mantenho esta opinião há várias semanas e como os meus comentários se referem, como todos sabe, ao curto/médio-prazo, a maior prova de que a PTC está desinteressante é o seu próprio comportamento: praticamente não sai do sítio há várias semanas e já bateu largamente o record de tempo sem realizar novos maximos desde que iniciou a fase de subida em Agosto/2003. Mais ainda, as ultimas reacções ao suporte (8.85) foram do mais fraquinho que pode haver...

Portanto, tenho sido muito explícito a explicar porque é que a considero desinteressante e a PTC tem estado muito consonante com esta opinião (no meu plano temporal).

Agora, se houver quem a considere interessante até para daytrading... Enfim, quanto a isso não tenho absolutamente nada a dizer. Cada um coze-se com as suas linhas e tem o seu estilo de investimento. O daytrading em acções há muito que me deixou de dizer alguma coisa e creio que todos compreendem bem o contexto das minhas opiniões, até pela frequência com que explicíto a que planos temporais me refiro, por sistema.

Mas talvez o jarc ainda me consiga fazer perceber o porquê de tanta insistência em defender que a PTC está num momento interessante...
:wink:

Para mim é óbvio que não está.

Pt

MensagemEnviado: 14/4/2004 18:49
por jarc
Estes gráficos oportunos no Ming talvez ajudem o M.António a perceber o que me parece óbvio. Embora possa estar de acordo em que: é errática, indefinida e funcione num range lateral, acho interessante negociar. Os pressupostos que para o M. António funcionam para achar desinteressante, servem-me na perfeição para achar interessante.
Nas presentes condições de mercado, acho interessante que seja errática (só tenho que ler o erro e analisar se tem um padrão repetitivo), indefinida (se fosse mais definida estavam todos lá à mesma hora)e que funcione neste range (com esta largura serve-me na perfeição).

MensagemEnviado: 14/4/2004 18:38
por Ming
Este comunicado esclarece as regras da CAP:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR2374.pdf

Em relação ao final das sessões só refere que não são introduzidas ordens no período de fecho.
Só que tenho verificado que eles constumam fechar as compras por volta das 16:00. Isso tem sido consistente, com a excepção de um unico dia, que foi realmente 8/4/2004.

Naturalmente, para quem está de fora das decisões de gestão do processo de CAP, este tipo de mecanismos de negociação funciona umas vezes e falha outras. E cada um usa os mecanismos de negociação que lhe parecem melhores, tendo depois de assumir os ganhos e as perdas respectivos...
Assim, o que eu disse foi só um comentário pessoal: Nem conheço os detalhes das decisões de CAP da PT, nem estou a dar conselhos de negociação a ninguem.

Por mim, tenho usado este processo, embora com bastantes cautelas, mas até reconheço que (como já disse acima) comprar na abertura e vender depois do almoço pode até ser mais consistente.
Ter a certeza exigiria estudar de forma séria a evolução intraday dos vários dias, e em qualquer caso o padrão detectado só seria garantido no periodo (já passado) que tivesse sido estudado, e não garantiria nada para o futuro...

Em qualquer caso, para exemplo coloco aquí alguns gráficos intraday dos últimos dias (obtidos no Investidor Global). O dia 8 deste mês foi uma excepção muito séria a este padrão.

MensagemEnviado: 14/4/2004 17:52
por Oeiras
Lourenço

Costuma-se dizer que não há 2 sem 3, mas olha que as coisas não são bem assim, por acaso assisti ao fecho da pT e tudo se conjugava para fechar nos 9,12 mas a 2 minutos do fecho apareceram uma batelada delas e empurrou para os 9,06.
Ainda na quinta quando tudo indicava um fecho abaixo dos 9 acabou aos valores de hoje, por isso andar aqui a fazer futurismo, pode muito bem dar em azar.


Ming

O fecho da CAP a partir das 16:00 é palpite ou informação ?

ptc

MensagemEnviado: 14/4/2004 17:27
por Lourenço
MING Escreveu:Existe uma possibilidade de trading intraday muito interessante:

Se não estou enganado não há CAP na última meia hora de bolsa, e por isso é que depois desce para fechar perto dos valores de abertura.
Assim, porque não shortar às 16:00 para fechar posições às 16:30?


concordo contigo, excepto em fechar posições ás 16:30.
O procedimento mais racional parece-me comprar logo após a abertura e vender entre as 15:00 e as 16:00
E se forem Warrants :lol:

bons negoçios...

MensagemEnviado: 14/4/2004 16:38
por Oeiras
Mais uma meia hora final dramática. Queda de 1,1%.

MensagemEnviado: 14/4/2004 16:37
por Ming
Hoje foi dia de 1%: De 9.15 às 16:00 para 9.06 no fecho...

Já agora, outro mecanismo semelhante é comprar na abertura para vender no auge da CAP, que usualmente é logo depois do almoço...

(Deve ser porque os compradores de acções próprias vem animados depois de uma boa comezaina, e como não estão a comprar com o dinheiro deles, entram a matar nessa altura... :lol: )

...

MensagemEnviado: 14/4/2004 16:06
por Negocios Mendes
Gostaria somente de adicionar outro ponto de vista:
quando as bolsas la fora sobem, a nossa bolsa nao necessita que a PT suba de forma a que o PSI fique bonitinho.
Quando la fora descem, em regra geral as outras accoes com pouco peso no PSI descem e é ai que o pápá - PT entra em campo no lado das subidas de forma a pintar melhor o grafico do PSI.

Cumprimentos,
Alex Tomás

MensagemEnviado: 14/4/2004 16:02
por Ming
Existe uma possibilidade de trading intraday muito interessante:

Se não estou enganado não há CAP na última meia hora de bolsa, e por isso é que depois desce para fechar perto dos valores de abertura.
Assim, porque não shortar às 16:00 para fechar posições às 16:30?

A CAP é tão idiota que tem permitido ganhos quase garantidos (de cerca de 1% a 1.5% por dia, antes de alavancagem... :wink:) ao longo dos últimos vários dias.

(Um trader não devia dizer estas coisas, mas enfim... :mrgreen: )

interesse PT

MensagemEnviado: 14/4/2004 15:57
por Pavel
Eu concordo que actualmente está desinteressante para negociar. Simplesmente houve um momento ainda recente em que teve interesse, que foi quando testou o suporte (que de resto o próprio MarcoAntónio identificou e muito bem) dos 8,85 e conseguiu reagir.
Quem optou por entrar a esses níveis - e houve mais do que uma pessoa a fazê-lo aqui no fórum, como sabemos - tem neste momento um ganho bruto de cerca de 2 ou 3%, ou significativamente mais caso tenha optado por warrants.

MensagemEnviado: 14/4/2004 15:45
por T. Martins
De facto não se percebe que num dia em que a maioria das telecoms sobe, ela desce, e num dia em que descem regra geral mais de 1%, ela sobe.

Além disso nos últimos dias (sem contar aqueles em que o volume foi reduzido) ela tem fechado quase sempre aos níveis de abertura. Dá sensação de que quando a CAP acaba não há sustentação para o papel.
Para já nada nos diz que ela vai para cima ou para baixo. Pelo menos até que quebre os 8.84 ou os 9.20

Há outros títulos bem mais interessantes neste momento.

É apenas uma modesta opinião.

Um abraço,

T.M.

MensagemEnviado: 14/4/2004 15:45
por MarcoAntonio
Bem, eu penso que isso é obvio, caso contrário não havería movimento algum no mercado.

A todo momento há quem tenha opinião definida relativamente a cada papel. O que não quer dizer que todo o momento seja um bom momento para a negociar...

O facto é que a PTC está num range lateral há bastante tempo (quando identifiquei o range houve quem o questionasse, agora parece-me bem evidente e «inquestionavel») e desde então a PTC já bateu o record do mais longo período de tempo sem realizar máximos. E não dá de momento qq indício de que vá fazer máximos em breve. Tanto o pode fazer dentro de um par de sessões como dentro de várias semanas ou até dentro de vários meses.

Um título assim, sem qq tendência definida, não me merece na minha opinião ser negociado.

Agora que há quem considere que merece julgo que não era necessário vires dizer pois parece-me que isso não é novidade para ninguém...
:?

O interessante aqui no Forum é dizer porque é que se acha que está interessante e porque é que se acha que não está. Eu tenho sido bem explicito nas últimas semanas (talvez mais de um mês) em explicar porque é que acho que está desinteressante.

Pt

MensagemEnviado: 14/4/2004 15:35
por jarc
Sinceramente não me parece que tenha muito mais para perceber que o seguinte:

-Há quem considere desinteressante porque: é "errática, indefinida, e funcine num range lateral".

-Há quem considere interessante e continue a negociar, não excluíndo a adjectivação de quem considera o contrário.

Re: Pt

MensagemEnviado: 14/4/2004 15:29
por MarcoAntonio
jarc Escreveu:Desinteressante? Depende do ponto de vista. Sendo o ponto de vista, a vista de um ponto, o meu ponto, mais a Sul (seguramente), diz-me que é interessante.


Confesso que não percebi absolutamente nada...
:mrgreen:

Pt

MensagemEnviado: 14/4/2004 15:28
por jarc
Desinteressante? Depende do ponto de vista. Sendo o ponto de vista, a vista de um ponto, o meu ponto, mais a Sul (seguramente), diz-me que é interessante.

MensagemEnviado: 14/4/2004 15:01
por MarcoAntonio
Um pouco na linha do que o Vampiro acabou de dizer, neste momento parece-me quase uma perda de tempo tentar extrair algo da PTC...

Está indefinida e errática. No curto-prazo está ainda perfeitamente inserida num range lateral. De momento parece-me completamente desinteressante para negociar. Está boa para não se fazer absolutamente nada...
:lol:

MensagemEnviado: 14/4/2004 14:58
por vampiro
um conselho, nao facam trade numa acção que neste momento não tem lógica nenhuma de investimento. Sobe em dias maus para as bolsas, cai em dias positivos. Não transaccionem uma acção que n apresenta alguma logica de trade, livermore quote "If a stock doesn't act right don't touch it; because, being unable to tell precisely what is wrong, you cannot tell which way it is going. No diagnosis, no prognosis. No

MensagemEnviado: 14/4/2004 13:10
por Ertai
Em termos técnicos o MACD está a inverter para o positivo.

Parece-me que têm estado de molho num determinado trading range. Nas próximas sessões poderá romper para positivo. Nestes casos basta o MACD para ver que a PTC poderá atingir novos máximos nas próximas semanas..

Pt

MensagemEnviado: 14/4/2004 12:59
por Visitante
Estarão a comprar por acaso? Esta decisão da CAP está relacionada com os fundamentais da empresa. A Notícia que dá conta do número de clientes do Vivo é na verdade um espanto de potencial. Se fechar acima de 9.15 pode vir aí um toque nos máximos.

e a CAP continua...

MensagemEnviado: 14/4/2004 11:00
por Pavel
Ontem de manhã e até ao início da tarde foi bem notório o efeito CAP, numa subida sustentada e com algum volume da cotação.

Nas últimas 2 horas de negociação começou a perder força e como já vem sendo habitual nos dias "risonhos" da PT foi atirada para baixo perto do fecho, fechando a perder 3 cêntimos.

Tenho quase a certeza absoluta de que a CAP está a prosseguir esta manhã, pois o comportamento registado está a replicar o de ontem.

Está nos 9,13 , veremos até onde irá hoje. 9,20 talvez, finalmente?...

Mas a grande questão é saber se de idêntico modo se repete o padrão de ontem e de outras sessões: máximo relativo intraday, seguido de descida progressiva e fecho próximo dos valores de abertura...

PT já detêm 0,2% de capital no novo plano de share buyback

MensagemEnviado: 14/4/2004 10:00
por Thomas Hobbes
A Portugal Telecom (PT) já adquiriu 0,2% do seu capital social em bolsa no âmbito do plano de recompra de acções próprias (share buyback) aprovado na última assembleia geral de accionistas da telecom portuguesa.

Segundo comunicado divulgado esta quarta-feira através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora portuguesa revela ter procedido à «compra de 700.000 acções da PT, correspondentes a 0,06% do total de acções representativas do capital social da empresa admitidas à negociação no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext». As operações foram realizadas na sessão de bolsa de 13 de Abril.
Os 12 lotes adquiridos (com número de acções variável) envolveram transacções efectuadas a preços entre 9,05 e 9,17 euros/acção, sendo que o lote mais volumoso (cerca de 131,5 mil acções) foi adquirido a 9,10 euros/acção.

Depois destas operações, «a PT detém 2.565.000 acções próprias, correspondentes a 0,20% do seu capital social», refere a nota ao mercado, acrescentando que a «PT tem contratos de equity swap, os quais prevêem a possibilidade de aquisição de acções da PT, equivalentes a 5,56% do seu capital social».