Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT já detêm 0,2% de capital no novo plano de share buyback

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ptc - em resposta ao vampiro

por visita » 14/4/2004 19:20

devo dizer que jesse livermore veria hoje a PT como estando num uptrend, pelo menos até quebrar os 8,80 em baixa e fazer novos mínimos.
nao ha BULL sem consolidações....... 8-)
visita

por MarcoAntonio » 14/4/2004 19:15

Acrescento apenas um dado bem importante: que até o volume tem andado bem fraquinho. Maior prova de desinteresse num papel não há.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 14/4/2004 19:11

jarc,

infelizmente não ajudam e em nada alteram a minha opinião porque o Ming colocou apenas as sessões em que o padrão se verificou. Ora, existem várias sessões em que não se verificou...

Analizar à posteriori os dias em que se verificou é uma coisa, tentar extrair daí algo de interessante em termos de trading é outra pois à priori não sabemos os dias em que funcionará e nas últimas semanas há várias sessões em que tal tería falhado redondamente. Aliás, em número, são praticamente equivalentes...

Há de tudo, nos últimos tempos, desde sessões com abertura em alta e fecho em baixa, a sessões com abertura em baixa e fecho em alta, passando por todas as restantes combinações (nos últimos tempos a PT já fez todo o tipo de velas). Tal dever-se-á provavelmente ao facto de haver sessões onde a Compra de Acções Próprias actuou e noutras em que não. Acontece que à priori não sabemos os dias em que ela vai ocorrer.

Quem achar que a PTC está interessante, pois bem, que a negoceie. Agora o que não entendo é essa insistências do jarc em assegurar que está interessante. Que há quem a ache interessante mesmo nestas condições, penso que isso não é novidade para ninguém e não percebo a utilidade de tanta insistência.

De cada vez que eu considerar que determinado papel não está interessante para negociar tenho a certeza absoluta que haverá diversos investidores com muito interesse nela...

O que em nada altera a minha opinião.

Relativamente à PTC e como mantenho esta opinião há várias semanas e como os meus comentários se referem, como todos sabe, ao curto/médio-prazo, a maior prova de que a PTC está desinteressante é o seu próprio comportamento: praticamente não sai do sítio há várias semanas e já bateu largamente o record de tempo sem realizar novos maximos desde que iniciou a fase de subida em Agosto/2003. Mais ainda, as ultimas reacções ao suporte (8.85) foram do mais fraquinho que pode haver...

Portanto, tenho sido muito explícito a explicar porque é que a considero desinteressante e a PTC tem estado muito consonante com esta opinião (no meu plano temporal).

Agora, se houver quem a considere interessante até para daytrading... Enfim, quanto a isso não tenho absolutamente nada a dizer. Cada um coze-se com as suas linhas e tem o seu estilo de investimento. O daytrading em acções há muito que me deixou de dizer alguma coisa e creio que todos compreendem bem o contexto das minhas opiniões, até pela frequência com que explicíto a que planos temporais me refiro, por sistema.

Mas talvez o jarc ainda me consiga fazer perceber o porquê de tanta insistência em defender que a PTC está num momento interessante...
:wink:

Para mim é óbvio que não está.
Anexos
ptc-20040414b.png
ptc-20040414b.png (15.77 KiB) Visualizado 688 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Pt

por jarc » 14/4/2004 18:49

Estes gráficos oportunos no Ming talvez ajudem o M.António a perceber o que me parece óbvio. Embora possa estar de acordo em que: é errática, indefinida e funcione num range lateral, acho interessante negociar. Os pressupostos que para o M. António funcionam para achar desinteressante, servem-me na perfeição para achar interessante.
Nas presentes condições de mercado, acho interessante que seja errática (só tenho que ler o erro e analisar se tem um padrão repetitivo), indefinida (se fosse mais definida estavam todos lá à mesma hora)e que funcione neste range (com esta largura serve-me na perfeição).

Registado: 23/7/2003 16:05

por Ming » 14/4/2004 18:38

Este comunicado esclarece as regras da CAP:
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR2374.pdf

Em relação ao final das sessões só refere que não são introduzidas ordens no período de fecho.
Só que tenho verificado que eles constumam fechar as compras por volta das 16:00. Isso tem sido consistente, com a excepção de um unico dia, que foi realmente 8/4/2004.

Naturalmente, para quem está de fora das decisões de gestão do processo de CAP, este tipo de mecanismos de negociação funciona umas vezes e falha outras. E cada um usa os mecanismos de negociação que lhe parecem melhores, tendo depois de assumir os ganhos e as perdas respectivos...
Assim, o que eu disse foi só um comentário pessoal: Nem conheço os detalhes das decisões de CAP da PT, nem estou a dar conselhos de negociação a ninguem.

Por mim, tenho usado este processo, embora com bastantes cautelas, mas até reconheço que (como já disse acima) comprar na abertura e vender depois do almoço pode até ser mais consistente.
Ter a certeza exigiria estudar de forma séria a evolução intraday dos vários dias, e em qualquer caso o padrão detectado só seria garantido no periodo (já passado) que tivesse sido estudado, e não garantiria nada para o futuro...

Em qualquer caso, para exemplo coloco aquí alguns gráficos intraday dos últimos dias (obtidos no Investidor Global). O dia 8 deste mês foi uma excepção muito séria a este padrão.
Anexos
PT 05-04-2004  - igcharti.png
PT 05-04-2004 - igcharti.png (9.54 KiB) Visualizado 737 vezes
PT 06-04-2004  - igcharti.png
PT 06-04-2004 - igcharti.png (10.03 KiB) Visualizado 728 vezes
PT 13-04-2004  - igcharti.png
PT 13-04-2004 - igcharti.png (9.56 KiB) Visualizado 731 vezes
PT 14-04-2004  - igcharti.png
PT 14-04-2004 - igcharti.png (10.79 KiB) Visualizado 719 vezes
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Oeiras » 14/4/2004 17:52

Lourenço

Costuma-se dizer que não há 2 sem 3, mas olha que as coisas não são bem assim, por acaso assisti ao fecho da pT e tudo se conjugava para fechar nos 9,12 mas a 2 minutos do fecho apareceram uma batelada delas e empurrou para os 9,06.
Ainda na quinta quando tudo indicava um fecho abaixo dos 9 acabou aos valores de hoje, por isso andar aqui a fazer futurismo, pode muito bem dar em azar.

Ming

O fecho da CAP a partir das 16:00 é palpite ou informação ?

Registado: 4/11/2002 22:29

ptc

por Lourenço » 14/4/2004 17:27

MING Escreveu:Existe uma possibilidade de trading intraday muito interessante:

Se não estou enganado não há CAP na última meia hora de bolsa, e por isso é que depois desce para fechar perto dos valores de abertura.
Assim, porque não shortar às 16:00 para fechar posições às 16:30?

concordo contigo, excepto em fechar posições ás 16:30.
O procedimento mais racional parece-me comprar logo após a abertura e vender entre as 15:00 e as 16:00
E se forem Warrants :lol:

bons negoçios...
O segredo do SUCESSO está na ANTECIPAÇÃO.

Registado: 10/3/2004 19:46

por Oeiras » 14/4/2004 16:38

Mais uma meia hora final dramática. Queda de 1,1%.

Registado: 4/11/2002 22:29

por Ming » 14/4/2004 16:37

Hoje foi dia de 1%: De 9.15 às 16:00 para 9.06 no fecho...

Já agora, outro mecanismo semelhante é comprar na abertura para vender no auge da CAP, que usualmente é logo depois do almoço...

(Deve ser porque os compradores de acções próprias vem animados depois de uma boa comezaina, e como não estão a comprar com o dinheiro deles, entram a matar nessa altura... :lol: )
Earthlings? Bah!

...

por Negocios Mendes » 14/4/2004 16:06

Gostaria somente de adicionar outro ponto de vista:
quando as bolsas la fora sobem, a nossa bolsa nao necessita que a PT suba de forma a que o PSI fique bonitinho.
Quando la fora descem, em regra geral as outras accoes com pouco peso no PSI descem e é ai que o pápá - PT entra em campo no lado das subidas de forma a pintar melhor o grafico do PSI.

Cumprimentos,
Alex Tomás
Negocios Mendes

por Ming » 14/4/2004 16:02

Existe uma possibilidade de trading intraday muito interessante:

Se não estou enganado não há CAP na última meia hora de bolsa, e por isso é que depois desce para fechar perto dos valores de abertura.
Assim, porque não shortar às 16:00 para fechar posições às 16:30?

A CAP é tão idiota que tem permitido ganhos quase garantidos (de cerca de 1% a 1.5% por dia, antes de alavancagem... :wink:) ao longo dos últimos vários dias.

(Um trader não devia dizer estas coisas, mas enfim... :mrgreen: )
Earthlings? Bah!

interesse PT

por Pavel » 14/4/2004 15:57

Eu concordo que actualmente está desinteressante para negociar. Simplesmente houve um momento ainda recente em que teve interesse, que foi quando testou o suporte (que de resto o próprio MarcoAntónio identificou e muito bem) dos 8,85 e conseguiu reagir.
Quem optou por entrar a esses níveis - e houve mais do que uma pessoa a fazê-lo aqui no fórum, como sabemos - tem neste momento um ganho bruto de cerca de 2 ou 3%, ou significativamente mais caso tenha optado por warrants.

Registado: 11/8/2003 19:04

por T. Martins » 14/4/2004 15:45

De facto não se percebe que num dia em que a maioria das telecoms sobe, ela desce, e num dia em que descem regra geral mais de 1%, ela sobe.

Além disso nos últimos dias (sem contar aqueles em que o volume foi reduzido) ela tem fechado quase sempre aos níveis de abertura. Dá sensação de que quando a CAP acaba não há sustentação para o papel.
Para já nada nos diz que ela vai para cima ou para baixo. Pelo menos até que quebre os 8.84 ou os 9.20

Há outros títulos bem mais interessantes neste momento.

É apenas uma modesta opinião.

Um abraço,

T.M.

Registado: 5/8/2003 16:51

por MarcoAntonio » 14/4/2004 15:45

Bem, eu penso que isso é obvio, caso contrário não havería movimento algum no mercado.

A todo momento há quem tenha opinião definida relativamente a cada papel. O que não quer dizer que todo o momento seja um bom momento para a negociar...

O facto é que a PTC está num range lateral há bastante tempo (quando identifiquei o range houve quem o questionasse, agora parece-me bem evidente e «inquestionavel») e desde então a PTC já bateu o record do mais longo período de tempo sem realizar máximos. E não dá de momento qq indício de que vá fazer máximos em breve. Tanto o pode fazer dentro de um par de sessões como dentro de várias semanas ou até dentro de vários meses.

Um título assim, sem qq tendência definida, não me merece na minha opinião ser negociado.

Agora que há quem considere que merece julgo que não era necessário vires dizer pois parece-me que isso não é novidade para ninguém...
:?

O interessante aqui no Forum é dizer porque é que se acha que está interessante e porque é que se acha que não está. Eu tenho sido bem explicito nas últimas semanas (talvez mais de um mês) em explicar porque é que acho que está desinteressante.
Imagem

Administrador Fórum

Pt

por jarc » 14/4/2004 15:35

Sinceramente não me parece que tenha muito mais para perceber que o seguinte:

-Há quem considere desinteressante porque: é "errática, indefinida, e funcine num range lateral".

-Há quem considere interessante e continue a negociar, não excluíndo a adjectivação de quem considera o contrário.

Re: Pt

por MarcoAntonio » 14/4/2004 15:29

jarc Escreveu:Desinteressante? Depende do ponto de vista. Sendo o ponto de vista, a vista de um ponto, o meu ponto, mais a Sul (seguramente), diz-me que é interessante.

Confesso que não percebi absolutamente nada...
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

Pt

por jarc » 14/4/2004 15:28

Desinteressante? Depende do ponto de vista. Sendo o ponto de vista, a vista de um ponto, o meu ponto, mais a Sul (seguramente), diz-me que é interessante.

por MarcoAntonio » 14/4/2004 15:01

Um pouco na linha do que o Vampiro acabou de dizer, neste momento parece-me quase uma perda de tempo tentar extrair algo da PTC...

Está indefinida e errática. No curto-prazo está ainda perfeitamente inserida num range lateral. De momento parece-me completamente desinteressante para negociar. Está boa para não se fazer absolutamente nada...
:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por vampiro » 14/4/2004 14:58

um conselho, nao facam trade numa acção que neste momento não tem lógica nenhuma de investimento. Sobe em dias maus para as bolsas, cai em dias positivos. Não transaccionem uma acção que n apresenta alguma logica de trade, livermore quote "If a stock doesn't act right don't touch it; because, being unable to tell precisely what is wrong, you cannot tell which way it is going. No diagnosis, no prognosis. No
If I hadn’t made money some of the time I might have acquired market wisdom quicker.

Registado: 30/12/2003 16:40

por Ertai » 14/4/2004 13:10

Em termos técnicos o MACD está a inverter para o positivo.

Parece-me que têm estado de molho num determinado trading range. Nas próximas sessões poderá romper para positivo. Nestes casos basta o MACD para ver que a PTC poderá atingir novos máximos nas próximas semanas..

Registado: 11/5/2003 12:11

Pt

por Visitante » 14/4/2004 12:59

Estarão a comprar por acaso? Esta decisão da CAP está relacionada com os fundamentais da empresa. A Notícia que dá conta do número de clientes do Vivo é na verdade um espanto de potencial. Se fechar acima de 9.15 pode vir aí um toque nos máximos.
Visitante

e a CAP continua...

por Pavel » 14/4/2004 11:00

Ontem de manhã e até ao início da tarde foi bem notório o efeito CAP, numa subida sustentada e com algum volume da cotação.

Nas últimas 2 horas de negociação começou a perder força e como já vem sendo habitual nos dias "risonhos" da PT foi atirada para baixo perto do fecho, fechando a perder 3 cêntimos.

Tenho quase a certeza absoluta de que a CAP está a prosseguir esta manhã, pois o comportamento registado está a replicar o de ontem.

Está nos 9,13 , veremos até onde irá hoje. 9,20 talvez, finalmente?...

Mas a grande questão é saber se de idêntico modo se repete o padrão de ontem e de outras sessões: máximo relativo intraday, seguido de descida progressiva e fecho próximo dos valores de abertura...

Registado: 11/8/2003 19:04

PT já detêm 0,2% de capital no novo plano de share buyback

por Thomas Hobbes » 14/4/2004 10:00

A Portugal Telecom (PT) já adquiriu 0,2% do seu capital social em bolsa no âmbito do plano de recompra de acções próprias (share buyback) aprovado na última assembleia geral de accionistas da telecom portuguesa.

Segundo comunicado divulgado esta quarta-feira através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a operadora portuguesa revela ter procedido à «compra de 700.000 acções da PT, correspondentes a 0,06% do total de acções representativas do capital social da empresa admitidas à negociação no Mercado de Cotações Oficiais da Euronext». As operações foram realizadas na sessão de bolsa de 13 de Abril.
Os 12 lotes adquiridos (com número de acções variável) envolveram transacções efectuadas a preços entre 9,05 e 9,17 euros/acção, sendo que o lote mais volumoso (cerca de 131,5 mil acções) foi adquirido a 9,10 euros/acção.

Depois destas operações, «a PT detém 2.565.000 acções próprias, correspondentes a 0,20% do seu capital social», refere a nota ao mercado, acrescentando que a «PT tem contratos de equity swap, os quais prevêem a possibilidade de aquisição de acções da PT, equivalentes a 5,56% do seu capital social».
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, macau5m e 87 visitantes