Noticias 14 de Abril de 2004
EUA fecham em queda com investidores divididos
14-4-2004 21:7
As bolsas nova iorquinas fecharam no vermelho com os investidores divididos entre a possível recuperação económica e a alegada subida das taxas de juro. O índice de preços do consumidor registou um aumento de 0,5 por cento em Março, contra os 0,3 por cento previstos pelos analistas.
Os fracos resultados apresentados ontem pela Intel e as baixas previsões para o seu segundo trimestre, também, condicionaram os mercados. Esta desvalorizou 1,08 por cento.
A Apple perdeu 1,08 por cento. A empresa vai divulgar os seus ganhos do primeiro trimestre, hoje a seguir ao fecho da sessão. Os analistas esperam ganhos de 10 cêntimos por acção.
A MacDonald’s 4,49 por cento, depois de anunciar que as vendas de Março foram elevadas e que os seus lucros provavelmente irão bater as estimativas de Wall Street.
O Dow Jones encerrou a perder 0,03 por cento e o Nasdaq a descer 0,26 por cento.
BolsaPt.com
Consumo global de energia vai subir mais de 50% nos próximos 20 anos
14-4-2004 20:54
O consumo global de energia pode subir mais de 50 por cento nos próximos 20 anos, divulgou um relatório do Departamento de Energia (DE) dos EUA. Este crescimento deverá registar-se, essencialmente, na China e na Índia.
Dentro de 20 anos deverão ser consumidos à volta de 121 milhões de barris de petróleo, contra os actuais 81 milhões, a maioria destes fornecidos pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), referiu o departamento.
BolsaPt.com
Volvo vai deixar de deter participação na Scania
14-4-2004 19:47
A Volvo foi autorizada pela Comissão Europeia a desfazer-se da participação que possuía na Scania. Assim, a companhia pode honrar o seu compromisso assumido perante a CE de concretizar o desinvestimento na fabricante sueca, após a aquisição da divisão de veículos industriais da Renault.
A Volvo vai dividir a sua participação em duas partes que vão ser vendidas em separado. A primeira de 31,7 por cento e a segunda de 13,7 por cento do capital social da Scania.
BolsaPt.com
Transportadores queixam-se à CE
14-4-2004 20:19
A associação dos transportadores rodoviários de mercadorias vai fazer queixa à Comissão Europeia contra a subida de preços dos combustíveis desde a liberalização do mercado em Janeiro.
Segundo um estudo da mesma associação, os custos dos transportadores aumentaram cerca de 10 milhões de euros por mês. A subida de 6,5 por cento no preço do gasóleo fez com que, também, subisse o preço do quilometro 1,5 cêntimos.
BolsaPt.com
Sector da construção e obres públicas permanece em queda
14-4-2004 20:4
O sector da construção e obras públicas em Portugal continua em baixa no mês de Março, divulgou a Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP).
Há já dois anos que este sector se mantém inalterado, mas o mês de Março trouxe algumas esperanças de mudança, essencialmente devido aos concursos abertos na Região Autónoma da Madeira.
No entanto, só os próximos meses dirão se a mudança realmente se vai efectuar ou não, afirma a ANEOP.
BolsaPt.com
Mercados europeus fecham em queda
14-4-2004 19:18
A China quer abrandar o seu crescimento para conseguir reduzir as importações de aço e outras matérias-primas, isto afectou negativamente as acções das empresas do sector, condicionando os mercados. As baixas previsões apresentadas pela Intel, também, penalizaram a sessão de hoje.
A Intel encerrou a perder 1,67 por cento, depois das fracas expectativas apresentadas para o segundo trimestre.
A Infineon, também, recuou 5,20 por cento e a Alcatel desvalorizou 2,28 por cento.
As companhias mineiras e fabricantes de metais ressentiram-se e a Xstrata perdeu 3,79 por cento, a Arcelor deslizou 2,69 por cento e a Corus Group recuou 5,20 por cento.
A BHP Billiton, a maior companhia mineira do mundo, decresceu 2,41 por cento, à medida que as acções eram comercializadas sem o direito à primeira metade do dividendo de 8.5 cêntimos cada.
Os principais índices europeus encerraram negativos. O Ibex perdeu 1,09 por cento; o Cac desvalorizou 1,15 por cento; o MIB recuou 0,68 por cento; o Footsie decresceu 0,67 por cento; e o Dax desceu 1,44 por cento.
BolsaPt.com
Unicer quer massificar franchising da República da Cerveja
14-4-2004 19:35
No ano que vem a Unicer pretende massificar o franchising da República da Cerveja, anunciou o presidente da companhia.
O principal objectivo é ter 10 a 15 restaurantes em cinco anos, mas avançando com ponderação. O valor de cada franchising irá ser de um milhão de euros pronto à abrir.
BolsaPt.com
Petróleo cai face a subida das reservas nos EUA
14-4-2004 18:1
O preço do petróleo caiu, depois do Instituto Americano do Petróleo anunciar que as reservas norte-americanas subiram na semana que terminou a 9 de Abril.
O relatório mostra que as reservas apresentaram um aumento de 10,4 milhões de barris, isto é 3,6 por cento para 302.7 milhões de barris, o que significa que atingiram o valor mais elevado desde a semana que terminou a 23 de Agosto em 2002.
O contrato de petróleo para Maio de 2004 do IPE-Brent segue a perder 1,57 por cento para os 32.60 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro volta a descer face ao dólar
14-4-2004 17:28
O euro voltou a descer para os 0,12 por cento face à sua congénere norte-americana, com os resultados do índice dos preços do consumidor a aumentarem pelo quarto mês consecutivo. O crescimento foi de 0,5 por cento e foi motivado pelas subidas dos preços da energia e do vestuário.
Estes indicadores fazem crescer a possibilidade da Reserva Federal norte-americana subir as taxas de juro, como forma de abrandar o consumo.
A inflação foi mais elevada do que o esperado, e a economia nos EUA está em recuperação, isto impulsionou a moeda norte-americana para o valor mais alto desde Novembro.
O euro segue a transaccionar-se nos 1.1930 dólares por euro.
BolsaPt.com
Euronext Lisbon encerra no vermelho
14-4-2004 16:32
A bolsa portuguesa encerra no vermelho em semelhança com as restantes praças europeias. A sessão de hoje foi marcada pelos maus resultados apresentados pela Intel, que condicionaram os títulos das empresas ligadas às tecnologias e media.
Em relação aos pesos pesados portugueses, a EDP e o BCP encerram negativos, com a EDP a perder 0,82 por cento e o BCP a desvalorizar 0,50 por cento.
No resto da banca, o Bes fechou a recuar 0,07 por cento e o BPI a decrescer 0,61 por cento.
A Portugal Telecom (PT) somou 0,33 por cento, depois de anunciar a aquisição de mais de 700 mil acções próprias, levando-a a deter 0,2 por cento do seu capital social.
Nas empresas relacionadas com os media, a Impresa permaneceu inalterada e a Cofina ganhou 0,97 por cento.
O índice PSI-20 encerrou a perder 0,43 por cento para os 7641.33 pontos.
BolsaPt.com
Trocas comerciais entre Portugal e Brasil sobem cerca de 50% no 1º trimestre
14-4-2004 16:18
As trocas comerciais entre Portugal e o Brasil aumentaram 47,8 por cento no primeiro trimestre deste ano em comparação com período semelhante do ano passado, anunciou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior à agência Lusa.
As exportações registaram uma subida de 51,9 por cento no final de Março, enquanto as importações brasileiras avançaram 30 por cento no mesmo período.
BolsaPt.com
Projecto ferroviário vai ser o maior investimento público da década, diz Ministro da Economia
14-4-2004 15:30
O projecto da rede ferroviária que está planeado e que inclui a rede de alta velocidade, vai ser o maior investimento público desta década, anunciou o ministro da Economia.
O anuncio foi feito no âmbito do encerramento da Bombardier e o ministro voltou a frisar que o investimento vai ser uma oportunidade de negócio que as empresas privadas não podem deixar passar.
BolsaPt.com
14-4-2004 15:30
O projecto da rede ferroviária que está planeado e que inclui a rede de alta velocidade, vai ser o maior investimento público desta década, anunciou o ministro da Economia.
O anuncio foi feito no âmbito do encerramento da Bombardier e o ministro voltou a frisar que o investimento vai ser uma oportunidade de negócio que as empresas privadas não podem deixar passar.
BolsaPt.com
Taxas de juro na Zona Euro com menor hipótese de baixa
14-4-2004 15:45
Os analistas afirmam que com a tendência cambial do euro e os bons indicadores norte-americanos, há uma menor hipótese de baixa das taxas de juro na Zona Euro.
Na última reunião o Banco Central Europeu deixou as taxas de juro nos 2 por cento, os quais vigoram desde Junho do ano passado, e com factores favoráveis de crescimento económico é pouco provável que a situação mude.
BolsaPt.com
Endesa investe 117 milhões na brasileira Cerj
14-4-2004 15:10
A companhia de electricidade espanhola, Endesa, prepara-se para investir 117 milhões de euros na brasileira Cerj.
Este investimento faz parte de um projecto que engloba cerca de 400 milhões de euros e que é dirigido todo para a América Latina ainda a ser aplicado este ano.
BolsaPt.com
Bolsas norte-americanas abrem em queda com maus resultados da Intel a condicionar o mercado
14-4-2004 14:36
Os títulos norte-americanos abrem em terreno negativo. O aumento dos preços dos consumidores no mês passado em 0,3 por cento, fez com que se gerassem preocupações de que a Reserva Federal levante as taxas de juro no próximo trimestre.
As acções relacionadas com os computadores registaram uma descida, depois da Intel ter apresentado um crescimento lento nas vendas relacionadas com o segundo trimestre. Esta abre a descer 3,23 por cento.
A Novellus Systems Inc., também, abre a perder 0,39 por cento. A companhia previu que o lucro e as vendas do segundo trimestre iriam ao encontro ou excederiam as previsões dos analistas.
A DuPont Co., a segunda maior fabricante de químicos norte-americana, decresce 0,42 por cento. A companhia anunciou que ganhou 95 cêntimos por acção, no primeiro trimestre. As previsões apenas apontavam para 65 a 75 cêntimos por acção.
A General Motors Corp. recua 1,76 por cento. A empresa afirmou que a sua unidade no Sul da Coreia está em conversações com a maior fabricante de carros na Malásia para a ajudar a desenvolver novos modelos.
O Dow Jones segue a perder 0,42 por cento e o Nasdaq a desvalorizar 0,55 por cento.
BolsaPt.com
EUA: Índice Preços Consumidor aumentou 0,5% em Março
14-4-2004 13:32
O índice de preços no consumidor aumentou 0,5 por cento em Março, com a inflação a atingir a maioria dos produtos e serviços, segundo dados do Departamento do Trabalho.
Os preços da energia subiram 1,9 por cento. Excluindo alimentação e energia os preços subiram 0,4 por cento, o ganho mais acentuada desde Novembro de 2001.
A subida dos preços foi quase o dobro do esperado pelos economistas.
Nos últimos doze meses, o índice de preços no consumidor aumentou 1,7 por cento. Nos últimos três meses avançou 5,1 por cento.
BolsaPt.com
14-4-2004 13:32
O índice de preços no consumidor aumentou 0,5 por cento em Março, com a inflação a atingir a maioria dos produtos e serviços, segundo dados do Departamento do Trabalho.
Os preços da energia subiram 1,9 por cento. Excluindo alimentação e energia os preços subiram 0,4 por cento, o ganho mais acentuada desde Novembro de 2001.
A subida dos preços foi quase o dobro do esperado pelos economistas.
Nos últimos doze meses, o índice de preços no consumidor aumentou 1,7 por cento. Nos últimos três meses avançou 5,1 por cento.
BolsaPt.com
EUA: Défice Comercial desagrava-se em Fevereiro
14-4-2004 13:29
O défice da balança comercial norte-americana desagravou-se em 3,2 por cento para 42,1 mil milhões de dólares, segundo dados do Departamento do Comércio.
O défice comercial saiu inferior ao esperado pelos economistas, que esperavam um défice de 42,5 mil milhões de dólares.
As exportações subiram 4 por cento para 92,4 mil milhões de dólares, um nível recorde. Esta é a subida mais acentuada desde Outubro de 1996. As importações subiram 1,6 por
BolsaPt.com
14-4-2004 13:29
O défice da balança comercial norte-americana desagravou-se em 3,2 por cento para 42,1 mil milhões de dólares, segundo dados do Departamento do Comércio.
O défice comercial saiu inferior ao esperado pelos economistas, que esperavam um défice de 42,5 mil milhões de dólares.
As exportações subiram 4 por cento para 92,4 mil milhões de dólares, um nível recorde. Esta é a subida mais acentuada desde Outubro de 1996. As importações subiram 1,6 por
BolsaPt.com
Tecnológicas deverão penalizar mercados norte-americanos
14-4-2004 12:30
Os mercados norte-americanos deverão abrir em queda, com os investidores a reagirem aos fracos resultados da Intel.
Os investidores esperam ainda a divulgação do índice de preços no consumidor. Uma subida do indicador deverá elevar as expectativas de que a Reserva Federal aumente a taxa de juro no próximo trimestre. Os analistas esperam um aumento de 0,3 por cento em Fevereiro, com o aumento dos preços da energia.
No plano macroeconómico será ainda apresentado o saldo da balança comercial, que deverá desagravar-se para 42,5 mil milhões de dólares. A queda do dólar deverá ter impulsionado a exportações.
A Intel deverá abrir em queda, depois de ter anunciado que as receitas do segundo trimestre deverão ser de apenas 7,6 mil milhões de dólares, abaixo dos 8,09 mil milhões de dólares esperados pelos analistas.
A Apple deverá apresentar resultados hoje, após o fecho do mercado. Os analistas esperam um lucro de 10 cêntimos por acção.
A Texas Instruments também apresenta resultados hoje, sendo de esperar que triplique o lucro para 21 cêntimos por acção.
O Bank of America apresentou um aumento nos lucros para 2,68 mil milhões de dólares, ou 1,83 dólares por açcão, melhor que o esperado pelos analistas.
Os futuros sobre o Standard & Poor’s descem 0,11 por cento e sobre o Nasdaq recuam 0,41 por cento.
BolsaPt.com
Vendas da McDonald’s sobem 11,5% em Março
14-4-2004 13:17
A McDonald’s anunciou um aumento de 11,5 por cento nas vendas de Março. Em termos comparáveis, subiram 5,8 por cento.
Nos primeiros três meses do ano, as vendas comparáveis subiram 10,3 por cento, com uma subida de 14,2 por cento nos Estados Unidos da América, de 3,5 por cento na Europa e de 5 por cento no Resto do Mundo.
A empresa espera registar um lucro de 40 cêntimos por acção no primeiro trimestre, acima dos 37 cêntimos esperados pelos analistas. Os resultados serão publicados no próximo dia 27 de Abril.
BolsaPt.com
14-4-2004 13:17
A McDonald’s anunciou um aumento de 11,5 por cento nas vendas de Março. Em termos comparáveis, subiram 5,8 por cento.
Nos primeiros três meses do ano, as vendas comparáveis subiram 10,3 por cento, com uma subida de 14,2 por cento nos Estados Unidos da América, de 3,5 por cento na Europa e de 5 por cento no Resto do Mundo.
A empresa espera registar um lucro de 40 cêntimos por acção no primeiro trimestre, acima dos 37 cêntimos esperados pelos analistas. Os resultados serão publicados no próximo dia 27 de Abril.
BolsaPt.com
Polónia poderá adiar adesão ao euro para 2007
14-4-2004 12:51
A Polónia não deverá adoptar a moeda única europeia antes de 2007, segundo o presidente do banco central, Leszek Balcerowicz. O responsável considera que o Governo tem que reduzir os gastos para criar condições para a adesão.
No entanto, o responsável considera desejável a estratégia de trocar o zloty pelo euro.
O défice público da Polónia apresenta nos 5,3 por cento do Produto Interno Bruto, muito acima dos 3 por cento definidos como limite pela União Europeia.
BolsaPt.com
Lucro da Harley Davidson melhor que esperado
14-4-2004 12:38
A Harley Davidson apresentou um lucro de 204,6 milhões de dólares, ou 68 cêntimos por acção, no primeiro trimestre, mais 7 cêntimos por acção que o registado no período homólogo.
Os analistas esperavam que o resultado atingisse os 64 cêntimos por acção.
As receitas subiram 4,7 por cento para 1,17 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Delta desagrava prejuízos
14-4-2004 12:36
A norte-americana Delta Air Lines registou uma redução no prejuízo no trimestre passado, para 383 milhões de dólares, ou 3,12 dólares por acção. No período homólogo tinha registado um prejuízo de 466 milhões de dólares.
Os analistas esperavam que a empresa reduzisse o prejuízo para 3,02 dólares por acção.
A empresa considera que o trimestre foi desapontante, não sendo sustentável manter esta evolução negativa.
As receitas operacionais subiram 4,3 por cento e as receitas unitárias por passageiro aumentaram 0,6 por cento. O factor de ocupação aumentou 1,7 pontos percentuais para 70,6 por cento.
BolsaPt.com
Lucro do Bank of America sobe no primeiro trimestre
14-4-2004 12:8
O norte-americano Bank of America registou um aumento no lucro do primeiro trimestre fiscal de 2,68 mil milhões de dólares, ou 1,83 dólares por acção. No período homólogo do ano passado, o lucro atingiu os 1,59 dólares por acção.
A instituição beneficiou do aumento dos empréstimos e dos depósitos, que proporcionaram um aumento da margem financeira de 11 por cento. Também os serviços com cartões de crédito e corretagem registaram um aumento nas receitas.
Excluindo itens não recorrentes, o lucro atingiu os 1,99 dólares por acção, acima dos 1,80 dólares por acção esperados pelos analistas.
BolsaPt.com
AECOPS: Consumo Cimento desce 9,8%
14-4-2004 12:45
O consumo de cimento recuou 9,8 por cento nos primeiros dois meses do ano, para 1.221 mil toneladas, segundo a AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas.
Esta quebra é menos acentuada que o verificado no período homólogo, sugerindo recuperação da actividade.
BolsaPt.com
PT compra 0,06% acções próprias
14-4-2004 9:48
A Portugal Telecom anunciou que adquiriu 700 mil acções próprias na sessão de 13 de Abril, passando a detém 2.565 mil acções próprias.
As acções adquiridas representam 0,06 por cento do capital da empresa.
Além das acções detidas, a PT tem contratos de equity swap que permitem adquirir 5,56 por cento do seu capital.
A PT tem em curso um programa de recompra de acções de 10 por cento do seu capital.
BolsaPt.com