Página 1 de 1

MensagemEnviado: 13/4/2004 10:57
por Ming
Estes cenários não parecem nada bons para os pequenos accionistas:

Quer seja a associação CGD/BES ou sejam empresas estrangeiras a comprar os famigerados 25%(ou 30%) da Sonae (a 1.55), isso não obrigará ao lançamento de OPA, e por isso os 1.55 não funcionarão como "preço mínimo garantido" para os pequenos accionistas (como muitos pensaram e defenderam há uns mesitos... :roll: ).

Veremos no que tudo isto vai dar, mas por mim não estou muito arrependido de ter largado as que tinha logo que ultrapassaram os 1.45...
(Embora, claro, se tivesse previsto o andamento das cotações no curto prazo as pudesse ter vendido 10% acima...)

Privatização da Portucel

MensagemEnviado: 13/4/2004 10:47
por Thomas Hobbes
O preço de 1,45 euros proposto pela Semapa no concurso à privatização da Portucel incorpora um prémio implícito de 16% face ao sector, considerando o rácio EV/EBITDA. Analisando o múltiplo do PER, Pedro Queiroz Pereira pagará, em caso de vitória, um preço que incorpora um desconto de 33%, segundo o ESR.

Na semana transacta, o júri do concurso à privatização da Portucel [Cot] confirmou o favoritismo da Semapa [Cot] na corrida aos 30% da empresa de pasta e papel a serem alienados pelo Estado.

Depois da recomendação do júri do concurso de privatização à Portucel, caberá ao Governo, em Conselho de Ministros, decidir quem é o vencedor neste processo.

A empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira, tal como a Domtar e a Cofina [Cot], propôs o pagamento de 1,45 euros por cada acção acção da Portucel. A Mondi e a Lecta propuseram-se a pagar 1,50 euros e 1,55 euros pelas acções da empresa, numa operação em que o factor preço não era determinante.

Numa análise aos múltiplos, os analistas do Espírito Santo Research (ESR) calculam que o preço a ser pago pela Semana, em caso de vitória, corresponde a um prémio de 16% face ao sector, considerando o rácio do EV/EBITDA de 2003. O prémio face ao sector sobe para 18% considerando as estimativas para o corrente ano.

Numa análise ao múltiplo do PER (cotação sobre o lucro unitário), os analistas da casa de investimento consideram que o preço da Semana representa um desconto de 33% face à média do sector para 2003, e de 15% considerando o PER estimando para 2004.

A imprensa nacional tem aventado para a possibilidade dos brasileiros da Votorantim e dos canadianos da Domtar entrarem no capital da empresa liderada por Jorge Armindo através da compra de 25% que poderão vir a ser alienados pela Sonae SGPS [Cot] – a pelo menos 1,55 euros - ao consórcio de bancos composto pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pelo Banco Espírito Santo (BES).

As acções da Portucel negociavam em subida de 0,56% para 1,53 euros. Este ano, o papel está a acumular um ganho de 9,29%.

in canaldenegocios