Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Learning Flawless Execution - Mark Douglas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ming » 15/4/2004 14:50

Quando escreví "esta conclusão" fui pouco claro: Queria dizer que o conjunto do texto me parece inteiramente acertado, e impossível de rebater...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Ming » 15/4/2004 14:46

Bom, tenho que admitir que esta conclusão do MA me parece inteiramente certa...
Earthlings? Bah!

por MarcoAntonio » 15/4/2004 14:36

Eu penso que há aqui duas faces da mesma moeda...

É evidente que não se pode tirar qualquer conclusão do tipo: se escreve é porque não faz nos mercados.

É uma generalização perigosa e algo insultuosa também. Obviamente que há quem escreva, comente ou analise publicamente simplesmente porque gosta de o fazer, porque isso lhe dá prazer ou mesmo, porque isso lhe ajuda no próprio trading (não sou poucos os que escrevem ou começaram a escrever para de alguma forma ficarem comprometidos com a sua opinião, como uma forma de se auto-disciplinarizarem). Confesso que a mim, escrever publicamente (principalmente quando o comecei a fazer, há uns 3 ou 4 anos atrás) me ajudou bastante. E hoje continua a ajudar...

E tenho, em contacto com muitos investidores, recebido comentários de experiências idênticas.

Há muitos motivos para escrever para além de se querer tentar vender banha da cobra, de se tentar fazer dinheiro que não se consegue fazer no mercado. Inclusivamente o motivo pode ser o de fazer dinheiro extra (o facto de se fazer dinheiro a escrever livros não invalida que também faça nos mercados, o que não falta é quem tenha duas, três e até mais ocupações rentáveis e nem assim se sinta impelido a «parar»).

Por outro lado, sempre defendo que há que ter muita cautela com o que se lê, nomeadamente na miríade de livros e autores sobre os mercados. Já tenho a minha conta de leitura e sempre digo: há de tudo, desde excelentes textos com informações e experiências muito importantes e que vale a pena partilhar, estudar, analisar... até ao que realmente não passa de «banha da cobra». Textos ocos, por vezes bastante floreados, mas que no final deixam o investidor na mesma. Bem, na mesma não. O investidor fica a pensar que sabe agora bastante mais...

Eu defendo que se deve ler, mas sempre com um sentido crítico apurado. Não tomar nada como adquirido só porque alguém o escreveu, mesmo que o livro tenha sido ou continue a ser um sucesso de vendas. Até porque aquilo que funciona com ele não funciona seguramente com outros investidores, com outros perfis de investimento e com outros perfis psicológicos. Poderá funcionar, poderá não funcionar...

Nunca vi problema algum em contestar o muito que se escreve por de mais nomeada que seja o autor. A «autoridade» nos mercados é sempre muito relativa. Há que comparar com a nossa experiência e analizar em que medida aquilo que está escrito é realmente útil, aplicável e/ou se ajusta ao nosso perfil de trading.

Por fim e para concluir gostaría de dizer o seguinte: não há verdades absolutas no mercado. Tenho visto nestes anos de investidor a minha experiência contradizer algumas das verdades absolutas que são defendidas recorrentemente e que são tidas, por muitos investidores, como regras de ouro. Mas não digo que «as minhas verdades» sejam as verdades absolutas. Simplesmente poderão ser melhores ou piores conforme cada caso específico...

Para que o texto não se torne muito vago, dou o exemplo (que já cá abordei) dos stops (que não uso nem dos quais sinto falta) ou por exemplo do trade totalmente planeado (muitas vezes altero trades previamente estabelecidos, sempre tentando ter a consciencia de que o estou a fazer). Enfim, são curtos exemplos apenas.

O que quero dizer é que existe uma enorme tendencia em muitos investidores em se basearem no que dizem os livros e em darem-no como adquirido. Quando para mim, o maior livro de todos é o próprio mercado e as maiores regras de todas são aquelas que funcionam connosco. Que nem sempre são as que vêm nos livros...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ming » 15/4/2004 14:29

Ulisses:

Ok, isso é um bom argumento.

No entanto continuo a achar que na maioria dos casos, ou se é um trader de sucesso ou se faz uma actividade profissional da venda de opiniões deste tipo...

Como exemplo olha o caso do WB: É um dos maiores teóricos dos mercados financeiros e escreve e dá lições de borla. Faria algum sentido cobrar uns dolares por isso?
E nota que o WB não é propriamente um trader: O tipo de gestão "lenta" que faz dos investimentos permite-lhe ter outra disponibilidade (em termos de tempo) para escrever coisas.

Um trader activo, dos que se dedicam a trading de curto prazo com auxílio de sistemas automáticos de aconselhamento, tem tempo para escrever livros profissionalmente? Ou só o fará se achar que essa actividade é mais compensadora?
Quem faz deste tipo de textos (neste caso parte de um livro) a sua profissão, é usualmente (no máximo) um trader muito em part-time...

Já agora:
No meu caso, posso tirar tempo para este tipo de posts porque tambem me dedico principalmente a investimentos calmos, de médio-longo prazo.
Se não fosse esse o caso, nunca poderia estar minutos seguidos virados para este ecrãn, ao invés de virado para o que vai mostrando a evolução dos activos que acompanho... :wink:
Earthlings? Bah!

por D1as » 15/4/2004 14:22

bom, esta conversa arrisca-se a cotinuar ad eternum mas nao resito a comentar este teu post.

queres melhor exemplo q o sekyota? rentabilidades fantasticas e mantem um site com um forum para tentar ajudar a mostrar o seu ponto de vista por forma a q outros tb consigam rentabilidades positivas. e mais, acho q vai escrever um livro. apartir do momento em q lançar o livro ja achas q esta a tentar "ganhar o dele", é isso? :)

n nego q existem muitos escritores de bolsa q mto provavelmente nunca negociaram ou se o fizeram nunca foram bem sucedidos, mas ha q separar o trigo do joio e neste caso, o Mark Douglas, a meu ver, é trigo (eu n sei bem o significado desta expressao! so sei q um é bom e o outro n presta! suponho q seja o trigo q é o bom! :mrgreen: )

Ainda bem que o problema é só a parte psicológica. Assim, uns cursos de Ioga e de filosofia oriental devem permitir a todos atingir o status de "trader sublime", e já antevejo um futuro não muito distante em que todos seremos ricos por conseguirmos dominar as nossas emoções negativas (situação a partir da qual bastará fazer algum trading com um sistema básico para garantir lucros consistentes...).

estás em negação. deixo tb só um comentário final:

It is all in your mind! :)

abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

por Ulisses Pereira » 15/4/2004 14:15

Ming,

Se tu participas no Caldeirão com a tua opinião, mesmo sem receberes nada por isso, porque é que o facto dele escrever (ainda por cima ganhando com isso!) o transforma num "trader" perdedor?

Vê o caso do Cramer. Um tipo que até se retirar do "hedge fund" há dois anos atrás conseguiu ter nos últimos 15 anos, 14 positivos à frente do fundo. E não foi isso que o impediu de ser comentador da CNBC, de ter criado um grande site e de escrever constantemente.

Acho sempre um bocadinho redutor quando se diz que quem escreve sobre os mercados é porque não ganha o suficiente neles. E se isso lhe der prazer (como te dá a ti) e dinheiro?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ming » 15/4/2004 14:11

D1as:
Não consigo perceber qual é a lógica por detrás da tua segunda conclusão.
Por exemplo: Inaginas que eu ganho o meu dinheiro a escrever posts no Caldeirão, tal como teu articulista faz com os seus textos?
Mas, por mim, tira as conclusões que quiseres.

Quanto a existirem "n sistemas simples q dao dinheiro (...) o problema é q a maioria n tem disciplina pra seguir o sistema"
(aqui incluo uma resposta a:
Basicamente até um método de trading mais simples possível (O MACD por exemplo!) consegue acabar os anos com lucro, sempre!
do Ertai, e a que o problema é a disciplina para os seguir)
acho que já deixei clara a minha opinião sobre isso.

Faço só um comentário final:
Ainda bem que o problema é só a parte psicológica. Assim, uns cursos de Ioga e de filosofia oriental devem permitir a todos atingir o status de "trader sublime", e já antevejo um futuro não muito distante em que todos seremos ricos por conseguirmos dominar as nossas emoções negativas (situação a partir da qual bastará fazer algum trading com um sistema básico para garantir lucros consistentes...).
Earthlings? Bah!

por D1as » 15/4/2004 13:17

Ming Escreveu:"É fácil arranjar sistemas que dão dinheiro, o que é mais difícil é ter a disciplina (entenda-se: o estofo psicológico :lol: ) para os seguir e aplicar bem! Portanto, sigam os meus conselhos e ficarão ricos com relativa facilidade..."

Isto é uma banha da cobra recorrente, típica dos que escrevem coisas ocas para consumo dos investidores mais fraquinhos, mas que gostam de se sentir próximos do que de mais sofisticado se vai dizendo/escrevendo...

Existem n sistemas simples q dao dinheiro. n te fazem rico da noite pro dia mas tb n te fazem perder dinheiro,como acontece à maioria. o problema é q a maioria n tem disciplina pra seguir o sistema. para alem disso quer a "emoçao" de negociar e vai acabar por paga-la, como se fosse ao cinema ou outra actividade ludica. a maioria das pessoas procura mto mais q dinheiro no mercado e na realidade acaba por encontrar. o problema é q tudo o resto q encontra n se coaduna com fazer dinheiro.

Trading é uma seca e só muito raramente é realmente "engraçado". O q acontece é a maioria quer achar o trading excitante, e para o conseguir até se dispoe a perder dinheiro.

Ming Escreveu:Mas enfim, o que me custa a perceber, depois de ler mais este artigo, é porque é que tantas pessoas não percebem que se as coisas fossem como o autor as pinta, então ele teria em casa um computador a correr um sistema que estaria a negociar sozinho (sem fraquezas psicológicas a perturbar a coisa) e já estaria rico nesta altura, e não estaria a escrever estas baboseiras e a vender livros para ganhar o dele... :roll:

bom, lendo isto, pressuponho q a tua actividade no trading n é lucrativa e só te disponibilizas a partilhar as tuas ideias pq n sao lucrativas pq caso fossem n partilhavas com o caldeirao. já consideraste a hipotese de ele e outros partilharem a sua opiniao com a intençao de realmente ajudar?

por Ertai » 15/4/2004 11:42

Ming apesar de achar que têm razão no que diz, existe ali um ponto no qual discordo..

O tal "estofo psicológico" é mesmo Real.

Basicamente até um método de trading mais simples possível (O MACD por exemplo!) consegue acabar os anos com lucro, sempre!(depende também das acções que escolhemos, têm de ter liquidez e alguma volatidade)
Mesmo que este lucro seja pequeno comparado com o que um bom trader consegue.

É verdade que vendem banha de cobra. Eu ignoro muitos dos tais sistemas que eles tentam vender. Não vejo nenhuma razão para um trader gastar dinheiro algum num sistema de trading que esteja à venda na net.

aliás hoje em dia com o Metastock, etc.. e montes de forums onde pessoal simplesmente dá de graça os seus sistemas, podemos encontrar muitos sistemas interessantes que oferecem um lucro bastante bom.

Claro que um trader não vai ignorar o seu estilo de trading e simplesmente usar o sistema... isso seria "secante" no mínimo para ele, daí muitos arriscarem a usarem os seus métodos e arriscarem mais..

Abraços

Registado: 11/5/2003 12:11

por Ming » 15/4/2004 9:42

Gostaria de começar por assinalar que o que escrevo a seguir não critica minimamente as participações anteriores nesta thread.
Aliás concordo com a quase totalidade dos comentários que já foram feitos.

Isto é apenas uma crítica ao artigo propriamente dito:
Acho sempre imensa piada a pontos de vista como o que corresponde à ideia geral expressa neste artigo:

"É fácil arranjar sistemas que dão dinheiro, o que é mais difícil é ter a disciplina (entenda-se: o estofo psicológico :lol: ) para os seguir e aplicar bem! Portanto, sigam os meus conselhos e ficarão ricos com relativa facilidade..."

Isto é uma banha da cobra recorrente, típica dos que escrevem coisas ocas para consumo dos investidores mais fraquinhos, mas que gostam de se sentir próximos do que de mais sofisticado se vai dizendo/escrevendo...

No entanto este autor excede mesmo o que de mais ridículo tinha lido até agora:
For example, most good trading systems, technical or otherwise, will consistently take money out of the markets over the long run. Most of these good systems have been available to the public for
years, and yet, there is still a huge gap between what is possible and what most traders end up
with.

Enfim, isto é mesmo de quem sabe zero sobre aquilo de que está a falar... :roll:
Ele chega a ter a veleidade de implicar que quando a tal gap for fechada virtualmente todos os traders irão ganhar nos mercados... :lol: :lol: :lol:

Bom:

A verdade é que a dificuldade é arranjar um bom sistema!

Os mercados exibem ineficiências, mas estas são difíceis de aproveitar e temporalmente instáveis! (Mesmo um sistema que foi bom num determinado período pode a qualquer momento passar a ser mau, e a produzir perdas de forma consistente.)

E a especulação sob a forma deste tipo de critérios de trading é um jogo de soma nula tornada negativa pelos custos.
E isto são realidades praticamente óbvias...

Mas enfim, o que me custa a perceber, depois de ler mais este artigo, é porque é que tantas pessoas não percebem que se as coisas fossem como o autor as pinta, então ele teria em casa um computador a correr um sistema que estaria a negociar sozinho (sem fraquezas psicológicas a perturbar a coisa) e já estaria rico nesta altura, e não estaria a escrever estas baboseiras e a vender livros para ganhar o dele... :roll: [/quote]
Earthlings? Bah!

por D1as » 15/4/2004 2:11

Oi Ertai,

como disse acima, n posso garantir q seja este o turtle system. deixo mais um site com info q poderás achar interessante:

http://www.turtletrader.com/

abraço

Re: Bom dia :)

por Ertai » 15/4/2004 1:07

D1as Escreveu:Dark,

http://www.originalturtles.org/docs/turtlerules.pdf

sugiro tb uma saltada ao proprio site onde está o file.

abraço

Tendo eu acabado de ler o The New Market Wizards..

Fico surpreso... afinal o tão secreto "turtle system" já está cá fora ? :mrgreen:

Alguém já testou este sistema?

Se realmente for o verdadeiro é suposto funcionar pelo menos para os dados históricos dos anos 80 e início dos 90...

Registado: 11/5/2003 12:11

System

por vset » 14/4/2004 11:52

Amigo Cem:

essa ideia de M.D. surpreendeu-me, de quem mais li a falar sobre Disciplina (...) dizer para testar-mos um sistema de compra/revista!

Abraços,
vset

Registado: 11/1/2004 13:37

Bom dia :)

por D1as » 14/4/2004 11:39

Dark,

tendo em conta o q o Cem disse, q eu concordo, mas mesmo assim querendo responder à tua pergunta, deixo um link de um sistema mto conhecido. Atenção que este sistema já foi aki discutido varias vezes e o Cem chegou a fazer testes de MM chegando à conclusao q este sistema é mto exigente financeiramente para ser posto a funcionar. mas deixo o link para se quiser, entreter-se a programa-lo no metastock e avaliá-lo. N garanto q este seja realmente o turtle system, mas tem uns conceitos porreirinhos :)

http://www.originalturtles.org/docs/turtlerules.pdf

sugiro tb uma saltada ao proprio site onde está o file.

abraço

por Cem » 14/4/2004 11:31

Amigo vset:
Sim, aí tens razão, também disse acima que algumas passagens eram polémicas.
O ideal é cada um ter o seu próprio sistema adaptado ao seu próprio estilo de trading com um ritmo temporal adequado à sua maneira própria de encarar o trading.
Se não houver regras que sejam pré-assimiladas e de validade certificada por testes intensivos feitos ao passado, não se ganha a confiança e empatia necessárias para criar regras de fidelização a um sistema. Estes pressupostos são essenciais para o efeito, é por isso que na grande maioria das vezes os sistemas comerciais falham: porque quem os comprou não entende as regras e muito menos compreende porque motivo há-de perder 3 ou 4 trades seguidas quando, seguindo o seu feeling, teria ganho em 2 ou 3 dessas trades...quem compra um sistema está sempre na secreta esperança de ter comprado uma varinha de condão que o devia ter posto rico em 2 tempos! Enfim...
Um abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Caro D1as

por Dark » 14/4/2004 11:25

Artigo deveras interessante.

Quanto aos sistemas de trading, há alguma referência na Net de alguns que possam estudar-se e testar-se ?

Porque isto de construir um "zero based system" tem muito que se lhe diga e obriga a alguns conhecimentos de AT :shock: :shock: :shock: !

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

Cem

por vset » 14/4/2004 11:16

Bom dia a todos vós,

Cem: negociar um sistema mecânico não deve ser feito como M.D. refere, usando um sistema "bom tirado de uma revista".

Como se pode experimentar negociando um sistema que não é feito e testado por nós!?

Uma continuação de um bom dia.

Atentamente,
vset

por Cem » 14/4/2004 10:23

Excelente artigo, amigo Dumas, para ser lido e apreendido com muita atenção!
Embora ainda haja algumas passagens que me ofereçam algumas reticências reparei que a evolução do Mark Douglas tem vindo a ser cada vez mais fundamentalista, no sentido de obedecer cegamente às ordens dadas pelos sinais de um sistema de trading. Dantes não era bem assim, porque razão se nota um grande ênfase na disciplina e de nunca quebrar as regras estabelecidas? Ele lá deve saber porquê!
Torna-se muito difícil para quem está de fora entender a importância destes conceitos e pôr em causa porque razão temos de seguir cegamente os sinais de um sistema? Façam uma experiência temporária e saberão porquê!
É que às tantas estaríamos a pôr tudo em causa, se fizessemos uma trade com sucesso a quebrar ou violar algumas das regras originais, andaríamos sempre na dúvida permanente: uma simples violação de regras que obteve sucesso seria suficiente para pôr todo o edifício construído em causa? Então as dezenas ou centenas de trades que funcionaram bem no passado com outros sinais deixaram de ter validade por mero feeling ocasional? Voltar ao trading discricionário não seria melhor novamente? Dúvidas e mais dúvidas, hesitações permanentes futuras, sistema de trading inicial condenado à gaveta...
Os resultados a longo prazo falam por si, fazer trading baseado exclusivamente em sistemas de trading só é possível se houver uma grande crença nos resultados futuros baseados em testes e histórico do passado, o trading visto deste prisma nunca pode ser encarado como jogo aleatório mas como negócio de risco de rentabilidades garantidas de longo prazo.
Muito mais haveria a dizer mas por hoje fico-me por aqui, foram minutos bem produtivos a reler conceitos muito válidos para quem se quiser dedicar ao trading automático baseado em sistemas de AT.
Abraço amigo,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

D1as

por vset » 13/4/2004 22:56

Boa noite a todos,

D1as: eu reparei que o livro sofreu um "estado de revisão", no entanto não se pode utilizar um sistema ao acaso (aí discordei).

Atentamente,
vset

por semprefrio » 13/4/2004 16:38

Muito interessante D1as.

Gostei da parte de separar as contas dos trades criativos face aos mecânicos.

Ainda vou experimentar. :mrgreen:

Abraço,
sf

Registado: 31/12/2003 21:12

por D1as » 13/4/2004 3:47

oi vset,

reparaste na ultima frase do post? aki fica, para o caso de n teres reparado:

"This article is a revised version of material contained in the "The Disciplined Trader". "

nao foi de um link q saquei este texto. foi um file pdf q saquei do emule.

abraço

MD

por vset » 12/4/2004 23:58

Boa noite a todos,

D1as : onde leste esse texto (link)?

Discordo com algumas partes que são um pouco diferentes do livro.

Atentamente,
vset

Learning Flawless Execution - Mark Douglas

por D1as » 12/4/2004 18:42

Learning Flawless Execution of a Trading System by Mark Douglas

The proper execution of your trades is one of the most fundamental components of becoming a
successful trader and probably the most difficult to learn. Most traders find it is much easier to
identify something in the market that represents an opportunity, than it is to act upon it. However,
there are some very good psychological reasons why it is so difficult to act on a trading signal. To
understand these reasons, you need to understand the nature of trading systems (defined as any
methodology that consistently identifies an opportunity to buy or sell with a potential profit in
some future moment) and how these systems interact with the markets and ourselves.
For example, most good trading systems, technical or otherwise, will consistently take money out
of the markets over the long run. Most of these good systems have been available to the public for
years, and yet, there is still a huge gap between what is possible and what most traders end up
with. The problem with trading systems is they define market behavior in limited ways when the
market can behave in an almost infinite combination of ways.
Systems mathematically or mechanically reduce relationships in human behavior characteristics
to percentage odds of what could happen next. They can only capture a very limited number of
these behavior characteristics compared to the billions that are possible. As a result, any identified pattern may or may not be repeating itself with respect to the way the pattern or relationship progressed when it was observed in the past. Therefore, we never really know if it is valid or not until it has actually completed itself. The big psychological problem here is that people have a
great deal of difficulty acting on opportunities with probable outcomes.

Outguessing Systems

Most people like to think of themselves as risk takers, but what they really want is a guaranteed
outcome with some momentary suspense to make it feel like the outcome was in doubt. The momentary suspense adds the thrill factor necessary to keep our lives from getting too boring.
However, when it comes right down to it, no one trades to lose or puts on a trade believing it is
going to be a loser, and all systems will definitely have some percentage of losing trades. So it's
difficult not to be tempted into trying to guess which ones are going to be the losers and not
participate.
As most of you reading this article already know, trying to out-guess your trading system can be
and usually is an exercise in extreme frustration. The signals you get from a trading system will
have you trading in ways that are completely contrary to your logic and reasoning. Sometimes,
the system will defy your reasoning and be right. And sometimes, you will agree with the system
and it will be wrong. You need to understand that technical trading systems are not designed to be
out-guessed. What mean is, they aren't designed to give you isolated signals of an opportunity to
be taken when it seems right. What they do is mathematically define, quantify, and categorize
past relationships in collective human behavior to give you a statistically probable outcome of the
future.

Purely Random Outcome

As a comparison to trading, it is much easier to take risks and participate in a gambling event
with a purely random outcome based on statistical probabilities, simply because it is random.
Meaning, if you risk your money on a gambling event that you know has a random outcome, then
there's no rational way you could have predicted what actually happened. Therefore, you don't
have to take responsibility for the outcome if it isn't positive.
Whereas, with trading, the future is not random. Price movement, opportunity and outcomes are
created by traders acting on their beliefs and expectations of the future. Every trader contributes
to the outcome of the future by putting on and taking off trades in accordance with their beliefs.
Since traders actually create the future by collectively acting on their beliefs about the future, the outcome of their actions is not exactly random. Otherwise why would traders try to out-guess
their trading systems, unless they had some concept of the future and how that future will affect the markets.
This adds an element of responsibility to trading that doesn't exist with a purely random event which is difficult to avoid. This higher degree of responsibility means more of your self-esteem is
at stake, making it much more difficult to participate in. Trading gives you all kinds of ways to beat yourself up for all of the things you should have or could have considered that would have
resulted in a more satisfying outcome.

Think Probabilities

Furthermore, you don't trade in an information vacuum. You form your expectations about the
future with information that technical systems don't take into consideration. Consequently, this
sets up a conflict between what your intellect says should be happening, and the purely mathematical means of predicting human behavior afforded by your technical system. This is precisely why technical systems are so difficult to relate to and execute. People aren't taught to think in terms of probabilities - and we certainly don't grow up constructing a conceptual framework that correlates a prediction of mass human behavior in statistical odds by means of a mathematical formula.
To be able to execute your trading systems properly you will need to incorporate these two concepts into your mental framework-thinking in terms of probabilities and correlating the numbers or the mechanics of your system to the behavior. Unfortunately, the only way you can really learn these things is to actually experience it by executing your system. The problem is that
rarely will the typical trader stay with his system beyond two or three losses in a row, and taking
two or three losses in a row is a very common occurrence for most trading systems. This creates
somewhat of a paradox or catch-22. How do you do it if you don't believe it? And you won't learn
to believe it unless you do it long enough for it to become a part of your mental framework. This
is where you employ mental discipline to eventually make flawless execution a habit.

Mental Discipline

When you form any habit, it acts as a force on your behavior. This force exists inside of your mental environment in the form of a belief. Mental discipline comes into play when you need to
establish a belief that does not yet exist, and more importantly, doesn't have the support of beliefs
in your mental system that already do exist. For example, if you are not a runner and decided you
wanted to become one, you may have many beliefs that don't support this expression of yourself.
These beliefs will act as resistance to your attempts to run by drawing your thoughts and attention to anything that will divert you from your intent to do so.
Mental discipline is a form of thought control employed to recognize the dynamics of this process, focus your attention back on your goal and purposefully work through your resistance to
establish this new expression of yourself. The more you do it, the faster you will establish a new
belief that you are a runner. This new belief will then act as a force on your behavior motivating
you to run.
The same type of mental dynamics described above will also apply to learning how to properly
execute a trading system. You will likely encounter many beliefs acting as force to divert your
attention away from what you need to do, when you need to do it. As a result, you will need to
employ mental discipline as a counteracting force to stay properly focused until you build a mental framework that is consistent with this new expression on yourself.

Trading Exercise

To build the mental framework necessary to execute effectively, I suggest that you take some percentage of your trading capital and designate it as money set aside strictly for educational purposes. With this designated capital, then buy and trade a simple trading system with well defined entry and exit points. This system does not have to be expensive. You can get one out of the many books on technical analysis available today or choose one being offered at an investment conference. I think it is important to buy one instead of devise one of your own because it might be a little easier to stay focused on the objectives of this exercise. Any system you devise you are naturally going to want to make money with. Save it for later, after you have learned how to execute properly.
You will also need to find a system that suits your unique tolerance for taking a loss. The amount
of money you risk per trade should be an amount that you are completely comfortable with. If you don't stay within this tolerance level, you will be, at the very least, uncomfortable, in which case to whatever degree you are, you shut down the learning process. When you are feeling pain, instead of being focused on what the market is teaching you about itself and yourself, you will be focused on information that will ease your pain. Which usually results in a painful lesson.

Commit to a System

Once you have decided on your system you need to make a commitment to trade this system exactly as the rules call for. You will need to make a very strong commitment here and not play any games with yourself. The object of this exercise is to work through any resistance you may have to following your rules. Taking ALL of the signals generated by your system is the only way you can get the first hand experience you need to establish a belief in probable outcomes, and relating the mathematics to the behavior.
After your system takes three or four losses in a row, it's going to be very difficult to put on a
trade generated from the next signal. But you have to do it anyway, in spite of any resistance to
do otherwise. When that next trade turns out to be a winner you will have established a first hand
understanding of the nature of technical systems and a belief in how you can make money in the long run, if, of course, you can execute your system properly by acting on every signal. Once you establish this belief, you will have the force of habit working for you, and the struggle will cease.
So while you are working at it, just do the best you can and look for ways to improve your performance.

Helpful Hints

What you need to learn by doing this exercise will come much faster if you keep in mind that it is
not going to be easy (at least not for most people), so be easy on yourself. The more accepting you are of your mistakes, the less fear you will encounter when it comes time to make the next attempt. If your child was learning how to ride a bike, I'm sure you wouldn't scold him for falling off and tell him not to try again. You would encourage him and eventually he'd learn. Give yourself the same kind of understanding and consideration.
What you are doing is more of an exercise in learning trading discipline and the skill of flawless
execution, which I am defining as executing a trade immediately upon your perception of an opportunity (inclusive within opportunity is the opportunity to exit a losing trade). In the long run, having this skill is far more important than your immediate desire to make money. So keep your contract size light. You can always increase it later when you have learned to completely trust yourself to always do what needs to be done without hesitation. Stay with the exercise until it becomes second nature or a part of who you are. As you gain in your confidence, you will learn more and consequently learn how to make money as a trader. As you make money you will gain in your confidence. This positive cycle will expand your ability to be successful just as easily as a negative cycle will feed on itself to end in despair.

Trading Systems vs The Need to Express Oneself Creatively

There is something else here that you need to be aware of. Trading a technical system in a rote
manner will make you money but it won't necessarily satisfy your need for creative expression
(unless you created the system). Since all traders believe they know something about the market,
the most satisfying trade is one based on your own ideas and reasoning process. These kinds of
trades are an expression of your creativity, and when they work, nothing feels better. This need
for creative expression is a very powerful inner force that is hard to resist, especially for the sake
of your technical trading system.
So what I suggest you do is express these creative trades in a separate trading account. By opening up a completely separate trading account for your creative trades and also trading a different commodity, it will help you avoid the inevitable conflicts that would result between what you think and what your system says to do. When these conflicts arise, they diminish your ability to execute your system and have the potential to completely immobilize you to the point where you can't do anything at all, except watch the opportunity pass you by.
By making this kind of distinction and tangible separation between your intellect and your
technical trading system, you will be creating for yourself the kind of psychological conditions
that will enable you to learn, through experience, the effectiveness and value of your technical
system.

Copyright 1989, Mark Douglas
This article is a revised version of material contained in the "The Disciplined Trader".

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, caganixo7, macau5m, navaldoc, queraio1964 e 93 visitantes