Página 1 de 2

comentário

MensagemEnviado: 12/4/2004 11:10
por jotabil
Lá isso é verdade...mas o wolf ....estaria a referir-se a esses?....Hum!!!!
Eram simples tribus judaico-cristãs....isoladas e sem expressão. Nunca foram relevantes.

cumps.

MensagemEnviado: 12/4/2004 0:36
por Susana Amado_
Susana Amado Escreveu:Wolfgang,
ai esse avatar!!!!!!!!

até assustas, perdão!, quero dizer, confundes o jotabil...

Beijinhos,
Su



Wolfgang,
não me leves a mal, estou só a brincar!

Mais beijinhos,
Su

MensagemEnviado: 12/4/2004 0:34
por Susana Amado_
Wolfgang,
ai esse avatar!!!!!!!!

até assustas, perdão!, quero dizer, confundes o jotabil...

Beijinhos,
Su

MensagemEnviado: 12/4/2004 0:24
por Susana Amado_
Olá, jotabil!

O que é a Mesopotâmia?!

É que eu tenho a ideia de que existiram critãos na Mesopotâmia, por exemplo, já existiam muitos cristãos na Mesopotâmia bizantina (a partir de 530 d.c.).

Beijinhos,
Su

cumprimentos.

MensagemEnviado: 11/4/2004 19:47
por jotabil
A solidariedade do infinito com o finito. É aquilo que a Páscoa termina e recomeça.

Esta do Wolfgang é de espantar "Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa." No tempo da Mesopotâmia, no tempo de Ur Kish e Lagash....ainda não havia cristãos...homem de Deus!!!!
Os povos ainda eram hititas....mais tarde os de Ibrim misturaram-se com os Uritas (de Ur)....e depois Abrãao e a sua descendência é que os conduziu para a terra de Canaam...onde se misturaram com os cananeus (Comerciantes de tecidos de lã púrpura).....um ramo desses povos de Ibrim (hebreus) foi para o Egipto (Jacob e os seus filhos, na Bíblia)
Mais tarde Moisés, no tempo do tal faraó Ramsés II, é que os "libertou" e os conduziu 40 anos pelo deserto...com o maná por alimento e água ..que nascia às ordens de Moisés....Monte sinai....mandamentos....orgias e bezerros de oiro...pedras ao chão....castigo de Moisés ...que não entrou na terra prometida....e seu filho Jesoué....ao som de trombetas, tímbalos e oboés....toma Jericó.
Entretanto os primeiros povos Ibrim...estavam em decadência....e já uns povos vindos do mar cáspio tinham ocupado a "Gaza strip" e a zona de Jebu....(mais tarde chamada de Jerusalém)..nos limites da cisjordânia.....chamavam-se esses povos de Philisteus.......seguiu-se depois saul...david e salomão.....o império dos judeus ia do eufrates até ao mediterrâneo......depois a babilónia....ciro....
as tribus de Judá.......e depois terá aparecido cristo......e a sua doutrina....revolucionária....trazia amor.......e o abraço do infinito sobre o finito.....nem Nietszche o conseguiu ultrapassar.....aliás penso que apenas consagrou Cristo e a sua doutrina......:-Esse hebreu que nunca entendi!....exclamou...antes de entrar em loucura.
Mas boa Páscoa para todos.

MensagemEnviado: 11/4/2004 13:02
por eireira2
Desejos de Boa Páscoa para todos

MensagemEnviado: 11/4/2004 12:37
por Pata-Hari
Boa Páscoa a todos :))))))!

MensagemEnviado: 9/4/2004 22:35
por Inox
Boa Páscoa para todos os Caldeireiros e obrigado Wolfgang pelas tuas explicações.

Uma Boa Páscoa para Todos

MensagemEnviado: 9/4/2004 21:04
por Ansas
Uma Boa Páscoa para Todos

Ansas

MensagemEnviado: 9/4/2004 19:10
por semprefrio
Votos de uma páscoa feliz para todos. :)

Um abraço,
semprefrio

MensagemEnviado: 9/4/2004 13:50
por djovarius
A todos os amigos uma Páscoa Feliz !!

Não esquecendo da tradição das amêndoas de Páscoa !!

Felicidades para todos

djovarius

MensagemEnviado: 9/4/2004 13:27
por Wolfgang
Upssss :roll:

Só faltou uma mensagem privada......





Caro Coelho, :wink:

É um previlegio para mim ter-te como Amigo :) :wink:
Tão amigos que nós somos! :)
Beijos para a coelhinha e coelhinhos :)


Já sabes........para a semana se te apanho seu #%&#&#%!!!
Não escapas!
:evil:



AAAAUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

MensagemEnviado: 9/4/2004 13:10
por Wolfgang
.
.
.
.
.
.
Caldeireiros! :)


A mensagem que vos pretendo deixar (independentemente das crenças de cada um) é que a Páscoa conta uma história linda de coragem, altruísmo, força, determinação, esperança, fé, vitória e principalmente amor!

Jesus disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas." (João 10:11) "Ninguém tira a minha vida de mim, pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e para reavê-la." (João 10:18)

A grande ênfase da Páscoa não pode ser somente a morte de Jesus e a sua ressurreição. Mas o motivo pelo qual ele fez isso! As pessoas gostam de se martirizarem exigindo que sentimentos de dó e remorso constituam o ambiente de seus corações nessa época da Páscoa. Privam-se de certas comidas e se abatem, mas só até o final de mais essa data do calendário religioso. Depois retornam às suas atividades normais sem guardarem efeitos objetivos daquele esforço. Sem mudança de vida!



Despeço-me, fazendo uma viagem da tristeza de um sacrifício, para a alegria do que deve ser uma vitória que todos os que confiam (ou não) em Jesus podem ter à partir de agora!

Tudo de bom!
Wolfgang








Deixo-vos agora um “sortido” (algo misturado) de Páscoa recolhido na net…..

HISTÓRIA DOS OVOS
E DATA DA PÁSCOA



O Domingo de Páscoa é a ressurreição, simbolizada pelo ovo, significando o nascimento – a nova vida.

A tradição de oferecer ovos vem da China.
No dia 15 de Abril, ao abrir o seu ovo de Páscoa, lembre-se que a paciência chinesa é responsável por essa tradição.
Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba.
Ao retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca.
Os ovos eram dados de presente na Festa da Primavera.
O costume chegou ao Egipto.
Assim como os chineses, os egípcios distribuíam os ovos no início da nova estação.
Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adoptou-o oficialmente, como símbolo da Páscoa.
Desde então, trocam-se os ovos enfeitados no domingo após a Semana Santa.
Há duas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate.
Uma delas conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite.
Mas essa versão é contraditória, pois, na Idade Média, era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis.
A hipótese mais provável é o ínício do desenvolvimento da indústria de chocolate, por volta de 1828.

Data da Páscoa
Para os cristãos a Páscoa representa a data da Ressurreição de Cristo e que é uma continuação da homenagem em memória à saída dos judeus do Egipto.
Assim, o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março. Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas ocorre após ou no equinócio da primavera boreal, adoptado como sendo 21 de março (Concílio de Nicéia 325 d.C.).
A quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e portanto a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

A data da Páscoa para os próximos anos:


11 de abril de 2004
27 de março de 2005

Para calcular a data da Páscoa para qualquer ano pelo calendário Gregoriano (o calendário civil em Portugal), usa-se a seguinte fórmula, com todas as variáveis inteiras, com os resíduos das divisões ignorados.
Usa-se a para o ano, m para mês e d para dia.
O sinal (*) significa multiplicação.

c = a/100
n = a - 19*(a/19)^
k = (c - 17)/25
i = c - c/4 - (c-k)/3 +19*n + 15
i = i - 30*(i/30)
i = i - (i/28)*(1-(1/28)*(29/(i+1))*((21-n)/11))
j = a + a/4 + i + 2 -c + c/4
j = j - 7*(j/7)
l = i - j
m = 3 + (l+40)/44
d = l + 28 - 31*(m/4)



---------------
---------------



O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.



A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!



Vamos ver agora como surgiu o chocolate...


Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.



E o coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!



Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:

2000 - 23 de abril
2001 - 15 de abril
2002 - 31 de março
2003 - 20 de abril
2004 - 11 de abril
2005 - 27 de março
2006 - 16 de abril
2007 - 08 de abril
2008 - 23 de março
2009 - 12 de abril
2010 - 04 de abril


Os símbolos da Páscoa

As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.

Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.

Ainda temos como símbolos:

o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho;
a cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica;
o pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.



O Ovo, afinal!!!

Bem, o ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade. Eram verdadeiras obras de arte!

Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.



Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.



Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Atualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa. No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada. Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um. Mas só se for de chocolate!




Xauuuu
AAAAAUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

MensagemEnviado: 9/4/2004 12:43
por Patdav
Uma Boa e Santa páscoa para Todos :wink:


Abraços apertadinhos para as meninas :mrgreen:
e cmp para os meninos :P
Patdav

Susaninha

MensagemEnviado: 9/4/2004 12:15
por mcarvalho
Uma boa Páscoa para si e seus
beijinhos
mcarvalho

MensagemEnviado: 9/4/2004 12:11
por Casal Investidor
Uma boa Pascoa para todo.Que tal aproveitar para começar a planear uma visita à Corunha pelos caminhos de S.Tiago mesmo sem 5-0.Vamos conquistar a Galiza com fair-play.

directamente do OPORTO...

MensagemEnviado: 9/4/2004 12:07
por scuba
Desejo-te boa Páscoa a ti e a todos!!

MensagemEnviado: 9/4/2004 10:36
por Susana Amado_
Boa Páscoa para ti, JAOR!

E, já agora, aproveito...
Boa Páscoa para todos!

mcarvalho, este ano connosco! Boa Páscoa para si, e não abuse nas amêndoas de chocolate :wink: ...


Beijinhos para todos e um especial aos administradores do fórum,
Su

Boa Páscoa Jaor e todos

MensagemEnviado: 9/4/2004 10:10
por mcarvalho
As galinhas poem ovos como sabes e a pascoa também mas, são se xicolate com amendoa
um e´original e o outro genérico

abraço a todos
mcarvalho

MensagemEnviado: 9/4/2004 1:46
por josema
Os meus votos de boa Páscoa para todos e de modo especial ao meu vizinho TRSM.

MensagemEnviado: 9/4/2004 0:49
por j.pinto
Uma boa Pascoa para todos.

Abraço
j.pinto

MensagemEnviado: 8/4/2004 19:53
por MarcoAntonio
Boa Pascoa Jaor. E já agora, Boa Pascoa para todos...

MensagemEnviado: 8/4/2004 19:14
por artista_
Boa Páscoa para todos...

Caro JAOR...

MensagemEnviado: 8/4/2004 17:36
por pergas
....uma feliz Páscoa para ti e para os teus...para o pessoal cá da casa desejo de boa Páscoa...e cá vou eu de férias que bem preciso! Eheheh!

Abraço

MensagemEnviado: 8/4/2004 17:35
por TRSM
Boa Pascoa Jaor.

abraço

TRSM