Página 1 de 3

Neste momento tenho só um chifre

MensagemEnviado: 8/4/2004 13:35
por Karamba
Li algumas das respostas deste tópico, e estou mais ou menos como o Marco António: moderado.

Eu estive desde meados de 1997 até meados de 2003 (na carteira de investimentos que eu rolo pouco) muitíssimo exposto às obrigações de dívida pública. Vendi tudo em 2003 e iniciei uma nova cateira . Fui comprando, a pouco e pouco, acções que me pareceram não ter um risco muito elevado. Mas só investi cerca de 50%.
Talvez tenha sido pouco agressivo nas compras, mas sinceramente falta-me a coragem para comprar quando isto começa a andar muito depressa. E não tenho pressa nenhuma. Entretanto, resolvi ainda no último trimestre de 2003 alocar os 50% de liquidez em (vários) hedge funds.

Boa Páscoa para todos

MensagemEnviado: 8/4/2004 13:12
por JAOR
Pode ser uma dupla ?? :mrgreen:

Voto ,no 1 e no 3 :P

Agora ,a sério e o meu voto é....................................................................................................................

1 :)

Cmpts

MensagemEnviado: 8/4/2004 13:12
por MarcoAntonio
D1as, arranja aí um numero 4 com «moderadamente bull» para eu poder votar...
:mrgreen:

É que eu sou como S.Tomé e agora só volto a ficar convictamente Bull quando vir uma confirmação (novos máximos consistentes). Opinião para position trading obviamente (médio-prazo).

MensagemEnviado: 8/4/2004 13:03
por Rura
Curto Prazo - 80% BULL
Médio Prazo - 85% BULL
Longo Prazo - 95% BULL

MensagemEnviado: 8/4/2004 13:01
por Thomas Hobbes
Voto no 3

Re: Re

MensagemEnviado: 8/4/2004 12:56
por JAS
MarcoAntonio Escreveu:
JAS Escreveu:... posição cómoda e uma opinião infalível...



Hoje como estou bem disposto e por acaso li o teu post, vou-te deixar uma resposta (vez sem exemplo).
:mrgreen:

Cómoda é o móvel que costuma estar nos quartos de dormir (também há quem lhe chame Camiseiro). Dão muito jeito para arrumar camisas, pijamas e outras coisas que tais.

Estes últimos também são muito cómodos, particularmente para dormir, coisa que vou fazer daqui a pouco após um dia cansativo...
:lol:

Infalíveis, alguns também são. Principalmente em determinadas artes da atracção entre marido e mulher.
:mrgreen:

JAS Escreveu:... Só ficas Bull depois de ter subido...


Vejo que tantas semanas (ou meses) a ignorar os teus posts não melhoraram significativamente alguns dos teus problemas de leitura.
:wink:

Relê lá o que eu escrevi para ver se consegues perceber que eu estou Bull. Pelo Natal oferece-to um «medidor de intensidade» (como aqueles que se usam no Futebol para determinar se o empurrão dá direito a penalti ou não) e depois vais andar divertidíssimo a medir a intensidade com que eu estou Bull ou Bear. Diz lá se já não estás todo excitado só de pensar no brinquedo...
:mrgreen:

Um grande abraço, JAS.


Só hoje li este triste exemplo de uma forma de discussão que apenas baixa o nível do Caldeirão.
É lamentavel que provenha de um administrador.

JAS

P.S. - Quanto ao brinquedo escusas de mandar. Ele é próprio para miúdos da tua idade...

UMA POLL PERMANENTE NO CALDEIRÃO...

MensagemEnviado: 8/4/2004 2:20
por Profitaker
Caro Marco,

Eu não queria "chatear" o D1as e transformar isto num debate off-topic, sobre Polls e Sondagens e discussão de soluções para, um dia, quem sabe, assistirmos à sua implementação bem-sucedida neste site. Mas não resisto a responder ao Marco, da mesma forma atenciosa e detalhada como ele interviu. :)

Só te queria dizer que concordo com quase tudo o que disséste! ... e achei a tua explicação muito completa, lógica e detalhada, muito ao teu estilo.

No fundo, esta discussão acabou por me fazer recordar a nossa agradável conversa de ontem, aqui no Caldeirão, sobre a utilidade e o uso do indicador de volatilidade VIX como ferramenta de decisão de investimento. E no fundo, as conclusões a que tu e eu chegámos sobre o correcto uso dessa ferramenta, aplicam-se em grande medida, aos indicadores de sentimento dos investidores (ou aludindo ao gráfico que apresentaste, ao sentimento dos market-advisers, geralmente em grande sintonia com o resto da populaça, pois também eles, são seres emocionais e falíveis).

Por isso, quando eu disse:
"Não esquecer que este indicador de sentimento é contrário... i.e., quando a maioria é fortemente unânime numa dada opinião, é porque o mercado prepara-se para fazer exactamente o contrário!", e provoquei com isso, a tua intervenção... eu queria sublinhar a minha expressão "o mercado prepara-se" para fazer uma inversão, e não que vai necessáriamente iniciar "imediatamente" essa mesma inversão. A verdade é que o indicador apenas diz que o mercado não está, actualmente, num fundo. E ele acaba por ser melhor a detectar com rigor, os fundos do que topos, tal como concordámos ontem, sobre o VIX.

Queria corroborar a tua observação, que um indicador de sentimento pode realmente "estacionar" num extremo Bull juntamente com o mercado durante muito tempo, sem que, por isso, o mercado inverta imediatamente!... E também, é verdade que o mercado pode estar em níveis extremos juntamente com o sentimento, durante um longo período de tempo, sem se poder adivinhar só por causa disso, o momento exacto da inversão... tudo isso é verdade!...

Mas também é verdade que, quando esses extremos acontecem, e, o mercado também dá outros sinais de curto-prazo de inversão baseados noutros indicadores, esses sinais de curto-prazo de inversão, tornam-se provávelmente mais fortes e fidedignos, porque são corroborados por um estado extremo do sentimento do mercado! E é isto que eu quero salientar! A convergência de sinais corroborantes uns com os outros. Nunca disse que uso apenas este indicador para escolher o momento exacto para investir, mas é sem dúvida, mais um deles! Pelo menos, a nível estratégico.

Portanto, resume-se tudo à mesma problemática que discutímos ontem sobre o VIX e de outros osciladores e indicadores de momentum... neste momento, estão todos em extremos BULL, mas não podem ser usados ISOLADAMENTE. Nem eu defendo esta prática. Não é profissional.

Quantas mais confirmações tivermos de múltiplos indicadores, antes de iniciarmos o "trade", melhores serão as chances de sucesso desse nosso "trade".

Mas lá que este indicador de Sentimento de Mercado é um bom indicador a nível estratégico, lá isso, é.

Depois, ainda referiste a problemática da incerteza da correspondência directa entre um indicador de sentimento e a percentagem do "net worth" do indivíduo realmente investida no mercado... se quiseres tornar o sistema mais complexo nesse aspecto e consequentemente, com menos erro, penso que a solução poderia ser perguntar "Se está BULL, então indique o seu nível de BULL entre 0-100%" e depois, fazia-se a média ponderada entre os indivíduos... Eu creio que tal seria correcto, contudo, seria ir um pouco longe demais nos nossos objectivos e desmotivaria o votante de participar... Tu também podes utilizar outras variáveis laterais, como por exemplo, o crescimento ou decrescimento do número de elementos que participam na amostragem, para inferir um peso adicional ao sentimento BULL, bem como, o abandono e desinteresse por este site ou pela POLL, como uma ponderação adicional ao sentimento BEAR. Talvez isso te désse um meio de distinguir a força de convicção dos BULLS: i.e., seria mais relevante e forte, um sentimento BULL de 70% numa semana que teve 1.000 votações. Do que um sentimento BULL de 70% mas com apenas 100 votações. É uma possível solução a ter em conta, quando (se) se escrever o algoritmo da fórmula para indicar o índice de sentimento do Caldeirão! ;)

Quanto ao problema da representatividade da amostra, é sabido que nenhuma sondagem representa TODO o universo de indivíduos. Por isso é que ela é sempre uma mera "indicação" que fizeste bem em notar... Há sempre erros na amostragem por virtude de ela representar apenas uma PARTE do universo total. Contudo, com mais erro ou menos erro, é sempre um indicador e para se melhorar este indicador acho que é apenas uma questão do Caldeirão encontrar soluções para aumentar o número de participantes na votação!!! ;)

No fundo, creio que este indicador não só era útil, como poderia ser implementado no Caldeirão atraindo uma amostragem grande, se a poll fosse feita de uma forma convidativa à participação, se fosse user-friendly, e rápida, se fosse totalmente automatizada, etc...

Nada de excelente e bom se consegue sem trabalho e engenho. Foi agradável esta conversa, e espero ter dado algum incentivo no sentido de melhorar qualquer coisa. Podem sempre contar comigo para melhorar o Caldeirão. Boa sorte.


Um abraço.


PS: Uma Páscoa feliz para todos. Até para a semana.

UMA POLL PERMANENTE DO SENTIMENTO MERCADO, NO CALDEIRÃO

MensagemEnviado: 8/4/2004 0:52
por Profitaker
Ulisses Pereira Escreveu:Profitaker,
A Administração fazia isso semanalmente há alguns meses atrás. O moz até fazia um tratamento estatístico todo bonito dos dados, mas como a participação das pessoas era pouca, a iniciativa terminou.



Caro Ulisses,

Tomei hoje conhecimento disso através da Pata. Creio que se notou neste tópico, que existe vontade de participar neste tipo de votações, então, parti do princípio que a solução para esse problema, seria talvez, uma questão de incentivar a participação dos utilizadores num hipotético poll permanente no Caldeirão, pela simplificação dessa mesma votação, conseguindo-o através do menor número de clicks no mouse possível para o utilizador... Meditei um pouco sobre isso, e dei à Pata algumas sugestões plausíveis para o conseguir, que não vou agora repetir aqui para não saturar o Tópico, mas se quiseres entra em contacto com ela.

Desde já, os meus votos para a continuação do aprefeiçoamento deste Caldeirão. Felicidades. :)

Um abraço.

MensagemEnviado: 8/4/2004 0:23
por MarcoAntonio
Ainda há outra questão que é a de qual o sentimento dos investidores (ponto 1) e qual a posição no mercado (ponto 2).

A título de exemplo, eu estou Bull e estou investido a 55%...

Há provavelmente que esteja Bull e ainda menos investido do que eu. É muito comum os investidores estarem Bull mas estarem pouco investidos (do lado longo) e os investidores estarem Bear mas não estarem curtos ou até mesmo chegarem a estar longos (contra o sentimento que declaram).

Esta é uma questão muito importante pois o sentimento não espelha realmente as posições tomadas no mercado. Podem funcionar como um proxy (uma valor indicativo). Mas esta é uma das fragilidades dos indicadores de sentimento. Perguntar qual o sentimento do investidor (Bull ou Bear) não é exactamente o mesmo que perguntar como ele está investido...

Esta informação é muito mais importante dado que se a esmagadora maioría estiver Bull e realmente investida a 100% o mercado praticamente só pode cair e muito dificilmente conseguirá subir (só se houver outra massa de investidores de fora e disponível para entrar pagando «caro» para vender «mais caro»). Isso é o que se passa no final do Bull Market. A certa altura essa massa que vai chegando e alimentando as subidas esgota-se e então as subidas terminam.

MensagemEnviado: 8/4/2004 0:12
por MarcoAntonio
Já agora, um gráfico para ilustrar.

Aqui pode ver-se como o mercado subiu no último ano com níveis de sentimento de mercado elevadíssimos.

Provavelmente quando se iniciarem as quedas o sentimento de mercado vai andar em níveis bastante Bullish (neste momento até nem está muito). Mas isso pode ocorrer depois de muita subida igualmente com sentimento Bullish...

Os indicadores contrários funcionam em momentos muito pontuais. Eu não me canso de dizer que eles passam a maior parte do tempo errados (dado que são contrários). A maior parte de um Bull Market dá-se com os investidores optimistas. E a maior parte de um Bear Market dá-se com os investidores pessimistas...

Quando estes terminam os investidores ainda estão optimistas e pessimistas, respectivamente. Mas isso é um momento, o tal momento em que o indicador funciona!

Re: UMA POLL MAIS DETALHADA...

MensagemEnviado: 8/4/2004 0:04
por MarcoAntonio
Profitaker Escreveu:Não esquecer que este indicador de sentimento é contrário... i.e., quando a maioria é fortemente únanime numa dada opinião, é porque o mercado prepara-se para fazer exactamente o contrário! :mrgreen: Daí a sua utilidade, que espero seja apreciada por todos e por isso, continuem a participar na votação!!! 8-)



Profit, não é bem assim...

Há duas questões, ambas de grande importância: uma é a representatividade e validade da amostra, outra é a conclusão que se tira do resultado.

Relativamente à representatividade e validade da amostra, esta é praticamente nula. Tenho sérias dúvidas que se consiga tirar uma conclusão válida de um inquérito (frequente) aqui no Caldeirão (ou noutro qq espaço do género).

Relativamente à conclusão, não é verdade que o mercado faça o contrário do resultado deste tipo de inquérito. Nem sequer é suposto os indicadores contrários funcionarem dessa forma. Um indicador contrário (do tipo sentimento Bull versus sentimento Bear) está normalmente bastante Bull quando o mercado inicia quedas e normalmente bastante Bear quando o mercado inicia subidas. Mas isso é bastante diferente de dizer que se o indicador está Bull o mercado vai cair...

Pode parecer a mesma coisa, mas não é. Na realidade, a diferença é essencial/fulcral.

Na realidade, o mercado sobe bastante mesmo quando a maioría está Bull. A questão é que quando a subida acaba a maioría AINDA está Bull...

E também, na realidade, o mercado cai e bastante quando a maioría está muito pessimista. A questão é que quando a queda acaba a maioría AINDA está Bear...

E continuam com este sentimento mesmo após as respectivas inversões. Normalmente os sentimentos Bull/Bear estão em níveis muito elevados quando se dá a inversão.

Agora, note-se o seguinte: o mercado pode andar um mês, dois meses, meio ano ou até mais com estes niveis de optimismo e a partir de certa altura começar a cair. Portanto, não se pode nem deve concluir que estando um indicador de sentimento de mercado em níveis Bull elevados que o mercado provavelmente vai cair. Não, provavelmente vai subir pois é o que faz a maior parte do tempo que o sentimento Bull está elevado.

E o mesmo para o sentimento Bear...

MensagemEnviado: 7/4/2004 23:56
por Ulisses Pereira
Profitaker,

A Administração fazia isso semanalmente há alguns meses atrás. O moz até fazia um tratamento estatístico todo bonito dos dados, mas como a participação das pessoas era pouca, a iniciativa terminou.

Um abraço,
Ulisses

UMA POLL MAIS DETALHADA...

MensagemEnviado: 7/4/2004 23:52
por Profitaker
O Don tem toda a razão. Poder-se-ia apresentar a pergunta de outra maneira, de modo a que as pessoas pudéssem definir o prazo de validade do seu optimismo ou pessimismo. Isto é: Qual o período de tempo que cada um pensa que o mercado vai estar BULL ou BEAR.

Assim,a pergunta poderia ser algo do género:

Por favor, indique qual o seu sentimento para o mercado:
:arrow: no Curto-prazo (1 semana) = BULL, BEAR ou NEUTRO ?
:arrow: no Médio-prazo (1 mês) = BULL, BEAR ou NEUTRO ?
:arrow: no Longo-prazo (1 ano) = BULL, BEAR ou NEUTRO ?


Que tal refazer a Poll com a pergunta desta forma? :)

Até se poderia fazer esta sondagem semanalmente, e apresentar o resultado às Segundas-Feiras para todos tirarem as suas conclusões sobre o sentimento dos investidores do Caldeirão! ;)

Não esquecer que este indicador de sentimento é contrário... i.e., quando a maioria é fortemente únanime numa dada opinião, é porque o mercado prepara-se para fazer exactamente o contrário! :mrgreen: Daí a sua utilidade, que espero seja apreciada por todos e por isso, continuem a participar na votação!!! 8-)

Fica a sugestão. Agora depende de todos nós. Talvez o D1as ou a administração possam colocar essa pergunta semanalmente, num tópico inamovível, não sei... fica ao vosso critério.



Um abraço.

MensagemEnviado: 7/4/2004 23:24
por Inox
Estou BULL. MOZ, ontem : Muuuuuuuuuuu :lol: Hoje : :x ...è a doença bipolar :?: Um abraço.

MensagemEnviado: 7/4/2004 22:48
por MozHawk
Realmente no que se consegue tornar determinadas coisas.

Sou dos que gostam de uma boa luta e de alguns despiques, sempre me deram um gozo particular. Mas desde que determinadas regras sejam respeitadas e a discussão se desenrole dentro de determinados limites.

Sinceramente, fiquei particularmente chocado e, porque não dizê-lo, surpreendido com algumas das coisas que li neste tópico. Da mesma forma que eu não acompanho ao minuto o que aqui se vai escrevendo, em particular nos últimos meses, é incompreensível para mim e, provavelmente, para muitos dos que aqui procuram algo sobre os mercados e bolsa encontrar um determinado nível de discussão que abster-me-ei de tecer quaisquer considerações adicionais já que levar-me-iam a fazer juízos de valores.

Como disse, adoro picanços e despiques desde que os "adversários" saibam fazê-lo. No que aqui li não me revejo de forma alguma, nem mesmo nas palmadinhas nas costas...

Um abraço,

MozHawk

MensagemEnviado: 7/4/2004 16:28
por Don
Seria engracado tambem dizer a razao de se estar bear ou bull. E se é a curto ou a longo prazo.

MensagemEnviado: 7/4/2004 16:21
por Lourenço
para mim é BULL.

MensagemEnviado: 7/4/2004 16:15
por pataniscas de frango
Estou moderadamente Bear no curto prazo e moderadamente Bull no médio prazo... :)
pdf

MensagemEnviado: 7/4/2004 15:38
por bertoluci
Estou BULL
Abraço

MensagemEnviado: 7/4/2004 15:30
por Ulisses Pereira
Da minha parte, já sabes há alguns meses que estou "bull" (desde que o PSI quebrou os 6200 pontos e o S&P os 965) e assim continuo. :)

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 7/4/2004 15:20
por Rui12ld
Relativamente a questão inicial (estamos a falar dos mercados, não?), eu diria que estou:

1 - Moderadamente bull no curto prazo (mesmo muito moderadamente).

Embora não tenha agora qualquer posição.

O que se sabe (do pouco que se vai aprendendo depois de tanto tempo) é que quando a grande maioria dos investidores estiver bull então é o fim do próprio bull, pois não existe força compradora no mercado, uma vez que quem queria comprar já comprou no passado (raciocínio análogo também no bear). E como ainda vejo algumas pessoas receosas/incrédulas com este bull, então creio que ainda há alguma lenha para queimar.

MensagemEnviado: 7/4/2004 15:15
por JCS
Bull sustentado (com as dezenas de correções inerentes ao processo) até final de 2007-2008 (olhando para a famosa sinusoide, 2008 será o fim do ciclo alto do crescimento que agora se prevê estar a iniciar). Pela história -que já não é tão curta quanto isso- os ciclos económicos repetem-se incessantemente pelo que a probabilidade de este ciclo de ser idêntico aos outros é enormissima (e a tendência das bolsas sempre foi de acompanharem os ciclos de crescimento económico por razões obvias).

Por isso BULL (e o BCP nem precisa de chegar aos €4,00 já este ano, basta chegar em finais de 2005 :wink: :mrgreen: )

Cumprimentos

JCS

MensagemEnviado: 7/4/2004 12:49
por D1as
Bom dia :)

É lá! Isto ficou animado! E eu a pensar q se tinham esquecido da poll :)

Vamos por partes:

Profitaker, esta poll só serve pro pessoal ir dizendo "de sua Justiça" e não pra comentar os "aproveitanços" ou falta deles :) Abraço

JoaoSilva, podes até não acreditar, mas o ponto 3 foi posto a pensar em ti!!! :) Grande abraço

VVV, Pergas, K@to, JAG e Visitantes, mto obrigado pelos votos. Abraço :)

Don, obrigado pelo contributo. Parto do principio que o voto é Bear. Abraço :)

Cem, agora é q me entalaste! como é q eu te encaixo aki na contabilidade? :) Tb vais pro ponto 3 :) Em relação ao livro que ontem à noite andavas à procura, eu tenho-o em formato pdf. São cerca de 110 MB o q torna um pouco dificil mandar-lo por mail. Na proxima almoçarada levo-te um CD com o livro. Grande Abraço

E a contabilidade vai assim:

:arrow: Bull - 12 votos (60%)
:arrow: Bear - 4 votos (20%)
:arrow: Opção 3 - 2 votos (10%)
:arrow: Voto Branco - 2 votos (10%)

Eu n voto :) Vou de férias hj :)

Abraço pessoal :)

MensagemEnviado: 7/4/2004 12:42
por Visitante
Só depois dos 8000 pts é q fico bull...ai começo a comprar para armazenar.

Bons negócios.

..voto...

MensagemEnviado: 7/4/2004 12:34
por Visitante
como pessoa lucida que penso ser..voto em branco