Caro Marco,
Eu não queria "chatear" o D1as e transformar isto num debate off-topic, sobre Polls e Sondagens e discussão de soluções para, um dia, quem sabe, assistirmos à sua implementação bem-sucedida neste site. Mas não resisto a responder ao Marco, da mesma forma atenciosa e detalhada como ele interviu.
Só te queria dizer que concordo com quase tudo o que disséste! ... e achei a tua explicação muito completa, lógica e detalhada, muito ao teu estilo.
No fundo, esta discussão acabou por me fazer recordar a nossa agradável conversa de ontem, aqui no Caldeirão, sobre a utilidade e o uso do indicador de volatilidade VIX como ferramenta de decisão de investimento. E no fundo, as conclusões a que tu e eu chegámos sobre o correcto uso dessa ferramenta, aplicam-se em grande medida, aos indicadores de sentimento dos investidores (ou aludindo ao gráfico que apresentaste, ao sentimento dos market-advisers, geralmente em grande sintonia com o resto da populaça, pois também eles, são seres emocionais e falíveis).
Por isso, quando eu disse:
"Não esquecer que este indicador de sentimento é contrário... i.e., quando a maioria é fortemente unânime numa dada opinião, é porque o mercado prepara-se para fazer exactamente o contrário!", e provoquei com isso, a tua intervenção... eu queria sublinhar a minha expressão "
o mercado prepara-se" para fazer uma inversão,
e não que vai necessáriamente iniciar "
imediatamente" essa mesma inversão. A verdade é que o indicador apenas diz que o mercado não está, actualmente, num fundo. E ele acaba por ser melhor a detectar com rigor, os fundos do que topos, tal como concordámos ontem, sobre o VIX.
Queria corroborar a tua observação, que um indicador de sentimento pode realmente "estacionar" num extremo Bull juntamente com o mercado durante muito tempo, sem que, por isso, o mercado inverta imediatamente!... E também, é verdade que o mercado pode estar em níveis extremos juntamente com o sentimento, durante um longo período de tempo, sem se poder adivinhar
só por causa disso, o
momento exacto da inversão... tudo isso é verdade!...
Mas também é verdade que, quando esses extremos acontecem,
e, o mercado também dá outros sinais de curto-prazo de inversão baseados noutros indicadores, esses sinais de curto-prazo de inversão, tornam-se provávelmente mais fortes e fidedignos, porque são corroborados por um estado extremo do sentimento do mercado! E é isto que eu quero salientar! A convergência de sinais corroborantes uns com os outros. Nunca disse que uso apenas este indicador para escolher o momento exacto para investir, mas é sem dúvida, mais um deles! Pelo menos, a nível estratégico.
Portanto, resume-se tudo à mesma problemática que discutímos ontem sobre o VIX e de outros osciladores e indicadores de momentum... neste momento, estão todos em extremos BULL, mas não podem ser usados ISOLADAMENTE. Nem eu defendo esta prática. Não é profissional.
Quantas mais confirmações tivermos de múltiplos indicadores, antes de iniciarmos o "trade", melhores serão as chances de sucesso desse nosso "trade".
Mas lá que este indicador de Sentimento de Mercado é um bom indicador a nível estratégico, lá isso, é.
Depois, ainda referiste a problemática da incerteza da correspondência directa entre um indicador de sentimento e a percentagem do "net worth" do indivíduo realmente investida no mercado... se quiseres tornar o sistema mais complexo nesse aspecto e consequentemente, com menos erro, penso que a solução poderia ser perguntar "Se está BULL, então indique o seu nível de BULL entre 0-100%" e depois, fazia-se a média ponderada entre os indivíduos... Eu creio que tal seria correcto, contudo, seria ir um pouco longe demais nos nossos objectivos e desmotivaria o votante de participar... Tu também podes utilizar outras variáveis laterais, como por exemplo, o crescimento ou decrescimento do número de elementos que participam na amostragem, para inferir um peso adicional ao sentimento BULL, bem como, o abandono e desinteresse por este site ou pela POLL, como uma ponderação adicional ao sentimento BEAR. Talvez isso te désse um meio de distinguir a força de convicção dos BULLS: i.e., seria mais relevante e forte, um sentimento BULL de 70% numa semana que teve 1.000 votações. Do que um sentimento BULL de 70% mas com apenas 100 votações. É uma possível solução a ter em conta, quando (se) se escrever o algoritmo da fórmula para indicar o
índice de sentimento do Caldeirão!
Quanto ao problema da representatividade da amostra, é sabido que nenhuma sondagem representa TODO o universo de indivíduos. Por isso é que ela é sempre uma mera "indicação" que fizeste bem em notar... Há sempre erros na amostragem por virtude de ela representar apenas uma PARTE do universo total. Contudo, com mais erro ou menos erro,
é sempre um indicador e para se melhorar este indicador acho que é apenas uma questão do Caldeirão encontrar soluções para aumentar o número de participantes na votação!!!
No fundo, creio que este indicador não só era útil, como poderia ser implementado no Caldeirão atraindo uma amostragem grande, se a poll fosse feita de
uma forma convidativa à participação, se fosse
user-friendly, e rápida, se fosse totalmente automatizada, etc...
Nada de excelente e bom se consegue sem trabalho e engenho. Foi agradável esta conversa, e espero ter dado algum incentivo no sentido de melhorar qualquer coisa. Podem sempre contar comigo para melhorar o Caldeirão. Boa sorte.
Um abraço.
PS: Uma Páscoa feliz para todos. Até para a semana.